Gestão & Produção, Volume: 10, Issue: 1, Published: 2003
  • Carta do Editor

  • An analysis of supply chain management in the computer industry

    Parra, Paulo H.; Pires, Sílvio R. I.

    Abstract in Portuguese:

    Nos últimos anos a competição tem crescido significativamente no mundo industrial, provocando o surgimento de novos desafios e oportunidades na forma de organizar e gerenciar a produção. Nesse contexto, a gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management - SCM) tem emergido como uma nova e promissora maneira de obter vantagens competitivas no mercado. Por sua vez, a indústria de computadores apresenta um conjunto de fatores que dificultam uma gestão mais efetiva da cadeia de suprimentos, em razão, principalmente, da velocidade das inovações tecnológicas no setor. Este trabalho tem por objetivo básico apresentar uma análise geral da gestão da cadeia de suprimentos na indústria de computadores, com foco na cadeia de abastecimento. O estudo teve o suporte de uma pesquisa conduzida em um grande e representativo produtor mundial de computadores que opera no Brasil.

    Abstract in English:

    During the last years, competition has increased significantly in the industrial world and has created a set of new challenges and opportunities in the way of organizing and managing the production. In this context, supply chain management has emerged as a new and promising frontier for reaching competitive advantages within the marketplace. On the other hand, the computer industry shows a series of characteristics that make difficult to achieve effectiveness in the supply chain management, due mainly to the speed of the technological innovations in the sector. This article has the basic purpose of showing a general analysis of the supply chain management within the computer industry and with focus on its inbound chain. The research was supported by a research conducted in a large and representative worldwide computer manufacturer operating in Brazil.
  • Core competence for continuous improvement in production operations: case study in autoparts industry companies

    Mesquita, Melissa; Alliprandini, Dário Henrique

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa descritiva e exploratória realizada em três empresas da indústria de autopeças, certificadas com ISO 9000 e QS 9000, a fim de identificar competências essenciais para melhoria contínua da produção. As principais observações encontradas foram: as empresas há muito vêm estruturando uma sistemática e desenvolvendo o treinamento em técnicas e ferramentas necessárias, considerando-se, assim, habilitadas a executar atividades de melhoria. Entretanto, elas não estão conduzindo atividades de melhoria contínua visando ao aumento de seu nível de maturidade, com foco no desenvolvimento de competências. Este artigo apresenta uma discussão sobre a importância da condução da gestão da melhoria contínua com base na gestão de competências, visando garantir o amadurecimento contínuo das atividades de melhoria contínua na organização.

    Abstract in English:

    This paper presents the results of a exploratory research realized in three ISO 9000 and QS 9000 certified companies of the autoparts industry to identify essential competences for continuous improvement in production operations. The main results are: companies have been practicing continuous improvement within a very good structure and in accordance with some specific systematics, developing training in techniques and tools, and by this way they consider theirself well able to realize improvement activities. However, they are not performing those activities to meet goals related to maturity level of continuous improvement, focusing in development of competences that are important to guarantee a long time evolution of continuous improvement in any company. Hence, this paper presents a discussion about the importance of managing continuous improvement based in competence management approach to facilitate organization to carry on the way to evolve in the level of continuous improvement maturity.
  • Evaluation of the brazilian antitrust system interventions in the orange sector

    Marino, Matheus Kfouri; Azevedo, Paulo Furquim

    Abstract in Portuguese:

    O artigo visa identificar a efetividade de um instrumento de intervenção de política de defesa da concorrência, que busca inibir a prática de condutas anticompetitivas. Por meio de um Compromisso de Cessação de Práticas Anticompetitivas (instrumento previsto na Lei nº 8.884), desenvolvido para intermediar a conflituosa relação entre o produtor de laranja e a indústria exportadora de suco de laranja concentrado congelado, o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC) inibiu a prática de estratégias prejudiciais à concorrência, mantendo a estrutura de mercado vigente. Como referencial teórico, a pesquisa apóia-se na Teoria de Organização Industrial (OI), com ênfase na busca por margens e nas condições de coordenação oligopolista, e na Economia dos Custos de Transação (ECT), necessária para avaliar a eficiência das estruturas de governança utilizadas. Desenham-se, assim, as linhas gerais de um modelo visando identificar a efetividade das intervenções de políticas de defesa da concorrência sobre a estratégia das firmas. O estudo tem por objetivo analisar o impacto da intervenção do SBDC no sistema agroindustrial (SAG) da laranja, particularmente, procurando averiguar a efetividade da política de intervenção em condutas anticompetitivas, no longo prazo, mantendo-se a estrutura de mercado vigente. Tem-se por resultado da pesquisa que os impactos da intervenção do SBDC no setor citrícola foram positivos durante um curto período, próximo a quatro safras, ocorrendo na seqüência o restabelecimento da situação inicial. Os resultados corroboraram a hipótese de transitoriedade dos benefícios gerados pela intervenção na conduta dos agentes do setor citrícola, mantendo-se a estrutura de mercado vigente.

