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Horizontes Antropológicos, Volume: 4, Número: 8, Publicado: 1998
  • Apresentação Apresentação

    Oro, Ari Pedro; Steil, Carlos Alberto
  • Global migration and the selective reimagining of religions Artigos

    Beyer, Peter

    Resumo em Português:

    Resumo É lugar comum nas discussões sobre a religião dos imigrantes referir-se ao fato de que a religião ajuda no seu ajustamento a uma nova cultura ou sociedade; e de que ela age como uma dimensão de continuidade no processo de integração. Este artigo examina os fundamentos teóricos para se reconsiderar esta perspectiva no contexto da globalização em geral e da migração global em particular. Numa sociedade global, é bem menos útil pensar os migrantes deixando uma sociedade para integrar outra, especialmente tendo presente as formas que esta ótica tende a assumir: a) que a nova cultura “hospedeira" permaneceria sem ser afetada comparativamente, enquanto a cultura dos imigrantes se defrontaria com o dilema da assimilação versus preservação étnica; b) que a cultura de origem simplesmente perderia alguns poucos membros sem que isto tenha grande efeito sobre a cultura de origem. De outro modo, este artigo argumenta que as consequências da migração ajudam a (re)definir as religiões em todas as áreas onde elas estão representadas; e então, fazer distinções entre “centro” e “diáspora” se toma bem menos relevante. Ao contrário, diferentes áreas onde as tradições religiosas estão representadas são melhor percebidas como centros para criação de diferentes opções para a autêntica construção da própria religião; opções que estão muito frequentemente em comunicação umas com as outras.

    Resumo em Inglês:

    Abstract It is a commonplace in discussions of immigrant religion to speak of how religion aids in the adjustment of migrants to a new culture and society; how it serves as a dimension of continuity in the process of integration. This article examines theoretical foundations for reconsidering this perspective in the context of globalization in general and global migration in particular. In a global society, it is far less useful to think of migrants as leaving one society to join another, especially insofar as this optic tends to assume a) that the new “host” culture remains comparatively unaffected while the immigrants culture faces the dilemma of assimilation versus ethnic preservation; and b) that the culture of origin simply loses a few members without much effect by the migrants back onto their cultures of origin. By contrast, the article argues that the consequences of migration are to help (re)define religions in all areas where they are represented; and thus to make distinctions between “core” and “diaspora” far less salient. Instead, different areas where religious traditions are represented are better seen as centres for creating different options for the authentic construction of the same religion; options that are very often in communication with each other.
  • Ensaio herético sobre a atualidade da gnose Artigos

    Velho, Otávio

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo desta comunicação é sugerir o interesse para os estudiosos da religião em examinar a hipótese da atualidade da gnose (ou do gnosticismo) a partir de recentes trabalhos do escritor Harold Bloom. Ao mesmo tempo, trata de colocar as possibilidades levantadas pela obra desse autor em confronto com os trabalhos de outros autores, algumas questões do pensamento contemporâneo e os estudos recentes de “novos movimentos religiosos”, que permitem pensar novos desdobramentos ou reformulações.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this paper is to suggest the interest students of religion have in examining the hypothesis of the present relevance of gnosis (and of gnosticism) based on the recent works of the writer Harold Bloom. At the same time, we look at the possibilities raised by this author’s work in confrontation with the works of other authors, some questions from contemporary thought and recent studies on “new religious movements” which permit us to consider new developments or reformulations.
  • Antropologia e esoterismo: dois contradiscursos da modernidade Artigos

