Gestão & Produção, Volume: 18, Issue: 2, Published: 2011
  • The strategic relationship with suppliers: Embraer case study

    Ferreira, Vanessa de Lima; Salerno, Mario Sergio; Lourenção, Paulo Tadeu de Mello

    Abstract in Portuguese:

    A Embraer se notabilizou, na relação com fornecedores, por estratégia de parceria, a qual se tornou referência em vários segmentos industriais. O tema deste artigo é justamente a estratégia na relação com os fornecedores, sendo a Embraer o caso utilizado para a investigação. Com base na literatura de relações de fornecimento e de fornecimento modular, a pesquisa recupera o enfoque da Embraer em suas diferentes linhas de produtos. Se nas famílias ERJ145 e E-Jets - EMB170/190, foram identificadas as parcerias de risco, nas quais fornecedores investem diretamente no desenvolvimento do produto e na capitalização do negócio específico, nas famílias mais recentes, de jatos executivos, a estratégia é outra. Isso levou à questão de pesquisa do presente texto: quais contingências estão relacionadas às diferentes abordagens na relação com fornecedores. Nesses termos, discute-se do fornecimento tradicional ao compartilhamento de investimentos e riscos, e as racionalidades subjacentes. As técnicas utilizadas para elaborar o trabalho foram observação direta, pesquisa em documentos da empresa, revistas especializadas, web sites vinculados à indústria aeronáutica e associações, e artigos acadêmicos. Além disso, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas, com empregados e ex-empregados da empresa, inclusive diretores. Os resultados mostram que apesar de as grandes empresas - como Boeing e Airbus, inspiradas pelo caso da Embraer - terem passado a adotar parcerias de risco, a Embraer mostra que a forma de relação segue modelo de contingência - o melhor depende de características da situação do momento e de suas perspectivas.

    Abstract in English:

    Special buyer-supplier relationships in high-tech companies that manufacture complex products are discussed. The Brazilian aircraft manufacturer Embraer was investigated, a company that is known for its partner relationship strategy with its suppliers, especially when dealing the products of the ERJ145 and E-Jets families However, in its latest product line, it showed a different approach to relating with its suppliers, which led to investigate the rationales for every option in each product line. The research techniques used were direct observation, specialized journals within the area, website related to aircraft industry and associations, scientific papers, and company's documents. In addition, semi-structured interviews with current and former employees were conducted. The results show that despite the fact that large companies such as Boeing and Airbus have been using the partnership model of risk adopted by Embraer, it follows a contingency approach - there is no best way than the model of relationship with suppliers that depends on the specific characteristics of each project, the company , and the environment.
  • Relationship between assemblers and suppliers: theoretical models and case studies in the Brazilian auto industry

    Vanalle, Rosangela Maria; Salles, José Antonio Arantes

    Abstract in Portuguese:

    Novas formas de relacionamento e de operação entre empresas participantes de uma mesma cadeia de suprimentos vêm sendo praticadas com o intuito de melhorar as condições competitivas da cadeia. A indústria automobilística é um exemplo marcante de uma indústria na qual as relações entre as empresas têm se renovado profundamente, motivadas principalmente pela influência das montadoras nos fornecedores primários, que por sua vez atuam junto a seus próprios fornecedores, formando uma aliança competitiva a partir das visões de negócio das montadoras. Este artigo tem como objetivo estudar as relações entre montadoras e fornecedores do parque industrial automobilístico brasileiro, por meio de estudos de caso, com a finalidade de se constatar a possibilidade de haver uma tendência à formação de uma nova tipologia relacional entre esses atores. Foram realizadas visitas técnicas em 14 empresas fornecedoras de montadoras, para levantamento de informações acerca das principais características estruturais e da relação entre montadora e fornecedor na indústria automobilística brasileira. As entrevistas foram realizadas com profissionais em nível gerencial ou de diretoria das áreas de produção, logística e suprimentos, desenvolvimento de produto e processo, compras e recursos humanos. Os resultados obtidos revelaram que as relações dependem de características institucionais do fornecedor, da complexidade da tecnologia dos componentes, da capacidade produtiva e da história das relações entre cliente e fornecedor. Foi possível concluir também que as relações entre cliente e fornecedor nas empresas pesquisadas estão mais próximas das características de um modelo associativo, com relações contratuais de longo prazo e grande interdependência, mas o preço ainda é utilizado como o principal critério ganhador de pedido na seleção de fornecedores pelas montadoras.