    Abstract in English:

    The paper aims to evaluate the efficacy of competition policy interventions, keeping agents from adopting non-competitive strategies. Using the Anticompetitive Prevention Commitment (a competition policy mechanism instituted by Law 8.884), the Brazilian Antitrust System tried to protect competition in the Brazilian orange sector, keeping the prevailing market structure. The research is based on the industrial organization literature, for defining the conditions for market power and tacit collusion in the industry, and on Transaction Cost Economics, for the evaluation of governance structure efficiency. It is proposed a framework for the evaluation of the efficacy of competition policy interventions on firm strategies. We apply this framework to the Brazilian Antitrust System intervention on the orange sector, which provides some evidence regarding the efficacy of strategy restrictions. The empirical analysis shows that there were positive effects during four years, followed by the reestablishment of the former situation. The results corroborate the general proposition that interventions on firm strategies have transitory effects if the market structure remains unchanged.
  • Demand forecasting: an application of the Box-Jenkins models in the technical assistance of personal computer

    Werner, Liane; Ribeiro, José Luis Duarte

    Abstract in Portuguese:

    A previsão de demanda é uma atividade importante para auxiliar na determinação dos recursos necessários para a empresa. Neste artigo, a metodologia de Box-Jenkins foi utilizada para analisar dados históricos de uma empresa de assistência técnica de computadores pessoais e obter previsões do número de atendimentos. A empresa estudada apresenta três tipos de clientes diferenciados: contratos, garantia e avulsos. Como cada segmento de clientes tem suas peculiaridades, a previsão de demanda foi direcionada a cada tipo, buscando representar o comportamento de tendência e a sazonalidade por meio dos modelos de Box-Jenkins. A obtenção dos modelos mais adequados foi baseada na análise de gráficos e em testes estatísticos próprios da metodologia, os quais subsidiaram a decisão de adotar o modelo AR(1) para prever o número de atendimentos dos clientes tipo contrato, o modelo ARIMA(2,1,0) para os clientes tipo garantia e um modelo sazonal SARIMA(0,1,0)(0,1,1)12 para os clientes tipo avulsos.

    Abstract in English:

    Demand forecasting is an important tool to aid on the determination of necessary resources of a given company. In this paper, the Box-Jenkins methodology was applied to analyze historical data of a personal computer repair company and provide a forecast for the number of service calls. The company studied presents three segments of clients: contracts, warranty, and on-call. As each client has it own characteristics, in order to better represent tendency and seasonality behavior through the Box-Jenkins models, a specific forecasting model was developed for each segment. The choice of the optimum models were based into graphic analysis and statistical tests, which lead to the decision of adopting the AR(1) model to foresee the number of contract clients, the ARIMA(2,1,0) model for warranty clients and the SARIMA(0,1,0)(0,1,1)12 seasonal model for on-call clients.
  • Optimization of industrial layouts based on tabu search

    Martins, Valdair Candido; Coelho, Leandro dos Santos; Cândido, Marco Antonio Barbosa; Pacheco, Ricardo Ferrari

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo aborda uma solução computacional para o problema de layout industrial considerando hard-constraints não tratadas em trabalhos anteriores. O problema é solucionado em duas etapas. Na primeira, uma solução inicial baseada em heurística construtiva é gerada e na segunda, por intermédio da aplicação da meta-heurística busca tabu, a solução inicial é melhorada. Como contribuição, apresenta-se a ferramenta computacional denominada Ambiente Visual para Otimização de Layout Industrial (AVOLI), a fim de gerar layouts viáveis e eficientes capazes de tratar problemas de grande porte sujeitos a um conjunto de restrições realistas.

