Acessibilidade / Reportar erro

Carta do Editor

Carta do Editor

CARTA DO EDITOR

Após ter deixado a função de editor da Gestão & Produção há cinco anos e meio, em julho deste ano voltei a reassumi-la. Hoje o projeto está consolidado e o periódico é reconhecido (inclusive considerado indexado pela CAPES). Parte relevante desse êxito deve-se à composição do Conselho Editorial (CE). Vale destacar o papel decisivo dos professores doutores Pedro Luiz Costa Neto e Rosalvo Thiago Ruffino na elaboração da política editorial em 1993 e na obtenção de recursos para a implantação do projeto nos anos 1994 e 1995. Graças à enorme e riquíssima experiência no meio acadêmico do Pedro Luiz (então presidente da Fundação Vanzolini da Escola Politécnica da USP, um importante e pioneiro patrocinador de G&P, e presidente da ABEPRO) e do Rosalvo, então Diretor da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, pudemos elaborar uma política editorial talvez perfeita, já que para conduzir o projeto de forma bem-sucedida não houve necessidade de efetuar mudanças de percurso. Ao Pedro e ao Rosalvo, em nome da comunidade científica da Engenharia de Produção no Brasil, deixo o mais veemente MUITO OBRIGADO. Também devemos agradecer ao Prof. Dr. José Carlos de Toledo (segundo editor de G&P, biênio 1996-1997) e ao Prof. Dr. Reinaldo Morabito (terceiro editor: 1998 a junho de 2001) pela enorme dedicação, seriedade e competência.

Porém, chega um momento em que algumas pequenas modificações ou renovações incrementais são necessárias; isso é compatível com o ciclo da própria vida e é dessa forma que podemos injetar sangue novo e atingir patamares ainda mais altos. A primeira decisão, que considero estratégica para a continuidade do projeto e que tenho absoluta certeza não me causará arrependimentos, foi convidar o Prof. Dr. Roberto Antônio Martins para ocupar o posto de co-editor pela UFSCar. Pelo projeto editorial, o CE é composto por um editor (pertencente à UFSCar) e três co-editores: um da UFSCar, um da EP-USP e outro da EESC-USP. Isso será mantido, porém, a modificação do CE será consolidada na próxima edição. Na primeira reunião do novo CE, colocarei em pauta as seguintes proposições:

• Mudança dos critérios para formação do Conselho Consultivo.

• Definir políticas e ações para incrementar o número de assinaturas.

• Mudar a home page de G&P (http://www.dep.ufscar.br/revista/) de modo que os leitores possam

efetuar download dos artigos de anos anteriores em arquivos em formato pdf.

• Inserir G&P no banco de dados de periódicos científicos Scielo da FAPESP, o principal financiador de G&P. A G&P preenche todas as condições para integrar o Scielo. Por falar em FAPESP, aproveitamos também para agradecê-Ia pelo imprescindível apoio à G&P desde 1995.

• Discutir a possibilidade de aumentar de 3 para 4 edições anuais, ou manter as 3 edições atuais, porém, os artigos aceitos seriam traduzidos para o inglês tomando G&P um periódico internacional.

• Devido a um atraso na resposta da FAPESP em apoiar G&P durante 2001 e à greve da UFSCar, pela primeira vez na história de G&P houve atraso em sua distribuição. A edição de abril foi distribuída em junho e a distribuição da edição de agosto começou no final de setembro. Assim, estaremos propondo ações no sentido de restabelecer a completa regularidade de periodicidade de G&P.

• Propor que o número de artigos por edição seja mais homogêneo (proporemos que cada edição tenha de 6 a 8 artigos). Isso apresenta, entre outros benefícios, grande redução nos custos com correio. Assim, serão necessários estabelecer critérios para definir os 8 artigos que comporão as edições especiais de dezembro.

Agradecemos ainda:

• Aos autores. É óbvio que sem autores G&P não existiria. O número de artigos submetidos tem aumentado, o que nos deixa estimulados a buscar novos patamares de excelência para a revista.

• Aos referees. Sem excelentes referees, não existem excelentes periódicos. O grande número de

artigos submetidos e a grande competência da maioria dos referees têm garantido a alta qualidade técnica-científica dos artigos publicados.

• Ao competente trabalho de vários profissionais que tomam G&P uma realidade.

Finalizando, abrimos um espaço para informar sobre as próximas edições especiais:

• está em fase adiantada o processamento da edição especial de dezembro de 2001 que abordará o

tema: "Organização";

• a edição especial de dezembro de 2003 versará sobre "Gestão da Tecnologia", um tema que tem despertado interesse da comunidade de Engenharia de Produção no Brasil;

• a edição especial de dezembro de 2002 versará sobre "Automação e Informatização da Manufatura"; veja Call for Papers no final desta edição (páginas 215 e 216), onde está explicitado que os artigos poderão ser submetidos até 28 de fevereiro de 2002.

Gratos pela atenção,

Flávio César Faria Fernandes

Editor

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Dez 2004
  • Data do Fascículo
    Ago 2001
Universidade Federal de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção , Caixa Postal 676 , 13.565-905 São Carlos SP Brazil, Tel.: +55 16 3351 8471 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: gp@dep.ufscar.br