Acessibilidade / Reportar erro
Gestão & Produção, Volume: 28, Número: 1, Publicado: 2021
  • Uma análise da relação entre gestão do conhecimento e desempenho do projeto: revisão da literatura e quadro conceitual Original Article

    Favoretto, Camila; Carvalho, Marly Monteiro de

    Resumo em Português:

    Resumo: O gerenciamento do conhecimento é um dos principais recursos a permitir que projetos e organizações lidem com os desafios do mercado competitivo atual. Esse estudo tem como objetivo investigar os temas centrais da gestão de conhecimento no contexto de projeto, explorando a relação entre gestão de conhecimento e o desempenho de projetos. Para tal, foi realizada uma revisão de literatura, adotando análise bibliométrica, codificação e análise de conteúdo. O processo de busca e amostragem foi conduzido na base de dados da Web of Knowledge (Web of Science Core Collection). Os resultados identificaram as principais estratégias para lidar com que os conhecimentos tácito e explícito, que são aquisição de conhecimentos de especialista e documentação do projeto por meio de formulários codificados, respectivamente. Ambos os tipos de conhecimento, tácito e explicito, estão mais intensamente relacionados a duas dimensões de sucesso: eficiência na GP e sucesso do produto / serviço. A literatura aponta que muitas organizações reconhecerem a importância da gestão do conhecimento, mas ainda são muitas as barreiras para sua implementação na prática.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Knowledge management is a key resource for enabling projects and organizations to address the current challenges of competitive environment. This article aims to investigate the central themes of knowledge management in the project context, exploring the relationship between knowledge management and project performance. For this purpose, a literature review was carried out, adopting bibliometric analysis, codification and content analysis. The search and sampling process was conducted in the Web of Knowledge (Web of Science Core Collection) database. First, the results identified the main strategies to deal with tacit and explicit knowledge, which are experts’ knowledge acquisition and project documentation through coded forms, respectively. Both types of knowledge, tacit and explicit, are strongly related to two of the project success dimensions: GP efficiency, and success of the product/service. The literature pointed out that organizations recognize the importance of knowledge management but they still face many barriers to implement it in practice. The publications allowed verifying that the subjects are still little related, making it a challenging field for future studies.
  • Implantação de uma rotina padrão de trabalho utilizando as ferramentas da Manufatura Enxuta: Estudo de Caso Original Article

    Santos, Diego Michael Cornelius dos; Santos, Bruna Karine dos; Santos, César Gabriel dos

    Resumo em Português:

    Resumo: Devido aos avanços tecnológicos, políticas de comércio e padrões de consumo da sociedade, a competitividade entre as empresas vem aumentando consideravelmente, exigindo práticas que proporcionem uma melhoria constante nos indicadores de produção e na qualidade dos produtos. Neste contexto, a utilização das ferramentas do Sistema Toyota de Produção, também conhecido como Lean Manufacturing, possuem papel fundamental para a eliminação de desperdícios e melhoria continua dos níveis de produção industrial. Desta maneira, este trabalho tem como objetivo implementar uma rotina padronizada de trabalho entre os colaboradores que atuam em um mercado de peças de uma indústria de Máquinas Agrícolas, a qual carece de métodos produtivos. Para representar esta situação, foram utilizados dados reais, os quais correspondem a necessidade da linha de produção, e que serviram de base para a análise e implementação de uma nova rotina de trabalho. Os resultados obtidos possibilitaram a criação de uma rotina de trabalho padronizada, a qual foi obtida através do balanceamento das atividades entre os operadores e eliminação de atividades que não agregavam valor ao produto.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Due to technological advances, trade politicies and society's consumption patterns, competitiveness among companies has increased considerably, requiring practices that provide a constant improvement in production indicators and product quality. In this context, the use of Toyota Production System tools, also known as Lean Manufacturing, have a fundamental role in the elimination of waste and continuous improvement of industrial production levels. Thus, this work aims to implement a standardized work routine among employees working in a market of parts in an Agricultural Machinery industry, which lacks production methods. To represent this situation, real data were used, which correspond to the needs of the assembly line, and which served as the basis for the analysis and implementation of a new work routine. The results obtained enabled the creation of a standardized work routine, which was obtained by balancing activities between operators and eliminating activities that did not add value to the product.
  • Aplicação do método markup de preceificação como alternativa do modelo não baseado em custo para as tarifas aeroportuárias Original Article

    Fiaco, Reinaldo Moreira Del; Silva, Paulo Afonso Lopes da

    Resumo em Português:

    Resumo A experiência de países desenvolvidos mostra que os administradores aeroportuários procuram aumentar sua lucratividade, enquanto que as agências reguladoras objetivam garantir qualidade, investimentos e tarifas justas. Este estudo apresenta uma aplicação do Índice de Tornqvist e do método de precificação markup para encontrar a oportunidade de preço de mercado das tarifas aéreas, tendo como objetivo apresentar uma metodologia de desenvolvimento de um modelo para comparar os resultados financeiros dos aeroportos com base na Resolução n°350/14 da ANAC, a qual permite uma majoração de 100% das tarifas aeronáuticas em relação ao teto tarifário. Para a previsão de demanda de passageiros com esses novos preços das tarifas aeroportuárias, utilizou-se o método dos mínimos quadrados a partir de equações empíricas e do conceito de elasticidade. O cenário utilizado foi o do Aeroporto de Campinas/Viracopos no período de janeiro de 2014 até março de 2017. Os resultados evidenciaram ser possível aumentar o preço da tarifa de embarque doméstico e a receita do aeroporto, com o contraponto de queda na demanda. Esse método, baseado em custo e na oportunidade de mercado, aliado à fiscalização do demonstrativo financeiro, evidenciou ser promissor para aumentar a receita dos aeroportos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The experience of developed countries shows that airport managers seek to increase their profitability, while regulatory agencies aim to guarantee quality, investments and fair charges. This study presents an application of the Tornqvist Index and the markup pricing method to find the market price opportunity for airfares and one of the specific objectives is to present a methodology for comparing the financial results of airports based on ANAC Resolution No. 350/14, which allows a 100% increase in aeronautical charges concerning the tariff ceiling. To predict passenger demand with new airport fares, the least-squares method was used based on empirical equations and the concept of elasticity. The scenario used was the Campinas / Viracopos Airport from January 2014 to March 2017. The results showed that it is possible to increase the price of the domestic aeronautical charges and the revenue from the airport, with the counterpoint of falling demand. This method, based on cost and market opportunity, but on which the financial statement should be audited, is shown to be promising to increase airport revenue.
  • Comportamento oportunístico em licitações públicas de produtos agropecuários no IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes Original Article

    Ramirio, Lucas Deleon; Pereira, Wagner Roberto; de Alcântara, Juciara Nunes

    Resumo em Português:

    resumo: Este trabalho se fundamenta na teoria dos custos de transação (TCT) para analisar o comportamento oportunístico dos fornecedores em compras públicas de produtos agropecuários fornecidos pelo setor privado. Argumenta-se que dentre as modalidades de compras públicas, o pregão eletrônico, embora utilize os princípios do leilão inglês reverso e seja considerado como uma estrutura de mercado regida pelo preço, apresenta comportamentos oportunísticos no momento do lance pelo vendedor, até o fechamento do contrato com o comprador. Foram analisadas as diferenças de cotações de preços e do preço de fechamento de 20 produtos agropecuários adquiridos em pregão eletrônico de processos de licitação pública em comparação aos preços licitados e de referências entre os anos de 2014 a 2017 no Instituto Federal Sul de Minas – Campus Inconfidentes. Os resultados permitem verificar que ocorreu um desconto nas licitações entre os anos de 2014 e 2017, visto que a repetição de lances em pregões forçou a redução de preços por parte dos fornecedores. Todavia, foi possível constatar oportunismos por parte de alguns agentes, nos itens em que o órgão público em estudo não especificou de forma completa o produto licitado.

    Resumo em Inglês:

    abstract: This study is based on the theory of transaction costs (TCT) to analyze the opportunistic behavior of suppliers in public purchases of agricultural products provided by the private sector. We argue that among the public purchasing modalities, the electronic auction, although using the principles of the reverse English auction and considered as a market structure governance driven by price, presents opportunistic behavior at the time of bidding by the seller, until the closing of the contract with the buyer. We analyzed the differences in price quotations and the closing price of 20 agricultural products purchased in electronic auction of public bidding processes in comparison to the bid prices and of references between the years 2014 to 2017 in the Federal Institute Sul de Minas - Campus Inconfidentes. The results show that there was a discount in the biddings between the years 2014 and 2017, since the repetition of bids in electronic auction forced the reduction of prices by the suppliers. However, it was possible to note opportunism by some agents, in the items in which the public agency under study did not fully specify the bidding product.
  • Fatores críticos da gestão pedagógica que influenciam na evasão em cursos superiores de educação a distância: um estudo de caso Original Article

    Senhorinha, Márcio José Käms; Oliveira, Marco Aurélio de; Futami, André Hideto; Valentina, Luiz Veriano Dalla

    Resumo em Português:

    Resumo: A sociedade vive atualmente um progresso científico, técnico e social que exige renovação constante com cada vez mais qualidade no ensino superior. A educação a distância (EAD) permite o surgimento de novas formas de aprendizagem. A EAD utiliza as novas tecnologias e a Internet para elevar o nível de educação da população, criar uma qualificação profissional superior e formar especialistas em diversas áreas do conhecimento. Apesar das facilidades e tecnologias existentes, a EAD apresenta índices de evasão que giram em torno de vinte e cinco porcento. A partir deste dado fica a seguinte questão: Quais são os fatores críticos associados à gestão pedagógica que influenciam na gestão da evasão escolar em cursos superiores na EAD? Para responder a essa pergunta estabeleceu-se como objetivo da pesquisa a determinação os fatores críticos de gestão pedagógica, que têm impacto na evasão em cursos de graduação na EAD. A pesquisa aconteceu em uma Instituição de Ensino Superior do norte de Santa Catarina. Foi desenvolvido um método para identificação de fatores e variáveis que podem causar a evasão. Estes dados foram confrontados com a literatura, levando em consideração os principais autores que lidam com o tema. A ferramenta escolhida para a análise dos resultados foi a correlação estatística. Entre os fatores críticos relacionados à gestão pedagógica, é possível mencionar a adaptação à educação à distância, o apoio e o feedback como questões fundamentais para reduzir a evasão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Society is currently experiencing scientific, technical and social progress, requiring constant renewal with higher quality dedicated to higher education. Distance education (EAD) allows the raise of new learning forms. EAD uses new technologies and the internet to raise the population education level, creating a higher professional qualification and providing training for specialists in several areas of knowledge. Despite the existing facilities and technologies, EAD has evasion rates that are around twenty-five percent. The question that raises from this data is; what are the critical factors associated to pedagogical management that led to this high evasion rate? The objective of the research was to determine the critical factors of pedagogical management, which have an impact on the evasion in undergraduate courses in the EAD. The research place was a higher education center in the north of Santa Catarina state. The identification of the critical factors and main variables that can cause evasion makes use of a method developed for this analysis, with data confronted with the literature, considering the main authors dealing with this topic. The tool chosen for the results analysis was the statistical correlation. Among the critical factors related to pedagogical management, it is possible to mention the adaptation to distance education, and support and feedback as fundamental questions to reduce evasion.
  • Análise dos riscos ambientais e de acidentes de trabalho em serviços de coleta de resíduos sólidos urbanos Original Article

