Existência de política integrada |
Cada norma possui sua própria política |
Cada norma possui sua própria política e há um alinhamento entre elas de forma a evitar contradições |
Há uma única política que representa todas as normas integradas |
Há uma única política que representa todas as normas integradas. Os itens da política estão alinhados com o plano estratégico e são desdobrados em indicadores quantitativos |
Há uma única política que representa todas as normas integradas. Os itens da política estão alinhados com o plano estratégico e são desdobrados em indicadores quantitativos constantemente revisados |
Participação da Alta Administração |
A Alta Administração não prioriza a elaboração de uma política integrada |
A Alta Administração prioriza a elaboração de uma política integrada, atuando como patrocinadora |
A Alta Administração teve papel importante na integração da política, pois atuou como patrocinadora e participou ativamente de sua elaboração |
A Alta Administração teve papel importante na integração da política, pois atuou como patrocinadora e participou ativamente de sua elaboração, além de realizar avaliações para verificar a implantação da política |
A Alta Administração teve papel importante na integração da política, pois atuou como patrocinadora e participou ativamente de sua elaboração, além de realizar avaliações para verificar a implantação da política e validá-la constantemente, revisando quando necessário |
Atualização da política |
A atualização das diferentes políticas são feitas com foco na certificação e de forma desintegrada |
Há uma grande preocupação com a atualização das diferentes políticas, buscando sempre mantê-las alinhadas |
Há grande preocupação com a atualização da política integrada |
Há grande preocupação com a atualização da política integrada, sendo rigorosamente controlada |
Há grande preocupação com a atualização da política integrada, sendo rigorosamente controlada e prezando pela melhoria contínua desse processo |
Divulgação da política |
Há divulgação das políticas em separado e isso é feito uma única vez. Essa divulgação envolve parte dos que trabalham na empresa ou que atuam em seu nome |
Há divulgação das políticas em separado e envolve todos que trabalham na empresa ou que atuam em seu nome. Essa divulgação é feita de modo frequente |
A divulgação da política integrada é feita de forma que todos que trabalham na empresa ou atuam em seu nome estejam cientes dela. Essa divulgação é feita de modo frequente |
A divulgação da política integrada é feita de forma que todos que trabalham na empresa ou atuam em seu nome estejam cientes dela. A divulgação ocorre de maneira frequente e um controle por intermédio de indicadores é feito para verificar o quanto as pessoas a conhecem |
A divulgação da política integrada é feita de forma que todos que trabalham na empresa ou atuam em seu nome estejam cientes dela. A divulgação ocorre de maneira frequente. Um controle por intermédio de indicadores é feito para verificar o quanto as pessoas a conhecem, sendo que ações são tomadas com base nisso, visando a melhoria contínua do processo de divulgação |
PLANEJAMENTO
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Elaboração do planejamento |
O planejamento das normas é feito de forma independente |
O planejamento das normas é feito de forma conjunta e, no momento de registrar no papel, elas são consideradas de forma separadas |
O planejamento é feito de forma conjunta e, como resultado, a empresa apresenta um único plano |
O planejamento é feito de forma conjunta, a empresa possui um único plano e são estabelecidas metas quantitativas/ qualitativas para acompanhar a implantação do plano |
O planejamento é feito de forma conjunta, a empresa possui um único plano e são estabelecidas metas quantitativas/ qualitativas para acompanhar a implantação do plano. É feita uma revisão periódica do plano |
Equipe que realiza o planejamento |
O planejamento é feito separadamente, ou seja, cada norma conta com equipe própria para fazer o planejamento e geralmente a equipe é formada de acordo com a disponibilidade de tempo |
O planejamento das normas é feito por uma única equipe, normalmente formada de acordo com a disponibilidade de tempo e preocupada com o alinhamento entre os planos |
O planejamento das normas é feito por uma única equipe tendo como critério de seleção para participar dessa equipe o conhecimento das normas |
O planejamento das normas é feito por uma única equipe tendo como critério de seleção para participar dessa equipe o conhecimento das normas. O planejamento é feito envolvendo pessoas do nível operacional e estratégico. Há indicadores que avaliam o desempenho da equipe durante o planejamento |
O planejamento das normas é feito por uma única equipe tendo como critério de seleção para participar dessa equipe o conhecimento das normas. O planejamento é feito envolvendo pessoas do nível operacional e estratégico. Há indicadores que avaliam o desempenho da equipe durante o planejamento, o qual é revisto periodicamente |
Objetivos, metas e requisitos |
Objetivos, metas e requisitos são tratados de forma independente |
Objetivos, metas e requisitos são tratados de forma independente e ao mesmo tempo, alinhados |
Objetivos, metas e requisitos estão alinhados e são integrados |
Objetivos, metas e requisitos estão alinhados e integrados, além de serem desdobrados em indicadores quantitativos que são medidos para verificarem o quanto atendem aos objetivos |
