Acessibilidade / Reportar erro

Como os gestores têm aprendido sobre a rotina de gerenciamento do processo produtivo dos pedidos dos clientes?

How have managers learned about the application of monitoring routine?

Este artigo teve como objetivo compreender como gestores aprenderam a exercer a rotina de gerenciamento do processo produtivo dos pedidos dos clientes. O estudo fundamentou-se teoricamente nas abordagens da perspectiva da aprendizagem pela experiência e da vertente da estratégia como prática. Um estudo de caso qualitativo foi realizado na metalúrgica Maxtil. Dados foram coletados por meio de entrevistas, documentos e observação. A análise compreendeu a descrição e interpretação dos dados, para a formação de categorias. Concluiu-se que os gestores aprenderam sobre a rotina estudada por meio da vivência de situações, da busca de informações, da interação com pessoas e da reflexão.

Aprendizagem de gestores; Aprendizagem pela experiência; Estratégia como prática; Rotinas organizacionais; Cadeia produtiva de petróleo e gás e da Indústria Naval


Universidade Federal de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção , Caixa Postal 676 , 13.565-905 São Carlos SP Brazil, Tel.: +55 16 3351 8471 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: gp@dep.ufscar.br