Acessibilidade / Reportar erro
Gestão & Produção, Volume: 13, Número: 1, Publicado: 2006
  • Carta da editora

  • Um estudo sobre os impactos no varejo das principais decisões estratégicas de produção e distribuição da indústria

    Wanke, Peter; Arkader, Rebecca; Lopes, Pedro Henrique; Rodrigues, Alexandre M.

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa tem por objetivo avaliar o impacto das principais decisões estratégicas de produção e distribuição da indústria sobre o desempenho no varejo. Mais especificamente, foram quantificados os efeitos principais e secundários das decisões entre empurrar/puxar e centralizar/descentralizar os estoques sobre indicadores de nível de serviço, estoque médio, quantidade de envios e faltas no varejo. Para isto, a operação de uma cadeia composta por indústria, centro de distribuição e varejo foi simulada em ARENA. Os resultados foram analisados por meio de MANCOVA, confirmando experimentalmente as aparentes contradições entre o posicionamento estratégico em operações na indústria e o desempenho no varejo: um melhor desempenho no varejo depende de operações "não-enxutas" na indústria.

    Resumo em Inglês:

    The main purpose of this research was to evaluate the impact of major strategic production and distribution decisions on retail performance by quantifying the primary and secondary effects produced by push/pull and decentralization/centralization decisions on indicators of retail service level, average inventory, frequency of shipments and stockouts. To this end, ARENA simulations were made of the operation of a manufacturer, distribution center and retail chain. The results of these simulations were subjected to a multiple analysis of covariance (MANCOVA), which revealed apparent contradictions between strategic positions in industrial operations and retail performance, i.e., a higher retail performance depends on non-lean industrial operations.
  • Organização do trabalho no processo de desenvolvimento de produtos: a aplicação da engenharia simultânea em duas montadoras de veículos

    Zancul, Eduardo de Senzi; Marx, Roberto; Metzker, André

    Resumo em Português:

    Para reduzir o tempo necessário para lançar novos produtos no mercado, as empresas adotam uma nova abordagem de desenvolvimento de produtos baseada, principalmente, na engenharia simultânea e em times multifuncionais. Teoricamente, essa nova abordagem resulta em alterações importantes na organização do trabalho, que passa a ser executado em times envolvendo pessoas de várias áreas funcionais, atuando em conjunto do início ao fim dos projetos. No entanto, poucos estudos analisam a abrangência das mudanças que ocorrem na prática nas empresas. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é analisar a forma como o trabalho de desenvolvimento de produtos é organizado nas empresas e discutir as diferenças entre a prática e os pressupostos teóricos. Para isso são realizados dois estudos de caso em montadoras de veículos comerciais. A pesquisa demonstra que a adoção de times e de um processo com atividades em paralelo não garantem a integração efetiva entre as áreas funcionais. Além disso, a pesquisa indica que parte relevante das atividades de projeto de novos produtos ainda é realizada individualmente, apesar das vantagens potenciais de se optar por uma organização mais flexível, autônoma e baseada em trabalho em grupos.

    Resumo em Inglês:

    To overcome the limitations of the traditional product development process and reduce product development lead times, companies are adopting a new product development approach based on concurrent engineering and multifunctional teams. In theory, this new approach significantly changes the way product development work is organized, and involves teams from various functional areas who work in concert from the inception to the conclusion of the project. However, few studies have analyzed the scope of the changes this new product development approach has wrought in company practices. In this context, this paper describes how product development work is organized in companies and discusses the differences between actual practices and theory. To this end, two case studies were carried out at automakers, which revealed that multifunction teams and concurrent activities do not ensure the effective integration of functional areas. This survey also indicated that a relevant portion of new product development activities are still performed individually, notwithstanding the potential advantages of a more flexible and autonomous team work-based organization.
  • Aprendizagem corporativa e acumulação tecnológica: a trajetória de uma empresa de transmissão de energia elétrica no Norte do Brasil

    Rosal, Anna Carolina Lemos; Figueiredo, Paulo Negreiros

    Resumo em Português:

    Este artigo examina, pela perspectiva intra-empresarial, as implicações dos processos subjacentes de aprendizagem para a trajetória de acumulação de capacidades tecnológicas. Esse relacionamento é examinado, à base de um estudo de caso individual, em uma empresa de transmissão de energia elétrica no Norte do Brasil de 1990 a 2004. A métrica para exame da acumulação tecnológica distingue entre capacidades rotineiras (para operar ou usar tecnologias e/ou sistemas de produção existentes) e capacidades inovadoras (para inovar tecnologias e/ou sistemas de produção). Tais capacidades são examinadas para três funções tecnológicas: i) engenharia, projetos e equipamentos; ii) operação e manutenção; e iii) processos operacionais. A métrica para aprendizagem tecnológica identifica quatro processos examinados à luz de características-chave. O estudo baseia-se em evidências empíricas de primeira mão coletadas a partir de extensivo trabalho de campo. A qualidade da gestão dos vários processos de aprendizagem contribuiu para a maneira e velocidade de construção de tais capacidades na empresa estudada, principalmente a partir do início dos anos 1990. Muito embora haja no Brasil uma ampla retórica, em níveis macro-econômico e macro-político, sobre a importância da inovação tecnológica para o crescimento e desenvolvimento industrial e econômico, há ainda uma escassez de conhecimento sobre o real processo de inovação em nível de empresas. Estudos como este, portanto, podem contribuir para iluminar e apoiar decisões de estratégias empresariais e governamentais para acelerar o desenvolvimento industrial em setores-chave da economia brasileira.

    Resumo em Inglês:

    Based on an intra-company standpoint, this article examines the implications of underlying learning processes in the accumulation of technological capability in an electrical energy transmission company in Northern Brazil from 1990 to 2004. The framework for examining the accumulation of technological capability distinguishes between routine (the use or operation of existing technologies and production systems) and innovative capabilities (the innovation of technologies and/or production systems). These capabilities are examined for three technological functions: i) engineering, design and equipment; ii) operation and maintenance; and iii) operational processes. The framework for technological learning identifies four processes examined in the light of four key characteristics: variety, intensity, functioning and interaction. The study is based on first-hand empirical evidence compiled from extensive field work. The quality of the management of the various learning processes within the company of this case study has contributed to the accumulation of different types of technological capabilities, especially from the early 1990s on. Although the discourse in Brazil on the macro-economic and macro-political levels espouses the importance of technological innovation for industrial growth and development, knowledge about the real process of innovation at a business level is still inadequate. Studies such as this one may therefore contribute to aid and support business and government strategies aimed at accelerating development in key industrial sectors of Brazil's economy.
  • Concentração industrial, fusões e turnover no setor supermercadista brasileiro

    Concha-Amin, Mônica; Aguiar, Danilo Rolim Dias de

    Resumo em Português:

    Este trabalho analisa a evolução da estrutura do setor supermercadista no Brasil, entre 1991 e 2002. Constatou-se que houve crescimento da concentração, impulsionado pela entrada de redes supermercadistas estrangeiras e por expressivo processo de fusões e aquisições, nos últimos anos da década de 1990. Em relação ao turnover, notou-se que este foi elevado, mas concentrou-se no grupo das empresas que não eram as maiores. Embora haja efeitos contraditórios, a mudança estrutural pode levar ao abuso de poder de mercado por parte dos supermercados, o que deve preocupar os órgãos de defesa da concorrência.