    Carvalho, José Jorge de

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio visa analisar as complexas relações entre duas visões de mundo que se desenvolveram no mundo ocidental a partir da segunda metade do século vinte: o esoterismo e a Antropologia entendida como disciplina acadêmica. Procuro mostrar que ambas correntes de pensamento são ao mesmo tempo herdeiras do projeto da modernidade e críticas do seu sistema de valores. De fato, tanto a Antropologia como as tradições esotéricas se opõem ao modelo weberiano de racionalidade, reeditado nos nossos dias por Habermas, que visa separar, como se fossem autônomas, as esferas da ciência, da arte e da moral. Três conceitos importantes do esoterismo são discutidos à luz da abordagem antropológica: tradição, iniciação e ciência sagrada, o que conduz a uma proposta de reintegração dos saberes humanos sobre a experiência religiosa em suas mais diversas manifestações etnográficas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay seeks to analyse the complex relationships between two worldviews that were developed in the West during the second half of the nineteenth century: esotericism and Anthropology as an academic discipline. I try to show that these two trends of thought are simultaneously heirs of the modernist project and critical of its basic system of values. In fact, Anthropology and esotericism are opposed to the Weberian model of rationality, defended nowadays by Habermas, which seeks to separate the spheres of science from those of morality and art, as if they were autonomous in relationship to each other. Three crucial concepts of esotericism are approached from an anthropological point of view: tradition, initiation and sacred science, which leads to a proposal of reintegrating human knowledge about religious experiences in their most diverse ethnographic manifestations.
  • A irmã da bruxa: liderança religiosa feminina e perigo Artigos

    Dickie, Maria Amélia Schmidt

    Resumo em Português:

    Resumo Este paper retorna ao movimento sócio-religioso dos chamados Mucker (RS, 1874), estimulado pelo encontro recente da autora, na Inglaterra, com uma sacerdotisa pagã, que se autodenominou bruxa. Aproveita este encontro para retomar a reflexão sobre o discurso acusatório contra Jacobina Maurer, líder dos Mucker, discutindo-o a partir da identidade percebida por uma bruxa do século XX entre ela e Jacobina. Quer explorar, para além do discurso desta bruxa, a riqueza dos símbolos que possibilitaram a identificação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper returns to the socio-religious movement of the so-called Mucker (RS, Brazil, 1874) stimulated by a recent and rather accidental encounter with a pagan priestess, in England, who referred to herself as a witch. This encounter is used here as a support to resume the accusatory discourse against Jacobina Maurer, the Mucker’s leader, and discuss it against the identity perceived by a 20th Century witch between her and Jacobina. Through the symbols which allowedfor the Identification, the paper explores the non ostensive references in the witch’s discourse.
  • A Antropologia pós-moderna e a produção literária espírita Artigos

    Lewgoy, Bernardo

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo, ao destacar a importância do fenômeno literário espírita no Brasil, pretende discutir algumas de suas estratégias textuais de verossimilhança e autoria. Para tanto apoia-se numa revisão da chamada crítica antropológica pós-moderna, salientando que sua importância não se confina ao exame de textos antropológicos mas oferece caminhos sugestivos para a interpretação da literatura religiosa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present article, starting from the evidence of the “spiritualist literary phenomenon” in Brazil, intends to analise some of its textual strategies of cultural construction of reality and authorship. To reach this aim, the postmodernist anthropology is discussed here, pointing out that its importance is not bordered to the examination of anthropological texts, but also can be used to understand the religious literature.
  • “Sectas satánicas” en el Mercosur: un estudio de la construcción de la desviación religiosa en los medios de comunicación de Argentina y Brasil Artigos

