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Índice híbrido de eficácia e eficiência para lojas de varejo

Effectiveness and efficiency hibrid index for retail stores

As análises de desempenho atualmente utilizadas no varejo se atêm à avaliação dos diversos índices de desempenho de forma isolada. A metodologia de Análise Envoltória de Dados - DEA oferece a possibilidade de geração de um índice de eficiência único e mais completo, tendo como base a razão ponderada entre os produtos gerados e os insumos necessários para tal. Diferentemente de outras técnicas estatísticas, que utilizam medidas de tendência central para avaliação e comparação de unidades produtivas entre si, a metodologia DEA as compara às melhores, proporcionando assim oportunidades de benchmark, mostrando-se com isso, mais rica no apoio à decisão. Considerar no modelo a opinião dos especialistas, principalmente no que diz respeito à eficácia, se torna um ponto imperativo na atualidade, para conferir credibilidade aos resultados e fazer isso de forma mais simples é um diferencial. A criação e a simulação de unidades produtivas artificiais, ou não observadas, mostram-se como uma alternativa viável e vantajosa para incorporação do conceito de eficácia ao modelo DEA, frente aos problemas com que se pode defrontar ao optar por restrições aos pesos. Esse artigo apresenta a aplicação de todos os pontos até então comentados a um caso real do varejo, propondo um índice único de avaliação de lojas com base na metodologia DEA, incorporando por meio de unidades produtivas artificiais a opinião dos especialistas referentes à eficácia.

DEA; DMU Artificial; Eficiência; Eficácia


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