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Gestão & Produção, Volume: 15, Número: 1, Publicado: 2008
  • Carta da Editora

    Rachid, Alessandra
  • Panorama de aplicação da norma ISO 14001 no Brasil

    Pombo, Felipe Ramalho; Magrini, Alessandra

    Resumo em Português:

    O presente trabalho tem como objetivo traçar um panorama de aplicação da norma ISO 14001:2004 no Brasil, de forma a apresentar informações importantes sobre o processo de certificação ambiental ao qual as empresas brasileiras têm se submetido. A certificação em conformidade com a norma ISO 14001:2004, nos dias atuais, é um requisito indispensável para as organizações que almejam atingir o mercado internacional. Porém, as empresas de pequeno porte encontram dificuldades em obter tal certificação, principalmente devido aos custos de implantação do sistema de gestão ambiental. As empresas tendem a incorporar novos aspectos às certificações, integrando seus sistemas: ambiental, de qualidade, e de saúde e segurança no trabalho. Em países em desenvolvimento com grandes desigualdades sociais, como o Brasil, vislumbra-se ainda uma tendência recente muito promissora, a responsabilidade social empresarial. A região brasileira predominante, em termos de número de certificações emitidas, é a sudeste, tendo como destaque o estado de São Paulo, que possui cerca de 50% dos certificados, enquanto a Petrobras é a empresa de maior destaque no cenário brasileiro. No Brasil, os setores industriais automotivo, petroquímico e químico e o setor de prestação de serviços são os que possuem o maior número de certificações.

    Resumo em Inglês:

    The present work aims at displaying the overall scenario for the application of the ISO 14001:2004 standard in Brazil, in order to get important information about the environmental certification process that Brazilian companies have been undergone. Achievement of ISO 14001:2004 certification is nowadays a mandatory requirement for organizations that desire to reach international markets. However, small companies find it hard to obtain such certification, mainly due to the high cost of deployment of the environmental management system implementation. Companies tend to add new aspects to the their certification, integrating their environmental, quality and health and safety at work systems. In countries under development with great social disparities such as Brazil, a promising new trend has also recently appeared, that is the business social responsability. The Brazilian region that has the highest number of issued certifications is the Southeast region, where the state of São Paulo outstands having around 50% of the certificates, whereas Petrobras outstands as a company in the Brazilian scenario. In Brazil, the automotive, petrochemical and chemical and services industries are the ones that have the highest number of certifications.
  • Venture capital e private equity no Brasil: alternativa de financiamento para empresas de base tecnológica

    Meirelles, Jorge Luís Faria; Pimenta Júnior, Tabajara; Rebelatto, Daisy Aparecida do Nascimento

    Resumo em Português:

    Este texto tem como objetivo analisar o setor brasileiro de venture capital e private equity (VC/PE), buscando apresentar, com base na literatura e em fontes secundárias de dados, as suas principais características e tendências, assim como a sua potencialidade como alternativa de financiamento para as empresas em geral e, sobretudo, para as empresas de base tecnológica. O trabalho apresenta, também com base na literatura, as mudanças na legislação e as principais iniciativas governamentais para o desenvolvimento do setor de VC/PE, no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    This study analyzes the Brazilian venture capital and private equity industry (VC/PE), its main characteristics and tendencies, as well as its potentiality as a financing alternative for companies in general and mainly for high technology industries. This work also shows the changes in the legislation and the main government initiatives for the development of the VC/PE industry in Brazil.
  • Métodos estatísticos multivariados aplicados à engenharia de avaliações

    Steiner, Maria Teresinha Arns; Chaves Neto, Anselmo; Braulio, Sílvia Neide; Alves, Valdir

    Resumo em Português:

    O presente artigo tem por finalidade apresentar uma metodologia, composta por técnicas de Análise Multivariada, para a construção de um modelo estatístico de regressão linear múltipla para avaliação de imóveis em função de suas características (variáveis, atributos). É aplicada, inicialmente, a análise de agrupamento aos dados de cada classe de imóvel urbano (apartamentos, residências e terrenos) para obtenção de grupos homogêneos dentro de cada classe e, em correspondência, são determinados discriminantes para alocar futuros itens nesses grupos, pelo método do escore discriminante quadrático. Em seguida, aplica-se a técnica da análise de componentes principais (ACP) para resolver o problema da multicolinearidade que pode existir entre as variáveis do modelo. Os escores das componentes principais são, então, as novas variáveis independentes, e com elas é ajustado um modelo de regressão linear múltipla para cada grupo de imóveis homogêneos dentro de cada classe. a metodologia foi aplicada a um conjunto de 119 imóveis, referentes a 44 apartamentos, 51 casas e 24 terrenos, da cidade de Campo Mourão, PR. O modelo para cada grupo homogêneo, dentro de cada classe de imóveis avaliados, apresentou um ajuste adequado aos dados e uma capacidade preditiva bastante satisfatória.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper is to present a methodology composed by Multivariate Statistical Analysis techniques in order to build a Statistical Multiple Linear Regression Model to evaluate some estates according to their characteristics (variables, attributes). First, a Clustering Analysis was applied to the data of each urban estate class (apartments, houses or lots) to categorize similar groups and, correspondingly, the discriminant was defined in order to assign future items to these groups, by means of the Quadratic Score Discriminant Method. Next, the Principal Components Analysis (P.C.A.) was applied to solve the multicolinearity problem that may exist among the variables in the model. The scores of the principal components become then the new independent variables and with them a Multiple Linear Regression model was adjusted to each group of similar estate within each class. This methodology was applied to a set of 119 estates including 44 apartments, 51 houses and 24 lots in the city of Campo Mourão, PR. The model for each similar group in each class of the evaluated estates presented an adequate adjustment to the data and a satisfactory predictive capacity.
  • Análise das práticas de planejamento e controle da produção em fornecedores da cadeia automotiva brasileira

    Mesquita, Marco Aurélio de; Castro, Roberto Lopes de

    Resumo em Português:

    As empresas do segmento automotivo estão inseridas em um mercado bastante competitivo e sujeito às oscilações da economia. As montadoras, agentes de maior poder na cadeia de suprimentos, aderiram às práticas just-in-time e, posteriormente, ao lean production, visando aumento da eficiência e redução de estoques. Este trabalho apresenta uma análise das práticas de planejamento e controle da produção dos fornecedores da cadeia automotiva brasileira. Neste propósito, realizou-se um survey junto aos fornecedores de primeira e segunda camada, utilizando-se como instrumento de coleta de dados um questionário auto-aplicado. Dentre os resultados obtidos, destacam-se: (i) ausência de diferenças significativas entre fornecedores nível um e dois; (ii) necessidade de aprimorar a coordenação cliente-fornecedor; (iii) busca de "ferramentas" mais eficientes para programação da produção ("programação finita"); (iv) grande lacuna entre teoria e prática em programação da produção, atividade crítica para o desempenho dos fornecedores.

    Resumo em Inglês:

    Automotive suppliers are part of a constantly changing business environment that is subject to oscillations in the economy. Automobile assemblers, the major influence over the rest of the supply chain, have adopted some Japanese management practices (JIT, lean production etc) in order to achieve higher efficiency and lower inventories. This work aims to identify how suppliers along the chain have adjusted to this new situation concerning, mainly, production and inventory planning as well as control. A research was conducted showing that, nonuniformly, suppliers fulfill demand requests satisfactorily in spite of the poor coordination of their nearest clients, low inventory accuracy, and high stock level of raw materials and finished goods. It was also detected that there are no significant performance differences between first and second tier suppliers. It is particularly noteworthy to highlight a special need for production scheduling tools and the huge gap between theory and practice.
  • Modelo de referência para estruturar o Seis Sigma nas organizações

    Santos, Adriana Barbosa; Martins, Manoel Fernando

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta o modelo de referência para estruturar o Seis Sigma, o qual é resultante da incorporação de teorias que contribuem para aumentar o potencial estratégico do Seis Sigma no sentido de incrementar o desempenho organizacional. Em sua proposta, o modelo de referência engloba um direcionamento sobre certos requisitos primordiais para o sucesso do programa Seis Sigma. A base teórica de sustentação do modelo de referência foi construída a partir de estudos sobre a influência dos seguintes fatores: orientação estratégica e alinhamento estratégico; medição e gerenciamento do desempenho organizacional; uso de estatística (pensamento estatístico); capacitação/especialização de pessoas; implementação e gerenciamento de projetos; e uso de tecnologia de informação. Complementando a proposição do modelo, o artigo traz evidências empíricas acerca da contribuição dos fatores identificados na formulação do modelo de referência, expondo resultados decorrentes de estudos de caso realizados em quatro subsidiárias brasileiras de multinacionais de grande porte. A análise dos dados forneceu evidências positivas de que os fatores mencionados influenciam de forma efetiva o sucesso e a consolidação do Seis Sigma nas empresas estudadas.