    Frigerio, Alejandro; Oro, Ari Pedro

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El asesinato ritual de un niño por un pai-de-santo en el estado de Paraná (Brasil) en 1992 tuvo amplia repercusión en los medios de comunicación de Brasil y Argentina. Cuando también se involucró en el hecho a un grupo platillista (ufo cult) liderado por una brasilera y un argentino, la nacionalidad de los líderes provocó distintas distribuciones de culpabilidad en la prensa de ambos países. La jerarquía de credibilidad de los profesionales propia de cada sociedad determinó la prevalencia de un tipo u outro de “autoridad” opinando sobre el tema en los medios y resultó en el predominio de diferentes interpretaciones sobre el hecho en los dos países –principalmente sobre su carácter excepcional o habitual– así como sobre la peligrosidad de las religiones afrobrasileñas. Desde la perspectiva del etiquetamiento (labeling theory), el trabajo analiza las similitudes y diferencias en la construcción de la desviación religiosa en Argentina y en Brasil y examina en qué medida ésta resultó influida por las mutuas imágenes y prejuicios que estas sociedades vecinas tienen una de la otra.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The ritual murder of an infant by a purported priest of an Afro-Brazilian religion in southern Brazil in 1992 was widely covered by the media of that country and of Argentina, and created moral panics in both societies. When the leaders of a UFO group (a Brazilian woman and her Argentine husband) were also involved in the affair by the police, their combined nationalities provoked different guilt attributions in the news media of both societies. The hierarchies of credibility characteristic of each country determined the presence of distinct “experts” providing explanations for the events in the Argentine and Brazilian media, and led to divergent evaluations about the recurrence of ritual murders, of “satanic sects “ and of the dangerous social consequences of the presence of “sects “ in these societies. The analysis of this case study through the lens of labeling theory, social constructionism and media studies reveals commonalities and differences in the social construction of religious deviance in Brazil and in Argentina.
  • Referências sociais das religiões afro-brasileiras: sincretismo, branqueamento, africanização Artigos

    Prandi, Reginaldo

    Resumo em Português:

    Resumo A história das religiões afro-brasileiras pode ser dividida em três momentos: 1) sincretização, durante a formação das modalidades tradicionais, 2) branqueamento, na formação da umbanda e 3) africanização, na transformação do candomblé em religião universal, isto ê, aberta a todos, sem barreiras de cor ou origem racial. O processo de africanização implica negação do sincretismo, adoção de aprendizado não oral e mudança ritual e doutrinária. O presente trabalho trata desses momentos e das condições sociais e culturais em que cada um veio a se constituir.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The history of afro-brazilian religions can be divided in three moments: 1) syncretization, during the formation of the traditional modalities, 2) whitening, in the formation of umbanda and 3) africanization, in the tranformation of the candomblé into universal religion, therefore if s opened to everybody, with no barriers of colour or racial origin. The process of africanization implies the denial of the syncretism, the adoption of a no-oral learning and the ritual and doctrinarian change. The following paper discusses these moments and the social and cultural conditions that each one was built in.
  • O útil, o sagrado e o mais-que-sagrado no Xangô de Pernambuco Artigos

    Motta, Roberto

    Resumo em Português:

    Resumo O sagrado e o útil encontram-se intimamente associados no Xangô de Pernambuco. O processo de iniciação coincide largamente com a busca da cura, enquanto os sacrifícios são ao mesmo tempo bons para rezar e para comer. Não existe portanto, ao contrário do que poderia pretender uma interpretação demasiadamente literal da sociologia da religião de Durkheim, uma separação radical entre o sagrado e o profano. Há entretanto, na experiência religiosa do Xangô, um momento em que o sagrado paira acima de toda análise funcional, transformando-se desta maneira no mais-que-sagrado, que transparece na festa e no transe extático. E é dessa experiência transcendente, implicando na comunhão emocional do grupo de culto, que surge a identidade mais íntima de cada fiel.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The sacred and the utile are found closely associated in the “Xango de Pernambuco”. The process ofinicialization largely coincides with the search of cure, while the sacrifices are both good to pray and to eat. Thus there isn’t a radical separation between the sacred and the profane, what a literal interpretation of the Durkheim’s sociology of religion could intend. However, in the religious experience of Xangô, there is a moment when the sacred means more than all the functional analysis, becoming, this way, the more-than-sacred, what appears in the party and in the static trance. So it’s from this transcendent experience, involving the emotional communion of the cult group that emerges a closer identity of each faithful people.
  • Sincretismo afro-brasileiro e resistência cultural Artigos

    Ferretti, Sérgio E.

    Resumo em Português:

    Resumo Análise do sincretismo afro-brasileiro como característica do fenômeno religioso, identificando seus sentidos objetivo e subjetivo. Compara a continuidade e resistência pacífica do sincretismo com a resistência diuturna dos quilombos, como modo de aculturação ou de transculturação não excludente, identificando sua capacidade de relacionar ou de unir tradições distintas. Chama atenção para tentativas de combate ou ocultação do sincretismo. Mostra a continuidade do culto aos santos do catolicismo popular no imaginário de participantes dos cultos afros, decorrente de interação sincrética antiga entre religiões européias e africanas. Destaca a presença do sincretismo nas festas religiosas populares, exemplificando com o tambor de mina.