    Ferrão, Caroline Cipolatto; Moraes, Jorge André Ribas

    Resumo em Português:

    resumo: A heterogeneidade e o volume de resíduos sólidos urbanos gerados diariamente causam dificuldades no gerenciamento dos mesmos, o que ocasiona impactos ambientais, problemas de saúde e de segurança pública. Entre todas as atividades de gestão de resíduos, a coleta é uma das mais relevantes do ponto de vista ocupacional devido aos colaboradores estarem sujeitos a riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Este artigo tem como objetivo instruir empresas a aplicarem ferramentas de gestão multidisciplinares que conciliem e sirvam de base para as tomadas de decisão relacionadas com a gestão operacional ambiental e de segurança do trabalho. Sendo assim, foram utilizadas as técnicas de Avaliação de Impactos Ambientais Ad Hoc e a ferramenta de Gestão de Risco APR para a identificação dos impactos ambientais gerados e dos riscos aos quais os colaboradores do ramo de coleta de resíduos sólidos urbanos são expostos, através da coleta de informações operacionais, ambientais e dados de segurança do trabalho, no ano de 2017, de empresas que atuam em 7 (sete) municípios do estado do Rio Grande do Sul. O relatório Ad Hoc mostrou que os aspectos ambientais águas superficiais, águas subterrâneas, solo, odor e poluição do ar, geram impactos ambientais negativos e irreversíveis. Para mais, a análise dos acidentes de trabalho, a identificação dos maiores agentes causadores dos acidentes de trabalho e da natureza das lesões, mostraram a alta frequência e gravidade dos mesmos. No total foram contabilizados 60 acidentes e todos ocorreram com coletores de lixo. Destes, 13 tiveram como agentes causadores “vidraria, fibra de vidro, lâmina, exceto frasco, garrafa” e as naturezas de lesões mais recorrentes foram por “escoriação e abrasão (ferimento superficial)” e “por corte, laceração, ferida contusa, punctura (ferida aberta)”, ambas com 22% de ocorrência, os quais geram afastamento do trabalho. Para mais, a elaboração de Planos de Ação e aplicação da ferramenta de Gestão de Qualidade 5W2H mostraram-se ótimas ferramentas para as avaliações referentes a minimização dos impactos ambientais e ao controle dos acidentes de trabalho.

    Resumo em Inglês:

    abstract: The heterogeneity and the volume of solid urban waste generated daily cause difficulties in their management, which causes environmental impacts, health and public safety problems. Among all waste management activities, collection is one of the most relevant from an occupational point of view because employees are subject to physical, chemical, biological, ergonomic risks as well as suffering accident. This article aims to instruct companies to apply multidisciplinary management tools that conciliate and serve as a basis for decision making related to environmental and occupational safety management. Therefore, the Ad Hoc Environmental Impact Assessment techniques and the RMT Risk Management Tool were used to identify the environmental impacts generated and the risks to which employees in the urban solid waste collection sector are exposed. It happened through the collection of operational, environmental information and work safety data, in 2017, of companies operating in 7 (seven) municipalities in the state of Rio Grande do Sul. The Ad Hoc report showed that the environmental aspects of surface water, groundwater, soil, odor and air pollution, generate negative and irreversible environmental impacts. Furthermore, the analysis of accidents at work, the identification of the major agents that cause accidents at work and the nature of injuries, showed their high frequency and severity. In total 60 accidents were recorded and all occurred with garbage collectors. Among these, 13 had as causative agents “glassware, fiberglass, blade, except vial, bottle” and the most recurrent types of injuries were “excoriation and abrasion (superficial wound)” and “by cutting, laceration, blunt wound, puncture (open wound)”, both with 22% of occurrence, which generate work leave. Furthermore, the elaboration of Action Plans and application of the 5W2H Quality Management tool proved to be excellent tools for assessments regarding the minimization of environmental impacts and the control of accidents at work.
  • Sequenciamento da produção num sistema flow shop utilizando algoritmos heurísticos e de otimização Original Article

    Caicedo-Rolón Junior, Álvaro; Llanos, John Wilmer Parra

    Resumo em Português:

    resumo: O propósito da pesquisa foi determinar o sequenciamento da produção de n trabalhos em m operações em uma empresa de calçado de pequeno porte com características de um sistema de máquinas flow shop, que otimize o tempo total de conclusão dos trabalhos no sistema de produção (makespan). Se utilizaram algoritmos heurísticos que foram aplicados por meio dos softwares Lekin e WinQSB, e para o algoritmo de optimização se design um modelo matemático que foi resolvido pelo software Juliabox. Os resultados evidenciam que a programação linear inteira e local search minimizam o makespan com 3807 minutos, e sequências de produção diferente para cada algoritmo, que consideram a permutação, o que melhoram a maneira tradicional de programar a produção em 97 minutos, no entanto, a otimização tem melhores resultados em medidas de desempenho do tempo médio de espera, tempo médio de fluxo e trabalho médio em processo. Se destaca o simples e rápido da aplicação dos algoritmos heurísticos, mas o modelo matemático de optimização desenvolvido e codificado no software se constitui em uma ferramenta flexível e valiosa para a toma de decisões na programação da produção, que pode ser aplicado em outras empresas de calçado e outros sectores produtivos cujas empresas têm as mesmas características do estudo de caso, impactando na melhoria dos custos e prazos de entrega.