    Resumo em Inglês:

    This paper introduces the reference model to structure Six Sigma. This model is a result of theory incorporation that contributes to increase the strategic power of Six Sigma for improving businesses performance. Reference model proposal points out certain primordial requirements for de Six Sigma program success. The theoretical basis to sustain the reference model was supported in studies about the influence of critical factors such as: strategic orientation and strategic alignment; business performance measurement; statistical approach (statistical thinking); people training; project implementation; and information technology use. Complementing the model proposition, this paper presents an empiric point of view about the contribution factors examined in the reference model formulation. The results show case studies carried out in four Brazilian subsidiaries of large multinationals companies. The case studies analysis indicates some positive evidences of the considerable influence of the previously mentioned factors on Six Sigma success and consolidation.
  • Modelagem da gestão de estoques de peças de reposição através de cadeias de Markov

    Gomes, Antonio Vinicius Pimpão; Wanke, Peter

    Resumo em Português:

    Nessa pesquisa é apresentada uma abordagem para gestão de estoques de peças de reposição com base em cadeias de Markov. É feita uma comparação com a simulação convencional, a fim de validar esta abordagem, bem como é apresentada uma heurística para determinação dos parâmetros da política (S, s) de gestão de estoques, dado um conjunto de itens de custo (falta, excesso e ressuprimento) e de demanda com distribuição Poisson. A análise dos gráficos desses itens de custo em função dos parâmetros da política (S, s) fornece os trade-offs básicos para a formulação da heurística.

    Resumo em Inglês:

    In this study, we propose a model for a management stock system of spare parts using Markov chains. We compare this method with a conventional simulation showing that both methods are equivalent. In addition, we propose heuristics to find the system parameters based on the properties of Markov Chains and graphics related to the costs implied in the stock management of spare parts.
  • Estudo qualitativo dos principais atributos que determinam a percepção de qualidade e de preço dos consumidores de restaurantes a la carte

    Tinoco, Maria Auxiliadora Cannarozzo; Ribeiro, José Luis Duarte

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta um estudo qualitativo dos principais determinantes da qualidade e do preço percebidos por clientes de restaurantes a la carte. Para isto, foram realizadas entrevistas em grupos focados, contemplando quatro tipos de consumidores avaliados (casais sem filhos, grupos de amigos, família e executivos). Os principais determinantes da qualidade percebida identificados foram: atributos da comida, atendimento, ambiente, tempo de espera, limpeza, segurança, instalações de apoio, cardápio, atributos da bebida, privacidade, exatidão, decoração e confirmação de expectativas. Realizou-se uma comparação com o modelo das dimensões da qualidade de Parasuraman et al. (1985) e propuseram-se algumas modificações baseadas nos resultados obtidos para o serviço de restaurantes a la carte e em outras pesquisas da literatura. Por outro lado, os determinantes mais importantes do preço percebido obtidos foram: qualidade da comida, decoração, ambiente, atendimento, instalações de apoio, cardápio, limpeza, atributos da bebida, quantidade das porções, expectativas prévias e privacidade. Os resultados obtidos sugerem a existência de relação entre os determinantes da qualidade percebida e preço percebido. Os resultados são comparados com outras pesquisas da literatura.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a qualitative study of the determinants of perceived quality and price for la carte restaurant customers. For this, four focus group interviews were conducted joining customers categorized as: couples without children, friends' group, families, and executives. The most important identified determinants of perceived quality were: food attributes, service, ambient, wait time, cleaning, safety, support facilities, menu, drink attributes, privacy, accuracy, decoration, and confirmation of expectations. These determinants were compared with the perceived quality model suggested by Parasuraman et al. (1985) and some modifications were proposed based on the results gathered on the la carte restaurants study and on other evidences presented in literature. On the other hand, the most important determinants of perceived price were: food quality, decoration, ambient, service, support facilities, menu, cleaning, drink attributes, portion amount, previous expectations, and privacy. The results suggest the existence of a relationship between the determinants of perceived quality and perceived price for la carte restaurants customers. These results are compared with other literature studies.
  • Produção de açúcar e álcool vs. responsabilidade social corporativa: as ações desenvolvidas pelas usinas de cana-de-açúcar frente às externalidades negativas

