Gestão & Produção, Volume: 7, Issue: 1, Published: 2000
  • Wood transport vertical coordination: an empirical analysis of the brazilian pulp industry institutional arrangement

    Ribeiro, Breno de Arruda Moraes; Caixeta Filho, José Vicente

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho trata dos elementos que influenciam o processo de escolha dos distintos arranjos institucionais existentes no transporte de madeira entre florestas e fábricas de celulose. Buscou-se, a partir de análises estatísticas, detectar a influência das variáveis descritas pela Economia dos Custos de Transação - ECT - no processo de escolha dos arranjos institucionais. No processo de análise foram discutidas, sob a ótica dos custos de transação, não apenas as questões referentes à integração vertical, mas também aquelas referentes ao tamanho dos agentes envolvidos na transação.

    Abstract in English:

    This paper presents an analysis of the elements that influence the decision process of distinct institutional arrangements for the wood transport between forest and pulp industries. It aimed, through statistical analysis, at detecting the influence of the variables described in the Transaction-Cost Economics (TCE) for the decision process of institutional arrangements. The discussion includes not only vertical integration aspects, but those regarding the size of the carriers involved in the transactions.
  • Regression techniques for modeling multivariate data under correlation

    Fogliatto, Flavio S.

    Abstract in Portuguese:

    Dados multivariados ocorrem com freqüência em investigações empíricas. Em estudos de Engenharia, por exemplo, dados multivariados são coletados ao estudar-se o efeito de diferentes condições de processamento sobre características de itens manufaturados. Tais conjuntos de dados podem apresentar variáveis altamente correlacionadas. Neste artigo, investiga-se o efeito da estrutura de correlação de variáveis dependentes em sua modelagem, a partir de regressão linear. Quatro técnicas de regressão são apresentadas e comparadas: regressão de mínimos quadrados ordinários, regressão de mínimos quadrados generalizados, regressão por equações aparentemente não relacionadas e regressão multivariada. Como modelos de regressão são, via de regra, utilizados com fins preditivos, as técnicas de modelagem acima são comparadas com base em sua variância de predição. As diferentes técnicas de regressão são ilustradas em um estudo de caso.

    Abstract in English:

    Multivariate data often arise in empirical investigation. In Engineering studies, for example, multivariate data may be collected on the effect of different processing conditions on the characteristics of a machine output. Such data sets may present highly correlated variables. In this paper, we investigate the effect of correlation among dependent variables on their regression modeling. Four regression techniques are discussed and compared: ordinary least squares regression, generalized least squares regression, seemingly unrelated equations regression, and multivariate regression. Since regression models are most frequently used for prediction purposes, we compare modeling strategies using the prediction variance as a performance measure. The paper contains a case study from the food processing industry.
  • A conceptual framework for deployment of strategy related improvements

    Carpinetti, Luiz C. R.

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo apresenta uma proposta de um modelo conceitual para o gerenciamento do processo de desdobramento de ações de melhoria por processos de negócio. A partir da expectativa dos clientes e de decisões estratégicas da empresa, o modelo propõe uma sistemática de desdobramento e priorização das ações de melhoria que mais possam contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos. A proposta apresentada integra vários conceitos e práticas gerenciais como medição de desempenho e benchmarking, e sugere a utilização das matrizes do QFD como instrumento do processo de desdobramento e priorização das melhorias. A apresentação da proposta e o seu detalhamento são precedidos por uma discussão introdutória sobre estratégia de manufatura e gerenciamento da melhoria. Finalmente, algumas considerações são feitas sobre os potenciais benefícios e limitações da proposta.

    Abstract in English:

    This paper presents a conceptual framework for managing the process of systematically deriving improvement actions from customer expectations and strategic decisions through business processes, and prioritizing improvement actions that will most contribute to strategic objectives. It proposes the use of management practices and concepts such as business process mapping, performance measurement and benchmarking. After some introductory theoretical background, the proposed framework and a set of steps to guide the implementation of such an approach are presented and detailed. Finally, some considerations are made based on the potential benefits and limitations of this proposal.
  • A systematic approach to policy deployment: concept and application

    Silva, Ralph Santos da; Costa Neto, Pedro Luiz de Oliveira

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo apresenta um modelo teórico do Gerenciamento pelas Diretrizes (GD), organizando suas principais características sob uma ótica conceitual, explorando os seus aspectos orgânicos. Inicialmente, é estabelecido o seu processo característico para, em seguida, serem definidos quatro elementos que o complementam: (1) sistema de priorização; (2) dispositivos estruturais; (3) dispositivos conciliadores; e (4) sistema de informação. A partir desta referência e por meio da pesquisa-ação é articulada sua implementação numa empresa de serviços que atua como distribuidor de cerveja, atendendo uma grande região geográfica. Desta intervenção, surgem novas características que contribuem para o aprimoramento da proposta.

