Acessibilidade / Reportar erro

Cabra marcado para Bourdieu: educação formal e narrativas de sofrimento e violência na experiência escolar * 1 O presente artigo é fruto de apresentação de comunicação oral no GT 27 - Ensinar e aprender antropologia, ocorrido na 30ª Reunião Brasileira de Antropologia, realizada entre os dias 3 e 6 de agosto de 2016, na UFPB, João Pessoa. Agradeço aos coordenadores do mesmo, Rodrigo Rosistolato e Amurabi Oliveira, aos participantes do GT, à Miriam Grossi, que comentou minha fala, e aos pareceristas de Horizontes Antropológicos pelos comentários, incentivos e indagações generosas. Na medida do possível, procurei atender, sem descaracterizar a ideia central do artigo, às sugestões para sua melhor construção.

Man marked to Bourdieu: Formal education and narratives of suffering and violence in the school experience

Resumo:

Neste trabalho, pretendo avaliar como a pesquisa dos estudantes foi construída, a partir da experiência do método de ensino adotado na disciplina Laboratório de Ensino em Ciências Sociais, como eles operaram coletivamente suas interpretações pragmáticas dos textos adotados conformando os trabalhos de campo como experiência de interlocução. Também busco analisar a sua influência na construção de discursos de sofrimento e dor, observados durante a disciplina, para os estudantes narrarem experiências de castigos físicos das crianças e suas famílias presentes nas pesquisas, na paradoxal relação com a escola, seus desafios, e consequências. A questão que pretendo responder é: em que medida as escolas são capazes de conformar códigos de significação da vida social para essas crianças, sem envolver dramáticos custos familiares? Nesse sentido, avalio quais seriam esses custos do ponto de vista dos professores/pesquisadores nas visitas aos pais, e a imagem que configuram dos mesmos nesses tensos encontros.

Palavras-chave:
antropologia em educação; etnografia e ensino; Profebpar no Maranhão; sofrimento e violência escolares

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGS UFRGS - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43321, sala 205-B, 91509-900 - Porto Alegre - RS - Brasil, Telefone (51) 3308-7165, Fax: +55 51 3308-6638 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: horizontes@ufrgs.br