Gestão & Produção, Volume: 11, Issue: 3, Published: 2004
  • Carta do editor

  • Co-editorial

    Alcântara, Rosane L. C.; Fensterseifer, Jaime Evaldo; Amato Neto, João; Pires, Silvio R. I.
  • Main assumptions of supply chain management: evidence from studies of the automotive industry

    Alves Filho, Alceu Gomes; Cerra, Aline Lamon; Maia, Jonas Lucio; Sacomano Neto, Mario; Bonadio, Patricia Viera Grizola

    Abstract in Portuguese:

    O desenvolvimento de abordagens para estudo de cadeias de suprimentos é relativamente recente e vem sendo tratado em periódicos científicos, de modo sistemático, apenas a partir do final dos anos 80. Neste artigo, são apresentados, inicialmente, os principais pressupostos da abordagem que ficou conhecida como Gestão da Cadeia de Suprimentos (GCS). Em seguida, procura-se ilustrar, a partir de uma revisão parcial de trabalhos realizados sobre a indústria automobilística, em que medida tais pressupostos podem, ou não, ser verificados. Constatando que apenas em alguns casos o conjunto de pressupostos tende a se tornar realidade, sugere-se que seja desenvolvida uma etapa metodológica inicial para a verificação de tais pressupostos ou para a avaliação das características estruturais e relacionais da cadeia de suprimentos a ser estudada. Procurando contribuir para o desenvolvimento dessa primeira etapa metodológica, faz-se uma breve síntese de algumas correntes teóricas que podem oferecer subsídios para a análise das características estruturais e relacionais principais da cadeia de suprimentos. Tal análise auxilia a avaliar o contexto em que princípios e técnicas da GCS poderão ser propostos e implementados e, também, pelo menos parcialmente, os resultados que poderão ser alcançados.

    Abstract in English:

    The development of approaches for research on supply chains is fairly recent, since they only began to be studied systematically in the late 1980's. This paper begins with an overview of the main assumptions of the Supply Chain Management (SCM) approach. Based on a partial review of the empirical literature on the automotive industry, the paper then examines whether these assumptions can be confirmed in practice. Since the reviewed literature does not indicate that the aforementioned SCM assumptions have been concretized in the automotive industry, we propose that an initial methodological step be developed to help researchers identify the structural and relational characteristics of the supply chain in question. To contribute to the development of this initial methodological step, a brief summary is made of three schools of thought that may provide the basis for analyzing the structural and relational characteristics of the supply chain: Network Theory, Resource Dependence Theory and Transaction Cost Economics. This analysis of structural and relational characteristics helps evaluate the context in which SCM principles and techniques can be proposed and implemented and, thus evaluate the results that may be achieved through the implementation of SCM.
  • Investigation of supplier/buyer coordination performance in chinese companies

    Zhixiang, Chen

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo discute o desempenho da coordenação entre cliente/fornecedor em cadeias de suprimento da China com base em dados de uma pesqquisa de avaliação (survey). Os resultados indicam que a rápida expansão da economia fez com que um número crescente de empresas chinesas passasse a dar mais atenção para a importância da cooperação e coordenação entre os parceiros na gestão da cadeia de suprimentos. Embora entrega, qualidade e responsividade apresentem uma tendência de melhora o mesmo não é observado para compartilhamento da informação e esforços conjuntos para redução de custos e inventários. Portanto, muitas empresas ainda precisam estabelecer relacionamentos cooperatives com os seus parceiros. Este estudo pode ser útil tanto para empresas chinesas quanto para empresas estrangeiras, servindo de base para o desenvolvimento de novas estratégias para a gestão de cadeias de suprimentos numa economia global em mudança.

    Abstract in English:

    This paper discusses the performance of supplier/buyer coordination in supply chain systems in China based on data from a survey of that country's business sector. The survey indicates that the rapidly expanding economy has raised the awareness of an increasing number of Chinese firms to the importance of cooperating and coordinating with partners in supply chain management. However, although coordinated delivery, quality and responsiveness show an upward trend, such is not the case in information sharing and in cooperative efforts to reduce inventory and costs. Hence, many companies have yet to form close cooperative relationships with partners. This study may be useful for both Chinese and foreign companies, serving to underpin the development of new strategies for operating supply chains in the changing global economy.
  • Supply chain management analysis model: fundaments and application to NVG cylinder chains

    Aragão, Andréa Barcellos de; Scavarda, Luiz Felipe; Hamacher, Sílvio; Pires, Sílvio Roberto Ignacio

