Gestão & Produção, Volume: 20, Issue: 2, Published: 2013
  • A method to measure and improve layout flexibility in dynamic environments

    Neumann, Carla Simone Ruppenthal; Fogliatto, Flávio Sanson

    Abstract in Portuguese:

    Ambientes dinâmicos apresentam um alto grau de incerteza a respeito das necessidades futuras da produção. Tradicionalmente, para que um layout possa ser avaliado e melhorado, devem-se enfocar fatores de proximidade e de adjacência, já que os mesmos aumentam a eficiência da movimentação de materiais, reduzindo assim os custos operacionais. Adicionalmente, se sugere acrescentar robustez, flexibilidade, suficiência e utilização do espaço a esses fatores, o que reforça a idéia que parte da flexibilidade de layout (FL) é devida à associação com outros tipos de flexibilidade de manufatura (FM). Neste artigo se propõe uma sistemática de avaliação e melhoria da FL em ambientes dinâmicos. Mais explicitamente, mensuram-se os habilitadores de um layout, que é capaz de reagir às incertezas externas e internas que surgem ao mudar as necessidades da produção. A sistemática é desenvolvida em nove etapas, as quais partem de matrizes que ponderam o impacto de fatores de proximidade de departamentos, de utilização de área produtiva e de associação com outros tipos de FM na avaliação da FL. Também se apresenta uma proposta de análise reversa do Desdobramento da Função Qualidade (QFD). As proposições apresentadas são ilustradas em um caso prático de uma empresa do setor metal-mecânico.

    Abstract in English:

    Dynamic environments are usually characterized by high uncertainty with respect to future production needs. In traditional layout evaluation, emphasis is placed on factors such as proximity and adjacency since they increase material handling efficiency reducing operational costs. It is usually recommended to consider additional factors in the analysis, such as robustness, flexibility, sufficiency, and use of space. These factors reinforce the idea that layout flexibility is in part related to other types of manufacturing flexibility. In this article, a method to evaluate and improve layout flexibility in dynamic environments is proposed. More explicitly, it is proposed the measurement of the enablers of a layout that is capable of reacting to external and internal uncertainties that arise due to changes in the production needs. The proposed method is implemented in nine stages using matrices to measure the impact of proximity between departments, using production space and an association with other types of manufacturing flexibility for layout flexibility evaluation. The present study also presents a proposition in which the traditional Quality Function Deployment (QFD) analysis is performed in reverse. The method is illustrated in a case study carried out in a company in the metal component processing industry.
  • Information technology and logistics network integration

    Branski, Regina Meyer; Laurindo, Fernando José Barbin

    Abstract in Portuguese:

    A integração das atividades logísticas constitui um grande desafio e envolve, além da empresa, seus parceiros externos. As tecnologias de informação têm papel central neste processo, já que fornecem a infraestrutura e os aplicativos que permitem a troca de informação necessária para a integração. O trabalho tem como objetivo apresentar um modelo - baseado nas tecnologias de informação - para análise das fases de integração externa entre operadores e os demais agentes da rede logística. A análise foi construída a partir de um estudo de casos realizado com quatro operadores logísticos com atuação no mercado brasileiro. A pesquisa identificou as tecnologias utilizadas pelos operadores no processo logístico e analisou sua contribuição para o estabelecimento da logística integrada baseando-se em três parâmetros - integração dos fluxos de materiais, produtos e informação; sua coordenação; e o estabelecimento de parcerias entre os agentes. A partir dos elementos levantados na pesquisa, o estudo apontou a existência de três níveis de integração externa entre o operador e os demais agentes da rede: plena, parcial e inexistente. A rede logística constitui uma rede de valor quando há integração plena e o estabelecimento de parcerias entre os operadores e os demais agentes.

    Abstract in English:

    The integration of logistics activities is a major challenge that involves the company's internal and external partners. Information technology (IT) plays a central role in this process since it provides infrastructure and software applications that allow the exchange of information needed to achieve such integration. The aim of this paper is propose a based IT model to analyze the external integration stages between third-party logistics providers (3PL) and the other agents of the logistics network. The analysis was based on a multiple case study conducted in four 3PLs operating in Brazil. This research identified and analyzed the technologies used in the logistics process and how they contribute to the achievement of logistic integration based on three parameters: integration and coordination of material, product, and information flow, and the establishment of partnerships between the network agents. This study revealed the existence of three levels of external integration between the 3PLs and the other agents in the network: total, partial, and lack of integration. The logistics network is considered a value network when there is total integration and the establishment of partnership between 3PLs and the other agents..
  • Individual and combined application of CUSUM and Shewhart control charts: an application in the metalworking sector