    Bragato, Ivelise Rasera; Siqueira, Elisabete Stradiotto; Graziano, Graziela Oste; Spers, Eduardo Eugênio

    Resumo em Português:

    A responsabilidade social corporativa (RSC) é analisada neste estudo no ambiente organizacional das usinas de cana-de-açúcar paulistas que integram o agronegócio brasileiro de açúcar e álcool. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza dados quantitativos para fins descritivos. Apoiada em dados secundários e primários, aborda-se um estudo exploratório no contexto das usinas de cana-de-açúcar do Estado de São Paulo. O objetivo geral foi estabelecer uma análise comparativa entre as externalidades negativas e as ações sociais e verificar se estas últimas tinham um papel compensatório. Foi possível identificar a relação entre imagem e RSC no cenário organizacional das usinas, ressaltando as principais ações sociais desenvolvidas pelas empresas, as quais vêm contribuindo para a melhoria da imagem do setor sucroalcooleiro como agente participante do desenvolvimento sustentável. Constatou-se que o foco das ações sociais está concentrado nas áreas educacional e ambiental, ocupando um plano secundário as ações relacionadas à cultura, ao esporte e à saúde. Os resultados demonstraram que o número de projetos sociais não está necessariamente relacionado ao porte das empresas pesquisadas.

    Resumo em Inglês:

    Corporative Social Responsibility (CSR) is analyzed in this study in the organizational environment of sugar cane mills in the state of São Paulo and which form the Brazilian agribusiness of sugar and ethanol. Following a qualitative research, the quantitative data was used to define objectives using the primary and secondary data approach; an exploratory study in the context of the sugar-ethanol mills. The goal was to establish a comparative analysis between the negative external aspects and the social actions to investigate whether the latter had a significant role. It was possible to identify the relation between image and CSR in the organizational scenario of sugar-ethanol mills highlighting the main social actions developed by the enterprises which have contributed to improving the image of the sugar-ethanol sector as an active agent in the sustainable development. It was verified that the focus of social actions are concentrated in areas related to environment and education. Those related to culture, sport, and health seemed to be not as important. The results show that the number of social actions is not, necessarily, related to the size of the companies researched.
  • Modelagem e gestão das perdas no suprimento de tomates para processamento industrial

    Gameiro, Augusto Hauber; Caixeta Filho, José Vicente; Rocco, Cleber Damião; Rangel, Rogério

    Resumo em Português:

    O suprimento de tomates para processamento industrial é uma atividade relativamente complexa. Plantas industriais de larga escala necessitam de elevados volumes diários de matéria-prima. Por outro lado, há alta perecibilidade dos frutos e a colheita ainda é predominantemente manual. Um modelo matemático foi desenvolvido com o propósito de entender objetivamente o processo de suprimento de tomate e, também, vislumbrar possibilidades de sua otimização. A simulação a partir do modelo pode gerar cenários que, quando comparados com o desempenho efetivamente observado em campo, evidenciam a importância da gestão acurada, com a presença de potenciais ganhos financeiros expressivos na cadeia de suprimentos a partir da redução de tempos, perdas e custos. As perdas de produto poderiam ser reduzidas de mais de 2% para algo inferior a 1%. A menor capacidade ociosa traduzir-se-ia em um menor custo de oportunidade e aumento de receita. Para uma fábrica com um consumo de tomates de 336 mil toneladas por ano, a melhoria no suprimento de matéria-prima poderia resultar em ganhos estimados em R$ 6 milhões por ano.