    Resumo em Inglês:

    This paper reports on an analysis of the structure of the supermarket sector in Brazil from 1991 to 2002. This analysis revealed a growth in market concentration driven by the entry of foreign retail companies and by a considerable increase in mergers and acquisitions in the late 1990s. The turnover was high, but did not, in general, involve the largest groups. Although there have been contradictory effects, the structural changes in Brazil's retail sector may lead to the abuse of market power on the part of the largest retailers, a possibility that should concern the antitrust authorities.
  • Análise bayesiana da confiabilidade de produtos em desenvolvimento

    Droguett, Enrique López; Mosleh, Ali

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta um método para a avaliação da confiabilidade de produtos em desenvolvimento. O método proposto permite a utilização de diversas fontes de informação comumente encontradas nas etapas de desenvolvimento de um produto tais como dados de campo ou dados de garantia (na forma de taxas de falha), dados de teste e evidência subjetiva (opiniões de especialistas com relação ao impacto de modificações de projeto na confiabilidade do produto). Este método também possibilita a incorporação de evidência referente a revisões prévias do mesmo produto ou da mesma informação sobre produtos que são apenas semelhantes ao produto em desenvolvimento. O método proposto é ilustrado pela análise de confiabilidade de tubos de raios X de alta potência, em que se verifica que a avaliação da confiabilidade de um novo projeto antes da execução de testes com unidades, incorporando as modificações de projeto sugeridas, fornece ao fabricante uma relevante fonte de informações para tomadas de decisão referentes à efetiva implementação das modificações de projeto.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a method to assess the reliability of products under development. The proposed methodology allows for the use of various sources of information commonly found in the development stages of a product, such as field or warranty data (failure rates), test data and subjective evidence (engineers/operators' opinions about the impact of design changes on the product's reliability). The method also allows for the incorporation of evidence of previous revisions of the same product or even information about products that are only similar to the one under investigation. The proposed methodology is illustrated through an example of the reliability assessment of high power X-ray tubes, which confirms that the reliability assessment of a new design before the actual testing of units containing the proposed design modifications offers the manufacturer a relevant source of information upon which to base decisions about the effective implementation of the design modifications.
  • El efecto del tipo de producto fabricado y del tamaño de la empresa en los resultados productivos de las empresas de pavimentos y revestimientos cerámicos de la Comunidad Valenciana

    Marín-Garcia, Juan Antonio; Martín, Tomás Bonavía

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo, describimos los datos recogidos en las entrevistas realizadas a 101 directores de producción y en las visitas posteriores a sus plantas. En él, presentamos la importancia que tiene el tipo de producto fabricado y el número de trabajadores en plantilla, para explicar las diferencias que existen en los resultados productivos de las empresas. Algunos indicadores como el plazo de fabricación, la cantidad de inventario de producto terminado o la productividad por operario, son sensiblemente diferentes en las distintas agrupaciones de empresas. Sin embargo, la satisfacción percibida por el mando de producción apenas varía al agrupar las empresas por producto fabricado.

    Resumo em Inglês:

    This article presents an analysis of data compiled from interviews with 101 production managers and from subsequent plant visits, revealing the relevance of the type of products companies manufacture and the number of employees they have in explaining the differences in their productive results. Some indicators, such as manufacturing lead times, finished product inventories and productivity per worker, differ significantly from one company to another. As a result, the parameter of production manager satisfaction varies only very slightly when grouping companies in terms of product manufactured.
  • Fatores críticos na implementação do Balanced Scorecard

    Prieto, Vanderli Correia; Pereira, Fábio Luis Alves; Carvalho, Marly Monteiro de; Laurindo, Fernando José Barbin

    Resumo em Português:

    Existem diversas abordagens na literatura enfatizando a importância de promover o alinhamento estratégico e o seu desempenho operacional por meio do sistema de métricas. Um dos modelos mais difundidos é o balanced scorecard (BSC). A proposta deste artigo é discutir os fatores críticos de sucesso na implementação do BSC, bem como o processo de mudança e as técnicas envolvidas nos bastidores da implementação, tendo como objeto central o confronto entre a perspectiva da empresa de consultoria que implementa o BSC e da empresa que adota o método. A abordagem metodológica utilizada foi a de estudo de múltiplos casos. A pesquisa foi organizada baseada em um estudo de casos múltiplos criado sobre uma estrutura teórica (framework) extraído da literatura especializada e submetido a empresas de consultoria focadas neste tipo de implementação para identificar e listar estes aspectos críticos nas empresas brasileiras. Em uma segunda etapa da pesquisa, um estudo de caso foi realizado com o objetivo de analisar os mesmos aspectos sob o ponto de vista das empresas que adotam a metodologia, as empresas clientes.