    Resumo em Inglês:

    abstract: The purpose of the research was to determine the sequencing of the production of n jobs in m operations in a small footwear company in an environment of flow shop machine characteristics, which optimizes the total time of completion of the job in the production system (Makespan). We used heuristic algorithms that were applied through Lekin and WinQSB softwares, and for the optimization algorithm we designed a mathematical model that was solved by Juliabox software. Results show that the integer linear programming and local search minimize the makespan with 3807 minutes, and different production sequences for each algorithm, which consider permutation, which improves the traditional way of programming the production in 97 minutes, however, the optimization presents better results in the performance measures of average waiting time, average time of flow, and average job in process. Application of heuristic algorithms proves to be simple and fast, but the mathematical model of optimization designed and encoded in the software is a flexible and valuable tool for decision making in production programming, which could be applied in other footwear companies, and in other productive sectors whose companies have the same characteristics of the case study, reducing costs and improving delivery times.
  • Avaliação da sustentabilidade de fornecedores utilizando a representação linguística fuzzy 2-tuple Original Article

    Osiro, Lauro; Costa, Rodrigo Antônio de Morais Barros Vieira da; Lima Junior, Francisco Rodrigues

    Resumo em Português:

    resumo: Nos últimos anos, a participação de fornecedores no desenvolvimento, produção e distribuição de produtos aumentou. Dessa forma, a sustentabilidade de uma organização depende cada vez mais desses parceiros. A avaliação da sustentabilidade dos fornecedores deve basear-se no tripé econômico, ambiental e social, denominado triple bottom line (TBL). Devido à recente adoção de métricas qualitativas relacionadas a questões ambientais e sociais na gestão de negócios, modelos que lidam com avaliações qualitativas baseadas em julgamentos de especialistas tornaram-se relevantes. Este artigo propõe um modelo de avaliação da sustentabilidade de fornecedores baseado na representação linguística fuzzy 2-Tuple, usando os critérios do TBL. Uma aplicação piloto envolvendo a avaliação de 11 fornecedores usando 13 critérios foi realizada em uma empresa que fabrica produtos agrícolas. Os resultados da aplicação indicam que o fornecedor 8 apresenta o melhor desempenho. Os critérios avaliados como os mais relevantes são programação de entrega e qualidade do produto. Devido ao uso da representação fuzzy 2-tuple, o modelo proposto apresenta algumas vantagens em relação aos modelos anteriores, como a capacidade de modelar critérios quantitativos e qualitativos, bem como categorizar o desempenho geral do fornecedor em grupos definidos pelos termos linguísticos.

    Resumo em Inglês:

    abstract: In the last years, the participation of suppliers in the development, production, and distribution of products has increased. In this way, the sustainability of an organization depends more and more on these partners. The supplier sustainability assessment must be based on the economic, environmental and social tripod called the triple bottom line (TBL). Due to the recent adoption of qualitative metrics related to environmental and social issues in business management, models that deal with qualitative assessments based on experts’ judgments have been required. This paper proposes a supplier sustainability assessment model based on fuzzy 2-tuple linguistic representation using TBL criteria. A pilot application involving the evaluation of 11 suppliers using 13 criteria was carried out in a company that manufactures agricultural products. The application results indicate that supplier 8 presents the higher performance. The criteria evaluated as the most relevant are delivery schedule and product quality. Due to the use of fuzzy 2-tuple representation, the proposed model presents some advantages over the previous similar models, such as the ability to model quantitative and qualitative criteria as well as categorize the supplier's overall performance into groups defined by fuzzy linguistic terms.
  • Qualidade percebida e lealdade em operações de serviço: um estudo no setor bancário no segmento pessoa jurídica Original Article

    Saueressig, Marcio Vanderlei; Larentis, Fabiano; Giacomello, Cintia Paese

    Resumo em Português:

    resumo: Este estudo teve como objetivo verificar a relação existente entre a qualidade percebida do serviço e a lealdade dos clientes pessoa jurídica de uma instituição bancária na região sul do Brasil. Para tanto, desenvolveram-se duas etapas de pesquisa, uma qualitativa exploratória e outra quantitativa descritiva. A etapa qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas em profundidade teve como propósito coletar percepções de gestores e clientes do banco, que proporcionassem subsídios para o aprimoramento do instrumento de coleta aplicado na etapa quantitativa. Através de uma survey, foi aplicado um questionário com 48 questões em 129 clientes, cuja escala de qualidade de serviços SERVPERF e a escala de lealdade de Santos (2001) tiveram adicionadas 20 questões oriundas das entrevistas da etapa qualitativa. Como resultados, a etapa qualitativa contribuiu com uma proposta de escala adaptada para o contexto atual do setor bancário clientes PJ. Na etapa quantitativa, através da análise de regressão múltipla, os fatores empatia, segurança e resposta, em ordem decrescente de importância, mais impactaram na lealdade, com um poder de explicação de 62%. Adicionalmente, com a ANOVA, os resultados permitem concluir que as médias de avaliação são mais elevadas para clientes com maior grau de relacionamento com o Banco, envolvendo os que operam com crédito e que tinham o banco como principal instituição financeira em volume de negócios.