    Resumo em Inglês:

    The supply of tomatoes for the manufacturing process is a quite complex activity. Everyday large amounts of vegetables and fruits to be processed need to be stored. Their perishability has to be considered and the harvest is still manual in the majority of producing areas. Evidences show the existence of high levels of losses in the supply logistic process. A mathematical model was developed with the objective of allowing better knowledge of the whole process and investigating possibilities of optimization. The simulation using the model can generate scenarios that when compared with real performances show the importance of an accurate management with evident potential of expressive financial gains in the supply chain process with the reduction of time, losses and costs. The losses of products, which are regularly more than 2%, could be reduced to less than 1% and the option of not operating at full production capacity could also lower the costs generating higher revenues. To a plant with a processing volume of 336 thousand tons per season, the improvements of the supply process could result in gains estimated in R$ 6 millions.
  • Fatores críticos de sucesso no gerenciamento de projetos de desenvolvimento de produto em empresas de base tecnológica de pequeno e médio porte

    Toledo, José Carlos de; Silva, Sérgio Luís da; Mendes, Glauco Henrique Souza; Jugend, Daniel

    Resumo em Português:

    As empresas de base tecnológica (EBTs) estão associadas à inovação tecnológica, principalmente de produto, o que torna o desenvolvimento de produto um processo crítico para tais empresas. O desempenho deste processo pode ser avaliado em função dos resultados, em termos de sucesso ou não sucesso, do produto desenvolvido. E o grau deste sucesso depende de fatores de gestão praticados durante o desenvolvimento do projeto. Este artigo tem por objetivo identificar e analisar os fatores críticos de sucesso no gerenciamento de projetos de desenvolvimento de novos produtos em EBTs de pequeno e médio portes. Foram analisados projetos desenvolvidos por empresas dos setores de equipamentos médico-hospitalares (EMH) e de automação de controle de processos (EACP), localizadas no Estado de São Paulo. Como método foi realizada uma pesquisa de levantamento (survey), aplicando-se um questionário estruturado em visitas realizadas às empresas. Foram levantados dados em 62 empresas, sendo 30 do setor de EMH e 32 do setor EACP. As unidades de análise foram projetos já concluídos por tais empresas. Os resultados demonstram que o gerenciamento de projetos de novos produtos de EBTs deve contemplar ações que valorizem mais as atividades de pré-desenvolvimento, tais como a avaliação do potencial de mercado do novo produto, a compreensão efetiva das necessidades do mercado e a sinergia do novo produto/projeto com outros produtos/projetos da empresa. Os resultados também enfatizam a importância do aprimoramento de habilidades gerenciais e de relacionamento interpessoal dos gerentes (ou líderes) dos projetos. Normalmente cabe a esses gerentes (ou líderes) suprirem, durante o desenvolvimento, as deficiências gerenciais e organizacionais da empresa.

    Resumo em Inglês:

    Technology based companies (TBCs) are associated with technological innovation, mainly of products, what makes product development a critical process for them. This process can be evaluated using the product developed considering its success or failure. Furthermore, the degree of such success depends on managerial factors applied during the project development. The objective of this article is to identify and analyze critical success factors in the project management of new products development in small and medium size TBCs. The developed projects analyzed were carried out by medical and hospital equipment companies (MHE) or by process control automation (PCA) sectors, both located in the State of São Paulo. The research method was based on a mapping survey applying a structured questionnaire to some companies. The data were collected from 62 companies, namely 30 in the MHE sector and 32 in the PCA sector, which have been carrying out those projects already. The results show that new products project management in TBCs should involve actions adding more value to the pre-development activities such as the assessment of the new product market potential, effective understanding of the market needs and synergy between the new product/project, and other company's products/projects. Besides, the results also increase the importance of improving managerial skills and project managers (or leaders) interpersonal relationship. Generally, during the product development, these managers (or leaders) should overcome the company's managerial and organizational deficiencies.
  • Medição e controle do tempo de atravessamento em um sistema de manufatura

