Acessibilidade / Reportar erro

Carta do Editor

Carta do Editor

O crescimento da Engenharia de Produção no Brasil é inegável, ao menos em números. Isto pode ser atestado, por exemplo, pelo número de alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação no país. Seguindo essa tendência, aumentamos neste número a quantidade de artigos publicados na Gestão & Produção. Nesta edição, são doze artigos que representam uma produção científica diversificada tanto em temáticas, considerando as áreas da Engenharia de Produção da ABEPRO, quanto em tipos de objetos de estudo. Vale destacar que temos artigos de autores de cinco estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina) e um do exterior, mais precisamente, do Chile.

Nesta edição, os artigos publicados cobrem sete das onze áreas da Engenharia de Produção. São dois artigos sobre Gerência da Produção, três sobre Qualidade, dois sobre Gestão Econômica, um sobre Ergonomia e Segurança do Trabalho, um sobre Pesquisa Operacional, dois sobre Estratégia e Organizações e um sobre Gestão da Tecnologia. Para nós é uma honra poder lhes proporcionar tal diversidade. Os artigos tratam de diversos objetos de estudo tais como empresas de empresas de manufatura, de prestação de serviços, agropecuárias e redes de empresa.

Abrindo esta edição da Gestão & Produção, Fusco, Buosi e Rubiato propõem uma forma para auxiliar a avaliação da competitividade de redes e cadeias de suprimentos com base nas redes física, de valor e de negócios. Em seguida, Andrade apresenta uma avaliação da rentabilidade econômica do sistema de produção ovina localizada na província de Linares, Região de Maule no Chile. Depois, Lima e Lenzana lançam os pressupostos teóricos de um framework que pode ser utilizado na construção de modelos organizacionais. Já Pereira e Geiger mostram como a complexidade do produto e o volume de produção influenciam a estratégia de fornecedores de pequeno e médio portes de três grupos de empresas do ramo automotivo no Rio Grande do Sul. Toso e Morabito apresentam uma solução para otimizar o dimensionamento e seqüenciamento de lotes de produção utilizando programação linear mista modelado em GAMS/CPLEX para o caso de uma fábrica de rações. A seguir, Carvalho, Vidal e Carvalho analisam o uso de diversos tipos de procedimentos por operadores de salas de controle de usinas nucleares com foco nos micro incidentes ocorridos na operação normal, parada e partida de uma usina nuclear. Depois, Pizzolato, Caten e Fogliato determinam o prazo de garantia de produtos que não falham, mas degradam até uma condição considerada aceitável por meio de um método de otimização dos aspectos da qualidade e vida útil do produto. Em seguida, Takahashi apresenta os resultados de uma investigação empírica sobre os elementos que afetam a habilidade de empresas farmacêuticas de desenvolverem capacidades tecnológicas operacionais e de aprendizagem dinâmica por meio de tecnologia importada. Já Costa e Magalhães sugerem o uso do gráfico de controle do qui-quadrado não-central em substituição aos gráficos tradicionais de média e amplitude para controle da posição e dispersão de um processo. Miguel, Abackerli e Salomi medem, numa situação real, a qualidade do serviço interno de uma empresa utilizando uma combinação dos métodos SERVQUAL e SERVPERF. A seguir, Ribeiro e Ferreira propõem um modelo baseado em aproximação estocástica para composição de carteiras de ativos financeiros de mínimo risco. Por fim, Figueiredo e outros encerram esta edição definindo os atributos desejáveis para a auto-avaliação de sistemas de medição de desempenho.

Espero que você aprecie mais esta edição da Gestão & Produção. Gostaria de registrar aqui o meu agradecimento ao corpo de referees da G&P pelo ótimo trabalho que vem sendo realizado. Gostaria também de lembrá-los que o conteúdo desta edição e de outras anteriores estão disponíveis no formato eletrônico na biblioteca SciELO – http://www.scielo.br/gp. Até a edição especial de dezembro cujo tema é Estratégia de Operações.

Boa Leitura!

Prof. Dr. Roberto Antonio Martins

Editor

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Out 2005
  • Data do Fascículo
    Ago 2005
Universidade Federal de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção , Caixa Postal 676 , 13.565-905 São Carlos SP Brazil, Tel.: +55 16 3351 8471 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: gp@dep.ufscar.br