Resumo:
A Engenharia apresenta como uma de suas características, a necessidade de investigação de sistemas, para se obter o máximo de resultado destes. E Planejamento de Experimento é um método, que pode suportar esta necessidade, porém a complexidade intrínseca ao método cria barreiras no entendimento, e consequentemente no uso, podendo se considerar a estatística um dos agentes mais significativos, portanto faz-se necessário utilizar abordagens mais eficientes, para o ensino deste método. As tradicionais abordagens pedagógicas não se mostram suficientes, para favorecer a assimilação da essência do Planejamento de Experimento, pois ou seu foco se direciona quase que totalmente a estatística ou, quando se usa recursos tecnológicos, a ferramenta se torna protagonista, por se tratar de softwares complexos para análises, e adequado ao uso por especialistas. O objetivo deste estudo foi propor um software com características essencialmente didáticas, o qual foi denominado “The Cake”, metáfora que faz alusão à variabilidade total de um experimento, e que tem suas partes tomadas pelos efeitos controláveis e incontroláveis. O “The Cake” foi construído com interfaces amigáveis baseadas nas Tabelas, Figuras e Gráficos dos livros texto. A interatividade e análise passo a passo do experimento fazem do “The Cake” uma ferramenta poderosa para o ensino das Técnicas de Planejamento de Experimentos.
Palavras-chave:
Planejamento de experimentos; Software de ensino; Software de Planejamento de Experimento; Estatística