    Abstract in English:

    This paper approaches a computational solving of the industrial layout problem considering hardconstraints not handled in previous works. The problem is solved in two steps: first a constructiveheuristic-based initial solution is generated and then tabu search heuristic is used to improve it. As a contribution, it shown a computational tool named AVOLI (Visual Environment for Optimization of Industrial Layout) that will aid planners and production engineers in the generation of layouts that contemplate real constraints.
  • A system for classifying and codifing papers relating production control and quality control

    Godinho Filho, Moacir; Fernandes, Flavio César Faria

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo apresenta um sistema para classificar e codificar trabalhos (SCCA - sistema de classificação e codificação de artigos) que relacionam o Controle da Produção (CP) e o Controle da Qualidade (CQ). O sistema de classificação é baseado em três características principais do artigo: a natureza, o foco e os objetivos. O sistema de codificação emprega a idéia básica da tecnologia de grupo (codificação de famílias de peças), utilizando uma estrutura híbrida de três dígitos para codificar as características mencionadas anteriormente. O SCCA foi criado em função da realização de um survey, o qual procurou ser o mais completo possível, contendo 45 trabalhos que relacionam o CP e o CQ. O sistema é validado por sua utilização na classificação e codificação dos trabalhos encontrados no survey. Essa classificação e codificação serve, ao mesmo tempo, como auxílio para estruturar a revisão bibliográfica e para realizar uma análise geral sobre o tema. A partir dessa análise, este artigo consegue proporcionar maior conhecimento e comunicação das pesquisas existentes atualmente que relacionam o CP e o CQ, além de sugerir novas áreas de pesquisa dentro das relações entre CP e CQ. O artigo destaca ainda a importância de estudar a relação entre CP e CQ.

    Abstract in English:

    This work presents a system for classifying and codifying papers (PCCS - papers classification and codification system) relating Production Control (PC) and Quality Control (QC). The classification system is based on three main characteristics. These characteristics are: the nature, the focus and the goals of the article. The codification system uses the basic idea of the Group Technology (codification of the families of parts). An hybrid structure with three digits is used to codify the characteristics aforementioned. A survey, compounded by 45 papers (we tried to perform a survey the most complete as possible) was accomplished and used to create the PCCS. The system is validated through its use on the classification and codification of the papers found on survey. The classification and codification is useful to structure the literature about PC and QC and to perform a general analysis about the theme. From the analysis of these papers, using our system, a mental clarification and communication of the researches relating PC and QC is obtained. After such analysis, new research areas within the relations between PC and QC can be suggested. The paper also highlights the importance in studying the relationship between PC and QC.
  • Operations research techniques in the call center schedule problem

    Barboza, Angela Olandoski; Carnieri, Celso; Steiner, Maria Teresinha Arns; Siqueira, Paulo Henrique

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho propõe uma solução para a elaboração e a designação de jornadas de trabalho em uma central telefônica de atendimento 24 horas. O trabalho foi desenvolvido em três fases: na primeira, determina-se o número de atendentes necessários a cada meia hora do dia por meio de um simulador da central telefônica, visando ao pronto atendimento ao cliente. Na segunda, é determinado o conjunto de jornadas de trabalho que atendem à demanda, minimizando os gastos da empresa com salários; para isso, foram utilizados os resultados da primeira fase e as jornadas disponíveis para, então, construir um modelo de Programação Inteira, o qual foi resolvido com o software LINDO. Finalmente, na terceira fase são designados os atendentes aos horários de acordo com suas preferências, utilizando o algoritmo do Matching de peso máximo. Os resultados encontrados foram analisados em termos de economia para a empresa, melhor atendimento ao usuário e satisfação dos atendentes.

    Abstract in English:

    This work deals with the call center attendants' assignment and schedule problem. It proposes a solution for a night and day continuous operation in a call center. The work is developed into three phases. Firstly, it was determined the number of necessary attendants for every 30 minutes in a day by simulating the arriving calls to the center, in order to satisfy the clients demand. Secondly, it was determined the set of journeys of work by solving an Integer Programming Model using the software LINDO, in order to satisfy the client demand minimizing the company's costs; the results obtained in the first phase and the available journeys by the company were used for it. Finally, in the third phase, the attendants are assigned to the work according with their preferences using the Maximum Weigh Matching Algorithm. The results obtained in this work were analyzed in terms of savings to the company, better clients' service and attendants' satisfaction.
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