Acessibilidade / Reportar erro
Horizontes Antropológicos, Volume: 16, Número: 33, Publicado: 2010
  • Apresentação

    Maciel, Maria Eunice; Leitão, Débora Krischke
  • Metrópole, cosmopolitismo e mediação Artigos

    Velho, Gilberto

    Resumo em Português:

    O texto examina algumas questões relacionadas à temática do cosmopolitismo metropolitano, focalizando trajetórias e subjetividades. Trata-se de refletir, a partir de autores clássicos como Simmel, sobre as descontinuidades entre culturas objetiva e subjetiva na sociedade moderno-contemporânea. Uma das preocupações centrais é identificar o trânsito entre múltiplos domínios e diferentes correntes de tradição cultural. Dá continuidade a trabalhos anteriores em que a complexidade e heterogeneidade socioculturais têm sido examinadas através de seus efeitos nas trajetórias de indivíduos e categorias. Dessa forma, procura-se repensar a própria noção de cosmopolitismo, contextualizando-o em termos históricos e culturais. Está em jogo o tema da mediação, que se manifesta na capacidade de transitar e, em situações específicas, do desempenho do papel de mediador entre distintos grupos, redes e códigos. O mediador, mesmo não sendo um autor no sentindo convencional, é um intérprete e um reinventor da cultura. É um agente de mudança quando traz informações e transmite novos costumes, hábitos, bens e aspirações.

    Resumo em Inglês:

    This article deals with questions concerning the relations between metropolitan life and cosmopolitanism. It mentions historical examples and examines contemporary situations, exploiting recent changes in world life. It also deals with the themes of social-cultural complexity, heterogeneity, mediation, multiculturalism and it is implications for different life styles. One of its main concerns, focalizing especially urban life, is the general question of social interaction and sociability as a basic phenomenon for social and historical processes.
  • Escarificações na adolescência: uma abordagem antropológica Artigos

    Le Breton, David

    Resumo em Português:

    Piercings e tatuagens são formas de embelezamento do corpo. São escolhidos por sua beleza, por sua valorização do rosto ou corpo, por sua originalidade. Eles representam uma assinatura do sujeito sobre a pele. Em contrapartida, outros sujeitos não se reconhecem em uma pele que os prende à uma identidade intolerável. As escarificações são então um traçado de si mesmo. Trata-se de provocar a própria dor para ter menos dor. As escarificações são técnica de sobrevivência para os jovens em sofrimento.

    Resumo em Inglês:

    Piercings and tattoos are forms of body decoration. They are chosen because of their beauty, their valuing of the face or the body, their originality. They represent a signature of the person on their skin. However, other people do not recognize themselves in a skin that arrests them to an intolerable identity. Thus, scarifications are a layout of themselves. It is about provoking your own pain in order to have less pain. Scarifications are survival techniques for teenagers in suffering.
  • Estilos de vida e individualidade Artigos

    Koury, Mauro Guilherme Pinheiro

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta e discute a questão dos estilos e modos de vida na contemporaneidade. Tem como ponto de partida o conceito de liberdade individual na relação entre a cultura subjetiva e a cultura objetiva de Georg Simmel, para pensar os processos de individualidade e de diferenciação na sociedade contemporânea.

    Resumo em Inglês:

    This article presents and discusses contemporary life styles and life ways. It's starting point is the concept of individual freedom in relation to subjective culture and the objective culture of Georg Simmel, is used for thinking differentiation and individuality processes in contemporary society.
  • Estilos mortuários e modos de sociabilidade em cemitérios Brasileiros oitocentistas Artigos

    Motta, Antonio

    Resumo em Português:

    O que mobiliza o foco de análise deste trabalho é o tratamento social dispensado ao morto e suas formas de enterramento, no final do século XIX e nos primeiros decênios do XX. De que maneira se pode ler e entender atitudes e significados sociais de uma determinada época a partir de um sistema de objetos funerários, de práticas e estilos mortuários? Quando submetidos à leitura, os dispositivos e estilos funerários, plasmados nos túmulos, permitem traduzir não só acomodações e equilíbrios, mas também tensões e mudanças significativas nas relações afetivas que os vivos estabelecem com os seus mortos.

