Acessibilidade / Reportar erro

Sistemas especialistas e gestão do conhecimento para previsão de falhas em dutos terrestres: uma questão para a implementação da Indústria 4.0.

Resumo:

O artigo tem como objetivo propor um Sistema Especialista (SE) para prever falhas de oleodutos terrestres. A Gestão de Conhecimento suporta o compartilhamento de conhecimentos em toda a organização. O protótipo SE proposto é classificado como Pesquisa Empírica Descritiva e pode dar suporte à gestão da manutenção. Os resultados mostram que um SE baseado no conhecimento dos trabalhadores de uma organização pode ser considerado uma solução promissora para apoiar a implementação da Indústria 4.0. O SE facilita a tomada de decisão dos especialistas, para que a experiência dos trabalhadores possa ser melhor utilizada na implementação da Indústria 4.0 e para enfrentar os novos desafios relacionados ao trabalho diário na organização. Nesse contexto, SE's podem ser considerados uma abordagem inovadora para gerenciar processos de manutenção e apoiar decisões consistentes e confiáveis durante a implementação da Indústria 4.0.

Palavras-chave:
Sistema especialista; Gestão do conhecimento; Indústria 4.0; Manutenção

Universidade Federal de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção , Caixa Postal 676 , 13.565-905 São Carlos SP Brazil, Tel.: +55 16 3351 8471 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: gp@dep.ufscar.br