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Comportamento estratégico da empresa e a visão baseada em recursos: um estudo no setor varejista de material de construção

Strategic behavior and resource-based view: a study in construction material retail sector

Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o relacionamento dos recursos da organização quanto ao seu comportamento estratégico na percepção dos gestores das lojas de material de construção. Para tanto, aborda a teoria de recursos, a partir da RBV (Resource-based View), e a tipologia de Miles e Snow (1978), na determinação do comportamento estratégico das organizações. Com a finalidade de atingir o objetivo proposto utilizou-se uma abordagem qualiquantitativa. A pesquisa qualitativa foi exploratória, utilizando focus group e a quantitativa descritiva, a partir de uma survey. Os resultados, quanto ao comportamento estratégico, indicam que 34,3% das empresas são defensoras, 27,1% são reativas, 20,0% são analistas e 18,6% prospectoras. Com relação às hipóteses propostas, inexistência de diferenças nas capacidades segundo os comportamentos estratégicos, nenhuma mostrou significância estatística. Com Respeito à associação mensurada entre o comportamento estratégico e as capacidades, os prospectores são os que possuem a maior correlação positiva, verificada com as capacidades de administração. Já os reativos são os que apresentam a maior correlação negativa, também com as capacidades de administração. Conclui-se que há ausência de ajuste entre comportamentos estratégicos e os recursos e capacidades, o que pode, segundo a RBV, deixar de gerar vantagem competitiva sustentável.

Comportamento estratégico; Resource-based View (RBV); Capacidades; Lojas de material de construção


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