    Resumo em Francês:

    Résumé Analyse du syncrétisme afrobrésilien comme caractéristique du phénomene religieux avec identification de ses sens objectif et subjectif. Une comparaison est faite entre la continuité et la résistence pacifique du syncrétisme et la résistence quotidienne des quilombos comme forme d’acculturation ou de transculturation qui n’excluent pas, mettant l’accent sur leur capacité de lier ou d’unir des traditons distinctes. Le travail alerte sur des tentatives de combat ou d’occultation du dit phénomene. Ensuite il montre la continuité du culte des saints du catholicisme populaire dans l’imaginaire des pratiquants des cultes afros, conséquence de l’interaction culturelle antique entre les religions européennes et africaines. Enfin, l’exemple du “tambor de mina" explique la présence du syncrétisme dans les fêtes religieuses populaires.
  • La banalisation du miracle: analyse du discours de l’argumentation Artigos

    Corten, André

    Resumo em Português:

    Resumo O milagre que se fala na Igreja Universal não é o milagre tal como define a tradição. Com efeito, de Agostinho a Hobbes o milagre é definido como um fato extraordinário que não se explica por causas naturais. A autoridade intervirá para determinar se se trata de uma intervenção divina. A narrativa de milagre da Igreja Universal é construída sobre um outra argumentação. O milagre se repete; ele possui, portanto, probabilidades de intervir em nossa vida. A narrativa do milagre o torna verdadeiro. O presente texto é uma análise do discurso de 68 narrativas de milagre da Igreja Universal. Ao menos quatro procedimentos discursivos são postos em prática para sustentar o funcionamento da argumentação da banalização do milagre.

    Resumo em Francês:

    Résumé Le miracle dont on parle à l’Eglise Universelle n ‘est pas le miracle tel que défini dans la tradition. En effet, d’Augustin à Hobbes, le miracle est défini comme un fait extraordinaire ne s’expliquant pas par des causes naturelles. L’autorité tranchera pour déterminer s’il s’agit d’une intervention divine. Le récit de miracle de l’Eglise Universelle est construit sur une autre argumentation. Le miracle se répète; il a donc des probabilités d’intervenir dans notre vie. Le récit de miracle le rend vraisemblable. Le présent texte est une analyse de discours de 68 récits de miracle de l’Eglise Universelle. Au moins quatre procédés discursifs sont mis en oeuvre pour soutenir le fonctionnement de V argumentation de la banalisation du miracle.
  • Construction médiatique du religieux. La dynamique de la télévision et la religion des télévangélistes Artigos

    Gutwirth, Jacques

    Resumo em Português:

    Resumo Os programas dos pregadores da televisão americana – os “televangelistas” – são muito influenciados pelos aportes, com vantagens e lacunas, da mídia audiovisual. Assim, os televangelistas, cujo objetivo fixado ê a salvação de seu público, procuram interações com os telespectadores, convocados a escrever e a telefonar ao ministério, para solicitar conselhos, para orações de intercessão, para fazer doações que garantam o financiamento de suas atividades. Consequentemente, mesmo sem comunidade cultual, constitui-se uma espécie de “igreja eletrônica”. Para atrair os telespectadores, os programas são realizados com profissionalismo e comportam uma parte importante de espetáculo (música, canto). Como querem atingir um público mais amplo possível, os televangelistas evitam todo espírito doutrinário e a maior parte deles se abstém de admoestar suas “ovelhas”. Certos televangelistas, com a aquisição de estacões televisivas e a colocação em funcionamento de canais especializados, se engajam assim nos negócios audio-visuais, muitas vezes bastante rentáveis. O televangelismo, com seus traços específicos, representa o encontro de dois componentes essenciais – religião e televisão – do modo de vida dos Estados Unidos.