Objetivos, metas e requisitos estão alinhados e integrados, além de serem desdobrados em indicadores quantitativos que são medidos para verificarem o quanto atendem aos objetivos e quando não estão adequados, planos de ação são feitos |
Manual |
Cada norma possui seu próprio manual |
Cada norma possui seu próprio manual e há um alinhamento entre eles |
Há um único manual que engloba todas as normas |
Há um único manual que engloba todas as normas, o qual é distribuído para os setores pertinentes |
Há um único manual que engloba todas as normas, o qual é distribuído para os setores pertinentes e suas informações estão enraizadas na organização |
Procedimentos, instruções e registros |
Procedimentos, instruções e registros são tratados de forma completamente separada |
Procedimentos, instruções e registros são tratados de forma separada e alinhada |
Procedimentos, instruções e registros são integrados |
Procedimentos, instruções e registros são integrados e divulgados |
Procedimentos, instruções e registros são integrados e divulgados, sendo que as informações contidas estão enraizadas em toda organização |
Controle de atualização de procedimentos, instruções e registros |
O controle de atualização de procedimentos, instruções e registros é feito de forma separada |
O controle de atualização de procedimentos, instruções e registros é feito de forma separada e alinhada |
O controle de atualização de procedimentos, instruções e registros é integrado |
O controle de atualização de procedimentos, instruções e registros é integrado. Há indicadores de acompanhamento desses controles |
O controle de atualização de procedimentos, instruções e registros é integrado. Há indicadores de acompanhamento desses controles que são revisados constantemente |
IMPLEMENTAÇÃO / EXECUÇÃO
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Controle operacional |
Na hora de identificar as operações e atividades-chave para cada um dos sistemas de gestão, isso é feito de forma separada |
Na hora de identificar as operações e atividades-chave para cada um dos sistemas de gestão, isso é feito de forma separada e alinhada |
Na hora de identificar as operações e atividades-chave para cada um dos sistemas de gestão, isso é feito de forma conjunta |
Na hora de identificar as operações e atividades-chave para cada um dos sistemas de gestão, isso é feito de forma conjunta e indicadores são utilizados para verificar quais operações e atividades são importantes |
Na hora de identificar as operações e atividades-chave para cada um dos sistemas de gestão, isso é feito de forma conjunta e indicadores são utilizados para verificar quais operações e atividades são importantes. Revisões são feitas visando um maior desempenho operacional |
Funções, responsabilidades e autoridades |
As funções, responsabilidades e autoridades são estabelecidas informalmente para cada uma das normas |
Está claro quais são as funções, responsabilidades e autoridades das pessoas em cada uma das normas e isso é feito formalmente |
Está claro quais são as funções, responsabilidades e autoridades de todas as pessoas no SGI e isso é feito formalmente |
Está claro quais são as funções, responsabilidades e autoridades de todas as pessoas no SGI e isso é feito formalmente, sendo que estão alinhadas com o planejamento estratégico |
Está claro quais são as funções, responsabilidades e autoridades das pessoas no SGI e isso é feito formalmente, sendo que estão alinhadas com o planejamento estratégico e são revisadas constantemente para se adaptar as mudanças |
Equipe que realiza a implantação |
A implantação é feita separadamente, ou seja, cada norma conta com equipe própria para fazer a implantação |
A implantação das normas é feita por uma única equipe que possui a visão das normas em separado |
A implantação das normas é feita por uma única equipe que trabalha as normas de forma integrada |
A implantação do SGI é feita por uma única equipe. Há indicadores de acompanhamento do desempenho da equipe que realiza a implantação |
A implantação do SGI é feita por uma única equipe. Há indicadores de acompanhamento do desempenho da equipe que realiza a implantação, que são revisados para atender aos objetivos |
Recursos (humanos, infraestrutura, financeiro) |
Os recursos nem sempre são suficientes e são divididos de forma desigual entre as normas |
Os recursos são disponibilizados de forma suficiente e são divididos de forma desigual entre as normas, ou seja, algumas normas recebem mais recursos que outras |
Há recursos suficientes e são disponibilizados para o SGI, ou seja, os recursos são distribuídos considerando a integração |
Há recursos suficientes e são disponibilizados para o SGI, ou seja, os recursos são distribuídos considerando a integração. São utilizados indicadores para acompanhamento da utilização dos recursos |
Há recursos suficientes e são disponibilizados para o SGI, ou seja, os recursos são distribuídos considerando a integração. São utilizados indicadores para acompanhamento da utilização dos recursos que são monitorados e, quando necessário, revisados |
Treinamentos |
Os treinamentos são feitos procurando contemplar as necessidades das normas de forma independente. Os registros são mantidos em separado |
Alguns treinamentos são disponibilizados tendo em vista a preocupação com mais de uma norma e os registros podem ou não ser mantidos em conjunto |
Os treinamentos são disponibilizados procurando levar em consideração o maior número de normas possível ou que possam impactar o assunto abordado no treinamento. Os registros do treinamento são gerenciados de forma integrada |