    Resumo em Inglês:

    abstract: This study aims to verify the relationship between perceived service quality and loyalty among corporate customers of a bank located in the southern region of Brazil. Two research stages were developed, one qualitative exploratory and the other quantitative descriptive. The qualitative stage aimed to collect managers’ and customers’ perceptions about the bank services. This stage has been developed through semi-structured in-depth interviews, which provided input to improve the collection instrument applied in the quantitative stage. A survey with 48 questions was applied to 129 customers, based on SERVPERF service quality scale, Santos’ loyalty scale (2001) and questions added from qualitative stage. The qualitative stage has contributed with a proposal of scale adapted to the current context of the banking sector, corporate customers . In the quantitative stage, through multiple regression analysis, we have identified that empathy, safety and response factors, in descending order of importance, have had a greater impact on loyalty, with a power of explanation of 62%. Additionally, through ANOVA, the results allow us to conclude that means are higher among customers with a longer relationship with the bank, among customers who operate with credit and who have the bank as the main financial institution in terms of investments.
  • Aplicações do template A3 e do mapeamento de fluxo de valor na melhoria de processos: o caso da instalação de elevadores prediais Original Article

    Vieira, Gino Flávio; Weiss, James Manoel Guimarães

    Resumo em Português:

    resumo: Este artigo explora a aplicação dos conceitos do Pensamento Enxuto (Lean Thinking) na análise e obtenção de melhorias significativas em processos de instalação de elevadores prediais. Com base em um projeto piloto, planejado para analisar a eficácia dos processos de instalação de um fabricante de elevadores, os autores compararam duas instalações de elevadores semelhantes, sendo que em uma delas, foram aplicados os diversos conceitos e ferramentas de análise do Pensamento Enxuto, com particular ênfase no template A3 e no mapeamento de fluxo de valor (MFV). O planejamento desse projeto piloto foi desenvolvido com base nas recomendações para a gestão eficiente de projetos, estruturadas pelo Project Management Institute (PMI). A aplicação do template A3 e do MFV à instalação de um dos elevadores resultou em aumento na produtividade, redução dos tempos de instalação e aumento da qualidade final do produto instalado.

    Resumo em Inglês:

    abstract: This article explores the application of lean thinking concepts in the analysis and obtaining of significant process improvements in building elevators installations. Based on a pilot installation, planned to analyze the installation processes of an elevator manufacturer, the authors compared two similar elevator installations. In one of them, they applied various lean thinking concepts and tools, with particular emphasis on template A3 and value stream mapping (VSM). This pilot installation planning was also developed based on the recommendations for efficient project management, structured by the Project Management Institute (PMI). The application of the template A3 and the value stream mapping to the installation of one of the elevators resulted in increased productivity, reduced installation times, and increased final quality of the product installed.
  • Gestão para manutenção de edificações de ensino Original Article

    Ferreira, Franciele Maria Costa; Souza, Henor Artur de

    Resumo em Português:

    resumo: As edificações públicas de ensino necessitam de um planejamento para a conservação e manutenção de seus diversos sistemas e instalações. Na prática, constata-se que existem grandes desafios na gestão da manutenção das Universidades Federais do Estado de Minas Gerais que envolvem a falta de recurso financeiro, mão de obra desqualificada e insuficiente, falta de investimento no setor de Tecnologia da Informação específico para esse fim, ausência de plano ou programa de manutenção, ausência de ações específicas na manutenção de construções estruturadas em aço, ausência de equipe técnica para elaboração de vistorias, laudos e memorial, entre outros. Diante dessa realidade preocupante, o presente estudo visa a propor diretrizes de manutenção para as edificações de instituições de ensino públicas, afim de melhorar a qualidade da manutenção desses edifícios. A abordagem metodológica adotada é o estudo de caso exploratório. É realizada uma investigação das 11 instituições de ensino públicas de Minas Gerais. As principais contribuições do trabalho referem-se à proposição de diretrizes de gestão da manutenção como por exemplo, o conhecimento das edificações, o gerenciamento por meio de software e o programa de manutenção, a serem utilizadas e replicadas para outras instituições de ensino de semelhantes características.

    Resumo em Inglês:

    abstract: Public education buildings require a plan for the conservation and maintenance of its various systems and facilities. In practice, it can be seen that there are major challenges in managing the maintenance of the Federal Universities in Minas Gerais State involving a lack of financial resources, disqualified and insufficient workforce, lack of investment in the Information Technology sector specific for this purpose, absence of a plan or program for maintenance, absence of specific actions in maintaining structured steel constructions, lack of technical staff for the preparation of inspections, reports and memorial, among others. Faced with this disturbing reality, this study aims to propose guidelines for maintenance of the buildings of public educational institutions, in order to improve the quality of maintenance of these buildings. The methodological approach adopted is the exploratory case study. An investigation of 11 public educational institutions of Minas Gerais is performed. The main contributions of the work refer to the proposition of maintenance management guidelines such as the knowledge of the buildings, the management through software and maintenance program to be used and replicated for other educational institutions of similar characteristics.
  • Design e percepção tátil: um estudo a respeito dos acabamentos e texturas do produto cerâmico de revestimento Original Article