    Abstract in English:

    New forms of relationship and transaction between companies participating in the same supply chain have been applied to improve competitive conditions in the chain. The auto industry is a striking example of an industry in which the relationships between companies have been deeply renewed and motivated mainly by the influence of automakers in the primary suppliers, which in turn work with their own suppliers forming a competitive alliance. This article aims to study the relationship between customer-supplier in the Brazilian automobile industrial park, to create a relational typology from case studies. Technical visits were made in fourteen supplying companies to gather information about the main structural features and the relationship between manufacturers and suppliers in the Brazilian automotive industry. Interviews were conducted with managerial level professionals of industrial areas - production, logistics and supplies, product and process development, purchasing, and human resources. The results showed that the relationships depend on institutional characteristics of the supplier, the complexity of the technology components, the productive capacity, and the history of relationships between customers and suppliers. It could be concluded that the relationship between customers and the supplier companies surveyed are close to the characteristics of an associative model with contractual relationships and long-term high interdependence although price is still used as the main criterion for being successfully selected by automakers.
  • Systems integration model in the aerospace industry: motivating factors

    Guerra, João Henrique Lopes

    Abstract in Portuguese:

    A ampliação das alianças estratégicas na indústria aeronáutica mostra uma clara opção dos fabricantes de avião por um modelo de integração de sistemas em que eles concentram o seu foco em atividades relacionadas às suas competências essenciais. Apesar da importância desta indústria e embora os principais fabricantes de avião do mundo estejam adotando este modelo, a literatura sobre este tema ainda é escassa e, mesmo a existente, encontra-se muito fragmentada. Este trabalho, qualitativo e de cunho teórico-conceitual, aproveita a literatura disponível e observa a movimentação dos principais fabricantes de avião do mundo para identificar e compreender os fatores que os têm motivado a adotar este modelo. Os seguintes fatores foram identificados: o interesse em tecnologias e empresas especializadas, os acordos de offset e as grandes barreiras e riscos existentes na indústria aeronáutica. Como decorrência do modelo de integração de sistemas, a indústria aeronáutica sofre atualmente uma agressiva desintegração vertical.

    Abstract in English:

    The increase in the number of strategic alliances in the aerospace industry shows a clear option of the aircraft manufacturers for a system integration model in which they can concentrate their focus on activities related to their core competences. Despite the importance of this industry and the fact that the major aircraft manufacturers in the world have adopted this model, the literature on this subject is rather scarce and fragmented. A qualitative and theoretical-conceptual research was carried out making use of the available literature and investigating the movement of the major aircraft manufacturers in the world to identify and understand the factors that have been motivating them to adopt this model. The following factors were identified: the interest in specialized technologies and companies, the offset agreements, and the great barriers and risks in the aerospace industry. Due to the system integration model, nowadays the aerospace industry is undergoing an aggressive vertical disintegration.
  • Approaches for container loading problems with multi-drop considerations

    Junqueira, Leonardo; Morabito, Reinaldo; Yamashita, Denise Sato

    Abstract in Portuguese:

    Neste trabalho, apresentamos um modelo de programação linear inteira mista 0-1 e abordagens baseadas neste modelo para tratar problemas de carregamento de caixas retangulares dentro de um contêiner ou caminhão, considerando restrições práticas de múltiplos destinos. Em particular, estamos interessados apenas no arranjo da carga dentro do caminhão, assumindo que o roteiro que este deve percorrer já é conhecido a priori e que a carga cabe dentro dele. O objetivo, portanto, é determinar o melhor padrão de empacotamento, garantindo que as caixas não se sobreponham umas às outras dentro do caminhão e considerando a ordem em que elas devem ser descarregadas, sem que para isso seja necessário um manuseio adicional. Testes computacionais com as abordagens propostas foram realizados utilizando o aplicativo GAMS/CPLEX e exemplos gerados a partir de dados aleatórios e exemplos da literatura. Os resultados mostraram que o modelo e as abordagens são coerentes e representam adequadamente as situações tratadas, embora estejam limitados a resolver otimamente apenas problemas de tamanho bem moderado. No entanto, o modelo e as abordagens podem ser úteis para motivar pesquisas futuras para tratar problemas maiores e mais realistas na prática, assim como para tratar o caso combinado deste problema com o problema de roteamento e programação de veículos.