    Resumo em Inglês:

    A growing body of studies focuses on the relevance of aligning business strategies and its operational performance. Several reports in the literature emphasize the importance of linking effectiveness to the goals, objectives and requirements of organizations to allow for the ongoing management of operational performance. Today, one of the most popular methods for supporting an effective performance measurement system is the Balanced Scorecard (BSC), which has been widely and increasingly used in many different kinds of businesses and organizations. This paper discusses the critical factors determining the successful implementation of the BSC, based on a comparative analysis of a BSC consulting firm and a client company implementing the BSC. The methodological approach adopted here was a multiple case study.
  • Modelo hipercubo integrado a um algoritmo genético para análise de sistemas médicos emergenciais em rodovias

    Iannoni, Ana Paula; Morabito, Reinaldo

    Resumo em Português:

    O modelo hipercubo, conhecido na literatura de problemas de localização de sistemas servidor para cliente, é um modelo baseado em teoria de filas espacialmente distribuídas e aproximações Markovianas. O modelo pode ser modificado para analisar os sistemas de atendimentos emergenciais (SAEs) em rodovias, considerando as particularidades da política de despacho destes sistemas. Neste estudo, combinou-se o modelo hipercubo com um algoritmo genético para otimizar a configuração e operação de SAEs em rodovias. A abordagem é efetiva para apoiar decisões relacionadas ao planejamento e operação destes sistemas, por exemplo, em determinar o tamanho ideal para as áreas de cobertura de cada ambulância, de forma a minimizar o tempo médio de resposta aos usuários e o desbalanceamento das cargas de trabalho das ambulâncias. Os resultados computacionais desta abordagem foram analisados utilizando dados reais do sistema Anjos do Asfalto (rodovia Presidente Dutra).

    Resumo em Inglês:

    The hypercube model, well-known in the literature on problems of server-to-customer localization systems, is based on the spatially distributed queuing theory and Markovian analysis approximations. The model can be modified to analyze Emergency Medical Systems (EMSs) on highways, considering the particularities of these systems' dispatching policies. In this study, we combine the hypercube model with a genetic algorithm to optimize the configuration and operation of EMSs on highways. This approach is effective to support planning and operation decisions, such as determining the ideal size of the area each ambulance should cover to minimize not only the average time of response to the user but also ambulance workload imbalances, as well as generating a Pareto efficient boundary between these measures. The computational results of this approach were analyzed using real data Anjos do Asfalto EMS (which covers the Presidente Dutra highway).
  • Abordagem sistêmica para integração entre sistemas de informação e sua importância à gestão da operação: análise do caso GVT

    De Sordi, José Osvaldo; Medeiros Júnior, Gildo

    Resumo em Português:

    Este artigo descreve e analisa o caso de uma empresa brasileira de telecomunicações, a GVT, na aplicação de recursos de tecnologia da informação no suporte à integração de seus processos de negócio, em especial, aqueles relacionados à sua operação. O caso contempla as fases de planejamento, desenvolvimento e operação de uma solução para integração entre sistemas de informação (SI), por meio de uma camada integradora, habilitada por um sistema de gerenciamento de mensagens de dados. A solução em questão, além de integrar SIs, coordena o encaminhamento e seqüenciamento automático das mensagens, a fim de atender às necessidades operacionais dos processos de negócio. Neste contexto mais amplo, esta solução denomina-se Business Process Integration (BPI). O artigo agrega valor no sentido de descrever e analisar uma das poucas experiências significativas ocorridas no Brasil sobre implementação de solução BPI. Por significativa entendemos: um caso corporativo, ou seja, realiza a integração de diversos SIs complexos e críticos à operação do negócio e, por já terem decorrido dois anos de sua implementação, permite um distanciamento de tempo suficiente para análises mais consistentes.

