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A ordem verbo-sujeito: entre a competência comunicativa e gramatical1 1 Uma versão inicial deste artigo foi publicada no livro Gramática e ensino: abordagem funcionalista, organizado por Camilo Rosa Silva (2019).

The verb-subject order: between communicative and grammatical competence

RESUMO

Neste artigo, defendo a ideia de que o fenômeno da ordenação dos constituintes está a serviço da finalidade comunicativa de veicular informação. Baseado no princípio cognitivo-icônico proposto por Du Bois (1985), Givón (1990), Croft (1990) e Delbecque (2006), mostro que ordenação verbo-sujeito e objeto-verbo-sujeito na oração está associada, além das suas propriedades sintático-semânticas e da focalização da informação, a duas funções na organização dos textos: a primeira está condicionada a participar de estratégias que instauram a centralidade de um determinado tema no texto e, portanto, asseguram continuidade textual. Já a segunda, tende a ser estratégia de descontinuidade para inserir outros tópicos temáticos nos textos ou marcar discursivamente outros fluxos de atenção da mensagem. Além disso, apresento sumariamente sugestões de exercícios que proporcionem uma abordagem da sintaxe da ordenação das palavras em sala de aula.

Palavras-chave:
Ordenação verbo-sujeito; Finalidade comunicativa; Função textual

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