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Gestão & Produção, Volume: 28, Número: 2, Publicado: 2021
  • O trabalho como gestão num meio regido por padrões: um estudo de situações no ramo siderúrgico Original Article

    Carneiro, Adriana; Bianco, Mônica de Fatima; Nascimento, Adelson Pereira do

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo procura analisar os processos de renormalização nas situações de trabalho dos Técnicos do laboratório de testes de uma empresa siderúrgica do sudeste do Brasil, explicitando as contribuições da perspectiva analítica da Ergologia ao investigar como os trabalhadores se organizam para gerir suas atividades visando atender as metas de produção e qualidade, a sua satisfação e a do cliente, além de se protegerem dos acidentes no trabalho. A pesquisa qualitativa foi realizada com base na abordagem analítica da Ergologia e os instrumentos para produção de dados foram consulta documental na organização, observação direta das atividades e entrevistas semiestruturadas com os trabalhadores participantes. Os dados foram tratados, utilizando-se a análise de conteúdo. Constatou-se que esses trabalhadores valorizam os procedimentos operacionais padronizados como ferramentas de auxílio na execução das atividades, porém os criticam por serem extensos, tornando a consulta cansativa, e solicitam procedimentos mais condensados, práticos e atrativos para o manuseio. A pesquisa evidenciou que certos imprevistos no processo somente são sanados pelo uso de si por si e pelo outro, demonstrando que por mais completa seja uma prescrição, a experiência do coletivo supre eventuais lacunas, pois a atividade se mostra mais complexa que os padrões permitam antecipá-la. Este estudo poderá contribuir para o esclarecimento das situações vivenciadas no ramo siderúrgico, e para o avanço acadêmico, demarcando a importância das renormalizações ainda não explorada nesse campo de estudo ˗ Ergologia na siderurgia no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article aims to analyze the renormalization processes in work situations of technicians working in a testing laboratory of a steel company in Southeastern Brazil, explaining the contributions of the analytical perspective of Ergology when investigating how workers are organized to manage their activities in order to meet their production and quality goals, their personal as well as customer satisfaction, and protect themselves from work accidents. The qualitative research was carried out based on the analytical approach of Ergology, and the instruments used for data production were documentary investigation within the organization, direct observation of the activities, and semi-structured interviews with the participating workers. The data were treated using content analysis. It was found that these workers value standard operating procedures as tools to aid in the execution of their duties, but criticize them for being extensive, making consultation tiresome, and request more condensed, practical, and attractive procedures for handling. Research showed that certain unforeseen events in the process are only remedied by oneself and the other, demonstrating that the more complete a prescription is, collective experience fills any gaps, since the activity is more complex than anticipated by the standards. This study may contribute to a better understanding of situations common to the steel industry, as well as to academic progress, demarcating the importance of renormalizations not yet explored in this field of study – Ergology in the –Brazilian steel industry.
  • Aplicação da gestão colaborativa de fornecedores em uma cadeia comercial Cubana Original Article

    Sablón-Cossío, Neyfe; Alfonso-Durán, Anielys; Cuétara-Sánchez, Leonardo Manuel; Rodríguez-Sánchez, Yadamy

    Resumo em Português:

    Resumo: A gestão de fornecedores é uma prática internacional que privilegia a inter-relação entre fornecedor e cliente; Portanto, a necessidade de colaboração surge devido à extensão das fronteiras de negócios. Neste sentido, este artigo visa aplicar um procedimento que facilite a gestão de fornecedores de forma colaborativa dentro de uma cadeia comercial cubana. Isso começa com o estudo da cadeia comercial e seus fornecedores, respectivamente. Em seguida, o diagnóstico do negócio continua com a avaliação dos fornecedores com base em uma matriz de critérios e conclui com uma proposta colaborativa. É desenhado um procedimento colaborativo de fornecedores ajustado às condições do mercado cubano. Esta pesquisa apresenta um valor prático-metodológico pela práxis da gestão colaborativa de fornecedores dentro de uma cadeia comercial cubana.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Suppliers´ management is an international practice which focuses on the interrelation between a supplier and a customer; therefore, the need for collaboration arises due to the extension of business boundaries. In this regard, this article aims to apply a procedure that facilitates the management of suppliers collaboratively within a Cuban commercial chain. This begins with the study of the commercial chain and its suppliers, respectively. Then, the business diagnosis continues with the evaluation of the suppliers based on a criteria matrix and concludes with a collaborative proposal. A collaborative supplier procedure adjusted to the conditions of the Cuban market is designed. This research presents a practical - methodological value because of the praxis of collaborative supplier management within a Cuban commercial chain.
  • Desafios logísticos e restrições na distribuição urbana de carga: análise baseada na perspectiva dos varejistas de Niterói Original Article

    Souza, Thiago Delgado de; Toledo, Fernanda Silva; Bandeira, Renata Albergaria de Mello; Campos, Vânia Barcellos Gouvêa; Andrade Neto, Walmor Pereira de

    Resumo em Português:

    Resumo: A intensa movimentação de cargas em áreas urbanas gera um grande número de veículos nos centros das cidades. Por conseguinte, há aumento dos congestionamentos e intensificação dos desafios no sistema de distribuição de carga. Para subverter tais dificuldades, são estabelecidas regras e restrições locais de circulação de veículos pesados. Porém estas causam impactos nas atividades das transportadoras e dos lojistas, parcela pouco ouvida pelas pesquisas. O objetivo do artigo é analisar quais são as maiores dificuldades no recebimento de mercadorias no centro de Niterói sob a visão dos varejistas. Os dados coletados por questionários aplicados in loco foram avaliados por estatística descritiva e análise multivariada. Os maiores impasses encontrados foram a baixa quantidade de vagas para a carga e descarga e o trânsito intenso, e quanto aos desafios logísticos foram observados a não abertura à entrega noturna e baixo nível de segurança durante o período da entrega, devido à violência urbana.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Intensive cargo movement in urban areas generates many vehicles in city centers. As a result, there are congestions increase and intensification of freight transport distribution system challenges. To overcome the difficulties, local traffic rules and restrictions for heavy vehicles are established, but they have an impact on carriers and shopkeepers activities, parcel little heard by surveys. The purpose of this paper is to analyze the difficulties in the receipt of goods in Niterói center, under the view of retailers. The data collected by survey in the study were evaluated trough descriptive statistics and multivariate analysis. The major impasses found were the lack of available places for unloading and intense traffic, and for logistical challenges non-opening to overnight delivery and security level in the receiving periods, due to the urban violence.
  • De entusiastas à inovação sistematizada: uma jornada da construção da função inovação em uma organização industrial de grande porte Original Article

    Melo, Júlio Cézar Fonseca de; Bagno, Raoni Barros; Rio, Beatriz Costa Pinto; Salerno, Mario Sergio; Dias, Ana Valéria Carneiro; Freitas, Jonathan Simões

    Resumo em Português:

    Resumo: A criação de um sistema de gestão para a geração de inovações de forma recorrente ainda é um desafio para as grandes empresas. Alguns autores defendem a constituição de uma função organizacional dedicada (i.e. Função Inovação – FI) para efetivar esse sistema. Este trabalho busca compreender como se dá a construção da Função Inovação em organizações de grande porte a partir de um Estudo de Caso longitudinal e retrospectivo. Discutem-se aspectos relacionados ao surgimento da FI, destacando a evolução de sua estrutura organizacional e as alterações em seu escopo de trabalho. Dentre os principais resultados, demonstra-se que a atuação de indivíduos-chave como pontos de conexão com outras instâncias organizacionais e a colaboração com agentes externos foram determinantes para o reconhecimento da FI pela organização. Além disso, o acúmulo de competências específicas, o ganho progressivo de legitimidade e a entrega de resultados intermediários habilitam esse time para lidar com projetos de inovação radical.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The creation of a management system to systematically promote innovation is a great challenge for large companies. Some authors argue for the creation of a dedicated organizational function (the Innovation Function – IF) to guide this system. This paper aims to understand how a large company builds an Innovation Function from a longitudinal and retrospective case study. Some aspects regarding the emergence of the IF, its organizational structure evolution, and changes on its team’s scope of action are discussed. The main results highlight the importance of key actors for IF’s recognition by the organization, serving as connecting mediators to other functions and external agents. Besides that, specific competence accumulation, gradual legitimacy acquisition, and project intermediary results enabled the team to deal with radical innovation projects over time.
  • Linha de montagem para a produção de habitações em light steel frame Original Article

    Vivan, André Luiz; Paliari, José Carlos

    Resumo em Português:

    Resumo: Para casas manufaturadas, o sistema Light Steel Frame não possui um estudo aprofundado sobre a relação de suas técnicas de montagem e o comportamento do sistema de produção baseado em linhas de montagem. Assim, este artigo apresenta o desenvolvimento de um sistema de produção flow shop, utilizando linhas de montagem para a produção de casas modulares em Light Steel Frame. O principal resultado do artigo mostra que o sistema proposto conseguiu entregar uma casa em pouco mais de oito horas de trabalho, usando ciclos de quatro horas. Para tanto, utilizou-se procedimento de pesquisa experimental com o uso de simulação computacional. O modelo computacional abstraído do sistema projetado foi simulado e seu comportamento analisado quanto às hipóteses de melhoria propostas em quatro cenários diferentes. Os resultados podem ser considerados relevantes porque preenchem lacunas no corpo do conhecimento em questão, a partir do uso do Light Steel Frame como uma tecnologia para a produção de casas fabricadas a partir de linhas de montagem, fornecendo também parâmetros de desempenho e projeto para a implementação da solução proposta no mercado imobiliário.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: For manufactured homes, the Light Gauge Steel Frame system does not have an in-depth study on the relationship of its assembly techniques and the behavior of the production system based on assembly lines. Thus, this article presents the development of a flow shop production system using assembly lines for the production of Light Gauge Steel Frame modular houses. The main result was that the system was able to deliver a house in a little more than eight working hours, using four-hour cycles. For this, the article made use of experimental research procedure with the use of computational simulation. The abstracted model of the designed system was simulated, and its behavior analyzed concerning the hypothesis of improvement proposed in four different scenarios. The results can be considered relevant because it fills gaps in the body of knowledge in question with the use of the Light Gauge Steel Frame as a technology for the production of manufactured houses from assembly lines, also providing parameters of performance and design for the implementation of the proposed solution in the real estate market.
  • A satisfação dos profissionais das empresas participantes com a atuação de programas de desenvolvimento de fornecedores Original Article