    Resumo em Inglês:

    This article describes and analyzes the case of a Brazilian telecommunications company, GTV, in the application of information technology resources to support the integration of its business processes, particularly those related to its operation. The case study involves the planning, developmental and operational phases of a solution for integrating information systems (IS) environments by means of an integration layer that incorporates a data message management system. The solution in question integrates ISs and coordinates the automatic sequencing and sending of messages, thereby meeting the operational requirements of the business processes. In this broader context, this solution is called Business Process Integration (BPI). This paper adds value by describing and analyzing one of the few significant Brazilian experiences in BPI implementation. By significant we mean a real corporate case, i.e., one that has integrated a variety of complex and critical ISs into the business, and whose implementation occurred two years ago, allowing sufficient time for more consistent analyses.
  • Avaliação qualitativa paraconsistente do processo de implantação de um Sistema de Gestão Ambiental

    Bispo, Carlos Alberto Ferreira; Cazarini, Edson Walmir

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é apresentar a proposta de um novo processo de avaliação qualitativa de implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) elaborado com base na norma ISO 14001: 2004 e com a intenção de sua futura certificação por essa norma. A avaliação proposta aplica os recursos da Lógica Paraconsistente Anotada de Dois Valores (LPA2V). Apresenta-se como é feita essa avaliação, porque ela é diferente das demais avaliações qualitativas e porque é importante para a área de Gestão Ambiental. Faz-se uma comparação entre os resultados obtidos simuladamente com uma avaliação qualitativa tradicional e utilizando a avaliação qualitativa paraconsistente. Apresentam-se as ferramentas apropriadas para auxiliar a visualização do cenário que envolve análises paraconsistentes, ou seja, o Algoritmo Para-Analisador e o Quadrado Unitário do Plano Cartesiano.

    Resumo em Inglês:

    A proposal is presented for a new process of qualitative evaluation of the implementation of an Environmental Management System (EMS) based on the ISO 14001: 2004 standard, with a view to its future ISO certification. The proposed evaluation applies the resources of Two-Value Annotated Paraconsistent Logic (2VAPL). This article describes how this evaluation is carried out, since it differs from other qualitative evaluations, and explains its importance for the area of Environmental Management. A comparison made between the results from a simulation of a traditional qualitative evaluation and those obtained from a paraconsistent qualitative evaluation. Also discussed are the tools employed to illustrate the scenario involving paraconsistent analyses, i.e., the Para-Analyzer Algorithm and the Unitary Picture of the Cartesian Plane.
  • FControl®: sistema inteligente inovador para detecção de fraudes em operações de comércio eletrônico

    Coelho, Leandro dos Santos; Raittz, Roberto Tadeu; Trezub, Maurício

    Resumo em Português:

    A prevenção de fraude em cartão de crédito é uma importante aplicação comercial para aplicação de abordagens de métodos de previsão e inteligência computacional. A inteligência computacional é uma associação de metodologias bio-inspiradas que incluem, como principais membros, as redes neurais, sistemas nebulosos, computação evolutiva, inteligência coletiva e computação probabilística. Recentemente, a aplicação de técnicas da inteligência computacional no suporte de tarefas de serviço, tais como detecção e identificação de anomalia, classificação de padrão, diagnóstico, prognóstico, estimação e controle, tem emergido nos ambientes industrial e comercial. Este artigo apresenta um sistema computacional eficiente baseado em metodologias da inteligência computacional para detecção de fraude em operações reais de dados de cartão de crédito em transações de comércio eletrônico. O novo método proposto é denominado FControl® de detecção de fraude e classificação integra conceitos de sistemas inteligentes híbridos baseado em abordagens de redes neurais, sistemas nebulosos e computação evolutiva. O método proposto gera soluções de qualidade em termos de eficiência e sucesso de previsão. O programa computacional do FControl® está atualmente instalado em um Intel Pentium IV 2.4 MHz (bi-processador e RAM de 4 Gbytes) na companhia Ciashop E-Commerce e está correntemente em uso para detecção de fraude para 250 companhias com serviços de comércio eletrônico.