    Abstract in English:

    In this paper, we present a 0-1 mixed integer linear programming model and approaches based on this model to solve problems of packing rectangular boxes inside a container or a truck. In particular, we are only interested in the arrangement of the cargo inside the truck. We assume that the route of the truck is already known in advance and that the cargo fits inside the truck. Therefore, the objective is to find the best loading pattern ensuring that the boxes do not overlap each other inside the truck and considering the sequence that they must be unloaded in order to avoid additional handling. Computational tests with the proposed approaches were performed using the software GAMS/CPLEX with randomly generated instances and instances from the literature. The results show that the model and the approaches are consistent and properly represent the situations treated although limited to optimally solve only problems of a moderate size. However, the model and the approaches can be useful to motivate future research to solve larger and more realistic problems in practice, as well as to solve the coupled vehicle routing and container loading problem.
  • Proposition of a Customer Lifetime Value model to evaluate production system improvements

    Camargo, Luís Felipe Riehs; Vaccaro, Guilherme Luis Roehe

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo propõe um modelo para analisar melhorias no sistema produtivo à luz do valor do cliente para a empresa. Para isso, apresenta um modelo que agrega variáveis advindas do processo produtivo, do mercado consumidor e de métricas do marketing. Os três pilares de sustentação do modelo são os clientes, com suas necessidades e percepções em relação aos produtos e serviços; as características atribuídas pela produção; e as regras para análise do impacto da adoção de diferentes melhorias no sistema produtivo sobre o valor vitalício dos clientes atuais (CLV). Além disso, um modelo de escolha discreta (logit) é proposto como o integrador entre a produção e o marketing. O método de pesquisa utilizado foi composto de quatro etapas: levantamento de referencial; construção do modelo conceitual; aplicação em um caso; análise e discussão. Como resultados, observa-se que, havendo disponibilidade de informações e tempo para sua condução, o modelo contribui para a identificação de melhorias que contemplem simultaneamente a visão de produção e a de sustentabilidade financeira.

    Abstract in English:

    This paper aims to propose a model to investigate the effect of improvements on the productive system on the organization considering customer value. The model proposed combine variables representing the productive process, market, and marketing metrics. It consists of three fundamental elements: consumers and their needs and perceptions of products and services; characteristics of the productive system; and rules to analyze the impact of adoption of different improvements on the productive system. Customer lifetime value (CLV) was measured and a discrete choice model (logit) is proposed as an integrator between production and marketing perspectives. The research methodology consisted of four steps: referential research, conceptual modeling, application in a particular case, and results analysis. As a result, it is observed that upon availability of information and time, it contributes to the identification of improvements involving both involving production vision and financial sustainability.
  • Simplified methods for the minimization of open stacks problem

    Carvalho, Marco Antonio Moreira de; Soma, Nei Yoshihiro

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho apresenta dois métodos para a solução do Problema de Minimização de Pilhas Abertas (ou MOSP, de Minimization of Open Stacks Problem), um problema de sequenciamento de padrões oriundo do contexto de produção de peças, cuja aplicação industrial é direta. O primeiro é relativo a uma heurística baseada em teoria de grafos e critérios gulosos, enquanto o segundo é relativo a um método de programação dinâmica. Os resultados do experimento realizado comprovam a eficácia das simplificações propostas quando comparadas com os métodos da literatura.