    Abstract in English:

    This article presents the theoretical model of policy deployment, exploring and organizing its organic features. At first, the featuring process is established, afterwards four complementary elements are defined: the priority system, the structural devices, the conciliatory devices and the information system. The test is done by research method, "research by intervention in one reality". The intervention was promoted in a beer retailer that operates covering a wide geographic area. New findings were gotten therefore leading condition to improve the model proposed.
  • Collaboration between customers and suppliers in the product development process: case studies in auto parts industry

    Amaral, Daniel Capaldo; Toledo, José Carlos de

    Abstract in Portuguese:

    Uma das práticas utilizadas pelas empresas, visando o aumento da produtividade, qualidade e diminuição do lead time do desenvolvimento de produto, é a inclusão dos fornecedores neste processo. Apesar de já demonstrado que esta participação tem impactos importantes no processo de desenvolvimento, ainda existe pouca compreensão sobre seus reais efeitos no desempenho deste processo, principalmente quanto aos efeitos na qualidade do projeto do produto. Analisa-se, sob a ótica do fornecedor, as variáveis escopo e integração, em dois casos específicos deste tipo de colaboração na indústria automobilística brasileira. Para cada caso, analisa-se essas variáveis em projetos de desenvolvimento conjunto entre a empresa de autopeça e seus clientes-montadoras e discute-se a relação destas variáveis com a qualidade do projeto do produto. Como resultados principais, válidos para os casos analisados, tem-se que: os mecanismos formais da colaboração cliente-fornecedor no desenvolvimento de produto foram homogêneos, entre cada autopeça e seus clientes-montadoras; e o aumento do escopo afetou positivamente a qualidade do projeto do produto.

    Abstract in English:

    One of the current practices used by businesses, regarding increased productivity, quality and the reduction of product development lead time, is the involvement of suppliers. There are strong indications that this participation increases productivity and reduces both the development lead time and the possibility of delays in the project, and facilitates the incorporation of new technologies. One of the most conflicting points is how great the effect is in terms of quality of the product design. To evaluate this two case studies in automotive suppliers were conducted. In each one, the variables of integration and scope in development projects were compared between the company which produces specific auto parts and four of its clients which assemble vehicles, evaluating their influence on the quality of product design. The main results are: the formal mechanisms of client-supplier collaboration in product development were homogeneous, comparing several clients of one supplier; the increase of the scope positively affected the quality of the product design.
  • An application of the hypercube model to analyze an emergency medical system on a highway

    Mendonça, Fernando César; Morabito, Reinaldo

    Abstract in Portuguese:

    Em um sistema médico-emergencial, o nível de serviço é fundamental, pois a qualidade de atendimento poderá ser a diferença entre a vida e a morte do usuário. Além da qualidade do atendimento, um dos componentes mais importantes do nível de serviço é o tempo médio de resposta a uma chamada emergencial. Entretanto, adquirir equipamentos e/ou treinamentos para a equipe, para reduzir este tempo de resposta, incorre em custos e investimentos adicionais. Nesta situação, aparece um importante trade-off entre o nível de serviço e o investimento no sistema. Para auxiliar a análise deste trade-off, há um modelo conhecido da literatura chamado hipercubo, que é baseado em teoria de filas espacialmente distribuídas. Neste artigo, adaptamos e aplicamos o modelo hipercubo para analisar os Anjos do Asfalto, um sistema médico-emergencial localizado ao longo da Rodovia Presidente Dutra entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Os resultados mostraram que o modelo hipercubo pode ser uma ferramenta efetiva de apoio às decisões estratégicas e operacionais em sistemas emergenciais em rodovias.

    Abstract in English:

    In an emergency medical system, the quality of the service is fundamental since this might be the difference between life and death of the user. Beyond the attendance quality, one of the most important components of the service level is the mean response time to an emergency call. However, acquiring equipment and training for the team to reduce this time imply additional costs and investments. In this case, an important trade-off appears between the service level and the investment in the system. To analyze this trade-off, there is a well-known model named hypercube, which is based in spatially distributed queueing theory. In this paper, we adapt and apply the hypercube model to analyze the "Anjos do Asfalto", an emergency medical system on the highway Presidente Dutra between the cities of Rio de Janeiro and São Paulo, in Brazil. The results showed that the hypercube model can be an effective tool to support strategic and operational decisions of emergency systems on highways.
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