Os treinamentos são disponibilizados procurando levar em consideração o maior número de normas possível ou que possam impactar no assunto abordado no treinamento. Os registros do treinamento são gerenciados de forma integrada e há indicadores que ajudam a ver quão efetivos são os treinamentos |
Os treinamentos são disponibilizados procurando levar em consideração o maior número possível de normas ou que possam impactar o assunto abordado no treinamento. Os registros do treinamento são gerenciados de forma integrada e há indicadores que ajudam a ver quão efetivos são os treinamentos. Os treinamentos são revisados constantemente de acordo com os resultados de suas avaliações e efetividade (eficiência e eficácia) |
Comunicação |
Cada norma tem um responsável por sua comunicação e isso ocorre de forma independente |
Cada norma tem um responsável por sua comunicação e há um alinhamento entre essa comunicação |
Há uma estrutura única que cuida de todo processo de comunicação das normas que são consideradas de forma integrada |
Há uma estrutura única que cuida de todo processo de comunicação das normas e as normas são consideradas de forma integrada. Indicadores são usados para medir a efetividade dessa comunicação |
Há uma estrutura única que cuida de todo processo de comunicação das normas e as normas são consideradas de forma integrada. Indicadores são usados para medir a efetividade dessa comunicação, os quais são revisados constantemente de forma a proporcionar melhor comunicação |
Monitoramento e medição (produto, meio ambiente, saúde e segurança ou outros) |
A organização monitora e mede as características principais que possam ter impactos significativos e isso é feito de forma independente, com cada sistema de gestão sendo considerado separadamente |
A organização monitora e mede as características principais que possam ter impactos significativos e isso é feito de forma independente, com cada sistema de gestão sendo considerado separadamente e ao mesmo tempo de forma alinhada |
A organização monitora e mede as características principais que possam ter impactos significativos de forma integrada |
A organização monitora e mede as características principais que possam ter impactos significativos de forma integrada e esse monitoramento é feito considerando indicadores quantitativos |
A organização monitora e mede as características principais que possam ter impactos significativos de forma integrada e esse monitoramento é feito considerando indicadores quantitativos revisados constantemente |
VERIFICAÇÃO / AÇÃO
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Auditoria interna |
As auditorias internas são feitas por equipes diferentes, em períodos diferentes e geram relatórios separados |
As auditorias internas são feitas por uma única equipe e ao mesmo tempo, gerando relatórios separados |
As auditorias internas são feitas por uma única equipe e ao mesmo tempo, gerando um único relatório |
As auditorias internas são feitas por uma única equipe e ao mesmo tempo, gerando um único relatório. Indicadores são estabelecidos para avaliar a evolução dos sistemas |
As auditorias internas são feitas por uma única equipe e ao mesmo tempo, gerando um único relatório. Indicadores são estabelecidos para avaliar a evolução dos sistemas e quando necessário são definidas ações de melhoria |
Auditoria externa (do órgão certificador) |
A auditoria externa é feita por auditores diferentes, em períodos diferentes e geram relatórios separados |
A auditoria externa é feita por um único auditor, o qual audita todas as normas integradas, gerando relatórios separados |
A auditoria externa é feita por um único auditor, o qual audita todas as normas integradas, gerando um único relatório |
A auditoria externa é feita por um único auditor, o qual audita todas as normas integradas, gerando um único relatório. Indicadores são estabelecidos para avaliar a evolução dos sistemas |
A auditoria externa é feita por um único auditor, o qual audita todas as normas integradas, gerando um único relatório. Indicadores são estabelecidos para avaliar a evolução dos sistemas e quando necessário são definidas ações de melhoria |
Não conformidades, ações corretivas e preventivas |
As não conformidades, ações corretivas e preventivas são tratadas de forma totalmente separadas entre as normas |
Alguns aspectos relacionados à não conformidades, ações corretivas e preventivas são tratadas de forma integrada |
As não conformidades, ações corretivas e preventivas são tratadas de forma integrada |
As não conformidades, ações corretivas e preventivas são tratadas de forma integrada. Indicadores são implantados para avaliar e acompanhar a evolução das não conformidades, ações corretivas e preventivas |
As não conformidades, ações corretivas e preventivas são tratadas de forma integrada. Indicadores são implantados para avaliar e acompanhar a evolução das não conformidades, ações corretivas e preventivas, sendo que os resultados dos indicadores são revisados e melhorados |
Análise da administração |
A análise é feita de forma totalmente separada |
A análise é feita de forma separada, buscando o alinhamento entre as normas |
A análise é feita de forma conjunta e integrada |
A análise é feita de forma conjunta e integrada, estabelecendo metas e indicadores que avaliam o desempenho dos sistemas |
A análise é feita de forma conjunta e integrada, estabelecendo metas e indicadores que avaliam o desempenho dos sistemas e quando aplicável, ações são implementadas para melhorar o desempenho |