    Sellitto, Miguel Afonso; Walter, Cláudio

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta um método para a medição do tempo de atravessamento e do inventário em processo em manufatura. A medição foi usada em processo de controle organizacional de manufatura, cuja variável controlada foi o tempo de atravessamento de ordens. Tal controle pode ser útil em estratégias de manufatura em que a competição é baseada no uso do tempo, a TBC (time-based competition). Apresentou-se o método de medição, que inclui elementos da teoria das filas, e considerações para a simplificação de arranjos produtivos de manufatura. Para testar e refinar o método, estudou-se um caso em manufatura calçadista. Foram coletados dados de remessas e obtido, por análise estatística e simulação computacional, o comportamento da variável aleatória tempo de atravessamento de remessas. Como a medição foi inferior ao objetivo de desempenho, partiu-se para o controle, fazendo um diagnóstico que apontou efeitos indesejáveis observados que foram endereçados por ações corretivas implementadas. Para verificar a eficácia das ações, nova coleta foi feita. Desta vez, o objetivo de desempenho das entregas foi atendido, fechando um ciclo de controle. Os resultados foram discutidos, chegando-se a conclusões e alternativas de continuidade.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a method for the measurement of the lead-time and work-in-process in manufacturing. The measurement was used in an organizational control process in manufacturing, in which the controlled variate was the order lead-time. This kind of control can be useful in manufacture strategies formulated to compete in TBC (time-based competition). We presented the method, who includes elements from the queuing theory, and concerns about simplifying complex manufacturing arrays, in order to facilitate the analysis. In order to test and refine the method, we studied a case in a footwear manufacture system. We collected data from orders and, by statistical techniques and computational simulation, describe how lead-time behaves, in a stochastic way. As the objective was not reached by the measurement, a managerial diagnosis was made, pointing up undesirable effects that addressed control actions. In order to verify the effectivity of the actions, we had new data collected and the measurement method was again applied. This time, the objective of lead-time was reached, showing that the actions were appropriate. Results of the case was analyzed, leading to conclusions and continuities cues.
  • Proposta de modelo para controle de custos de manutenção com enfoque na aplicação de indicadores balanceados

    Peres, Carlos Roberto Coelho; Lima, Gilson Brito Alves

    Resumo em Português:

    A busca contínua pela excelência empresarial impõe aos gestores que os processos internos e externos das empresas sejam geridos sob uma abordagem com visão estratégica. Partindo do princípio que a excelência empresarial está baseada na criação de valor, que se efetiva a partir de iniciativas, decisões e ações, o presente artigo apresenta uma proposta de modelo de gestão para a engenharia de manutenção, a partir da estruturação de um sistema de medição formado por um conjunto de indicadores de desempenho, tomando-se como premissa uma formulação estratégica de controle de custos da manutenção. Sua estrutura é baseada na função da engenharia de manutenção, na qual continuamente busca-se a redução de desperdícios, a modificação de sistemas obsoletos e a implantação de metodologias eficazes.

    Resumo em Inglês:

    The continuous search for excellence requires business managers to manage companies' internal and external processes using a strategic vision approach. By assuming that business excellence is based on creating value which is as effective as initiatives, decisions and actions that set value within the company, this paper proposes a model of management for maintenance using a system of measurement composed of a set of performance indicators. They are used to evaluate the efficiency and effectiveness of maintenance and are mainly based on a strategy to control the costs with maintenance. Its structure is based on the function of the engineering maintenance, which continually seeks to reduce wastage, the modification of obsolete systems, and the deployment of effective methodologies.
  • Perfis estratégicos de conduta social e ambiental: estudos na indústria têxtil nordestina

    Abreu, Mônica Cavalcanti Sá de; Silva Filho, José Carlos Lázaro da; Oliveira, Bruno Cals de; Holanda Júnior, Francisco Leite

    Resumo em Português:

    O trabalho apresenta a avaliação das condutas sociais e ambientais na indústria têxtil nordestina, tendo por base o framework do modelo de avaliação da estratégia tríplice, denominado ECP-triplo (estrutura-conduta-performance-triplo). Com base neste modelo, uma empresa submetida a pressões da estrutura da indústria busca uma performance tríplice (econômica, ambiental e social) e, para tanto, precisa estabelecer condutas claramente sociais e ambientais, além da econômica. A pesquisa na indústria têxtil nordestina foi realizada em empresas representativas do setor e instaladas nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, através de entrevistas diretas. O estudo analisa as empresas em função do porte e identifica perfis estratégicos de condutas ambientais e sociais, segundo uma escala definida como fraca, intermediária ou forte. Os resultados indicam uma predominância de empresas que adotam condutas fracas. Comparativamente, existe uma maior preocupação com a conduta ambiental que a social. No geral, a medida que aumenta o porte da empresa e o seu acesso aos mercados internacionais, o perfil de conduta social e ambiental tende a um maior nível de responsabilidade.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a social and environmental behaviour assessment of Northeast Brazil textile industry using the strategic assessment framework, named the triple-SCP model. This model is an expansion of the structure-conduct-performance paradigm adding the assumption that the triple performance (economic, environmental and social) of a company is the result of its competitive practices or conduct standards, depending on the industrial structure in which it operates. The data were collected from textile companies located in Ceará, Paraíba, Pernambuco and Rio Grande do Norte states through in-depth personal interviews. The study categorized companies by size and identified social and environmental strategic conduct profiles. The conduct of the companies was rated as strong, medium or weak. The results show that most of firms adopt weak conduct on both social and environmental matters. Overall companies are more concerned about environmental issues than social ones. In general, larger firms and those which have international markets tend to have a stronger environmental and social conduct.
  • Adaptações ao sistema kanban: revisão, classificação, análise e avaliação