    Resumo em Inglês:

    That which guides the analytic focus of this article is the social treatment given to the dead and forms of burial at the end of the 19th and the first decades of the 20th centuries. How can we read and understand social meanings and attitudes of a determined time from the system of funerary objects and mortuary practices and styles? When subjected to readings, the funerary devices and styles molded on the tombs allow for the translation not only of accommodations and equilibriums, but also tensions and significant changes in affective relations that the living establish with their dead.
  • Les «Amériques Noires» de Roger Bastide: un modèle pour une analyse anthropologique des styles de vie

    Daccache, Michel

    Resumo em Francês:

    Le nom de Roger Bastide est généralement associé à la sociologie des religions du Brésil. On peut cependant trouver dans son œuvre un paradigme pertinent pour une analyse anthropologique des styles de vie. Dans Les Amériques Noires, il propose une analyse des luttes ayant pour enjeu la définition et l'appropriation des biens et des pratiques culturels légitimes, ce qu'il nomme la «bataille des races pour l'égalisation», faisant suite à l'abolition de l'esclavage. Il s'intéresse notamment à trois faits sociaux constitutifs de styles de vie différents: la pratique de l'équitation, les pastorales et le carnaval. L'étude de cas proposée par R. Bastide a pour vertu de rendre particulièrement visible la logique de la distinction au principe de l'établissement de différents styles de vie. Elle fonctionne ainsi comme un miroir grossissant permettant d'objectiver de façon brutale les mécanismes à l'œuvre dans toute société, y compris celles dans lesquelles l'égalité formelle entre individus porte à croire que les écarts entre groupes sociaux doivent tout au hasard.

    Resumo em Inglês:

    Roger Bastide is usually considered as an anthropologist of religions. Nevertheless, a pattern for the analysis of lifestyles can be found in his works. In his book Les Amériques Noires, he describes social conflicts over the definition and the appropriation of legitimate cultural goods and practices that follow the end of slavery in Brazil. He focuses on three social facts: horse riding, pastorals and carnival. Bastide's works stress the logic of distinction that leads to the existence of different lifestyles. They work as a magnifying glass that helps us understand the functioning of our own societies.
  • A dinâmica do marketing de rede: relações sociais e expectativas de um novo estilo de vida Artigos

    Pedroso Neto, Antonio José

    Resumo em Português:

    O foco deste artigo são pessoas que se associaram a uma empresa de marketing de rede. O problema é explicar como se reproduz o corpo de agentes, dado um paradoxo: a empresa Amway do Brasil consegue os agentes - trabalhadores - sem oferecer as garantias e as previsibilidades prescritas em contratos formais e, na extrema maioria dos casos, sem oferecer nem mesmo contrapartida monetária. O objetivo da pesquisa é demonstrar como a Amway se estrutura por meio de um constante processo de instituição de uma nova ordem cognitiva. O modelo analítico considera que o laço social elementar de uma coletividade só é possível quando os indivíduos compartilham em suas mentes um conjunto mínimo de parâmetros sobre a ordem social: convenções sociais instituídas. Na Amway elas são mobilizadas constantemente nas atividades práticas e rituais que visam aumentar e dinamizar as redes, e assim tendem a direcionar a memória coletiva e a se manterem.

    Resumo em Inglês:

    The growth of agents who joined Amway, a network marketing company, presents a paradox: at the same time Amway recruits those agents - as employees -, it don't provide them with legal rights prescribed in formal contracts and, most of the cases, the Company doesn't offer even a monetary return. This research aims to demonstrate how Amway is structured by a continuous process which institutes a new cognitive order. The analytical model considers that the collectivity's elementary social bond is possible only when individuals share in their minds a minimal set of parameters about the social order: instituted social conventions. Inside Amway these instituted social conventions are constantly mobilized through practical and ritual activities which intend to increase and give dynamism to the networks, and thus tend to conduct the collective memory and maintain these social conventions.
  • "Unos tipos de traje y corbata": estilo, trabajo y distinción en los mensajeros en moto de Buenos Aires

    Rodríguez, María Graciela

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta los resultados de una investigación realizada con los mensajeros de la ciudad de Buenos Aires, focalizando sobre la producción estilística. La centralidad que tiene en estos sujetos el trabajo otorga sentido a una propuesta de diálogo con los estudios sobre estilo, proponiendo ajustes teóricos y analíticos a estos estudios. Este análisis señala que los mensajeros producen un estilo que se combina con elementos vinculados al trabajo, el cual, además, se liga con los propios sentidos atribuidos a su vida cotidiana y al trabajo. Así, se pone de relieve la contrafigura que organiza el universo simbólico y práctico de los mensajeros: el modelo "traje y corbata". Finalmente, se exploran los modos en que estas cuestiones son tramitadas simbólicamente a través de una dimensión comunicacional que le da forma activa a esos gestos, y se constituye, a la vez, como una parte fundamental de su cotidiano laboral.