    Resumo em Inglês:

    The prevention of credit card fraud is an important commercial application for prediction methods and computational intelligence of pattern recognition approaches. Computational intelligence is an association of bio-inspired computational methodologies which are founded principally on neural networks, fuzzy systems, evolutionary computation, swarm intelligence, and probabilistic computation. The application of computational intelligence techniques in the support of service tasks such as anomaly detection and identification, pattern classification, diagnostics, prognostics, estimation and control has recently emerged in industrial and commercial environments. This paper presents an efficient system based on computational intelligence methodologies for the detection of fraud in the operation of real credit card data in E-commerce transactions. This new proposed method, called FControl® for fraud detection and classification, integrates concepts of hybrid intelligent systems based on neural networks, fuzzy systems and evolutionary computation approaches. The proposed method generates quality solutions in terms of prediction efficiency and success. The computational program of the FControl® system has been installed on an Intel Pentium IV 2.4 MHz (bi-processor and 4 Gbytes RAM) at the company Ciashop E-Commerce and is currently in use for fraud detection by 250 companies that offer E-commerce services.
  • Atitudes de alunos e professores com relação a cursos de mestrado em engenharia de produção a distância

    Steil, Andrea Valéria; Barcia, Ricardo Miranda

    Resumo em Português:

    Este artigo resulta de uma pesquisa que se propôs a analisar dados de um relatório realizado em uma instituição de ensino superior brasileira, que teve como foco a avaliação do processo de desenvolvimento de cursos de mestrado em Engenharia de Produção na modalidade de educação a distância (EAD). A experiência deste mestrado a distância é única no Brasil e seu modelo pedagógico recebeu um prêmio de qualidade pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). O artigo focaliza três aspectos avaliados no relatório acerca das atitudes dos professores e dos alunos em relação à modalidade educacional a distância: A) as atitudes de professores e de alunos em relação à interação proporcionada; B) as atitudes dos alunos em relação ao papel do professor; e C) as expectativas dos alunos pelo curso. A abordagem teórica utilizada foi a teoria das atitudes, o conceito de esquemas representativos e os construtos referentes às atitudes diante de diferentes aspectos da educação a distância. Trata-se de um estudo exploratório e de natureza quantitativa. A partir destes dados, discute-se a influência destas atitudes no tempo de conclusão de curso do aluno. Os sujeitos da pesquisa são 471 alunos e 30 professores. Os dados foram coletados por meio de questionário. Os resultados indicam que as atitudes de alunos e de professores foram predominantemente positivas em relação aos aspectos investigados. Identificou-se que na modalidade educacional em questão o tempo de titulação dos alunos ficou muito próximo ao ideal sugerido pela CAPES/MEC. Sugere-se que tal resultado possa estar relacionado com as atitudes positivas dos alunos com relação aos seus cursos e ao modelo pedagógico e à estrutura de apoio oferecidos ao aluno pelo curso. Diferentemente dos resultados de algumas pesquisas referentes ao papel das atitudes diante da educação a distância, os resultados deste estudo também sugerem que atitudes positivas (ou negativas) diante da educação a distância estão relacionadas tanto com o modelo pedagógico adotado quanto com a tecnologia utilizada. Os resultados deste estudo abrem espaço para a investigação mais detalhada a respeito do papel das atitudes dos alunos em cursos de mestrado a distância em Engenharia de Produção.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyses the reported results of an evaluation of the development process of master's level post-graduate distance education courses in Production Engineering. This initiative, the only one of its kind in Brazil, won a Quality Award from the Brazilian Distance Learning Association (ABED). This analysis involved three aspects evaluated in the report with respect to teachers' and students' attitudes toward distance learning: (A) teachers' and students' attitudes toward the quality of interaction; (B) students' attitudes toward the teacher's role; and (C) students' expectations regarding the course. The theoretical approach was the theory of attitudes, the concept of representative schemata, and the constructs relating to attitudes about different aspects of distance learning. This is an exploratory, quantitative study which analyzes the attitudes of teachers and students involved in a master's course in Production Engineering in a distance learning setting. We discuss how the students' attitudes influence the time they take to complete the course. The subjects of this survey are 471 students and 30 teachers. The data was collected from a questionnaire. Our findings suggest that the students' and teachers' attitudes regarding the aspects investigated were predominantly positive. Time to completion was about two years, which is less than the time consumed for a similar, traditional master's program offered by the same institution. Unlike the findings of some surveys on the role of attitudes toward distance learning, the results of our study suggest that positive (or negative) attitudes toward distance learning involve both the pedagogical model and the technology employed. These findings beg a more detailed investigation about the role of students' attitudes in master's programs in Production Engineering.
  • Arquitetura da informação e mensuração do desempenho: um estudo na indústria de artefatos e utensílios de plásticos no Estado de São Paulo