    Abstract in English:

    This paper presents two methods for solving the minimization of open stack problem (MOSP), a pattern sequencing problem found in production systems with direct industrial application. The first method refers to a heuristic based on graph theory and greedy criteria, while the second refers to the dynamic programming method. The results show the effectiveness of the proposed simplifications compared to the methods reported in the literature.
  • Financial logics and the Brazilian aviation market

    Mundo Neto, Martin

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo focou a dinâmica das forças em um espaço particular: o espaço do transporte aéreo comercial brasileiro. Utilizando-se dos conceitos propostos pela análise institucional das organizações e pela sociologia econômica, foram analisadas as estratégias das empresas que dominam este mercado - a TAM Linhas Aéreas e a GOL Linhas Aéreas - e algumas implicações para a estruturação atual. A partir das informações institucionais das empresas que dominam o mercado do transporte aéreo comercial brasileiro, de órgãos governamentais responsáveis pelo controle das atividades e daquelas veiculadas na imprensa de negócios, o estudo procurou indicar os atores responsáveis pela estruturação das empresas dominantes. As duas empresas operam tanto no espaço industrial original, transporte aéreo, como em mercado de capitais. O modelo de negócio da empresa GOL, notadamente a adesão aos investimentos de private equities, seria um dos fatores determinantes para a nova configuração deste espaço industrial. A TAM, no âmbito financeiro, adota estratégia semelhante à GOL. A recente crise aérea e a crise financeira impactaram fortemente as duas empresas, sobretudo no valor de suas ações.

    Abstract in English:

    This study focuses on the power dynamic of a particular space: Brazilian Airlines Companies. Applying the concepts of Organizational Theory and Economic Sociology, it was possible to analyze the strategies of TAM and GOL airlines, which are companies that dominate the aviation market. Gathering institutional information from those companies, from government entities which control those companies' activities, and also from the business media, this study focused on indicating the social actors responsible for structuring these dominant companies. Both companies operate in the aviation market , but they also operate in the stock market. GOL business model, particularly the use of private equities tools, can be considered a determinant factor for the new configuration of this industry. In terms of financial market, TAM adopts similar strategy to that adopted by GOL. The recent aviation crisis and the financial crisis of 2008 strongly affected both companies, particularly their stock market value.
  • Characteristics of Brazilian sugarcane ethanol fuel transactions between distributors and retail stations

    Lopes, Maíra Bacha; Silva, Andrea Lago da; Paulillo, Luiz Fernando

    Abstract in Portuguese:

    O advento dos carros bicombustíveis no Brasil e a necessidade de uma fonte de energia alternativa ao petróleo acarretaram uma nova configuração no processo de distribuição do etanol. Essas mudanças trouxeram oportunidades para as empresas sucroalcooleiras do país e abriram diferentes horizontes para o desenvolvimento de canais de distribuição desse combustível nos âmbitos nacional e internacional. O presente trabalho tem o objetivo de mostrar como ocorrem as transações na relação entre as distribuidoras e os postos revendedores que compõem os canais de distribuição de etanol carburante. Na revisão de literatura, optou-se pelos conhecimentos da economia dos custos de transação, de modo a sustentar as variáveis utilizadas na análise (especificidades do negócio, frequências e riscos das transações). Na parte empírica, foram elaborados estudos de casos múltiplos, a partir de entrevistas pessoais realizadas em nove empresas (distribuidoras e postos revendedores) do Estado de São Paulo. Os resultados mostram que as especificidades mais importantes do negócio de uma distribuidora de combustíveis estão ligadas às especificidades físicas, de local e de marca. As principais especificidades relacionadas aos postos revendedores são iguais às identificadas nas distribuidoras, apresentando diferenças somente nas especificidades locacionais e físicas. Na relação entre esses agentes, destacam-se as formas de governança de mercado spot e contratual.

    Abstract in English:

    The development of flexible-fuel vehicles in Brazil and the need for an alternative energy source to oil (Petroleum) has lead to a reconfiguration of the ethanol distribution process. These changes have brought new opportunities to the Brazilian sugarcane ethanol fuel industry and new directions to the development of ethanol marketing channels in the national and international levels. The present study aims to show how transactions between ethanol distributors and retail stations occur. The research was conducted as a multiple case study by collecting data through in-person interviews in nine companies which are representative members of the ethanol marketing channels (distributors and retail stations) in the state of Sao Paulo, Brazil. The data analysis was performed using the cost transactions economics theory to evaluate the variables used in the analysis (business specificities, frequency, and transaction risks). The results indicate that the most important specificities of the fuel distributors business are related to physical specificities such as locational and brand assets. With regard to the retail stations, the major specificities identified were the same, except for the physical and locational assets. Governance forms based on contractual and spot market stand out in the relationship between the two agents investigated
  • Instrument for identifying consumer needs in the design development process: the case of an automobile design