    Walter, Olga Maria Formigoni Carvalho

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo tem como objetivo analisar e controlar estatisticamente um processo industrial, em que o gráfico do tipo Shewhart é o atualmente utilizado. A partir de uma aplicação realizada por meio da pesquisa axiomática quantitativa, são analisadas outras opções como o emprego de um gráfico CUSUM e um gráfico combinado Shewhart-CUSUM. Paralelamente à aplicação dos gráficos de controle, foram desenvolvidos scripts em ambiente R para calcular os limites de controle do gráfico CUSUM, por meio da aproximação de Siegmund (1985) e da construção do gráfico combinado Shewhart-CUSUM. Os resultados demonstram que a aplicação, tanto do gráfico CUSUM quanto do gráfico combinado Shewhart-CUSUM, possibilita detectar interferências no processo, as quais não foram identificadas pelo gráfico do tipo Shewhart. Assim, considera-se o gráfico de controle CUSUM, isolado ou combinado com o gráfico do tipo Shewhart, uma ferramenta preventiva mais sensível para avaliar interferências na qualidade do processo. Este artigo será útil tanto para pesquisadores quanto para profissionais da área de Engenharia de Produção e gestão de operações interessados em melhor compreender os parâmetros que compõem o projeto de um gráfico de controle CUSUM, bem como introduzi-lo em processos nos quais atualmente se utiliza somente o gráfico de controle de Shewhart.

    Abstract in English:

    The objective of this study is to statistically analyze and control an industrial process in which the Shewhart style control chart is used. Through an axiomatic quantitative research, several options of application are evaluated, such as the use of the CUSUM control chart individually or a combined Shewhart-CUSUM chart probabilistically combined. At the same time, R language scripts were developed to calculate the control limits for the CUSUM control chart using Siegmund's (1985) approximation and the construction of the combined CUSUM-Shewhart chart. The results show that the application of both the CUSUM and the combined Shewhart-CUSUM charts enabled the detection of interferences in the process that were not detected by the Shewhart chart alone. Therefore, it can be said that the CUSUM chart either individually or combined with the Shewhart chart is an effective preventive tool for quality control. The results obtained can be useful for researchers and for production engineering professionals who focus on understanding the CUSUM chart parameters and applying it to industrial processes that adopt only the Shewhart charts.
  • Analysis of SAMU configuration using multiple alternatives of ambulance location

    Souza, Regiane Máximo de; Morabito, Reinaldo; Chiyoshi, Fernando Yassuo; Iannoni, Ana Paula

    Abstract in Portuguese:

    O Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Brasil é um sistema médico emergencial de responsabilidade do poder público, em que a demanda de usuários em uma região urbana é usualmente separada por subregiões e classes de chamados emergenciais. Essa demanda pode mudar de forma significativa ao longo do dia, geograficamente e temporalmente, devido à sua natureza aleatória, mas também devido aos diferentes padrões de comportamentos da população ao longo do dia. Por exemplo, tipicamente há menos demanda durante a noite do que de dia. Os objetivos deste trabalho são: verificar se o conhecido modelo hipercubo de filas espacialmente distribuídas é adequado para analisar medidas de desempenho do SAMU, tais como tempos médios de resposta aos usuários, e utilizar este modelo para analisar múltiplas alternativas de localização das ambulâncias, explorando variações importantes da demanda e do serviço ao longo do dia. Para verificar a viabilidade e a aplicabilidade desta abordagem, foi realizado um estudo de caso no SAMU de Ribeirão Preto-SP.

    Abstract in English:

    The Brazilian emergency medical system SAMU (Sistema de Atendimento Móvel de Urgência) is an emergency medical system of public government liability, in which the users' service demand in an urban region is usually separated into subregions and classes of emergency calls. This demand can change substantially during the day, geographically and temporally, due to its random nature and also to the different behavior patterns of the population throughout the day. For instance, typically there is less demand during the night hours than during the day. The goals of this study are to verify whether the hypercube queuing model is adequate to analyze performance measures of SAMU, such as mean response times to the users, and use this model to analyze multiple alternatives of ambulance location considering significant variations in the demand and service throughout the day. In order to verify the feasibility and applicability of this approach, a case study was conducted in the SAMU of Ribeirão Preto-SP.
  • Reverse logistics in the e-commerce: a case study

    Araujo, Ana Carolina de; Matsuoka, Érica Mayumi; Ung, July Ellen; Hilsdorf, Wilson de Castro; Sampaio, Mauro

    Abstract in Portuguese:

    A logística reversa ganha importância cada vez maior tanto no meio acadêmico quanto entre os profissionais de supply chain, não só por ser um dos instrumentos para a prática da sustentabilidade, como também por seu papel estratégico em muitos segmentos econômicos. Diversos trabalhos mostram como uma logística reversa eficiente pode diminuir custos e propiciar vantagem competitiva às empresas. Da mesma forma, o comércio eletrônico vem apresentando crescimento expressivo em muitos países e, por sua própria natureza apresenta taxas de retorno muito maiores que o comércio tradicional. Contudo, apesar da importância da operação de logística reversa para o comércio eletrônico, não se encontram trabalhos que explorem esse tema na literatura. O objetivo deste trabalho é descrever o processo de logística reversa do maior varejista virtual do mercado brasileiro, mostrando sua evolução, analisando seu desempenho e identificando suas principais deficiências. Conclui-se com a apresentação de sugestões para melhorias e implantação de um sistema mais eficiente.

    Abstract in English:

    Reverse logistics has gained increasing importance among researchers and supply chain professionals not only for being one of the tools for sustainability, but also for its strategic role in many economic sectors. Several studies have shown how an efficient reverse logistics can reduce costs and provide competitive advantage to companies. Likewise, there has been a significant growth of electronic commerce in many countries, which has much higher return rates than those of traditional trade. Nevertheless, despite the importance of reverse logistics in electronic commerce, there are no studies addressing this topic in the literature. The aim of this paper is to describe the reverse logistics process of the largest online retailer in the Brazilian market by showing its development, analyzing its performance, and identifying its major deficiencies. Some suggestions for the improvement and implementation of a more efficient system are made
  • Application of mixed binary goal programming in an enterprise in the sugar and energy sector

    Silva, Aneirson Francisco da; Marins, Fernando Augusto Silva; Montevechi, José Arnaldo Barra

    Abstract in Portuguese:

    A Programação por Metas, ou Goal Programming (GP), é uma importante abordagem analítica que tem sido aplicada com sucesso na solução de importantes problemas de decisão. Propõe-se um modelo de Programação por Metas Binária-Mista, ou Mixed-Binary Goal Programming (MBGP), para otimizar o planejamento agregado da produção e da distribuição de uma empresa do setor sucroenergético, que incorpora a cogeração de energia. Deste modo, o modelo aborda os processos de produção de açúcar, de álcool, de melaço e derivados e da cogeração de energia. Contempla, também, as etapas agrícolas, industriais e de distribuição, possibilitando que as decisões sejam tomadas em um horizonte de planejamento semanal, incluindo a safra e entressafra. A aplicação deste modelo em uma usina de açúcar e álcool brasileira auxiliou na determinação de políticas ótimas de produção e distribuição, gerando resultados financeiros e operacionais interessantes para a empresa, além de gerar relatórios de exportação de energia aderentes à realidade da usina estudada.

    Abstract in English:

    The Goal Programming (GP) is an important analytical approach that has been successfully applied in relevant real-world decision making problems. This paper proposes a Mixed-Binary Goal Programming (MBGP) model to optimize production and distribution planning of a energy cogeneration sugar and ethanol milling company. Therefore, the MBGP model integrates the production process of sugar, alcohol, molasses, and energy cogeneration, and it enables decision-making in the agricultural, industrial, and distribution phases on a weekly-basis planning horizon including the harvest season and the periods between harvests. The model was applied in a Brazilian sugar and ethanol milling company, and it contributed to the formulation of production and distribution optimum policies yielding good financial and operational results in addition to raising energy export in conformity with the reality of the plant.
  • Evaluation of the importance of criteria for the selection of Integrated Management Systems (ERP) for use in civil construction companies

    Méxas, Mirian Picinini Picinini; Costa, Helder Gomes; Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves

    Abstract in Portuguese:

    A adoção de Sistemas Integrados de Gestão, também denotados sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), introduziu a necessidade de se discutir o processo de avaliação deste tipo de sistemas, o qual está inserido em um contexto de múltiplas percepções ou critérios de avaliação. No presente trabalho, efetua-se uma revisão bibliográfica sistematizada em um conjunto de artigos publicados em periódicos indexados nas bases Scopus, ISI Web of Science ou Engineering Village, os quais relatam a construção/aplicação de modelos multicritério para avaliação de sistemas ERP. Com base nesta revisão bibliográfica, foi construído um conjunto de critérios e subcritérios, o qual foi submetido à validação por um conjunto de especialistas com experiência na seleção e implantação de ERP, resultando em uma árvore composta por 45 subcritérios agrupados em cinco critérios. Posteriormente, foi desenvolvida uma pesquisa de campo, da qual participaram 79 respondentes, principalmente das áreas de TI e Construção Civil, para captar percepções quanto à importância relativa destes critérios. A pesquisa revelou que os respondentes consideram os critérios Financeiro, Negócio e Software os mais importantes.

