Gestão & Produção, Volume: 8, Issue: 1, Published: 2001
  • Carta do editor

    Morabito, Reinaldo
  • Takt-time: concepts and context in Toyota Production System

    Alvarez, Roberto dos Reis; Antunes Jr., José Antonio Valle

    Abstract in Portuguese:

    O presente trabalho tem como preocupação central esclarecer, o máximo possível, o conceito de takt-time, na medida em que se pode observar um hiato na literatura que trata do tema em relação à compreensão das diferenças conceituais entre esse e as definições de tempo de ciclo e tempo padrão. Procura-se estabelecer uma conceituação rigorosa desses termos, tendo como referência básica os princípios gerais do Sistema Toyota de Produção (STP). Enfatiza-se a importância crucial da variável tempo para a gestão dos sistemas de produção, partindo-se da problemática da sincronização do fluxo dos materiais ao longo do tempo e do espaço no STP. Nesse contexto, ressalta-se a centralidade do takt-time na gestão da produção em diferentes aspectos do Sistema. Nuances relativas à flexibilidade também são destacadas. Os pontos conceituais que marcam a lógica da utilização do takt-time, a partir da ótica mais ampla da sincronização da produção, permitem identificar os limites de aplicação da sistemática. Finalmente, é analisada a relação da sistemática de gestão baseada na definição do takt-time com as lógicas da qualidade assegurada e da formação de recursos humanos.

    Abstract in English:

    This text aims at clarifying, as much as possible, the concept of takt-time, considering that it is possible to perceive a gap in the literature in relation to the understanding of the conceptual differences between this and the definition of cycle time. An attempt to establish a rigorous conceptual framework for the understanding of the terms is made here, taking the principles of the Toyota Production System (TPS) as a basic reference. Based on the problem of synchronizing materials flow along time and space in the TPS, the emphasis is put on the comprehension of time as a fundamental variable for production systems' management. In such a context, takt-time's central role in TPS' management scheme is highlighted. Aspects concerning the flexibility of the production systems are also stressed. Taken the perspective of materials flow synchronization, the conceptual aspects which characterize takt-time's management scheme allow the limits of its usage to be identified. Finally, the relations between takt-time based management, quality assurance and human resources development are analysed.
  • The application of UML to support computational systems design within a reference model framework

    Costa, Carlos Alberto

    Abstract in Portuguese:

    O desenvolvimento de sistemas automatizados de informações, que apóiam as atividades de projeto e manufatura de produtos, deve seguir um modelo como referência para permitir uma melhor compatibilidade e portabilidade de tais sistemas, principalmente quando inseridos num ambiente integrado de engenharia concorrente. Este artigo demonstra como a Linguagem de Modelagem Unificada (UML) pode ser aplicada em conjunto com o Modelo de Referência para Processamento Distribuído Aberto (ISO/RM-ODP), para o apoio ao desenvolvimento de sistemas de informações orientados a objetos. Enquanto o RM-ODP oferece um padrão para representação de diferentes pontos de vistas de tais sistemas, a UML é utilizada como notação para representação de cada uma destas vistas. Um processo baseado em Use Cases é empregado para apoiar a evolução da representação das informações dentro deste modelo de referência. O ambiente de projeto de moldes de injeção é utilizado como exemplo para ilustração dos diagramas da UML.

    Abstract in English:

    The development of information systems to support design and manufacturing activities should follow a reference model in order to be compatible with major systems architectures. RM-ODP (Reference Model Open Distributed Processing) provides five level viewpoints against which information systems development can be compared and classified. The RM-ODP does not dictate how the information system should be designed and implemented. Rather it highlights the content of the essential views of the system, which must be considered and hence facilitates comparison of alternatives systems. In contrast, computational methodologies provide ways to design and build information systems but usually do not take reference models into consideration. This paper shows how reference models and computational methodologies can be used in harmony, and demonstrates this through the application of a Use Case and UML combined methodology across the RM-ODP viewpoints. Injection mould design is used as an example to the UML representation diagrams.
  • Operations research techniques applied in the post services