    Macedo, Carlos Jorge Taborda; Mainardes, Emerson Wagner; Durans, Amilson de Araújo

    Resumo em Português:

    Resumo: Vislumbrando demonstrar os elementos que levam à satisfação dos profissionais de empresas participantes com a atuação dos Programas de Desenvolvimento de Fornecedores – PDFs, algo que pode melhorar o desempenho deste tipo de programa, esta pesquisa objetivou identificar se a confiança, nas suas componentes afetiva, comportamental e cognitiva, influencia o comprometimento e a percepção de menos riscos, levando, por consequência, à satisfação dos profissionais de empresas participantes com a atuação dos PDFs a que estão vinculadas. Com base em estudos envolvendo todos os construtos analisados, foram sugeridas relações entre eles e foi proposto um modelo estrutural associando-os. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, descritiva e com corte transversal envolvendo profissionais de empresas compradoras e fornecedoras que participam de PDFs de todo o Brasil, obtendo-se uma amostra, caracterizada como não probabilística e por acessibilidade, de 609 respondentes a partir da aplicação de um questionário eletrônico autoadministrado. Para análise dos dados, empregou-se a modelagem de equações estruturais, que indicou relação positiva para quase todas as hipóteses, sendo apenas uma rejeitada. Os achados sugerem que reforçar a confiança, principalmente comportamental e cognitiva, pode proporcionar elevação do comprometimento das empresas com as ações desenvolvidas pelos PDFs a que estão vinculadas, bem como gerar a percepção de que há menos riscos ao transacionar com empresas também vinculadas a esses programas, resultando na satisfação de empresas compradoras e fornecedoras. Isto pode resultar em melhor eficiência e eficácia dos programas, sendo esta uma contribuição deste estudo, ao identificar o que leva os participantes dos PDFs a ficarem satisfeitos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: With the aim of demonstrating the elements that lead to the satisfaction of the professionals of participating companies with the performance of the Supplier Development Programs - SDPs, something that can improve the performance of this type of program, this research aimed to identify if the trust, in its affective, behavioral and cognitive components, influences the commitment and the perception of less risks, leading, consequently, to the satisfaction of the professionals of participating companies with the performance of the SDPs to which they are linked. Based on studies involving all the analyzed constructs, relationships between them were suggested and a structural model was proposed associating them. A quantitative, descriptive and cross-sectional study was carried out involving professionals from buyers and suppliers that participate in SDPs from all over Brazil, obtaining a sample, characterized as non-probabilistic and by accessibility, of 609 respondents from the application of a self-administered electronic questionnaire. For the analysis of the data, the modeling of structural equations was used, which indicated a positive relation for almost all the hypotheses, with only one being rejected. The findings suggest that reinforcing trust, mainly behavioral and cognitive, can increase the commitment of companies to the actions developed by the SDPs to which they are linked, as well as generate the perception that there are fewer risks when transacting with companies also linked to these programs, resulting in the satisfaction of buyers and suppliers. This may result in better program efficiency and effectiveness, and this is a contribution of this study, by identifying what leads participants to SDPs to be satisfied.
  • A evolução dos estudos sobre tecnologia da informação e agilidade organizacional: uma análise bibliométrica Original Article

    Tomomitsu, Henrique Takashi Adati; Moraes, Renato de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo: Os estudos sobre tecnologia da informação e agilidade organizacional têm apresentado crescimento significativo desde o início de 2014, o que pode ser um indicador de que esse tema está começando a amadurecer na literatura pertinente e, cada vez mais, tem se tornando objeto de pesquisadores. Diante do cenário apresentado, o objetivo deste estudo é apresentar uma síntese do panorama da literatura sobre a relação dos dois construtos nos últimos anos. Os autores optaram por utilizar uma análise bibliométrica para compreender a evolução dos estudos sobre essa relação. Concluímos que nos Estados Unidos existe uma grande concentração de pesquisas sobre o assunto, e as publicações mais recentes ocorreram em periódicos relevantes de gestão e sistemas de gestão da informação. Os estudos identificados concentram-se principalmente na relação causal entre tecnologia da informação (TI) e agilidade organizacional a partir de três perspectivas: (1) o efeito direto das capacidades de TI na agilidade, (2) o efeito moderador das capacidades de TI na relação entre outras capacidades organizacionais e agilidade organizacional e (3) o efeito indireto da TI na agilidade organizacional mediado por outras capacidades organizacionais. Além disso, foi possível identificar a agilidade organizacional ligada a três aspectos: sensibilidade, decisão e capacidade de resposta. Outra contribuição do estudo é a construção de um quadro baseado nas principais amostras do estudo e nas palavras-chave mais recorrentes. É possível detectar os três níveis de análise na relação entre os dois construtos citados anteriormente, além de evidenciar as definições utilizadas para cada construto. Uma oportunidade para estudos futuros é avaliar a taxonomia identificada para agilidade organizacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Studies on information technology and organizational agility has shown significant growth since the beginning of 2014, which may be an indicator that this theme is beginning to mature in the concerned literature, and increasingly has become the subject of researchers. In view of the presented scenario, the objective of this study is to introduce a synthesis of the literature panorama of the relation between the focused two constructs in the last years. The author (s) chose to employ a bibliometric analysis to understand the evolution of studies on that relation. We concluded that in the United States there is a great concentration of research on this subject, and the most recent publications, in general, occurred in relevant management and information management system journals. The identified studies mainly concentrate on the causal relationship between information technology (IT) and organizational agility from three perspectives: (1) the direct effect of IT capabilities on agility, (2) the moderating effect of IT capabilities on the relationship between other organizational capabilities and organizational agility, and (3) the indirect effect of IT on organizational agility mediated by other organizational capabilities. In addition, it was possible to identify organizational agility connected with three aspects: sensitivity, decision and responsiveness. Another contribution of the study is the construction of a framework based on the main study samples and the most recurrent keywords. It is possible to detect the three levels of analysis in the relation between the two previously mentioned constructs, besides bringing out the definitions used for each construct. An opportunity for future studies is to evaluate the taxonomy identified for organizational agility.
  • A maturidade e o nível de gestão de conhecimento na empresa: uma aplicação do modelo de Nonaka e Takeuchi e a Lógica Fuzzy Original Article