    Resumo em Francês:

    Résumé Les programmes des prédicateurs de la télévision américaine – les “télévangélistes” – sont très influencés par les apports, avec des avantages et des lacunes, du média télévisuel. Ainsi, les télévangélistes, dont l’objectif affiché est le salut de leur public, cherchent des interactions avec les téléspectateurs, appelés à écrire et à téléphoner au ministère, pour demander des conseils, pour des prières d’intercession, pour faire des dons qui assurent le financement de leurs activités. Par conséquent, même sans communauté cultuelle, on voit se constituer une sorte d’“église électronique”. Pour attirer les téléspectateurs, les programmes sont réalisés avec professionalisme et ils comportent une part importante de spectacle (musique, chant). Comme ils veulent toucher un public aussi large que possible, les télévangelistes évitent tout esprit doctrinaire et la plupart s’abstiennent d’admonester leurs “ouailles”. Certains télévangélistes, avec l’achat de stations émettrices et la mise en place de chaînes spécialisées, s’engagent ainsi dans des business audio-visuels maintes fois très profitables. Le télévangélisme, avec ses traits spécifiques, représente la rencontre de deux composantes essentielles – religion et télévision – du mode de vie des Etats-Unis.
  • Negritudes e racismos globais? Uma tentativa de relativizar alguns dos novos paradigmas “universais” nos estudos da etnicidade a partir da realidade brasileira Espaço Aberto

    Sansone, Livio

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio aponta para o que e como mudou, ou deveria mudar, nos estudos étnicos no Brasil, à luz de algumas novas grandes teorias no campo dos estudos étnicos no contexto da globalização. O processo de globalização cria novas condições para a internacionalização das culturas negras e amplia o repertório de símbolos a partir do qual podem se inspirar as novas formas de negritude. Analisar estas dinâmicas somente sob o prisma interpretativo das relações raciais, no mundo anglo-saxônico, pode acabar empobrecendo nosso olhar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay points out to what and how has changed, or should change, within ethnic studies in Brazil in the light of a number of new grand theories in the field of ethnic studies in the context of globalization. The process of globalization creates new conditions for the iternationalization of black cultures. It also broadens the reservoir of symbols from which blackness, and the new forms that it is taking, can draw inspiration. Analizing these dynamics exclusively through the perspective of race relations in the Anglo-Saxon world can end up empoverishing our gaze.
  • ROLIM, Francisco Cartaxo. Dicotomias religiosas: ensaio de sociologia da religião. Petrópolis: Vozes, 1997. 213 p. Resenhas

    Pedde, Valdir
  • ORO, Ari Pedro; STEIL, Carlos Alberto (Org.). Globalização e religião. Petropolis: Vozes, 1997. 262 p. Resenhas

    Giumbelli, Emerson
  • PRANDI, Reginaldo. Um sopro do Espírito: a renovação conservadora do catolicismo carismático. São Paulo: Edusp: Fapesp, 1997. 181 p. Resenhas

    Barbosa Neto, Edgar Rodrigues
  • BLOOM, Harold. Presságios do Milênio: anjos, sonhos e imortalidade. Rio de Janeiro: Objetiva, 1996. 185 p. Resenhas

    Reyes Herrera, Sonia E.
  • GUTWIRTH, Jacques. L’Église électronique: la saga des télévangélistes. Paris: Bayard, 1998. 312 p. Resenhas

    Oro, Ari Pedro; Jungblut, Aírton Luiz
  • OLIVA, Margarida. O Diabo no “Reino de Deus”: por que proliferam as seitas?. São Paulo: Musa, 1997. 175 p. Resenhas

    Nery, Maria Clara Ramos
  • LIRA, Bertrand de Souza. Fotografia na Paraíba: um Inventário dos fotógrafos através do retrato (1850 a 1950). João Pessoa: Editora Universitária, 1997. 249 p. Resenhas

    Koury, Mauro Guilherme Pinheiro
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGS UFRGS - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43321, sala 205-B, 91509-900 - Porto Alegre - RS - Brasil, Telefone (51) 3308-7165, Fax: +55 51 3308-6638 - Porto Alegre - RS - Brazil
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