    Abstract in Portuguese:

    Nos últimos anos a Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management - SCM) tem criado oportunidades e desafios para a competição no mundo dos negócios. Por sua vez, a análise das configurações das cadeias é um tema que tem se tornado importante porque permite identificar potenciais oportunidades de melhorias na gestão e na tomada de decisão dos diversos elos das cadeias. Nesse contexto, este artigo apresenta um modelo com o intuito de analisar Cadeias de Suprimento baseado em dimensões-chave. O modelo foi validado através de um estudo de caso conduzido em diferentes Cadeias de Suprimento de um grande fabricante nacional de cilindros de armazenamento de Gás Natural Veicular (GNV).

    Abstract in English:

    In recent years, Supply Chain Management has created opportunities and challenges for competition in the world of business. As a result, chain configuration analysis has become an increasingly important theme which allows one to identify potential opportunities for improved management and decision-making in the various links in supply chains. In this context, this article presents a model which is used here to analyze supply chains based on key dimensions. The model was validated through a case study conducted in different supply chains of a large Brazilian Compressed Natural Gas cylinder manufacturer.
  • Analysis of supply chain management policies through simulation models

    Oliveira, Carlos Machado de; Carvalho, Marcius Fabius Henriques de

    Abstract in Portuguese:

    A comparação de diferentes enfoques para a distribuição da informação e gestão é relevante para o projeto e a operação de Cadeias de Suprimentos. Por ela, ganhos no nível de serviço podem ser identificados, seja por maior troca de informação ou por aumento de estoque, e seus custos, medidos. Este artigo discute os enfoques distribuído e centralizado para a gestão, define um ambiente para Simulação distribuída entre empresas, projetado especificamente para a representação de Cadeias de Suprimentos, que tem como principal vantagem a evolução em tempo discreto da simulação e, por fim, utiliza uma aplicação para demonstrar os recursos do ambiente e avaliar os ganhos obtidos, quando aplicadas diferentes políticas de distribuição da informação e gestão.

    Abstract in English:

    The comparison of different approaches for information sharing and management is relevant in the design and operation of supply chains. This comparison allows one to identify gains in service level and to estimate costs as a result of increased information exchange or increased inventory levels. This article discusses distributed and centralized management approaches and defines a distributed simulation environment designed specifically to represent supply chains, whose main advantage is the discrete time evolution of the simulation. An application is used to demonstrate the environment's resources and to evaluate the gains obtained through different information distribution and management policies.
  • A method to analyze benefits in supply chain benefits: a case study un the brazilian dairy sector

    Scramim, Fernando Cezar Leandro; Batalha, Mário Otávio

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste trabalho é apresentar um método para realizar análises quantitativas de desempenho de configurações operacionais alternativas, em cadeias de suprimentos empresariais. Este método propõe integrar, em um único framework de análise, os conceitos advindos da gestão da cadeia de suprimentos e de sistemas de custeios gerenciais. O trabalho propõe a operacionalização do método por meio da utilização dos conhecimentos advindos da abordagem conhecida como system dynamics (SD). Para tanto, foi realizado um estudo de caso junto a uma Cooperativa de Laticínios do interior do Estado de São Paulo, no qual modelos de simulação foram construídos, baseados na análise prévia dos elementos do sistema. Deste modo, tornou-se possível examinar as relações de causalidade por meio da construção de cenários alternativos e controle sistemático das variáveis pesquisadas. Do exame dos cenários alternativos e do desempenho do sistema frente aos "distúrbios" aos quais as variáveis são submetidas, natureza do processo de simulação, pôde-se ganhar um maior aprendizado sobre o sistema em estudo.

    Abstract in English:

    This paper proposes an analytical method, based on a framework that integrates the concepts of Supply Chain Management and Cost Management Systems, to study and restructure Brazilian agricultural supply chains. Using systemic reasoning and the system dynamics (SD) approach, the proposed method was applied to Brazil's dairy sector to quantitatively analyze the performance of organizational and technical configurations of the sector's economic agents. A network of companies in Brazil's dairy supply chain was defined in terms of an SD model, which indicated that the impact of actions on the agents' production costs can be forecasted before such actions are taken, conferring greater consistency on the study. The network consisted of four representative groups of rural producers and a dairy company. Input data were based on a network operating in the central region of the state of Sao Paulo. The proposed method also proved highly applicable as a management tool in the reformulation of public and/or private policies aimed at enhancing the efficiency of economic and productive systems (agricultural supply chains).
  • An analysis of the characteristics of the governance struture in local production systems and its relations with the global chain