    Grzebieluckas, Cleci; Buson, Marcos Albuquerque; Queiroz, Shirley Gomes; Ensslin, Leonardo; Ensslin, Sandra; Nickel, Elton; Balbim, Alceu Junior

    Abstract in Portuguese:

    A inovação é hoje uma das principais prioridades para o desenvolvimento de um novo produto e nela o design emerge com destaque, principalmente quando consegue encapsular as necessidades e preferências do usuário. Neste contexto, o presente trabalho objetiva construir um modelo para avaliar o grau de atendimento das necessidades de um usuário específico, quando da aquisição de um veículo para uso particular. Para alcançar este objetivo, utilizou-se a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - Construtivista (MCDA-C), por suas potencialidades para identificar, organizar, mensurar e integrar os aspectos percebidos como importantes pelo usuário. Por meio de um estudo de caso com fontes de informações primárias não obstrutivas, variáveis quali-quantitativas e a visão de conhecimento construtivista, foi construído um modelo considerado representativo das percepções das necessidades e preferências pelo usuário.

    Abstract in English:

    Innovation constitutes nowadays a major priority for the development of a new product, and it emerges with the design emphasis, especially when it includes consumer needs and preferences. This study aims to build a model to determine the extent to which the needs of a particular user are met when purchasing a vehicle for private use. To achieve this goal, the MCDA-C methodology was used for its potential to identify, organize, measure, and integrate the aspects identified as important by the user. Through a case study including primary information sources with no obstruction, qualitative and quantitative variables, and the constructivist view of knowledge, a user needs, preferences, and perceptions representative model was developed.
  • Knowledge system for acupuncture diagnosis: a modeling using commonKADS

    Lopes, Luiz Fernando; Lopes, Maurício Capobianco; Fialho, Francisco Antonio Pereira; Gonçalves, Alexandre Leopoldo

    Abstract in Portuguese:

    A tomada de decisão em acupuntura é um processo complexo, uma vez que existe uma grande variedade de elementos e circunstâncias a serem considerados em um tratamento. Uma tarefa intensiva em conhecimento fundamental para o sucesso do tratamento é o diagnóstico. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de sistema de conhecimento, utilizando a metodologia CommonKADS, com o objetivo de auxiliar na tarefa de diagnóstico em acupuntura, minimizando o grau de incerteza do tratamento e melhorando as condições de saúde e bem-estar do paciente. O modelo proposto é validado pela construção de um protótipo para diagnóstico de acne utilizando redes bayesianas.

    Abstract in English:

    Decision making in acupuncture is a complex process, once there is a great variety of elements and circumstances to be considered during the treatment. The diagnosis, a knowledge-intensive task, is fundamental for the success of the treatment. Therefore, this study proposes a knowledge system based on the CommonKADS methodology aiming to support diagnosis tasks and to minimize the level of uncertainty in order to improve patient health conditions and welfare. The proposed model is validated through acne diagnosis prototype using Bayesian networks.
  • Maturity and performance of teams in the production environment

    Montanari, Robson Luiz; Pilatti, Luiz Alberto; Lima, Isaura Alberton de; Romano, Cezar Augusto

    Abstract in Portuguese:

    O presente estudo teve como objetivo identificar a influência da maturidade das equipes no desempenho das suas atividades. Para tanto, sete equipes de uma prestadora de serviços foram analisadas. Os procedimentos metodológicos foram permeados por entrevistas, observações não participantes, aplicação de dois questionários e três instrumentos. Os resultados permitiram identificar influências da maturidade no desempenho das equipes em ambiente produtivo, bem como verificar que ela está intimamente relacionada ao comportamento revelado no desempenho dentro do grupo. Nas equipes com maior maturidade, comportamentos indesejáveis ao desempenho coletivo não apareceram na mesma proporção aos das equipes com menor grau de maturidade. Infere-se que, à medida que a maturidade dos grupos é aumentada, pela presença de integrantes mais comprometidos e com confiança mútua, os membros das equipes mudam o comportamento alterando a forma de funcionamento do grupo e transformando-se em uma equipe. Se as equipes em estudo, dentro de uma sequência evolutiva de funcionamento, aumentarem sua maturidade, tendem a influenciar positivamente o seu desempenho no ambiente produtivo em que estão inseridas.