    Abstract in English:

    The adoption of ERP (Enterprise Resource Planning) by companies has introduced the need of evaluating and selecting such systems. This discussion is embedded in a context of multiple perceptions or evaluation criteria. In the present study, it a systematic literature review was conducted on a set of papers published in journals indexed by Scopus, ISI Web of Science, and Engineering Village databases focusing on the multiple criteria evaluation of ERP systems. Based on this literature review, criteria and sub-criteria was set, which was submitted for validation by a group of professionals with strong ERP System selection and implementation experience resulting in a tree comprised of 45 sub-criteria grouped into five criteria. A survey of IT and civil construction areas was conducted on a sample of 79 respondents in order to investigate the relative importance of these criteria. The survey demonstrated that the Financial, Business, and Software criteria were considered by the respondents as the most important.
  • Approaches for implementation of the postponement strategy: a multicase study in the food industry

    Ferreira, Karine Araújo; Alcântara, Rosane Lúcia Chicarelli

    Abstract in Portuguese:

    O propósito deste artigo foi investigar a aplicação prática do postponement em empresas alimentícias brasileiras e identificar as abordagens (passos) para aplicação desta estratégia nestas empresas. Além da maior discussão sobre o tema, a principal motivação para este trabalho é o estudo desta estratégia em um setor em que o tema é ainda pouco explorado. Foram apresentados seis estudos de caso em empresas alimentícias do segmento de fabricação de conservas de frutas, tais como processadoras de tomate e laranja. Este trabalho traz duas contribuições principais. A primeira é a apresentação de uma estrutura conceitual, com as principais abordagens para a implementação do postponement obtidas da literatura, que pode e deve ser adequada para diferentes setores da indústria. A segunda é uma primeira adequação desse quadro para empresas da indústria alimentícia, especificamente empresas processadoras de tomates e produtoras de suco de laranja. Dentre as principais conclusões deste trabalho, pode-se destacar que a aplicação do postponement é uma prática cada vez mais frequente no segmento investigado e tem transformado as relações entre empresas. Adicionalmente, foi verificado, que nenhuma das empresas estudadas apresentava uma estrutura formalizada para aplicação da estratégia de postponement, sendo sua implantação baseada apenas na experiência dos seus gestores.

    Abstract in English:

    The purpose of this article was to investigate the implementation of the postponement strategy of in Brazilian companies in the food industry and to identify approaches (steps) for implementing this strategy in these companies. In addition to the broader discussion on this topic, the main motivation for conducting this research is the study of this strategy in a sector where this topic has still been under-addressed. Six case studies were conducted in and fruit and vegetable canning companies, such as tomato and orange processing companies. This study has two major contributions: the first is to present, based on the literature, a theoretical framework for implementation of postponement, which can and should be suitable for different industry sectors. The second is the adequacy of this framework for use in food companies, especially orange juice and tomato processing companies. One of the main conclusions of this study is that postponement implementation has been increasingly used in the segment investigated, and it has been changing the relationships between companies. Additionally, it was found that none of the companies studied had a formal structure for implementing the postponement strategy, and therefore its implementation has been based only on the experience of its decision makers.
  • A contribution to organizational design for innovation in the Brazilian petrochemical industry

    Mello, Adriana Marotti de; Marx, Roberto

    Abstract in Portuguese:

    A Indústria Petroquímica, incluindo-se aí a brasileira, é um setor consolidado, maduro, acostumado a inovar incrementalmente em produtos e processos. De outro lado, para manter e ampliar sua competitividade, tem a necessidade de inovar mais radicalmente. A literatura disponível recomenda que empresas que necessitem inovar, simultaneamente, de forma incremental e radical, deveriam adotar uma "Organização Ambidestra" (ou "Semiestrutura"), utilizando processos, ferramentas de gestão e estruturas adequadas para cada caso. Mas como exatamente deveria ser essa organização ambidestra? Este trabalho objetiva contribuir com esta discussão, propondo critérios para o Projeto Organizacional adequado ao desenvolvimento de inovações incrementais e radicais de forma sistemática em empresas consolidadas de setores maduros. Parte-se do princípio de que não haveria um modelo único a ser prescrito neste caso. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de múltiplos casos em três empresas inovadoras do setor, em que onze projetos de inovação foram analisados. Os resultados obtidos indicam que, ainda que haja nas empresas a preocupação de divisão de estruturas para o desenvolvimento de inovações radicais e incrementais, na prática, a forma pela qual os projetos são conduzidos não mostra diferença significativa. O modelo proposto oferece um conjunto de diretrizes e critérios para que cada empresa adapte suas estruturas e processos a diferentes desafios encontrados nos projetos de inovação, em cada etapa de seu desenvolvimento.