    Garcia, Renato; Motta, Flávia Gutierrez; Amato Neto, João

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho tem o objetivo de analisar, de forma integrada, a problemática da governança global e local em sistemas locais de produção, com o intuito de verificar os condicionantes para a competitividade dos produtores e o desenvolvimento local. Para isso, são investigadas e comparadas duas experiências de sistemas locais de produção no Brasil: a indústria de calçados de Franca (SP) e a de móveis em Bento Gonçalves (RS). As principais evidências apontam que o desenvolvimento de capacitações entre os produtores localizados é condicionado pelas formas de governança, global e local, sobre a cadeia produtiva.

    Abstract in English:

    This paper analyzes industrial clusters, characterizing and integrating the view of global and local governance and identifying the conditioning factors of producer competitiveness and local development. To this end, the paper investigates two Brazilian industrial clusters: the footwear industry in Franca, SP and the furniture industry in Bento Gonçalves, RS. The main findings show that the forms of global governance of the production chain are crucial conditioning factors of the development of capabilities among local producers.
  • Coordination of quality in production chains: struture and method for agri-food chains

    Toledo, José Carlos de; Borrás, Miguel Angel Aires; Scalco, Andréa Rossi; Lima, Luciano Silva

    Abstract in Portuguese:

    As empresas de modo geral vivem uma realidade na qual não podem mais planejar nem agir de maneira isolada, exigindo-se um comportamento coordenado entre as que pertencem a uma mesma cadeia de produção. Nesse contexto, a coordenação em cadeias de produção ganha notoriedade por promover o gerenciamento integrado de empresas que compartilham o objetivo de agregar valor ao produto final da cadeia. São vários os motivos que levam à coordenação em cadeias de produção, destacando-se a melhoria da qualidade do produto, bem como a redução das perdas e dos custos de produção e de transação. Este trabalho aborda a problemática da coordenação da qualidade em cadeias de produção agroalimentares. O objetivo é apresentar um modelo de coordenação da qualidade, para auxiliar tanto o processo de garantia da qualidade do produto como o de melhoria da qualidade em toda a cadeia. A estrutura de coordenação da qualidade considera os elementos: a cadeia de produção e seus segmentos, os requisitos de qualidade e de gestão da qualidade dos clientes e do ambiente institucional, o agente coordenador e o sistema de informações para a coordenação. Esse sistema abrange informações referentes a: requisitos da qualidade do produto e da gestão da qualidade; indicadores de desempenho em qualidade da cadeia; e identificação de problemas, planos de ações e acompanhamento de melhorias. O trabalho também apresenta uma ilustração do modelo junto a uma cadeia genérica de produção do queijo minas frescal, com a finalidade de facilitar a sua compreensão.

    Abstract in English:

    Today's reality prevents companies in general from planning or acting alone, requiring that they engage in coordinated action with others in the same production chain. For this reason, production chain coordination is becoming a widespread practice to promote integrated management of companies that share the goal of adding value to the final product of the chain. There are many reasons for coordinated action in production chains, including improvement of product quality and reduction of losses and of production and transactions costs. This paper discusses the problem of quality in agri-food production chains. A model is proposed for quality coordination to aid in both product quality assurance and improved quality throughout the chain. The model is structured on the following elements: the agri-food production chain and its segments, product quality and quality management requirements of customers and of the institutional environment, the coordinating agent and the coordination information system. This system comprises information on product quality and quality management requirements, production chain quality performance indicators, the identification of problems, action plans and monitoring of improvements.
  • An analysis of the reconfiguration of Brazi's tire production chain applying the transaction cost economics approach

    Cabral, Sandro

    Abstract in Portuguese:

    Utilizando um estudo de caso como recurso metodológico, este trabalho discute o processo de reconfiguração da cadeia de produção de pneus no Brasil, a partir da pioneira terceirização/desintegração vertical de um processo industrial de elevada criticidade, envolvendo a relação contratual estabelecida por duas grandes corporações multinacionais atuantes na cadeia. São realizadas análises sobre o processo de adaptação contratual e as razões que contribuíram para o retardamento das decisões de reestruturação da cadeia no Brasil, visto que situação similar já ocorria na Europa desde meados da década de 80. A Economia dos Custos de Transação (ECT) é utilizada como arcabouço teórico principal nas discussões do presente trabalho, principalmente, em função de sua capacidade analítica sobre os limites de atuação de uma firma ou de uma rede organizacional. As principais conclusões apontam para a importância de fornecedores locais especializados e, por conseqüência, de ações estratégicas à sua atração, como fatores críticos à viabilização da reconfiguração da cadeia via terceirização de processos industriais, sobretudo quando ativos específicos estão envolvidos. O ambiente institucional, formal e informal, mostra-se igualmente relevante, tanto para o processo de execução contratual em si quanto para a tomada de decisões necessárias à definição das novas fronteiras organizacionais.

