Acessibilidade / Reportar erro

Ser hombre o ser mujer a través de la música: una encuesta a jóvenes de Barcelona* * Este artículo se basa en la comunicación Música y género entre los jóvenes barceloneses presentada en el II Congreso de la Sociedad Ibérica de Etnomusicología que se organizó en Valladolid, España, en 1996.

Este artigo trata da problemática da relação entre gênero e música. Sabemos que a música como meio de comunicação contribui também para a construção social da realidade; se nos interessamos pela música como fenômeno sócio-cultural, então o aspecto de gênero constitui uma dimensão que não pode ser ignorada. Ao longo deste artigo, apresentarei alguns dados relativos a uma pesquisa tipo survey realizada com jovens barcelonenses durante o outono de 1995. Entre os diferentes objetivos da pesquisa buscava-se obter informações sobre o significado e funções da música na sociedade catalã, com algumas questões orientadas para tratar do papel que desempenha a música nas relações de gênero. Concretamente, os resultados da amostra nos aportam dados sobre o uso da música como estratégia de identidade de gênero, assim como sobre as funções que pode exercer a música como expressão e ao mesmo tempo recurso de manutenção das relações de gênero, que em nossa sociedade caracterizam-se pela sua natureza assimétrica.


Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGS UFRGS - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43321, sala 205-B, 91509-900 - Porto Alegre - RS - Brasil, Telefone (51) 3308-7165, Fax: +55 51 3308-6638 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: horizontes@ufrgs.br