    Abstract in English:

    The Petrochemical Industry (including the Brazilian Petrochemical industry) is a well-established and mature sector that has always introduced product and process incremental innovation. On the other hand, in order to maintain its competitiveness, this sector needs more radical innovation. According to the literature, companies that need both incremental and radical innovation should adopt an Ambidextrous Organization (or Semi-Structured Organization) using processes, management tools, and structures suitable for each innovation project. But how exactly should this ambidextrous organization be? This study attempts to contribute to this discussion by proposing criteria for an Organizational Design suitable for the development of incremental and radical innovations in a systematic manner in consolidated companies in mature industries, assuming that there would be no single model to be prescribed. The research method used was the multiple-case study of three innovative companies, in which eleven innovation projects were analyzed. The results indicate that although there is a concern about dividing structures for the development of incremental and radical innovations, in practice, there is no significant difference in the way projects are conducted. The model proposed offers a set of guidelines and criteria for each company to adapt its structure and processes to the different challenges faced by innovation projects at each stage of their development.
  • Analysis of the differences in the implementation of balanced scorecard in the major companies in southern Brazil

    Spessatto, Giseli; Beuren, Ilse Maria

    Abstract in Portuguese:

    O estudo objetiva analisar se há diferenças significantes na implantação do Balanced Scorecard (BSC), quanto a dificuldades, impactos, efeitos e grau de utilização, entre as maiores empresas da região sul do Brasil. Para tal, realizou-se pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa dos dados. A pesquisa foi realizada em 19 empresas da região sul listadas na Revista Valor 1000, edição de 2008, que utilizam ou estão implantando o BSC. Os resultados da pesquisa mostram que o processo de implantação do BSC nas empresas pesquisadas levou de um a quatro anos para ser concluído. A maior dificuldade enfrentada no processo foi mobilizar todas a trabalharem com o modelo. Como impacto mais representativo, prevaleceu que as medidas de desempenho definidas no BSC são capazes de diferenciar a estratégia da empresa tornando-a única e, como efeito mais significativo, foi apontado o foco na estratégia. A proposição com maior grau de utilização foi a de alinhar a organização com a estratégia. Para analisar as diferenças do grau de desenvolvimento do BSC nas empresas, consideraram-se dois grupos, as que implantaram um BSC corporativo com desdobramento para cada tema estratégico e as que implantaram um BSC único para toda a empresa, sendo que o primeiro grupo apresentou maiores dificuldades e maior grau de utilização. Conclui-se que há diferenças significantes na implantação do BSC entre as empresas pesquisadas, no que se refere a dificuldades de operacionalização e ao grau de utilização, e que não há diferenças nos impactos e efeitos ocasionados pelo BSC.

    Abstract in English:

    This study aims to investigate whether there are differences in the implementation of Balanced Scorecard (BSC) regarding the difficulties, impacts, effects, and extent of use between the largest companies in southern Brazil. Therefore, a descriptive research with quantitative approach to data was conducted in 19 southern companies that operate in the South of the country and were listed in the journal Valor 1000 2008 edition, which have already adopted or are implementing the BSC. The s results obtained show that the BSC implementing process in the companies studied took from one to four years to be completed. The greatest difficulty faced during the process implementation was to mobilize people involved to work according to the model. The most representative impact was that the performance measures defined in the BSC are able to differentiate the company's strategy making it unique and, and the most significant effect was the focus on strategy. The most commonly used proposition was to align the organization with the strategy. To analyze the differences in the BSC degree of development in the companies studied, two groups were considered: the ones that have implemented a BSC with corporate development for each strategic theme and the ones that have implemented a single enterprise-wide BSC; the first group showed the greatest difficulties and greater use. It can be Concluded that there are significant differences between in the BSC implementation andbetween the researched companies studied, with regard to operational difficulties and the degree of use, and that there isn´t no difference in the effects caused by impacts andthe implementation of BSC.
  • Technological capability development: the role of Infrastructural Technology

    Gallina, Renato; Fleury, Afonso

    Abstract in Portuguese:

    O domínio da Tecnologia Industrial Básica - TIB - (metrologia, normalização e avaliação da conformidade) não é somente um requisito para a competitividade de uma empresa por possibilitar que esta produza em conformidade com as normas internacionais, mas é também uma condição necessária para a efetiva acumulação de capacidades tecnológicas e a busca da inovação tecnológica. Na literatura especializada, raros são os estudos que analisam a função da TIB no processo de aprendizagem tecnológica. Este trabalho se propõe a preencher essa lacuna ao propor um modelo para avaliar e projetar as relações dinâmicas entre TIB e capacidade tecnológica. Esse modelo permite cotejar os mecanismos utilizados em cada um dos estágios de capacitação em TIB com os processos organizacionais adotados por empresas situadas nos diferentes níveis de capacitação tecnológica identificados na literatura. A coleta de dados foi feita por um survey, que envolveu uma amostra de 103 empresas do setor metal-mecânico. Concluiu-se que há uma forte relação entre o nível de capacitação em TIB e o nível de capacitação tecnológica das empresas. Em outras palavras, o desenvolvimento da capacitação em TIB é uma pré-condição para o desenvolvimento da capacitação tecnológica das empresas.

    Abstract in English:

    The mastering of Infrastructural Technologies (IfT) - metrology, standardization, and conformity assessment - is not only a precondition for a firm's competitiveness, since it enables production in accordance with international norms; but it is also a requisite for the effective accumulation of technological capabilities aiming at technological innovations. In the specialized literature, there is a lack of studies that address the role of Infrastructural Technologies in the technology learning process. This article aims to fill that gap by proposing a model to assess and design the dynamic interrelationships between IfT and technological capability development. This model compares the mechanisms required in each one of the stages of IfT maturity to the organizational processes adopted by firms with different levels of technological capability reported in the literature. The data were collected through a survey of a sample of 103 metal-mechanics firms. It can be concluded that there is a strong relationship between the IfT's level of maturity and the firms' level of technological capability. In other words, the development of capability in IfT seems to be a precondition for the firms' technological development and innovation strategy.
  • A qualitative analysis of the capital budgeting process in cotton ginning companies

    Lima, Afonso Carneiro; Silveira, José Augusto Giesbrecht da; Tanabe, Mário; Oliva, Fábio Lotti; Grisi, Celso Cláudio de Hildebrand e

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho teve como objetivo analisar o orçamento de capital (OC), voltado a investimentos em ativos de capital (máquinas e equipamentos), desempenhado por gestores de empresas algodoeiras. Sua elaboração foi motivada pela queda produtiva em algumas regiões do País em que a cultura algodoeira era tradicional, especificamente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. A escolha das empresas levou em conta a disponibilidade dos gestores em conceder entrevistas presenciais. Dessa forma, partindo-se de uma abordagem qualitativa e exploratória sobre os dados, aplicou-se uma análise de conversação, forma de análise de conteúdo que permitiu identificar particularidades de cada unidade investigada e realizar inferências quanto a razões, causas e motivações em relação aos investimentos dessa natureza. Resultados apontam para um enfoque gerencial mais voltado à tentativa de se garantir resultados operacionais satisfatórios no curto prazo. Assim, a gestão na maioria das empresas pesquisadas não considera um planejamento de investimentos no médio e longo prazos devido à percepção quanto aos baixos ganhos marginais da substituição e investimento em novos ativos. Constatou-se ainda uma forte influência de experiências passadas nas decisões de investimento dos gestores entrevistados. Tais observações podem impedir políticas de investimento e de negócios focadas no desenvolvimento do setor como uma forma de contornar suas dificuldades, mesmo havendo mobilizações recentes por parte dos produtores.

    Abstract in English:

    This purpose of this paper was to analyze the process of capital investment (machines and equipment) from the perspective of a multiple case study. From a qualitative and exploratory approach toward the data, a content analysis was used, a method that allowed identifying distinctive features of each unit investigated and making inferences about reasons, causes, and motivations. The results point to a more managerial approach targeted towards attempting to ensure satisfactory operating results in the short term. Hence, most of the gins investigated seem to be more susceptible to the uncertainties of the environment in which they operate since there is a limited consideration of the possibilities that investments might bring to them, as well as an inherent risk management approach; behavioral aspects such latency were verified in investment decisions performed by the managers interviewed.
  • Project portfolio management: trends and contributions of literature

    Carvalho, Marly Monteiro de; Lopes, Paula Vilas Boas Viveiros Lopes; Marzagão, Daniela Santana Lambert

    Abstract in Portuguese:

    A necessidade crescente de melhores resultados com recursos cada vez mais escassos requer que as empresas selecionem e invistam apenas nos projetos capazes de gerar vantagem competitiva. O fato de este processo de seleção envolver interesses e riscos, uma efetiva gestão de portfólio de projetos pode fornecer suporte de forma estruturada e organizada. Este trabalho tem como objetivo traçar um panorama da literatura acadêmica em gestão de portfólio de projetos, descrevendo tendências e os principais temas abordados. A abordagem metodológica utilizada foi de revisão bibliográfica, adotando técnicas de análise bibliométricas e de análise de conteúdo. As buscas foram realizadas na base científica de dados ISI Web of Knowledge e na base Scielo. A amostra inicial de análise foi composta por 85 artigos publicados entre 1994 e 2009, expandida para as referências citadas nesses artigos. A amostra foi analisada com relação à evolução das publicações e citações, identificação dos principais periódicos, autores e obras, bem como os temas principais abordados. Os resultados indicam um significativo aumento de artigos publicados e citações ao longo do período. Os modelos de gestão de portfólio identificados na literatura convergem para os seguintes processos-chave: propostas de projetos; direcionadores estratégicos; identificação; avaliação; seleção; priorização; alocação de recursos; e monitoramento & controle. As ferramentas mais citadas nos estudos da amostra foram classificadas em três grupos: métodos financeiros, programação matemática e modelos estatísticos. Finalmente, os critérios para seleção dos portfólios que se destacaram foram: o potencial de mercado, viabilidade econômico-financeira e riscos/incertezas.

    Abstract in English:

    The growing need for better results with increasingly scarce resources requires the companies to select and invest only in projects that generate competitive advantage. The fact that this selection process involves interests and risks, an effective project portfolio management can provide effective support. This paper aims to provide an overview of academic literature on project portfolio management describing trends and the key topics. The methodological approach chosen was a literature review, adopting bibliometric techniques and content analysis. The search was conducted in the ISI Web of Knlowledge and Scielo databases. The initial sample for analysis consisted of 85 articles published between 1994 and 2009 and included the cited references. The sample was analyzed according to the evolution of publications and citations and identification of key journals, authors, studies, and topics. The results indicate a significant increase in the volume of published papers and citations over the period of time studied. The portfolio management models identified in the literature converge on the following key processes: project proposals, strategic drivers, identification, evaluation, selection, prioritization, resource allocation, and monitoring & control. The most cited tools in the studies in the sample were classified into three groups: financial methods, mathematical programming, and statistical models. Finally, the portfolio selection criteria that stood out were market potential, economic and financial feasibility, and risks and uncertainties.
  • Organizational culture and climate: a study in Rio Grande do Norte's dairy industries

    Rocha, Luiz Célio Souza; Pelogio, Emanuelly Alves; Añez, Miguel Eduardo Moreno

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste trabalho é investigar se existe relação entre a cultura organizacional e o clima organizacional, tendo, como locus de pesquisa, indústrias de laticínios do Rio Grande do Norte. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório-descritivo e conclusivo-causal, em uma amostra composta por 211 funcionários de todos os níveis hierárquicos das empresas participantes, o que corresponde a 25,6% do total do setor. A partir dos dados coletados, identificaram-se as características pessoais dos respondentes, o perfil da cultura organizacional predominante e o clima organizacional predominante nas indústrias analisadas. Para a análise da cultura organizacional, utilizou-se o Modelo dos Valores Competitivos (CAMERON; QUINN, 2006) com adaptações, segundo Santos (2000). Para a análise do clima organizacional, utilizou-se a Escala de Medida de Clima Organizacional, proposta por Martins et al. (2004) e Martins (2008), com modificações de forma a se ter um instrumento mais enxuto. Os dados coletados foram submetidos a análises estatísticas quantitativas que permitiram chegar às seguintes conclusões: os perfis culturais foram encontrados de forma equilibrada nas organizações pesquisadas, com ênfase para os perfis "cultura clã" e "cultura mercado"; as organizações pesquisadas possuem um clima bom, segundo a classificação de Martins (2008), com destaque para os fatores "apoio da chefia e da organização" e "conforto físico", fatores estes bem coerentes com o perfil "cultura clã"; e os perfis culturais apresentaram influência sobre os fatores do clima organizacional. Assim, os resultados nos permitem concluir que há relações entre os perfis culturais e os fatores determinantes do clima organizacional nas organizações pesquisadas.