    Arantes, Lídia Silveira; Martinelli Junior, Orlando; Viegas, Thales de Oliveira Costa; Rohenkoh, Júlio Eduardo

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste trabalho é compreender como a interconexão entre as dimensões (tácita e explícita) do conhecimento impacta na gestão de conhecimento e no seu grau de maturidade. Entende-se como maturidade da gestão de conhecimento a capacidade das firmas de exercitar (em algum grau) as competências necessárias para gerir o conhecimento internamente. O modelo de Nonaka e Takeuchi (N&T) de gestão de conhecimento organizacional é aplicado para uma amostra de empresas (segmentadas por porte) dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, utilizando-se a lógica de conjuntos fuzzy. Os resultados mostram que as pequenas e médias empresas possuem graus maturidade de gestão de conhecimento menores se comparadas às grandes empresas. Entretanto, nas grandes empresas a gestão de conhecimento se encontra em patamares medianos. Neste contexto, este trabalho sugere, como orientações gerenciais, que as empresas mensurem a percepção dos seus profissionais quanto ao seu nível de gestão do conhecimento, a fim de identificar quais de seus componentes devem ser desenvolvidos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper aims to understand how the interconnection between the tacit and explicit dimensions of knowledge impacts knowledge management and its degree of maturity. Knowledge management maturity is understood as the ability firms are expected to have in order to exercise (to some degree) the skills required to manage knowledge internally. Nonaka and Takeuchi (N&T) model of organizational knowledge management was applied to a sample of companies (segmented by size) from the states of São Paulo, Minas Gerais, and Rio de Janeiro, by using the logic of fuzzy sets. The results have shown that small and medium companies have lower levels of knowledge management maturity when compared to large companies. However, in large companies, knowledge management is at medium levels. In this context, this paper suggests, as management guidelines, that companies measure their professionals' perception regarding the company level of knowledge management, pursuing to identify which of their components should be developed.
  • Disseminando o uso do controle de carga no planejamento e controle da produção: modelagem utilizando software de simulação Original Article

    Barreto, Bruno da Silva; Sagawa, Juliana Keiko; Silva, Mateus Scalet

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar um roteiro (tipo tutorial) de desenvolvimento de um modelo de simulação do controle de carga (WLC) em um software comercial de simulação de eventos discretos, demonstrando detalhadamente como construir e simular essa abordagem. Embora haja diversas pesquisas sobre essa abordagem, esta pesquisa se justifica uma vez que não há estudos ou tutoriais que descrevam detalhadamente o desenvolvimento do modelo computacional nesses softwares de simulação, sendo isto uma potencial barreira para que tal método seja conhecido e aplicado pelos gestores. O software adotado neste trabalho é um ambiente gráfico integrado de simulação que possui bibliotecas de elementos e programação não centralizada. A descrição detalhada do desenvolvimento da simulação do controle de carga contribui com o ambiente empresarial, pois facilita a replicação e aplicação dessa estrutura nos ambientes fabris, possibilitando reduzir o tempo do projeto para desenvolver o modelo base e permitindo aos gestores e/ou pesquisadores focarem diretamente nas adequações desse modelo ao ambiente específico que está sendo modelado. Em termos acadêmicos, o trabalho busca suprir uma lacuna na área de WLC, relativa à escassez de trabalhos do tipo tutorial e relativa à falta de informações, nos trabalhos existentes de simulação, sobre como a modelagem computacional é realizada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper aims at presenting a structure of implementation of the Workload Control (WLC) approach on a commercial discrete event simulation software by comprehensively demonstrating how to construct and simulate this approach. This research was developed considering the lack of studies fully describing this implementation on this kind of software, which hinders the dissemination and use of the WLC approach by managers. Initially, the logic was developed on a dedicated and structured language and then converted to the simulation software. A detailed description of the WLC implementation contributes to the business domain by facilitating its replication and application in other manufacturing environments, reducing the project time needed to develop the base model and allowing managers and/or researchers to focus directly on the adjustments of the model to the environment being modeled. In the academic domain, this paper addresses a gap in the WLC literature concerning the lack of tutorials for simulation and the lack of information, in the existing papers, regarding the development of the computational model.
  • Principais causas e desafios para a redução de retorno de produtos: aplicação da FMEA em um estudo de caso Original Article

    Boccaletti, Bruna Caffaro; Mello, Luiz Carlos Brasil de Brito; Bastos, Isadora de Paula