    Popadiuk, Silvio; Pereira, Luis Fernando Pacheco; Franklin, Marcos Antonio; Gardesani, Roberto; Miyabara, Walter

    Resumo em Português:

    Esse estudo foi desenvolvido com o objetivo de verificar se o desempenho de empresas implica diferentes configurações da arquitetura da informação, mensurada mediante um conjunto de 16 atributos, definidos de acordo com a proposta discutida em Davenport (1998) e McGee e Prusak (1994). O desempenho das empresas foi definido segundo o modelo do Balanced Scorecard, proposto por Kaplan e Norton (1997). Um questionário estruturado foi aplicado junto a 61 empresas da indústria de artefatos e utensílios de plásticos. Os resultados sugerem que o desempenho está associado com a arquitetura da informação presente nas empresas pesquisadas. Além disso, foi possível identificar elementos nas análises que contribuíram para tecer considerações relacionadas com a configuração da arquitetura da informação.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to verify whether organizational performance implies different configurations of the information architecture, measured from a set of 16 attributes which were defined in line with the approach discussed by Davenport (1998) and McGee e Prusak (1994). The organizational performance was defined according to the Balanced Scorecard model proposed by Kaplan e Norton (1997). A structured questionnaire based on the Likert Scales was applied at 61 plastic manufacturers in the state of São Paulo in 2003. The results suggest that companies showing higher performance levels appear to focus greater attention on the development of their information architecture than those with lower levels of performance. A detailed analysis of some of the attributes revealed important factors which deserve special attention on the part of companies in the plastics industry.
  • A estruturação da rede de empresas processadoras de aves no Estado de Santa Catarina: governança contratual e dependência de recursos

    Pinotti, Raquel Nakazato; Paulillo, Luiz Fernando de Orini e

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é verificar a formação distribuição de recursos dinâmicos de poder das empresas processadoras avícolas do estado de Santa Catarina. O desenvolvimento do sistema de contratos de integração na avicultura catarinense teve influencia de diversos fatores: características históricas (experiência com a suinocultura), regional (proximidade com a cultura da soja), participação política, ações individuais e coletivas (associações) dos atores, recursos dinâmicos de poder (constitucionais, tecnológicos, financeiros, políticos, organizacionais e jurídicos). Nesse contexto, foi possível concluir a avicultura sulista teve trajetória de dependência (path dependence) bem distinta, o que conduziu à estruturação do sistema de contratos de forma mais eficiente do quem outras regiões do país.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the formation and distribution of dynamic power resources in the poultry processing companies of the state Santa Catarina, Brazil. The development of the integration contract system in Santa Catarina's poultry processing industry was influenced by various factors: historical characteristics (experience with pig breeding), regional characteristics (proximity to soybean farming), political participation, individual and collective actions of the actors (associations), and dynamic power resources (constitutional, technological, financial, legal, political and organizational). In this context, it was concluded that the poultry farming and processing industry in the state of Santa Catarina followed a very distinct path of dependence, which led to the structuring of a more efficient contract system than that of other regions in the country.
Universidade Federal de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção , Caixa Postal 676 , 13.565-905 São Carlos SP Brazil, Tel.: +55 16 3351 8471 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: gp@dep.ufscar.br