    Resumo em Inglês:

    The goal of this article is to present the findings of a research done with motor-bikers messengers, focusing on their stylistic production. Work is a central element in this study and this centrality puts the paper in dialogue with traditional style studies, while proposing theoretical adjustments on style studies based on youth and leisure. The messengers produce their style in strongly combination with the job they do which, in turn, is linked to their own senses given to everyday life and work. Thus, the "suit and tie" model is highlighted being it a counter-figure that organizes their symbolic and practice universe. Finally, the article explores the ways these issues are elaborated through a communicative dimension which gives messengers' style an active shape being at the same time constitutive of their everyday job.
  • Alceu Penna e a construção de um estilo Brasileiro: modas e figurinos Artigos

    Bonadio, Maria Claudia; Guimarães, Maria Eduarda Araujo

    Resumo em Português:

    Neste estudo, observamos a importância do trabalho do artista gráfico Alceu Penna (1915-1980), através da análise de reportagens, ilustrações e textos por ele criados para a seção de moda da revista O Cruzeiro, entre 1934-1947, e de sua provável colaboração nos figurinos de Carmen Miranda. Notamos como, ao apresentar de forma muitas vezes crítica as últimas novidades da moda internacional e esboçar - a partir da criação de fantasias para o carnaval - uma "visualidade brasileira", demonstra preocupação com a "criação" de um estilo brasileiro na moda, calcado nos ideais identitários propostos pelo Estado Novo. Consideramos, ainda, como sua experiência em olhar o Brasil a partir dos Estados Unidos e das imagens de "brasilidade" propostas por Hollywood são relevantes nesse processo.

    Resumo em Inglês:

    In this study we observed the important work of graphic artist Alceu Penna (1915-1980) through analysis of reports, illustrations and texts created by him for the section of the fashion magazine O Cruzeiro between 1939-1947, and its probable collaboration in the development of costumes for Carmen Miranda, noting how, in presenting so many critical times, the latest international fashion and draw from the creation of costumes for the Carnival, a "Brazilian visuality" demonstrates concern for the "creation" of a Brazilian style in fashion identity based on ideas proposed by the Estado Novo. Noticed yet, as his experience in looking at Brazil from the United States and the images of "Brazil" proposed by Hollywood are relevant in this process.
  • De modernidades y alimentación: comer hoy en España

    Arnaiz, Mabel Gracia

    Resumo em Espanhol:

    Las nuevas maneras de comer permiten constatar en España una cierta simplificación e individualización de las comidas y un aumento del número de ingestas diarias. Aunque estos cambios avalarían, en parte, la tesis de la desestructuración propuesta para definir la modernidad alimentaria, nuestra hipótesis plantea que los comportamientos de los españoles se han modificado y diversificado adaptándose a los nuevos constreñimientos socioeconómicos impuestos por una sociedad cada vez más industrializada. En este sentido, las prácticas observadas no constituyen, salvo excepciones, síntomas alarmantes de una desestructuración generalizada, sino más bien, modos de comer más operativos y flexibles.