    Abstract in English:

    This paper discusses the reconfiguration of Brazil's tire production chain resulting from the pioneer outsourcing and vertical disintegration of the tire cord treatment units, also known as dipping units. A case study of the contractual relationship between two large multinational corporations is used as a methodological strategy. Analyses are made of the process of contractual adaptation and of the factors that may have contributed to delay the decision to restructure the tire production chain in Brazil. The Transaction Cost Economics approach was chosen as the theoretical framework, mainly due to its analytical capacity regarding the limits of action of firms or organizational networks. The empirical findings indicate the importance of specialized local suppliers as a critical factor in the restructuring of the supply chain through outsourcing strategies. The institutional environment, both formal and informal, is as relevant to the contractual process as it is to the decision-making involved in the definition of new organizational boundaries.
  • A study of the competitiveness of different fresh produce distribution channels

    Lourenzani, Ana Elisa Bressan Smith; Silva, Andrea Lago da

    Abstract in Portuguese:

    As cadeias de suprimentos de hortaliças enfrentam, nos dias atuais, o desafio de alinhar a demanda e a oferta de produtos de maneira eficiente. Do lado da demanda, clientes exigentes, interessados em produtos com qualidade e sempre disponíveis nos pontos de venda. Do lado da oferta, a dificuldade em garantir o produto certo, na hora certa e no local adequado. Percebendo a dificuldade em ligar demanda e oferta, por problemas relacionados, principalmente, à logística e à qualidade, as grandes redes de auto-serviço têm abandonado o sistema tradicional de suprimento de produtos hortícolas, por meio das Centrais Estaduais de Abastecimento Sociedade Anônima (CEASA), e criado centrais próprias de compras onde a aquisição dos produtos é feita diretamente de produtores rurais e atacadistas especializados. No entanto, este novo canal deve ser examinado com cuidado já que, sob certas circunstâncias, pode representar ameaças e oportunidades para o produtor rural. Assim, propõe-se uma análise da competitividade dos principais canais de distribuição de hortaliças, em especial, do tomate in natura, sob a ótica da gestão da cadeia de suprimentos. De forma a alcançar esse objetivo, foi utilizado um método que consiste em estabelecer direcionadores de competitividade para todos os elos da cadeia. Conhecendo as vantagens e limitações de cada canal de distribuição, é possível estudar formas de torná-los mais eficientes. Os resultados, obtidos por meio de pesquisa de campo com os agentes dos canais, demonstram que as cadeias de suprimentos, que optam pela distribuição por meio das centrais de compras de grandes redes de auto-serviço, apresentam melhor desempenho competitivo do que a distribuição por meio das CEASAs. No entanto, o desempenho superior não se mostra sustentável à medida que o diferencial de poder entre os varejistas e os produtores rurais aumenta a rivalidade vertical e permite comportamentos conflitantes e oportunistas.

    Abstract in English:

    Many retailers have stopped using traditional fresh produce supply channels through government entrepôts because of problems mostly involving poor logistics and quality. To meet retail demand, new supply structures have been developed whereby products are purchased from growers or specialized wholesalers. This supply channel should be closely examined since, under certain circumstances, it may offer both threats and opportunities for producers. We therefore analyzed the efficiency of the main fresh vegetable distribution channels and found that ways to render supply channels more efficient can be identified by pinpointing the channels' advantages and barriers. The findings obtained from a field research indicated that distribution through retail supply structures is more efficient than through government entrepôts However, although retail supply structures show a better performance, this performance does not seem sustainable because the difference in power between retailers and producers leads to conflicting and opportunistic practices.
  • Auditing and information systems in agribusiness input channels: a proposed research tool

    Teixeira, Lucas; Neves, Marcos Fava; Scare, Roberto Fava

    Abstract in Portuguese:

    O crescimento apresentado nos últimos anos pela agroindústria traz consigo maior demanda por insumos, pela exigência de produtores cada vez mais profissionalizados. Assim, o entendimento dos canais de distribuição do setor, em um ambiente de crescente competitividade, exige que as empresas busquem instrumentos de avaliação periódica nestes estabelecimentos, principalmente no varejo, por ser o ponto de contato entre fabricantes e consumidores. O presente artigo aborda o tema auditoria de varejo, tendo em vista identificar sua aplicabilidade neste tipo de canal de insumos agropecuários. Desta forma, o objetivo principal do trabalho é desenvolver um questionário que viabilize o uso desta ferramenta de monitoramento, no setor em questão. Para atingi-lo, foram realizadas pesquisas exploratórias em duas etapas sucessivas, sendo a primeira composta de revisão bibliográfica e a segunda de um estudo de campo. A aplicação do questionário em revendas de ração permitiu levantar os fatores de avaliação relevantes, além de sugestões e dificuldades de implantação do processo. Por ser um assunto ainda pouco explorado no setor de insumos, o trabalho caracteriza-se como uma aplicação inicial da auditoria de varejo nesta área, visando, com isso, maximizar as informações recebidas pelos gerentes de marketing na cadeia de suprimentos do agronegócio.

    Abstract in English:

    The evolution of Brazil's agroindustry in recent years has led to a growing demand for input resources in response to the producers' increasingly professionalized profile. Therefore, a better understanding of this sector's distribution channels, which operate in an increasingly competitive environment, requires companies to seek tools for periodic evaluation, especially in the retail segment, the meeting point of manufacturers and consumers. This article discusses retail auditing, identifying its applicability to the agribusiness marketing channel. The main goal of this study was to draw up a questionnaire for use as a tool to monitor the retail sector. A two-phase exploratory survey was carried out, the first consisting of a literature review and the second a field study. The application of the questionnaire at animal feed retail stores enabled us to detect relevant evaluation factors, receive suggestions and identify difficulties involved in the implementation of this process. Since little research has been done in this specific sector, this study can be regarded as the initial application of retail store auditing in this field, aimed at maximizing information provided by marketing managers in the agribusiness supply chain.
  • Changes in automotive industry forecasting: initiatives for structuring the processes of decision-making and information processing

    Roldan, Frederico; Miyake, Dario Ikuo

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo visa identificar que aspectos da literatura corrente sobre o processo de tomada de decisões, aliados à ferramenta de Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV) - derivada da abordagem de manufatura enxuta -, podem ser aplicados ao processo de mudanças de forecast de produção na indústria automobilística. Proposições teóricas e suas implicações metodológicas são discutidas do ponto de vista prático, em um caso real no mercado brasileiro. São feitas recomendações visando melhorar este processo, trazendo maior clareza, objetividade e racionalidade, além de promover o fortalecimento da competitividade desta indústria e de sua cadeia de suprimentos. Desta forma, a idéia de combinar a aplicação da ferramenta de MFV, adaptada para processos administrativos, com sugestões baseadas em teorias descritivas e normativas da engenharia de tomada de decisão, se mostra promissora, podendo contribuir para melhorar a qualidade e eficiência no processo estudado.

    Abstract in English:

    This paper identifies the aspects of the current literature on the decision-making process and Value Stream Mapping (VSM) - a tool derived from the lean thinking approach - that can be applied to improve the process of production forecast changes in the automotive industry. The theoretical propositions and their methodological implications are discussed from the practical viewpoint, focusing on the real case of an auto manufacturer in the Brazilian market. Recommendations are made to improve this process and make it clear, objective and rational, as well as to strengthen the competitiveness of this industry and its supply chain. The idea of combining the application of VSM adapted to administrative environments and processes with suggestions based on normative and descriptive theories about decision-making engineering seems promising and may contribute to improve the quality and efficiency of this process.
  • Development of a logistic tool to optimized the milk supply of an agricutural cooperative

    Martins, Ricardo Silveira; Lobo, Débora Silva; Rocha Júnior, Weimar Freire da; Oliveira, Homero Fernandes de; Martins, Paulo do Carmo; Yamaguchi, Luiz Carlos Takao

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo geral deste artigo é apresentar o desenvolvimento e implementação da racionalização da gestão da logística de captação de leite na Cooperativa Agropecuária Castrolanda (PR). Tal preocupação tem referências na reestruturação experimentada pelo setor e no processo de granelização da coleta, que viabilizou a implementação de nova logística. O modelo utilizou a heurística das economias de Clark e Wright (CW), minimizando a distância total percorrida, como uma proxy dos custos de transporte, sujeita às restrição de produção nas propriedades, capacidade dos tanques, tipo de caminhão acessível nas estradas principais, secundárias e nas vias de acesso. As principais conclusões que podem ser extraídas deste trabalho referem-se às vantagens oferecidas pelo modelo desenvolvido em relação às sistemáticas empíricas e aos modelos comerciais importados, que foram originalmente desenvolvidos para solucionar problemas de otimização aplicáveis aos meios urbanos.

