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Escritas dissonantes: escolarização, letramentos, novas tecnologias e práticas culturais juvenis* * O artigo baseia-se em pesquisa de doutorado realizada pelo PPGAS/USP, com apoio da Fapesp, entre 2006 e 2010, e inserções de campo posteriores em escolas e projetos educacionais.

Dissonant writing: schooling, literacies, new technologies and youth cultural practices

Resumo

O artigo aborda a escrita, simultaneamente, como técnica e como prática social. Desse modo, a partir de pesquisas realizadas em escolas públicas de ensino médio da periferia de São Paulo, entre 2006 e 2010, e com práticas culturais juvenis, desde 2002, apresenta-se os múltiplos aspectos revelados sobre as diferentes formas de letramento e suas implicações políticas. Discute-se, portanto, da dimensão escolar, mais pautada por uma noção disciplinar de transmissão de uma técnica, às relações com as novas tecnologias que transformam profundamente os modos de ler, escrever e pensar, mas também os de se vivenciar a juventude e o período escolar. Realizam-se, ainda, comparações com um uso juvenil da escrita bastante particular, em São Paulo, a pixação. Ao expor esse panorama de práticas de escrita, tenta-se desvelar também os diferentes poderes e contrapoderes que por elas e em torno delas se afirmam.

Palavras-chave
escola; escrita; novas tecnologias; práticas culturais juvenis

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