Resumo:
O conceito de Indústria 4.0 foi introduzido pela primeira vez na Alemanha em 2011. Também chamado de 4ª revolução industrial, este conceito é baseado na digitalização e integração entre mídias físicas e digitais com foco na automação dos processos de produção e integração em toda a cadeia de valor. Devido ao recente e rápido desenvolvimento da Indústria 4.0 nos últimos anos, este estudo efetuou uma análise SWOT para avaliar pontos estratégicos para o desenvolvimento e aplicação de tecnologias digitais nas empresas situadas na RMS - Região Metropolitana de Sorocaba (SP, Brasil). Uma revisão de literatura foi desenvolvida na concepção da Indústria 4.0 e de suas principais tecnologias: Sistemas Ciber-Físicos, Internet das Coisas, Fábricas Inteligentes e Big Data. Os resultados da revisão de literatura foram utilizados para desenvolver um questionário exploratório (survey), que foi aplicado com representantes de empresas da RMS. Em seguida, aplicou-se uma matriz SWOT, a fim de se gerar planos de ação visando facilitar a inserção da Indústria 4.0 nas empresas da RMS, com base na seleção de estratégias ofensivas, de confronto, reforço e defesa. As estratégias propostas neste trabalho devem ser utilizadas como motivadores envolvendo questões de políticas públicas na RMS, e também poderiam ser expandidas para outras regiões do Brasil como estratégias de curto e longo prazo.
Palavras-chave:
Sistemas Ciber-Físicos; Internet das coisas; Fábricas inteligentes; Big data; Seleção de estratégias; Processo de análise de decisão