    Abstract in English:

    This study aimed to identify the influence of maturity of the teams in carrying out its activities. Seven teams of a service provider industry were analyzed. The data were collected through interviews, non-participant observations, application of two questionnaires and three instruments. The results showed the influence of maturity on the performance of teams in the production environment and that it is closely related to the individual behavior within the group. In the teams with more maturity, the presence of undesirable collective behaviors did not occur in the same proportion of that of teams with lesser degrees of maturity. It can be inferred that as the maturity of the groups is increased by the presence of more committed members with mutual trust, team members change their behavior by changing the way the group works becoming a team. If the teams under study, within an evolutionary sequence of operation, increase in maturity, this will probably influence positively their performance in the productive environment in which they operate.
  • Application of a multicriteria decision method to support environmental management: Aggreko - Brazil - case study

    Paoli, Damaris; Moraes, Luzia Alice Ferreira de

    Abstract in Portuguese:

    Os impactos negativos relacionados à degradação ambiental levaram à formulação do paradigma do desenvolvimento sustentável. Os ambientes corporativos, pressionados pela sociedade, buscam, por meio da implementação de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA), este novo modelo de desenvolvimento. O objetivo principal deste trabalho é apresentar um caso de decisão metodológica, que prioriza opções de alternativas. Foi utilizado o método Tomada de Decisão Interativa Multicritério (TODIM) como uma das ferramentas de decisão Multicritério. O estudo de caso focaliza uma filial de empresa multinacional localizada no Estado do Rio de Janeiro, que oferece soluções de energia temporária e sistemas de controle de temperatura. Foram selecionados oito funcionários de diferentes setores da empresa para a ponderação das alternativas, de acordo com os diferentes critérios qualitativos. Foi demonstrado que existem conflitos de opinião em relação à priorização das alternativas. Isso ocorreu devido à interdependência das alternativas e porque os diferentes atores visualizam o problema com perspectivas diferentes e têm interesses diversos. Os resultados mostraram que a principal alternativa, segundo a maioria dos atores, é a implementação de um programa de educação ambiental para evitar desperdícios e informar/conscientizar os empregados sobre as questões ambientais. Em segundo lugar, foi escolhido um plano para contenção de derrames.

    Abstract in English:

    The negative impacts related to environmental degradation have led to the formulation of the sustainable development paradigm. Business environments, pressured by society seek this new development model through the implementation of environmental management systems. The main objective of this paper is to present a decisionmaking methodological framework, which prioritizes alternative options. The TODIM (Interactive Multicriteria Decision Making) method was used as one of the Multicriteria Decision-Making tools. The case study is a branch multinational corporation, located in Rio de Janeiro, which provides temporary power and temperature control solutions. Eight employees from different sectors of the company were selected to evaluate alternatives according to different qualitative criteria. It was shown that there is a conflict of opinion on ranking alternatives due to the interdependence of the alternatives and also because different actors see the problem from different perspectives and have different interests. The results showed that the main alternative, according to the majority of actors, is the implementation of an environmental education program to avoid wastes and to educate and inform employees about environmental issues. The second alternative chosen was the development of a spill containment plan.
  • Identification of strategic focus and consistency between ends and means in footwear companies in the State of São Paulo

    Bachega, Stella Jacyszyn; Godinho Filho, Moacir

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve o objetivo de identificar, por meio de um survey nos polos calçadistas de Franca, Birigui e Jaú, a presença/ausência de foco estratégico nas empresas e a consistência/inconsistência entre fins e meios. O procedimento de pesquisa utilizado foi a pesquisa de avaliação, também conhecida como survey. Vinte e nove empresas, selecionadas por meio de amostragem probabilística e aleatória, participaram da pesquisa. Para tais identificações, utilizou-se o método desenvolvido por Godinho Filho e Fernandes (2009). Dentre os principais resultados, verificou-se que 69% das empresas calçadistas entrevistadas encontram-se sem foco estratégico e 79,3% dos respondentes apresentam inconsistência entre fins e meios. Além disso, 62,1% dessas empresas estão em ambas as situações (inconsistência entre fins e meios e ausência de foco estratégico). Este trabalho apresenta como contribuição o alerta para a existência de falta de foco estratégico e de situações de inconsistência entre fins e meios em empresas do setor calçadista. Essas informações são importantes para o setor coureiro-calçadista, que apresenta um histórico de crise, indicando a necessidade das empresas se reestruturarem estratégica e gerencialmente para encontrarem um 'norte' e, assim, sobreviverem neste ambiente cada vez mais dinâmico e competitivo.