    Costa, Deise Maria Bertholdi; Steiner, Maria Teresinha Arns; Carnieri, Celso; Zamboni, Luzia Vidal S.; Silva, Arinei C. Lindbeck da

    Abstract in Portuguese:

    O presente trabalho apresenta uma metodologia para a otimização do serviço de entrega de correspondências realizado pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) a partir da aplicação de algumas técnicas da Pesquisa Operacional. Como o serviço de entrega e as etapas que o antecedem (separação e ordenação dos objetos) são realizadas manualmente, existe a necessidade de otimizá-las e isto é possível redefindo-se as regiões de atendimento para cada carteiro. Para tanto, o problema foi tratado como um problema de roteamento de veículos. Vários algoritmos clássicos foram utilizados; inicialmente para definir as áreas de atendimento dos carteiros, chamados de distritos postais e, a seguir, para estabelecer o roteiro de entrega das correspondências, considerando, nesta fase, as distâncias reais entre os pontos de entrega. Vários testes computacionais foram realizados, variando-se os algoritmos e parâmetros iniciais e suas respostas comparadas através das distâncias totais e de tempos computacionais, determinando-se, assim, os algoritmos com melhores desempenhos.

    Abstract in English:

    A solution is proposed for the problem of correspondence delivery done by the post service system, using some Operation Research techniques. Having in mind that the delivery and its preceding phases (selection and sorting) are manually made, there is a necessity to optimise these procedures and that is possible reorganising the postmen's delivery areas. To do that, this problem was treated as a Vehicle Routing Problem. Many classic algorithms were used, at first to determine the postmen's delivery area, called postal districts, and then to establish the mail delivery route, using in this phase the real distance among the delivery points. Many tests were done changing the algorithms and initial parameters, and the results were compared using the total distances and the computational time spent, in order to determine the algorithms with the best performance.
  • How TQM works and what does it change in the organizations? A study in top industrial companies in Brazil

    Bianco, Mônica de Fatima; Salerno, Mario Sergio

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo objetiva discutir os programas de gestão pela Qualidade Total (TQM) disseminados na indústria brasileira, buscando identificar quais as mudanças organizacionais que introduzem, induzem ou legitimam, qual papel jogam na reestruturação das empresas. Para isso, realizamos pesquisa de campo em empresas com programas de qualidade reconhecidos pela comunidade pertinente. Como conclusão geral podemos dizer que o modelo de disseminação é top-down, o desdobramento das diretrizes é raramente utilizado, as relações com os fornecedores estão mudando e algumas mudanças organizacionais têm sido introduzidas juntamente com a implantação dos programas, como redução dos níveis hierárquicos, mas a lógica organizacional afasta-se pouco daquela clássica (taylorista).

    Abstract in English:

    This paper aims to characterise and discuss Total Quality Management approaches that have being disseminated in the Brazilian industry. As a general conclusion, the approach is top-down, policy deployment is hardly utilised, relations with suppliers are changing, and some organisational changes have been introduced along with quality programs, as reduction of hierarchical layers. But the organisational background remains very close to the classical (tayloristic) one.
  • The standardization on the beef supply chain management by supermarkets

    Brum, Bruno Leonardo Ravaiani; Jank, Marcos Sawaya

    Abstract in Portuguese:

    Com o objetivo de identificar a relação estabelecida entre a padronização na comercialização de carne bovina in natura por supermercados, a coordenação de fornecedores e o tamanho da firma supermercadista, foi realizada uma pesquisa junto a lojas de supermercados do estado de São Paulo e da região metropolitana de Belo Horizonte, a partir de um questionário estruturado que abordou também aspectos relacionados ao conhecimento de novas tecnologias do varejo e aos hábitos de compra de carne bovina in natura. Utilizando-se da análise de tabelas de contingência, foram relacionadas as variáveis, concluindo-se que existe a esperada forte dependência estatística entre a coordenação de fornecedores e o tamanho da firma supermercadista, bem como entre a coordenação de fornecedores e a padronização de processos na comercialização de carne bovina, mas não entre a padronização e o tamanho da firma. De maneira geral, concluiu-se que a implantação de ferramentas como a gestão de cadeias de suprimento tem uma viabilidade comprometida no curto prazo, devido principalmente à reduzida difusão de práticas de padronização entre os estratos de tamanho de firmas e às dificuldades impostas pelo baixo conhecimento de novas tecnologias.