    Abstract in English:

    This paper discusses the development and implementation of a model for optimizing the milk supply logistics of Cooperativa Agropecuaria Castrolanda, located in the state of Paraná, Brazil. The new logistics are being implemented in response to the restructuring of Brazil's dairy sector and the adoption of bulk milk collection and transportation. The model uses Clark and Wright's economy heuristic, which minimizes the total distance traveled, to represent transportation costs, subject to the constraints of each farm's production volume, tank capacity, and type of truck that can travel on main, secondary and farm roads. The main conclusions to be drawn from this study are the advantages the model offers over current empirical systems and imported commercial models which were originally developed to solve optimization problems in urban environments.
  • Evaluation of the logistic performance of Brazil's soft drink supply chain

    Conceição, Samuel Vieira; Quintão, Ronan Torres

    Abstract in Portuguese:

    Esse artigo tem como objetivo avaliar o desempenho logístico de quatro elos da cadeia brasileira de suprimentos de refrigerantes (fornecedores de embalagem para refrigerantes, indústria de refrigerantes, atacado e supermercado), adotando como metodologia o survey eletrônico. As repostas foram analisadas utilizando-se os testes estatísticos Mann-Whitney e Kruskal-Wallis, além de uma análise descritiva dos dados e da realização dos testes de hipótese. As empresas avaliaram o desempenho logístico da cadeia, por meio de indicadores da logística interna e externa, e identificaram a percentagem de uso desses indicadores. A taxa média de respostas foi de 40%. A pesquisa mostrou que os elos da cadeia de refrigerantes utilizam mais os indicadores de desempenho, que avaliam a logística interna, do que os que avaliam a logística externa.

    Abstract in English:

    An evaluation was made of the logistics performance of four links in Brazil's soft drink supply chain (soft drink packaging suppliers, soft drink industry, wholesalers and supermarkets), based on an electronic survey of 54 companies, from which a 40% response rate was obtained. The answers were analyzed based on the supply chain management theory, using the Mann-Whitney and Kruskal-Wallis statistical tests and a descriptive analysis of the data. The surveyed companies evaluated the logistic performance of the chain based on indicators selected from a literature review, and identified the percentage of use of these indicators. It was found that the links in the soft drink chain preferentially use internal logistics performance indicators more than external logistics indicators.
  • Impact of industrial companies' sophisticated logistics on outsourcing

    Wanke, Peter

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo desta pesquisa é avaliar o impacto das diferentes dimensões de sofisticação da organização logística das empresas brasileiras do setor industrial, nas motivações para a terceirização de atividades logísticas. Para isto, foram definidas e operacionalizadas, com base em revisão de literatura, variáveis relacionadas à sofisticação da organização logística e aos principais motivos relacionados à decisão de terceirização. Foram enviados questionários para 218 empresas do setor industrial, listadas no Ranking da Revista Exame. A partir dos 93 questionários recebidos, foi possível identificar dois grupos distintos de empresas e suas diferentes motivações para a terceirização: (1) empresas com maiores níveis de formalização organizacional e baixos níveis de adoção de tecnologias de informação; e (2) empresas com menores níveis de formalização organizacional e adoção intensiva de tecnologias de informação. Os resultados são discutidos sob o prisma de oportunidades para um posicionamento mais adequado dos prestadores de serviço logístico, na oferta de seus serviços a estes dois grupos de empresas.

    Abstract in English:

    An evaluation was made to identify how the different degrees of sophistication in the logistical organization of Brazilian industrial companies affect their decision to outsource logistic services. To this end, based on a review of the literature, variables relating to the sophistication of logistic organization and the main reasons for deciding to outsource were defined. 218 questionnaires were mailed to industrial companies listed in Exame magazine. The 93 companies that filled out the questionnaire were divided into two groups based on their reasons for outsourcing logistic services: (1) companies with high levels of formal organization and low levels of IT use, and (2) companies with low levels of formal organization but high levels of IT use. The findings are discussed from the standpoint of opportunities available to outsourced service providers to enhance the logistical services they offer to these two groups of companies.
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