Acessibilidade / Reportar erro

Carta do Editor

Carta do Editor

Chegamos ao final de mais um volume da Gestão & Produção (G&P). Até aqui foram 12 volumes que refletem a produção acadêmica da comunidade de Engenharia de Produção do Brasil – apesar de ultimamente termos também recebidos submissões da América Latina e Península Ibérica.

Neste número trazemos para você leitor mais uma edição especial, como vem sendo feito desde 1997. A temática é Estratégia de Operações. Não vou apresentar o conteúdo porque isto será feito a seguir pelos co-editores. Aliás, gostaria aqui de agradecer ao trabalho dos co-editores Alceu, Flávio, Caulliraux e Henrique. Sem dúvida, não teríamos mais uma ótima edição especial se não fosse o empenho deles. Preparem-se porque para 2006 teremos uma edição especial sobre Gestão Ambiental cuja chamada de trabalhos estará em breve sendo divulgada.

Em 2005, praticamente mantivemos o número de artigos publicados mesmo frente a algumas dificuldades econômicas devido à redução de ajuda financeira por parte do CNPq. Mesmo assim, a ajuda dessa agência continua sendo imprescindível à qualidade da publicação, a sua periodicidade e à quantidade de artigos publicados. Houve um aumento de submissões (fechamos o ano com aproximadamente 150 artigos submetidos – um recorde), publicamos 35 artigos e tivemos por volta de 13.500 acessos à página da G&P na SciELO com mais de 157.000 downloads de artigos, segundo as estatísticas da própria SciELO, que podem ser acessadas na página http://www.scielo.br/gp.

Com o fechamento de mais este volume também encerro aqui o meu ciclo frente à editoria da Gestão & Produção. Nestes quatro anos, assumi a editoria em janeiro de 2002, foram anos de muito trabalho, prazer e aprendizado. Se por ventura alguém estiver pensando o que levo deste período eu respondo que duas coisas me marcaram: o relacionamento com os autores e referees, e o aprendizado sobre Engenharia de Produção e artigos científicos. A partir de 2006, a professora Alessandra Rachid estará assumindo a editoria da revista.

Estar à frente de um periódico como a G&P me permitiu ter contato com os mais ilustres pesquisadores da área de Engenharia de Produção e afins (Engenharias, Administração e Economia) do Brasil e do exterior. Naturalmente que tive mais contato com os referees, os quais eu perturbei muito com a distribuição dos manuscritos e posterior cobrança. Assim fui conhecendo um pouco mais o trabalho de pesquisa cada um deles. Isto foi muito interessante e gratificante porque ampliei meus horizontes e fiz algumas amizades.

Ser o editor da Gestão & Produção nesse período me permitiu também aprender muito sobre Engenharia de Produção, nas suas diferentes abordagens e temáticas, e sobre como se publica um artigo científico. Tive a oportunidade de aprender com os erros dos outros. A leitura dos pareceres da maioria dos referees foi uma oportunidade única de aprendizado de como conduzir uma pesquisa (com os devidos cuidados metodológicos) e reportar no formato de um artigo científico os resultados atingidos. Isto sem dúvida foi algo que pagou todas as horas-extra de trabalho e dedicação necessárias para poder dar continuidade ao trabalho dos editores anteriores. Isto também influenciou de forma marcante minhas aulas sobre metodologia de pesquisa, a orientação de meus orientados e minha carreira de pesquisador.

Não vou roubar do leitor o tempo precioso com um balanço de minhas realizações. Deixo essa tarefa para aqueles que queiram fazê-lo. Agora a sensação é de uma saudade que começa a chegar e vai aumentando, aumentado. Apenas gostaria de encerrar este último editorial com um agradecimento especial às assistentes que estiveram trabalhando comigo nesses anos – Silvia, Aline, Taciana e, atualmente, Sandra. Também gostaria de agradecer ao trabalho fantástico dos referees que com suas avaliações ajudam a manter ou elevar a qualidade dos manuscritos submetidos. Não poderia de deixar de agradecer à chefia do DEP, à chefia do CCET e a reitora da Universidade Federal de São Carlos que sempre apoiaram da forma possível o periódico. Apesar de sempre parecer ser pequena frente às necessidades, eu gostaria de agradecer ao CNPq e à FAPESP pela ajuda financeira que é imprescindível para Gestão & Produção ser "Qualis A" na Engenharias III da Capes. Obviamente gostaria também de agradecer aos autores que submeteram seus trabalhos à G&P porque sem eles não haveria a revista. Também não posso esquecer o apoio dado pelos ex-editores – Flávio, Toledo e Reinaldo – em todos os meus momentos de dúvida e dificuldades. Agradeço também ao pessoal da SciELO pela presteza nos serviços de publicação da revista no formato eletrônico. Aos colegas do DEP/UFSCar também fica minha gratidão pelo apoio. Por fim, não poderia deixar de agradecer aos meus filhos Artur e Luiza e minha esposa Célia pela compreensão da privação da convivência com eles devido a minha dedicação à editoria da Gestão & Produção.

Espero ter cumprido minha missão e não ter decepcionado aqueles que delegaram a mim tarefa tão honrosa. Desejo toda sorte a professora Alessandra nos anos vindouros e me coloco, desde já, à disposição dela para o que precisar.

Boa Leitura e Feliz 2006!

Prof. Dr. Roberto Antonio Martins

Editor

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Mar 2006
  • Data do Fascículo
    Dez 2005
Universidade Federal de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção , Caixa Postal 676 , 13.565-905 São Carlos SP Brazil, Tel.: +55 16 3351 8471 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: gp@dep.ufscar.br