    Abstract in English:

    This paper presents the results of a study that aimed to identify, by means of a survey in the footwear cluster of Franca, Birigui, and Jaú, the presence/lack of strategic focus on business and consistency/inconsistency between ends and means. The research procedure used was the survey. Twenty-nine companies, selected through probabilistic and random sampling, participated in the survey. The method developed by Godinho Filho and Fernandes (2009) was used. Among the main results, it was found that 69% of the footwear firms interviewed have no strategic focus and 79.3% of the respondents presented inconsistency between ends and means. Furthermore, 62.1% of those companies presented both inconsistency between ends and means and lack of strategic focus. This paper presents a contribution to the alert that there is lack of strategic focus and instances of inconsistency between ends and means in companies in the footwear industry. This information is important for the leather-footwear sector, which has a history of crisis, indicating the need for firms to restructure themselves strategically and managerially in order to survive in an increasingly dynamic and competitive business environment.
  • Project management activity organization: links between competences and structure

    Rabechini Junior, Roque; Carvalho, Marly Monteiro de; Rodrigues, Ivete; Sbragia, Roberto

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste trabalho é estudar os vínculos existentes entre as práticas de gerenciamento de projetos vis-à-vis a adequação da estrutura e das competências organizacionais. A metodologia de estudo de caso foi escolhida para auxiliar na apresentação deste trabalho na forma de resultados de uma investigação empírica. A pesquisa foi realizada em uma empresa da cadeia produtiva do setor automobilístico. Os resultados apontaram os fatores determinantes da estrutura, dos quais se destacam: a falta de memória técnica, o desenvolvimento gerencial e o custo da estrutura. Além disso, foi constatado um cenário de baixas competências nos âmbitos do indivíduo, das equipes e da organização.

    Abstract in English:

    This study aims to understand the links between project management practices and organizational structure and competences. The case study methodology was chosen in order to present an empirical investigation. The research was conducted in a company in the automotive sector. The results show the structure determinants, among which are: lack of memory technology, management development, and cost structure. Furthermore, a scenario of low competences was found in the individual, team , and organizational dimensions.
  • Adoption of the modular strategy for companies in the automotive sector and the implications regarding the transfer of new product development activities: a multiple case study

    Prieto, Evandro; Miguel, Paulo Augusto Cauchick

    Abstract in Portuguese:

    A modularidade aplicada ao desenvolvimento de novos produtos, acompanhada da terceirização das atividades de produção, tem sido uma estratégia adotada pelas montadoras automotivas. O desenvolvimento de produto no contexto da estratégia modular implica em uma redistribuição das atividades inerentes a este processo, baseando-se na decomposição e na divisão das tarefas entre as montadoras e seus fornecedores. Nesse contexto, este estudo investiga as implicações da estratégia modular no processo de capacitação e na transferência de atividades de desenvolvimento de produto entre os fornecedores de primeiro e segundo nível da cadeia de suprimentos automotiva. O trabalho é desenvolvido por meio de uma abordagem metodológica de múltiplos casos. As empresas investigadas foram posicionadas em níveis distintos de competências modulares - "embrionária", "em desenvolvimento" e "madura"-, de acordo com as evidências empíricas levantadas. Evidenciou-se uma relação entre o estágio de maturidade de competências e as principais atividades de desenvolvimento de produto.

    Abstract in English:

    Modularity applied to new product development together with the externalisation of production has been a strategy adopted by automotive companies. New product development in the context of modular strategy implies a redistribution of inherent activities of production. This is based on a work division among assemblers and their suppliers. In this context, this study investigates the implications of modular strategies in the process of transferring value-added activities in new product development between first and second tier suppliers. The study is developed based on a multiple case study approach. The investigated companies were positioned in distinct levels of modular competencies ('embrionary', 'in development', and 'mature'), according to empirical evidence. A relationship between the stage of maturity and major new product development practices was identified.
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