    Resumo em Português:

    Resumo: A economia atual vem exigindo das organizações maior qualidade em suas operações, sendo necessário atentar a não conformidade dos processos que geram gastos e esforços extras e, influenciam a satisfação dos clientes. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo compreender as principais causas de retornos de produtos do mercado em uma empresa de cosméticos. Munindo-se da literatura e da aplicação da ferramenta da qualidade FMEA (Análise de Modos de Falha e Efeitos) no estudo de caso, avaliam-se as soluções e seus efeitos na organização. Após estudos realizados foram propostas novas soluções e sugestões de estudos na redução da logística reversa pós-venda da organização.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The current economy has demanded from organizations greater quality in their operations, which makes necessary to avoid non-compliance of processes that generate extra expenses, efforts and influence satisfaction of clients. This article aims to understand main causes of products returns from market in a cosmetics company. Based on literature review and application of a quality tool, FMEA (Failure Modes and Effects Analysis), in the case study, solutions and their effects on the organization are evaluated. After studies, new solutions and suggestions were proposed to reduce organization's post-sale reverse logistics.
  • Modelo teórico - Sistêmico de Análise de Processos (STPA): uma análise bibliométrica e de patentes Original Article

    Borges, Sarah Francisca De Souza; Albuquerque, Marco Antônio Fontoura De; Cardoso Junior, Moacyr Machado; Belderrain, Mischel Carmen Neyra; Costa, Luís Eduardo Loures Da

    Resumo em Português:

    Resumo: O modelo Teórico - Sistêmico de Análise de Processos (STPA) é utilizado para análise de perigos e prevenção da ocorrência de acidentes, baseado no pensamento sistêmico e identificação de cenários causais, idealizado pela professora Nancy Leveson do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O objetivo deste artigo é realizar uma análise bibliométrica e de patentes do modelo STPA. Sendo a bibliometria uma importante ferramenta na análise da produção científica, utiliza-se deste método de forma Estatística descritiva, para fins deste estudo foi dado destaque aos conceitos da Teoria Epidêmica de Goffman, sob uma análise principalmente qualitativa, para estudo de declínio e ascensão deste método no meio científico. Para a análise bibliométrica foram utilizadas como base de dados a página principal da Professora Nancy Leveson no site do MIT e sites de pesquisa científica, dentre eles: Web of Science, Mendeley, ResearchGate, Engineering Village e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Para o levantamento de patentes as bases de pesquisa utilizadas foram Derwent, IHS e Orbit. Definindo como termo de busca “Systems Theoretic Process Analysis” e “STPA”, buscado no título, resumo e palavras-chave. No total foram encontradas 171 publicações (1990 a 2017), sendo 89 referências específicas do modelo STPA (2002 a 2017), abordando diversos assuntos como: definições, passos, complementos ao modelo, áreas de aplicação e utilização do modelo em conjunto com outra ferramenta de análise de risco. Ao final deste artigo são destacados os primeiros trabalhos do modelo STPA, ferramentas de apoio e análises, servindo como base e favorecimento trabalhos futuros.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The Systemic Theoretical Process Analysis (STPA) model is used for hazard analysis and accident prevention, based on systemic thinking and the identification of causal scenarios, created by Professor Nancy Leveson of the Institute of Technology of Massachusetts (MIT). The purpose of this article is to perform a bibliometric and patent analysis of the STPA model. Since bibliometry is an important tool in the analysis of scientific production, this method is used as a descriptive statistic, for the purposes of this study, the concepts of Goffman's Epidemic Theory were highlighted, under a mainly qualitative analysis, for a study of decline and ascent scientific method. For the bibliometric analysis, the main page of Professor Nancy Leveson was used in MIT's Web site, besides the Web of Science, Mendeley, ResearchGate, Village of Engineering and Scientific Electronic Library Online (SciELO). Aiming to cover the patents analysis it was used the Derwent, IHS and Orbit research bases. Defining as search term “Analysis of the Theoretical Process of Systems” and “STPA”, searched in the title, abstract and keywords. A total of 171 publications (1990 to 2017) were found, with 89 specific references of the STPA model (2002 to 2017), addressing several subjects such as: definitions, steps, complements to the model, areas of application and use of the model with another risk analysis tool. At the end of this article are highlighted the main works of the STPA model, tools of support and analysis, serving as base and favoring future works.
  • Resultados da aplicação da manutenção autônoma na mitigação da geração de resíduos: Estudo de caso em empresa calçadista de Jaú/SP Original Article

    Bonifácio, Marcos Antonio; Martins, Antonio Cesar Germano

    Resumo em Português:

    Resumo: Buscar alternativas ao que usualmente é utilizado nas empresas, permite construir uma visão estratégica diferenciada, o que pode levar à obtenção de resultados diferentes. Neste contexto encontra-se este trabalho que aplicou o pilar de Manutenção Autônoma (MA) da ferramenta de Manutenção Produtiva Total (TPM) em um contexto diferente do usual. O MA é utilizado para envolver os diversos atores da empresa na conservação dos equipamentos com o objetivo de melhorar seu desempenho no tocante a redução de falhas, aumento da disponibilidade e confiabilidade. Neste trabalho o MA teve como objetivo a de mitigação da geração de resíduos na produção de calçados femininos, instalada em um Arranjo Produtivo Local (APL), composto majoritariamente por micro e pequenas empresas (MPE) que não tem a cultura de utilização de ferramentas de manutenção, mas que em seu processo geram resíduos perigosos. Deve-se salientar que se trata de um ambiente que não utiliza rotineiramente os conceitos de manutenção industrial. Ao final, com a implantação do pilar de MA, foi possível reduzir o volume de resíduos gerados no setor de corte, contrariando o fato de a empresa não utilizar nas suas decisões estratégicas os conceitos de manutenção industrial, abrindo assim novas possibilidades estratégicas para a discussão da aplicação de ferramentas largamente difundidas em algumas áreas com outros propósitos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Finding alternatives to what is generally used in companies allows a different strategic vision to be built, which can lead to different results. In this context, the present study applied the Autonomous Maintenance pillar (AM) of the Total Productive Maintenance tool (TPM) in an unusual context. The AM is used to involve the various actors of the company in the conservation of equipment with the aim of improving their performance concerning a reduction of failures and an availability and reliability increase. In the present study, the AM had the objetive of mitigating the generation of waste in the production of a women's shoes industry, installed in a Local Productive Agglomeration (LPA). This APL is composed mostly of micro and small enterprises (MPE) that do not have the culture to using maintenance tools, but in its process generate hazardous waste. It is important to highlight that this kind of company does not typically use the concepts of industrial maintenance. In conclusion, with the implementation of the AM pillar, it was possible to reduce the volume of waste generated in the cutting sector, contrary to the fact that the company does not use the concepts of industrial maintenance in its strategic decisions, thus opening up new strategic possibilities for discussing the use of widely disseminated tools in some areas for other purposes.
  • Hierarquia e redes colaborativas: um estudo sobre a cor da cultura Original Article

    Milagres, Rosileia das Mercês; Silva, Samuel Araujo Gomes da; Rezende, Otavio

    Resumo em Português:

    Resumo: Alguns teóricos defendem que as redes colaborativas são estruturas autorreguladas e que sua estratégia de coordenação deve ser essencialmente horizontal e à sombra de uma “hierarquia”. Por outro lado, outros assumem que a estruturação de processos de coordenação e o estabelecimento de papéis, entendidos como necessários para o alcance dos resultados pretendidos, é o que hierarquiza os relacionamentos entre diferentes atores. Com base nesse aparente contraponto, o presente artigo se dedica ao entendimento da estrutura de coordenação da rede A cor da cultura - ACDC. Especificamente, busca-se compreender como os instrumentos de coordenação da rede ACDC se comportaram e como eram percebidos. Para tanto, parte-se das seguintes perguntas: a ACDC pode ser caracterizada como uma rede autorregulada ou como um arranjo hierarquizado? E quais são as funções/disfunções dos elementos de coordenação da rede? A operacionalização da pesquisa usou dados primários e secundários, que foram codificados, categorizados e classificados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que a forma como os instrumentos de coordenação foram adotados levou alguns componentes a perceberem a rede ACDC como um arranjo hierarquizado. Contudo, há indícios que foi a adoção destes instrumentos que permitiu o alcance dos resultados pretendidos. Ou seja, o caso demonstrou a possiblidade de convivência entre uma rede e mecanismos hierárquicos de coordenação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Some theorists argue that collaborative networks are self-regulated structures, and their coordination strategy must be essentially horizontal and shaded by a “hierarchy.” In contrast, others assume that structuring of coordination processes and the establishment of roles is considered to be necessary to achieve the desired results that hierarchise relationships between different actors. Based on this apparent counterpoint, this article is dedicated to understanding the coordination structure of The Colour of Culture (A Cor da Cultura - ACDC) network. Specifically, we are guided by these questions: Can ACDC be characterised as a self-regulated network or as a hierarchical arrangement? What are the functions/dysfunctions of the network’s coordination elements on the ACDC network? The operationalisation of the research relied on the use of primary and secondary data: coded, categorised, and classified using the thematic content analysis technique. The results of the case study indicate how the coordination instruments adopted led some to view the ACDC network as a hierarchical arrangement. However, there are indications that it was the adoption of these instruments that facilitated the achievement of these results. That is, the case demonstrates the possibility of coexistence between a network and hierarchical coordination mechanisms.
  • Análise comparativa das principais metodologias de modelagem de processos de negócios: um estudo bibliométrico Original Article

    Entringer, Tulio Cremonini; Ferreira, Ailton da Silva; Nascimento, Denise Cristina de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo: A oferta de metodologias de modelagem de processos de negócios é bastante extensa, dificultando os estudiosos da área de BPM uma escolha adequada. Nesse contexto, este artigo tem o objetivo de apresentar as principais metodologias de modelagem, com aplicações, exemplos e comparações. Foi realizado um levantamento sistemático bibliográfico e análise comparativa dessas notações utilizadas na implementação de projetos BPM. De acordo com a análise bibliométrica, as notações de modelagem de processos de negócio mais retratadas nos trabalhos levantados são: BPMN, UML, EPC e IDEF. A partir da construção de um overview consistente que permita a análise comparativa das metodologias, a fim de selecionar aquela que mais se adequa às suas especificidades pode-se verificar que, embora partilhem o mesmo objetivo, cada notação tem as suas características específicas. Este estudo possui propósito principal de servir de base para a indicação adequada a aplicação de estudos na área, em especial aos destinados a papers, dissertações e teses.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The offer of business process modeling methodologies is quite extensive, making it difficult for scholars in the BPM area to choose properly. In this context, this paper has the objective to present the main modeling methodologies, with applications, examples and comparisons. A systematic bibliographic survey and the comparative analysis of these notations used in the implementation of BPM projects have been carried out. According to the bibliometric analysis, the modeling notations of the business process most portrayed in the works surveyed are: BPMN, UML, EPC and IDEF. From the construction of a consistent overview that allows the comparative analysis of the methodologies, in order to select the one that suits better its specificities it can be verified that, although they share the same objective, each notation has its specific characteristics. This study has the main purpose of providing a basis for the adequate indication of the application of studies in the field, especially those destined for papers, dissertations and theses.
  • A influência da gestão de riscos no sucesso do portfólio de projetos - proposta de uma matriz de intensidade de riscos Original Article

