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Neuromarketing e suas implicações para a gestão de operações: um experimento com duas marcas de cerveja

Resumo

A neurofisiologia do comportamento do consumidor e as experiências sensoriais estão crescendo em resultados de pesquisa e importância para as atividades operacionais devido à possibilidade de projetar produtos e processos mais adequados às necessidades dos consumidores. Além disso, há uma grande variedade de aplicações no chão de fábrica, como projetos de segurança, de interação homem-máquina e outras aplicações relacionadas com o processamento cognitivo e seus impactos no comportamento humano. Este artigo discute o impacto de anúncios de marcas reconhecidas na atenção visual seletiva de jovens adultos no consumo de bebidas alcoólicas. A discussão considerou o modelo de processamento cognitivo duplo, no qual efeitos prolongados de exposição a marcas com fortes associações positivas resultariam em maior atenção seletiva e comprometimento com marcas fortes. Foi realizada um experimento com duas marcas de cerveja utilizando um equipamento de rastreamento ocular (eye-tracking) para identificar os padrões de atenção visual. Os resultados mostraram que há diferenças consideráveis em adultos jovens na atenção visual, com maior atenção para marcas fortes. Este estudo pode ajudar a desenvolver campanhas de marketing e produtos mais eficazes, proporcionando aos consumidores uma melhor experiência. Adicionalmente, este estudo permite uma melhor compreensão sobre atenção no ambiente de trabalho e gera importantes reflexões em diversas áreas da produção, como advertências e segurança no trabalho, processos repetitivos, manuseio de equipamentos entre outras aplicações.

Palavras-chave:
Operações; Atenção seletiva; Processamento cognitivo duplo; Branding; Rastreamento ocular

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