    Lage Junior, Muris; Godinho Filho, Moacir

    Resumo em Português:

    Este trabalho realiza uma revisão bibliográfica com o intuito de identificar, classificar e analisar as adaptações do sistema kanban propostas na literatura. Foram estudados 33 sistemas diferentes que foram classificados com base em seis categorias: o ano de publicação, o número de características originais mantidas na adaptação, as diferenças de operacionalização em relação ao sistema kanban original, as vantagens e desvantagens das adaptações em relação ao sistema original e a forma como foi desenvolvida a adaptação. É apresentado um breve resumo de cada uma das adaptações, integrando os esforços dispersos empreendidos por vários pesquisadores com relação ao aperfeiçoamento do sistema kanban e sua adequação às novas ou diferentes necessidades dos sistemas produtivos. Constatou-se, dentre outros pontos, que o desenvolvimento dos sistemas adaptados encontra-se numa fase inicial, uma vez que a maioria das propostas são apenas proposições teóricas que devem ser levadas em consideração para a geração de formas mais apropriadas à prática.

    Resumo em Inglês:

    This paper reviews the literature regarding adaptations of the kanban system with the purpose of identifying, classifying and analyzing this literature. Thirty three different systems were studied and classified according to six categories: the publication year, the number of original characteristics preserved in the adaptation, the operational differences between the adaptation and the original kanban, the advantages and disadvantages related to the original kanban, and the way that these systems were developed. A brief summary of each adaptation is shown integrating the scattered efforts undertaken by the authors with the aim of improving the kanban system and adjusting it to the new and/or distinct necessities of the production systems. It was found that, among other topics, the development of the adapted systems, in general, is at an initial stage, once the majority of the proposals are theoretical and might be considered to generate more appropriated practical forms.
  • Os principais desafios da gestão de competências humanas em um instituto público de pesquisa

    Ubeda, Cristina Lourenço; Santos, Fernando César Almada

    Resumo em Português:

    O presente estudo tem como objetivo apresentar a gestão de competências como uma estratégia diferenciada de gestão de pessoas a ser utilizada pelas empresas na busca de inovações tecnológicas. Considerando o atual cenário competitivo, a gestão de competências possibilita o aumento do desempenho global da organização através da identificação das competências organizacionais e do desenvolvimento das competências humanas. Para tanto, descreve-se o estudo de caso realizado em um Instituto Público de Pesquisa e Desenvolvimento, apontando os principais desafios da gestão de competências.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to present the competence based management as a unequal tactic to be used by organizations to inquire innovations. Considering the current competitive markets, the competence based management aims to increase the performance of the whole organization through the upgrading of human competencies. It's described a study case carried out at a public research and development Institute, pointing at the main of competence based management.
  • Setor de agências de internet no Brasil: análise de concorrência a partir de simulação dinâmica de sistemas

    Martins, Antony José Souza; Azevedo, Paulo Furquim de

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo analisar a participação de mercado dos diferentes grupos estratégicos que compõem o setor de agências de internet no Brasil, bem como as mudanças decorrentes de alterações nas variáveis críticas de concorrência, tais como preço, investimento em propaganda, investimento em tecnologia e disponibilidade de mão-de-obra. Para tanto, será aplicado o método de simulação computacional, utilizando-se dinâmica de sistemas. A adoção desta técnica permitiu identificar padrões contra-intuitivos, o que se revelou acertado, principalmente no que concerne às análises sobre mudanças no grau de diferenciação entre os diferentes grupos estratégicos analisados.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to analyze the dynamics of market share of different strategic groups that are part of the internet agencies industry in Brazil as well as the changes due to modifications in its critical variables such as price, advertising and technology investment, and the availability of qualified human resources. For that reason the method of computer simulation, using system dynamics, was adopted. The adoption of this technique allowed identifying non-trivial patterns, especially the ones related to the analyses of the changes in the degree of differentiation between the different strategic groups.
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