    Vieira, Maico Carlos

    Resumo em Português:

    resumo: A superfície de um objeto possui uma grande influência sobre a percepção sensorial do usuário, transmitindo características técnicas e estéticas que podem ser interpretadas pelos usuários de maneira cognitiva. O design pode atribuir características sensoriais à superfície dos objetos, porém existem poucos estudos sobre como os usuários percebem as superfícies dos objetos. Neste contexto, este estudo teve como objetivo avaliar a percepção tátil do usuário, visando a compreensão das características físicas e estéticas mais relevantes e atrativas do produto cerâmico de revestimento por meio da ferramenta de rastreamento ocular eye tracking. A cerâmica de revestimento possui características versáteis no que diz respeito a suas texturas, formas e acabamentos, sendo muito útil para pesquisas a respeito das percepções táteis dos usuários. Esse trabalho se caracteriza como um estudo de caso, desta maneira foi realizado um estudo em 5 (cinco) indivíduos (profissionais arquitetura), em um show rom de uma empresa altamente conceituada no setor de revestimento cerâmico. Os resultados alcançados por este estudo podem auxiliar profissionais do setor de revestimentos, a compreender as percepções dos usuários, de modo que possam ter instrumentos válidos na compreensão dos conceitos relacionados a percepção do usuário, para o desenvolvimento de novos produtos.

    Resumo em Inglês:

    abstract: The object’s surface has a great influence on the sensorial perception of the users, transmitting symbols and characteristics that can be interpreted by the users in a cognitive way. Design can attribute sensorial characteristics to the object’s surface, however, few studies exist about how the users perceive the object’s surface. This study aims to investigate the user's tactile perception, aiming at understanding the most relevant and attractive physical and aesthetic characteristics of the ceramic tile product through the eye tracking tool. The covering ceramic has a versatile characteristic that says respect textures, forms and finishes, being very useful in research regarding the users’ tactile perceptions. This work is characterized as a case study, we conducted a study on 5 (five) individuals (professionals in architecture), in a show room of a company well regarded in the area of ceramic tile. The results obtained by this study can help surface designers, to understand the users’ perceptions, so that they can have valid instruments in the understanding of the concepts related to perception, for the development of new products.
  • Vinte anos de desempenho do consórcio modular Volkswagen Caminhões e Ônibus Original Article

    Trintini, André Marcelo Maria; Amaral, Marcelo Gonçalves do; Motta, Gustavo da Silva; Souza, Maria Clara Martins de; Rosa, Jesus Alexsandro Alves

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo analisa o desempenho do consórcio modular instalado na fábrica de caminhões e ônibus da Volkswagen em Resende-RJ, ao longo dos seus primeiros vinte anos de operação. Para tal, é proposto um modelo multidimensional de análise de desempenho, o qual é composto por indicadores das diversas perspectivas da empresa e pelos principais fatores econômicos e mercadológicos do período 1990-2014. A formulação do modelo multidimensional se sustenta em aspectos dos modelos BSC (Balanced Scorecard) e PESTEL (Political, Economic, Sociocultural, Technological, Environmental, and Legal). Enquanto o BSC orientou a escolha dos indicadores internos de desempenho, o PESTEL norteou a seleção dos fatores econômicos que interferiram no desempenho da empresa. As principais características dos consórcios modulares, retirados da literatura científica, são utilizadas na análise de desempenho deste caso específico construído a partir de documentos e de estudo de caso com imersão na planta. Os resultados desse trabalho foram obtidos a partir da análise dos indicadores da empresa ao longo do tempo, levando em conta a influência dos fatores históricos e dos principais aspectos dos consórcios modulares. A partir das análises, pode-se dizer que o consórcio modular Volkswagen apresentou resiliência às variações da economia no período, além de agilizar a expansão de portfólio, suportando que empresa se tornasse líder no mercado de caminhões.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article analyzes the performance of the modular consortium installed in the truck and bus factory of Volkswagen in the city of Resende, Rio de Janeiro, in its first 20 years of operation. For that purpose we formulated a multidimensional performance analysis model, composed of indicators of the various aspects of the company and the main economic and market factors, covering the period 1990-2014. The model was based on aspects of the Balanced Scorecard (BSC) and Political, Economic, Sociocultural, Technological, Environmental and Legal (PESTEL) models. While the BSC guided the choice of the internal performance indicators, the PESTEL oriented the selection of the economic factors that affected the company’s performance. The main characteristics of modular consortiums, taken from the scientific literature, were used to analyze the arrangement’s performance, along with on-site observation at the plant. The results were obtained by examining the company’s indicators during the period studied, taking into consideration the influence of historical factors and the main aspects of modular consortiums. The Volkswagen modular consortium was in general resilient to the economic variations in the period, and facilitated expansion of the company’s product portfolio, contributing to leadership in the truck market.
  • Os fluxos de fronteira no campo da transferência de conhecimentos em consultoria de gestão Original Article

    Costa, Renato Lopes da; António, Nelson; Sampaio, Marta; Miguel, Isabel

    Resumo em Português:

    Resumo: Numa retrospetiva histórica, embora a literatura existente apelide o setor de consultoria de gestão como um setor extraordinário e um fenómeno único no contexto empresarial, na verdade estas afirmações não vêm acompanhadas por um número de estudos académicos que realcem a importância do trabalho efetivo dos consultores de gestão. Para combater a falta de estudos nesta área emergente, este artigo visa perceber as implicações do fluxo de fronteira ao nível da transferência de informação e conhecimentos dos consultores de gestão para as suas empresas cliente. Os resultados da análise empírica sob a forma de entrevistas semiestruturadas e questionários aplicados a consultores de gestão e gestores de PME em Portugal demonstram que o fator competência deve ser alicerçado às quatro famílias de saberes da gestão empresarial – o saber-saber, o saber-empreender, o saber-fazer e o saber-ser, sendo que só a partir desta conjugação se podem desbloquear quaisquer tipos de constrangimentos (sejam estes de carácter político, físico ou cultural) que possam vir a ser encontrados pelo caminho.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In a historical retrospective, although the existing literature calls the management consulting industry an extraordinary sector and a unique phenomenon in the business context, in fact these statements are not accompanied by a number of academic studies that emphasize the importance of the effective work of the management consultants. To contest the lack of studies in this emerging area, this article aims to understand the implications of the border to the transfer of information and knowledge from management consultants to their client companies. The results of the empirical analysis in the form of semi-structured interviews and questionnaires applied to management consultants and SME managers in Portugal reveal that the competency factor must be based on the four knowledge families of business management - the know- know, the competence, know-how and know-how to be and it is only from this conjugation that any kind of constraints that can be found along the way (political, physical or cultural) are able to be unblocked.
  • Sigilo organizacional, visão dos agentes em uma corporação multinacional: Um estudo de caso. Original Article

    Busnelo, Homero Cremm; Donadone, Julio Cesar

    Resumo em Português:

    resumo: Apenas um número limitado de estudos teóricos foram conduzidos sobre o estudo do sigilo organizacional. Esta pesquisa revela as semelhanças e diferentes visões dentro de uma organização multinacional industrial, foram pesquisados três níveis executivos e suas respectivas visões na empresa chamada Motores. É um estudo de caso com aplicação de uma pesquisa tipo survey e perguntas semi-estruturadas. Há diferentes níveis de maturidade e estrutura de processos dentro da Motores que demonstram haver diferentes estágios, preocupações e conhecimento sobre a temática do sigilo. Zonas de fronteira das áreas de atuação entre os agentes pesquisados foram observadas, as relações com fornecedores e clientes, os cuidados na temática do sigilo através de acordos de confidencialidade - NDA, patentes são bem conhecidos. As relações entre instituições e organizações, no entanto apresentam ser áreas de pouco ou nenhum conhecimento principalmente quando envolvem concorrentes, entidades de classe e relações governamentais. Vazamentos de informações sigilosas existem e foram identificados locais e situações nos quais tais fatos podem ocorrer. Não foram identificadas situações de mitigação de potenciais vazamentos e nem a existência de um protocolo sistêmico na temática sobre assuntos classificados como sigilosos nas diferentes áreas que o tema está inserido, inclusive nas estratégias de negócios. A transparência é entendida e desejada, no entanto seus riscos e consequências precisam ser avaliados.

    Resumo em Inglês:

    abstract: Only a limited number of theoretical studies have been conducted with regards to the issue of organizational secrecy. This study examines similar and different views about secrecy within three executive levels of an industrial multinational organization named Motores. This is achieved through a case study for which the data has been collected by using a survey-like questionnaire and semi-structured interviews. The different maturity levels and process structures in the enterprise account not only for different stages, concerns, and types of knowledge involved in addressing secrecy, but also for the role boundaries among the agents surveyed. Furthermore, while these agents are well acquainted with suppliers and customers, whereby confidentiality is ensured through confidentiality agreements (NDAs) and patent protection, their relationships with institutions and organizations appear to be areas of little or no knowledge, especially when it concerns competitors, class entities, and government relations. Leaks of classified information occur, and the places and situations where they may take place are identified. No potential mitigation situations were identified in our case study, and no systemic protocol exists for dealing with classified topics in the different areas where secrecy is involved, including business strategies. Transparency is recognized and desired; however, its risks and consequences require evaluation.
  • Planejando o uso de helicópteros para distribuição de suprimentos em operações de resposta a desastres súbitos Original Article

    Xavier, Iran Rosa; Bandeira, Renata Albergaria de Mello; Silva, Leandro de Oliveira; Bandeira, Adriano de Paula Fontainhas; Campos, Vânia Barcellos Gouvêa

    Resumo em Português:

    resumo: Quando as áreas afetadas por um desatre são remotas ou de difícil acesso, ou quando outros meios de transporte não estão disponíveis, os helicópteros tornam-se os veículos mais adequados para chegar às vítimas, principalmente em casos de enchentes, deslizamentos de terra e terremotos. No entanto, o planejamento de operações de transporte aéreo no contexto de uma resposta a desastres é de grande complexidade, de modo que a pesquisa operacional tem aplicação significativa e potencial contribuição para a área. Nesse contexto, o presente artigo propõe um procedimento que otimiza o uso de helicópteros em operações de resposta a desastres de pequena e larga escala. O procedimento proposto minimiza o tempo total de operação e a mobilização de recursos aéreos durante a entrega da última milha em operações de socorro. O procedimento é aplicado em um cenário pós-desastre, tomando como base as características reais da operação de resposta às enchentes, ocorridas em 2011, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Este artigo destaca um protocolo metodológico para revisão e estratificação dos periódicos para estudo e uma proposta deste trabalho com processos viáveis para auxiliar a tomada de decisão no processo de distribuição da cadeia de suprimentos humanitária por meio de helicópteros.

