Carta do editor

Roberto A. Martins

CARTA DO EDITOR

Prof. Dr. Roberto A. Martins

Editor da G&P

Vejam só, mal acabei de assumir o posto de editor da Gestão & Produção e já fecho o meu primeiro volume. Chegamos ao mês de dezembro e é hora de fazer o balanço de 2002. Neste primeiro ano à frente da G&P, conseguimos algumas conquistas importantes.

Uma das mais importantes conquistas de 2002 foi, sem dúvida, a inclusão da Gestão & Produção na biblioteca eletrônica SciELO – um projeto de sucesso da FAPESP em parceria com a BIREME que agora também conta com o apoio do CNPq. Muito nos honra poder fazer parte dessa biblioteca eletrônica. Acreditamos que para o início de 2003 o conteúdo da G&P já possa ser acessado pela internet no sítio da SciELO – www.scielo.br. Assim, ampliaremos a visibilidade e a divulgação e melhoraremos o acesso aos trabalhos da comunidade brasileira de Engenharia de Produção publicados por nosso periódico. Outro objetivo importante atingido foi a melhoria na diagramação dos artigos publicados, com a padronização de tabelas, quadros e figuras publicados nos artigos. Isso se deve à nova parceira com a RiMa Editora.

Também conseguimos manter o importantíssimo apoio financeiro da FAPESP. Sem dúvida, a FAPESP tem desempenhado importante papel na viabilização e sustentação da revista. Outra conquista mantida é a publicação do tradicional número especial sobre um tema da Engenharia de Produção. Neste número, os leitores terão acesso a artigos interessantes, resultados de diversos trabalhos submetidos e aprovados, sobre "Automação & Informatização da Manufatura". Gostaria aqui de agradecer ao trabalho e dedicação dos co-editores deste número especial: os professores José Reinaldo Silva (DEM – EP/USP), Marcelo Pessôa (DEP – EP/USP), Néocles Alves Pereira Filho (DEP – UFSCar) e Vitor Ferreira Romano (DEM – UFRJ).

Para o ano de 2003, esperamos poder reformular o sítio da Gestão & Produção de forma a tornar mais fácil o contato com os leitores, autores, assinantes, referees e pessoas interessadas no periódico. Continuaremos a estudar a viabilidade financeira e técnica de passarmos a publicação da G&P de quadrimestral para trimestral.

Por fim, gostaria de agradecer a todos os autores que escolheram a Gestão & Produção como periódico para publicação de seus trabalhos. Sem eles e sem a colaboração voluntária de nossos referees ad-hocs, não teríamos atingido o prestígio que temos na comunidade brasileira de Engenharia de Produção. Agradeço ao suporte do DEP/UFSCar para a continuidade desse empreendimento chamado Gestão & Produção.

Para todos os assinantes, leitores, autores e referees, desejamos um 2003 cheio de realizações! FELIZ ANO NOVO!

Boa leitura!

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    17 Mar 2003
  • Data do Fascículo
    Dez 2002
Universidade Federal de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção , Caixa Postal 676 , 13.565-905 São Carlos SP Brazil, Tel.: +55 16 3351 8471 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: gp@dep.ufscar.br