    Abstract in English:

    With the goal on identifying the relationship between the standardization on the beef buying and selling by supermarkets, the coordination of suppliers and the size of the firm, a survey on supermarket firms in the state of São Paulo and in the metropolitan area of Belo Horizonte was developed. A structured questionnaire was elaborated with the additional purpose of revealing the knowledge level of new retail technologies and the supermarket purchase behaviour of beef. Using contingency tables analysis, three focus variables were related and it was investigated the statistical dependence relationship between them. The results lead to the conclusion that there is a strong statistical dependence relationship between the coordination of suppliers and the size of the firm, and between coordination and standardization on the beef buying and selling process, but not between the standardization and the size of the firm. Moreover, there was demonstrated the knowledge of the most common practices and the best practices of standardization on the beef buying and selling process, and of the most common practices and the best practices of coordination of suppliers. Finally, the results lead to the conclusion that the implementation of managerial tools like supply chain management is difficult to be performed on the short run, essentially because of the low diffusion of the standardization practices between all supermarket size categories and the difficulties imposed by the low knowledge of new retail managerial tools and technologies.
  • Firms of ceramic tiles and its competitive and manufacturing strategies

    Nogueira, Edemilson; Alves Filho, Alceu Gomes; Torkomian, Ana Lúcia Vitale

    Abstract in Portuguese:

    Neste trabalho identificamos e discutimos as estratégias competitivas e de produção adotadas por doze empresas da indústria brasileira de cerâmica para revestimento. Realizamos entrevistas em empresas nos Estados de São Paulo e Santa Catarina e identificamos cinco grupos estratégicos. Os resultados obtidos mostram que existem muitas combinações possíveis de estratégias competitivas e de produção. Mesmo dentro de cada grupo estratégico, encontramos estruturas de manufatura e sistemas administrativos muito diferenciados.

    Abstract in English:

    This paper addresses the competitive and manufacturing strategies implemented in twelve firms of Brazilian ceramic tiles industry. We have carried out interviews in the States of São Paulo and Santa Catarina and we have identified five strategic groups. It was possible to collect evidences that there are many possible combinations of competitive and manufacturing strategies. Even within each strategic group we have found very different manufacturing structures and management systems.
  • Implementation of the HACCP in the food industry

    Figueiredo, Veruschka Franca de; Costa Neto, Pedro Luiz de Oliveira

    Abstract in Portuguese:

    O conceito da Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) é uma abordagem sistemática para garantir a segurança do alimento. O método é baseado em vários princípios diferentes de detecção direta ou indireta de contaminação. O objetivo é controlar a segurança do alimento analisando os perigos em potencial, planejando o sistema para evitar problemas, envolvendo os operadores em tomada de decisão e registro das ocorrências. O conceito da HACCP (APPCC) deveria ser aplicado em conjunto com as Boas Práticas de Fabricação. Este artigo discute a importância da HACCP (APPCC ) na Indústria de Biscoito e que tipo de contaminação é o ponto fraco neste produto. A experiência indicou que existem diversos problemas iniciais na implementação da HACCP, contudo benefícios tangíveis podem ser alcançados a partir da redução das reclamações do consumidor.

    Abstract in English:

    The Hazard Analysis Critical Control Point (HACCP) concept is a systematic approach to ensuring food safety. The method is based on several different principles of direct or indirect detection of contamination. The objective is to control food safety by analyzing the potential hazards, designing the system to prevent problems, involving the operators in decision making and documenting events. HACCP concepts should be applied together with Good Manufacturing Practices. This paper discusses the importance of HACCP in Biscuit Industry and what kind of contamination is a weak point in this product. The results indicated that there are several initial problems in implementing HACCP, however tangible benefits can be achieved through reduced customer complaints.
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