    Resumo em Inglês:

    abstract: In disasters, when affected areas are remote or difficult to access, or when other ways of transport are not available, helicopters become the most appropriate vehicles to reach the victims, specialy in cases of floods, landslides and earthquakes. However, the planning of air transport operations in the context of a disaster response is of great complexity, so that operational research has significant application and potential contribution to the area. In this context, we propose a procedure that aims to optimize the use of helicopters in response operations to small and medium-scale disasters. The proposed procedure seeks to minimize the total time of operation and the mobilization of air resources during the last mile delivery in relief operations. The proposed procedure is applied on a post-disaster scenario, taking as basis the real characteristics of the response operation to the floods, occurred in 2011, in the mountain region of the state of Rio de Janeiro, Brazil. This paper highlights a methodological protocol for review and stratification of the journals for study and a proposal of this work with viable processes to aid decision-making in the process of distribution of the humanitarian supply chain using helicopters.
  • Sistema Lean: análise da literatura científica e identificação de barreiras para implementação a partir de um estudo bibliométrico Original Article

    Lobato, Christiane Greijal; Cristino, Talita Mariane; Faria Neto, Antônio; Costa, Antônio Fernando Branco

    Resumo em Português:

    resumo: Este artigo apresenta uma análise bibliométrica sobre o Sistema Lean no período de 2006 a 2017, mostrando a evolução das publicações ao longo dos anos, o número de publicações por país, os principais periódicos, os autores mais prolíficos, as palavras-chave mais usadas e, eventualmente, as barreiras para a implementação do Sistema Lean. O maior número de publicações ocorreu entre 2014 e 2015. Os países com maior contribuição foram o Reino Unido, os Estados Unidos e a Suécia. As publicações foram concentradas principalmente em doze periódicos. O mapa bibliométrico das palavras-chave apresentou um agrupamento em seis clusters. As principais barreiras encontradas podem ser explicadas por vários fatores subjacentes, relacionados à aspectos técnicos e gerenciais, de planejamento e liderança. De acordo com a literatura, o entendimento de tais barreiras é a melhor maneira de reduzir o tempo de implementação e alcançar lucratividade e competitividade. Portanto, a principal contribuição deste trabalho é fazer com que a evolução e importância das publicações nessa área sejam mais conhecidas, auxiliando as organizações no conhecimento das barreiras de implementação do Sistema Lean presentes na literatura, e auxiliar na reformulação dos currículos de graduação e pós-graduação em disciplinas relacionadas ao Sistema Lean. Por fim, sugere-se uma futura análise cientométrica sobre o assunto, abrangendo a análise da evolução das publicações, periódicos científicos e distribuições de autores, por meio de leis bibliométricas, como as de Price, Bradford e Lotka, respectivamente.

    Resumo em Inglês:

    abstract: This article presents a bibliometric analysis on the Lean System over the period ranging from 2006 to 2017, showing the evolution of the publications over the years, the number of publications per country, the main journals, the most prolific authors, the most used keywords, and eventually barriers for the implementation of the Lean System. The greatest growth of publication rate occurred from 2014 to 2015. The countries with the most contribution have been the United Kingdom, the United States, and Sweden. The publications have been concentrated primarily in twelve journals. The bibliometric map of keywords presented them grouped into six clusters. Several underlying factors like technical and managerial aspects, planning, and leadership can explain the main barriers for the implementation of the Lean System. According to the literature, the understanding of such barriers is the best way to reduce the implementation-time and reach profitability and competitiveness. Therefore, the main contribution of this work is to make the evolution and importance of publications in this area are better known, helping organizations in the knowledge of the Lean System implementation barriers present in the literature, and in reformulating the curricula of undergraduate and postgraduate in disciplines related to Lean System. Finally, a future scientometric analysis on the subject is suggested, covering the analysis of evolution of publications, scientific journal, and authors distributions, by means of bibliometric laws, like those by Price, Bradford and Lotka, respectively.
  • O papel do offset e da transferência de tecnologia para Instalação de um polo aeronáutico Original Article

    Fernandez, Felipe; Costa, Rogério Santos da; Tonelli, Bianca; Vieira, Nathany Fernanda Tavares

    Resumo em Português:

    Resumo: Este é um estudo de caso único de abordagem fenomenológica, exploratória e qualitativa, com recorte temporal horizontal. O objetivo do estudo foi fazer emergir o estágio atual de uma pequena indústria aeronáutica catarinense em relação às ferramentas de offset e transferência de tecnologia. Para atingir este objetivo a coleta de dados envolveu entrevistas, observação da linha de montagem e análise de páginas da internet. Os resultados indicam visão positiva em relação ao offset, apesar do seu não emprego. A percepção sobre a transferência de tecnologia é negativa, constatando-se que a organização necessita de tecnologias externas no seu dia-a-dia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This is a unique case study of a phenomenological, exploratory and qualitative approach, with a horizontal temporal cut. The goal of the present study was to bring up the current stage of a small aeronautical industry in Santa Catarina in regards to offset and technology transfer tools. In order to achieve this goal, data collection involved interviews, assembly line observation and web page analysis. The results indicate a positive outlook regarding the offset, despite its non-use. The perception about technology transfer is negative, being verified that the organization needs external technologies.
Universidade Federal de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção , Caixa Postal 676 , 13.565-905 São Carlos SP Brazil, Tel.: +55 16 3351 8471 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: gp@dep.ufscar.br