    Abstract in English:

    The objective of this study is to investigate the relationship between organizational culture and the organizational climate in Rio Grande do Norte's dairy industries. An exploratory-descriptive and conclusive-causal study was carried out to examine a sample composed of 211 employees of all hierarchical levels of firms investigated, corresponding to 25.6% of the total of this sector. Based on the data collected, the employees' personal characteristics, the predominant organizational culture profile, and the predominant organizational climate in the industries researched were identified. In order to analyze the organizational culture, the Competing Value Model (CAMERON; QUINN, 2006), with adaptations by Santos (2000) was used. In order to analyze the organizational climate, the Organizational Climate Measurement Scale, proposed by Martins et al. (2004) and Martins (2008), with modifications, was used. The data were submitted to quantitative statistical analyses that led to the following conclusions: the organizations' cultural profiles were considered well-balanced, with emphasis to "clan culture" and "market culture" profiles; the organizational climate was considered good, based on the Martins' (2008) classification, with emphasis to "support from the top management and organization" and "physical comfort", factors that are in agreement with the "clanculture" profile; and the cultural profiles showed influence on the organizational climate factors. Therefore, based on the results, it can be concluded that there are relationships between the cultural profiles and the organizational climate factors in the organizations studied.
  • Guidelines for collective development of continuous improvement in local productive arrangements

    Vieira, Ariana Martins; Galdamez, Edwin Vladimir Cardoza; Souza, Fernando Bernardi de; Oliveira, Otávio José de

    Abstract in Portuguese:

    Em um cenário dinâmico e competitivo como o atual, a melhoria contínua passou a ser um requisito básico da gestão que visa potencializar o desempenho de empresas e dos possíveis Arranjos Produtivos Locais em que estejam inseridas, sobretudo no caso daquelas de menor porte. O objetivo deste trabalho é apresentar diretrizes para desenvolvimento coletivo de melhoria contínua em Micro, Pequenas e Médias Empresas industriais que atuem neste tipo de arranjo. A proposta foi desenvolvida a partir do referencial teórico e validada por um estudo de caso. As diretrizes estão estruturadas em seis etapas principais: Preparação, Diagnóstico do Arranjo, Diagnóstico das empresas, Implantação, Auditoria e Avaliação.

    Abstract in English:

    In the current dynamic and competitive environment, continuous improvement has become a basic management requirement aiming to increase performance of firms and local productive arrangements. The objective of this study is to present guidelines for collective development of continuous improvement in Micro, Small, and Medium Enterprises that operate in this type of arrangement. The proposal was formulated based on the theoretical concept and validated by a case study. The guidelines are composed of six main stages: Preparation, Array Diagnosis, Company Diagnostics, Implementation, Audit, and Evaluation.
  • Administrative duties of ambulatory attendants: their job and relationships with patients and doctors

    Bolis, Ivan; Sznelwar, Laerte Idal; Silva, Márcia Terra da

    Abstract in Portuguese:

    A abordagem organizacional fornece uma visão ampla das situações de trabalho, o que permite a melhoria dos processos e a construção de situações de bem-estar para os trabalhadores. Devido à natureza do serviço oferecido, que implica a presença de diferentes categorias de clientes, em algumas atividades podem ocorrer situações de conflito, como no caso de atendentes em atividades administrativas de um serviço ambulatorial. Eles exercem atividades nas quais são os conectores entre os pacientes e os médicos, dois tipos de clientes com diferentes e, às vezes, contrastantes necessidades. Análises sobre as características do serviço, como perecibilidade, intangibilidade e coprodução, permitiram encontrar elementos que provocam problemas e, como consequência, podem causar uma situação difícil para os atendentes. Esse fato poderia ser considerado normal para tal tipo de serviço, todavia, pode ser uma fonte de problemas de produção e de saúde para esses trabalhadores. Desse modo, consideramos ser importante propor mudanças organizacionais, visando melhorias neste tipo de situação de trabalho.

    Abstract in English:

    An organizational approach can provide a wider range of work situations thus enabling improvements in the processes providing wellbeing of workers. In some activities, due to the nature of the service offered, which implies the presence of different types of customer, some conflict situations can occur. This is the case of attendants carrying out administrative duties of ambulatory services. They sometimes act as the link between the patients and the doctors, two different types of customers with different and sometimes contrasting needs. The analysis of service features such as intangibility, perishability, and co-production enabled to identify elements that cause problems and consequently difficult situations in the workplace. This could be considered normal considering this kind of service; however, it can affect production and lead to health problems for these workers. Therefore, it is important to propose organizational changes seeking improvements in this type of work situation.
Universidade Federal de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção , Caixa Postal 676 , 13.565-905 São Carlos SP Brazil, Tel.: +55 16 3351 8471 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: gp@dep.ufscar.br