    Zanfelicce, Ricardo Luis; Rabechini Jr, Roque

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste artigo é compreender como a gestão de riscos influencia o sucesso do portfólio de projetos. Duas abordagens metodológicas foram adotadas neste trabalho: a bibliometria seguida de um estudo de caso. O caso investigado foi uma organização do setor industrial de bens duráveis e o objeto de estudo foi o portfólio de projetos de novos produtos. A análise dos achados da pesquisa mostrou uma fraca intensidade da gestão de riscos de portfólio de projetos. Esta constatação está aderente ao que diz a literatura vigente no assunto, explorada através do levantamento bibliométrico, e às evidências advindas da investigação feita na unidade objeto do estudo de caso. Para a avaliação da influência da gestão de riscos no sucesso do portfólio, foi proposta uma matriz que sugere a intensidade da gestão de riscos associada aos processos de gestão do portfólio de projetos. A aplicação da matriz proposta pode ser vista como um elemento que contribui para o aprofundamento dos estudos da influência da gestão de riscos no sucesso do portfólio de projetos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article aims to understand how the risk management influences the project portfolio success. Two methodological approaches were selected in this research: a bibliometric survey followed by a case study. The object of study was the new products project portfolio of an organization from the industrial sector, manufacturer of durable goods. The findings revealed a low intensity of project portfolio risk management. This is aligned with the bibliometric survey results and with the evidence from the investigation performed on the case study unit. In order to evaluate the risk management influence over the portfolio success, this article proposes a matrix which suggests the risk management intensity associated with the project portfolio management processes. The proposed matrix application can be considered a contribution element to deepen the knowledge of the risk management influence on the project portfolio success.
  • Análise de critérios para decisão dos modos de transporte LTL e FTL Original Article

    Vega, Diego Armando Soto De La; Lemos, Paula Horta; Silva, João Eduardo Azevedo Ramos da; Vieira, José Geraldo Vidal

    Resumo em Português:

    Resumo: A escolha entre os carregamentos via carga incompleta (less than truck-load - LTL) e carga completa (ou Full truck-load - FTL) tem base em uma decisão multicritério, pois leva em consideração aspectos como custos e eficiência operacional no transporte, manuseio e estoque das mercadorias. O objetivo deste artigo é prover uma análise detalhada dos critérios que compõem a decisão de transporte LTL e FTL por meio de uma metodologia multicritério que leva em consideração as preferências dos decisores. Foi aplicado o método SMARTS em uma empresa de telecomunicações que terceiriza a sua operação logística. Os resultados mostram que os principais critérios para a escolha do carregamento LTL se referem ao relacionamento com o cliente e à eficiência na entrega da carga (confiabilidade do tempo de entrega). Por outro lado, a escolha do transporte FTL requer um elevado peso dado aos critérios referentes a benefícios e a custo de estoque em trânsito. A contribuição da pesquisa é prover uma análise estruturada e flexível para escolha dos tipos de carregamento (FTL e FLT) ao levar em consideração a aversão ao risco dos decisores por meio de uma abordagem não ótima, mas com soluções aproximadas englobando vários critérios qualitativos e quantitavos relavantes nesta escolha.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Choosing between Less Than Truckload (LTL) and Full Truckload (FTL) is based on a multicriteria decision because it takes into account aspects such as costs and operational efficiency in transportation, handling and stock of goods. The aim of this article is to provide a detailed analysis of the criteria that comprise the LTL and FTL transport decision using a multicriteria methodology that considers decision makers´ preferences. The SMARTS method was applied in a telecommunications company that outsources its logistics operation. Results show that the main criteria for choosing LTL shipment are related to the relationship with the customer and the efficiency in the delivery of the freight (reliability of the delivery time). On the other hand, choosing FTL transport requires a high weight given to the criteria regarding benefits and cost of transit inventory. The contribution of the research is to provide a structured and flexible analysis to choose the types of shipment (FTL and FLT) when taking into account the risk aversion of decision makers using a non-optimal approach, but with approximate solutions encompassing several qualitative and quantitative criteria in this choice.
  • Valor adicionado pelo capital intelectual: um estudo do portfólio ISE da B3 - Índice de Sustentabilidade Corporativa de empresas brasileiras Original Article

    Rezende, José Francisco de Carvalho; Silva, Mônica Pereira da

    Resumo em Português:

    Resumo: O estudo teve como objetivo discutir a criação de valor com base no método VAIC™ e como campo de pesquisa as empresas que integram o portfólio do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 (BM&FBOVESPA). Como primeira abordagem, selecionamos o ano de 2016 após dez anos de história do ISE. Os componentes do VAIC™ foram recuperados e calculados a partir dos Padrões de Relatórios Financeiros Internacionais, encerrados em 31 de dezembro de 2015. As hipóteses permitiram afirmar que: (i) há interdependência entre Capital Financeiro, Capital Intelectual e Criação de Valor; (ii) existem dimensões de Criação de Valor capazes de diferenciar e agrupar as observações; e (iii) a eficiência alocativa das empresas pode variar de acordo com os clusters. A principal limitação é o tamanho da população / amostra final — 29 corporações. As implicações referem-se ao reforço da existência teórica de Criação de Valor baseada simultaneamente em ativos tangíveis e intangíveis e a possibilidade de classificar as empresas para ampliar a compreensão das bases de apreciação do valor e preço dos ativos negociados nas plataformas das bolsas de valores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The study aimed at discussing the Value Creation based on the VAIC™ method and as a research field the companies that are part of the B3 (BM&FBOVESPA) Corporate Sustainability Index (ISE) portfolio. As a first approach, we selected the year 2016 after ten years of ISE history. The VAIC™ components were recovered and computed from the International Financial Reporting Standards ended in December 31, 2015. The hypotheses allowed to affirm the following: (i) there is interdependence among Invested Financial Capital, Intellectual Capital, and Value Creation; (ii) there are dimensions of Value Creation capable of differentiating and clustering the observations; and (iii) the allocative efficiency of companies can vary according to clusters. The main limitation is the size of the population/final sample — 29 corporations. The implications refer to the reinforcement of the theoretical existence of Value Creation based simultaneously on tangible and intangible assets and the possibility to categorize companies to broaden the understanding of the bases for appreciation of the value and pricing of assets traded on the stock exchange platforms.
  • Como combater o desperdício de alimentos em restaurantes universitários? Original Article

    Deliberador, Lucas Rodrigues; César, Aldara da Silva; Batalha, Mário Otávio

    Resumo em Português:

    Resumo: Cerca de um terço da produção mundial de alimentos é perdido ou desperdiçado anualmente em diferentes estágios das cadeias de produção agroalimentar (CPA). Geralmente, as perdas de alimentos acontecem nos estágios iniciais das CPA, enquanto o desperdício está mais presente nos estágios finais destas cadeias. Assim, os principais objetivos do presente estudo foram investigar as causas de perdas e desperdícios, bem como estratégias que possam minimizá-los. A diminuição do desperdício de alimentos em organizações de alimentação coletiva, incluindo restaurantes universitários, situa-se no contexto destas preocupações. Para contribuir com essa discussão, os autores investigaram as causas do desperdício em restaurantes universitários e possíveis intervenções recomendadas na literatura para reduzi-lo. Uma pesquisa considerando os construtos “desperdício de alimentos” e “restaurante universitário” em cinco bases de dados diferentes encontrou 352 publicações relacionadas ao tema, das quais 21 apoiaram responder as duas questões que nortearam essa busca: Q1: “Quais são as causas que contribuem para desperdício de alimentos em restaurantes universitários?” e Q2: “Quais são as intervenções que podem ser ou são usadas em restaurantes universitários para reduzir o desperdício de alimentos?” A pesquisa bibliográfica identificou 13 causas (tamanho da porção; qualidade; preço; emoção; palatabilidade; preparação/cozimento; composição do cardápio; tempo; saciedade; armazenamento; serviço; compras em excesso; e segurança) e 14 possíveis intervenções (campanhas; remoção de bandejas; gerenciamento de resíduos; tamanho da porção; qualidade; mudança de cardápio; planejamento; pré-encomenda; caridade/doações; informações nutricionais; coerção; mudança de pratos; preparação/cozimento; e armazenamento). Nessa perspectiva, o presente artigo fornece uma visão holística do desperdício de alimentos em restaurantes universitários, a fim de orientar intervenções de mitigação e futuras pesquisas sobre o tema.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: About one-third of the world's food production is lost or wasted annually at different stages of food supply chains (FSCs). Food loss usually occurs in the early stages of FSCs, while waste is more prevalent in their final stages. Thus, the main objectives of the present study were to investigate the causes of loss and waste, as well as strategies that can minimize them. Decreasing food waste in collective catering organizations, including university restaurants, is situated in the context of these concerns. In order to contribute to this discussion, the authors investigated the causes of wastage in university restaurants and possible interventions recommended in the literature to reduce it. A search considering the “food waste” and “university restaurant” constructs in five different databases found 352 publications related to the theme, of which 21 supported to answer the two questions that guided this search: Q1: “What are the causes that contribute to food waste in university restaurants?” and Q2: “What are the interventions that can be or are used in university restaurants to reduce food waste?” The literature search identified 13 causes (portion size; quality; price; emotion; palatability; preparation/cooking; menu; time; satiety; storage; service; overbuying; security) and 14 possible interventions (campaigns; trayless systems; waste management; portion size; quality; changing menus; planning; preordering; charity/donations; nutritional information; coercion; changing the dishes; preparation/cooking; storage). From this perspective, the present article provides a holistic view of food waste in university restaurants, in order to guide mitigation interventions and future research on this theme.
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