    Resumo em Inglês:

    The new eating manners state that, in Spain, there are some simplifications and individualization of meals and an increase in the number of daily intakes. Although these changes would partially support the thesis of the non-structural meals proposed to define the food modernity, our hypothesis suggests that the Spanish eating behaviours have changed and diversified to adapt to the new socioeconomic constrictions imposed by an increasing industrialized society. The food practices observed didn't show any disturbing symptoms of a general dysfunction but instead it showed the eating manners as more operational and flexible.
  • Brasileiros em Portugal: transmissões, recepções e transformações alimentares Artigos

    Braga, Isabel M. R. Mendes Drumond

    Resumo em Português:

    Foi a partir de 1993 que o saldo migratório em Portugal passou a revelar-se positivo e em crescimento. Em 1997, viviam em Portugal 175.263 pessoas com autorização de residência, a que se juntavam imigrantes ilegais em número desconhecido, calculando-se em pouco mais de 2% a percentagem de imigrantes no cômputo total da população residente no país. 11,4% dos imigrantes eram oriundos do Brasil. Dados mais recentes e ainda provisórios, fornecidos pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, relativos a 2007, dão conta de 435.736 imigrantes legais. Os brasileiros, num total de 66.354, representam 15,2% desse total. Sabendo-se que a presença de uma comunidade estrangeira numericamente significativa dá origem quer à abertura de pequenas lojas de produtos antes inexistentes no país de acolhimento quer ao comércio paralelo, procurei sondar que novidades alimentares brasileiras ocorreram em Portugal nos últimos anos, através de um questionário a realizar a um mínimo de 200 brasileiros. Pretendeu saber-se sexo, idade, estado de onde são oriundos, atividade a que se dedicam, prato brasileiro preferido, quais os alimentos que consumiam no Brasil e não conseguem encontrar em Portugal, quais os alimentos brasileiros que consomem em Portugal e, finalmente, onde conseguem obtê-los. A análise dos dados obtidos no questionário, bem como as informações disponíveis acerca dos chamados restaurantes étnicos, permitem estudar os hábitos alimentares da comunidade brasileira em Portugal, nomeadamente as transmissões, recepções e transformações alimentares que estão em curso e que têm repercussões entre portugueses e brasileiros, uma vez que as transferências culturais resultam das inter-relações entre conjuntos culturais postos em contacto.

    Resumo em Inglês:

    From 1993 onwards the net migratory balance in Portugal has become positive and on the rise. In 1997 there were 175.263 people living in Portugal with a residence permit as well as illegal immigrants, whose number was unknown. However it was estimated that the immigrants' percentage amounted slightly over 2% as far as the total resident population in Portugal is concerned. 11,4% of the immigrants came from Brazil. More recent official data and still provisional, provided by the Foreign Border Service (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), regarding 2007, account for 435.736 legal immigrants. The Brazilian amount to 66.354, representing 15,2% of the total amount. It is known that the presence of a foreign community amounting to a significant number allows the emergence of both small shops of products that have not formerly existed in the host country, and parallel trade. We have tried to find out which Brazilian dietary changes have occurred in Portugal throughout the last years, by means of a survey involving a minimum of 200 Brazilian people. We wished to know their gender, age, State they came from, working activity, favourite Brazilian food, food products they used to eat in Brazil and cannot find in Portugal and, ultimately, where they can get them. The analysis of the data obtained in the survey, as well as the available information on the so-called ethnic restaurants allow us to study food habits of the Brazilian community in Portugal, namely the undergoing transmissions, receptions and dietary changes, which have impact on Portuguese and Brazilian, since cultural influences result from the interrelations among cultural groups in close contact.
  • Sobre o comportamento de chimpanzés: o que antropólogos e primatólogos podem ensinar sobre o assunto? Espaço Aberto

    Rapchan, Eliane Sebeika

    Resumo em Português:

    Este artigo é um exercício etnográfico sobre a produção dos pesquisadores dedicados ao comportamento de chimpanzés enfocando questões relativas aos temas simbolização, sociabilidade, comunicação, cognição e consciência tomando o problema da existência de "culturas de chimpanzés", tal como muitos primatólogos têm afirmado na última década, como central. A estratégia consiste em estabelecer um diálogo constante entre a produção de conhecimento dirigida ao comportamento dos chimpanzés, a partir de 1960, e os próprios parâmetros e questões que a antropologia sociocultural enfatiza em sua reflexão sobre humanos, suas culturas, suas sociedades, via o debate entre local e universal, entre natureza e cultura. Os parâmetros teórico-metodológicos utilizados são provenientes da antropologia da ciência, das ideias e do conhecimento, como é conhecida a área da antropologia dedicada a pensar aspectos da produção do conhecimento, dentro e fora da disciplina.

    Resumo em Inglês:

    This article is an ethnographic study about the researches dedicated to chimpanzee behavior focusing questions related to symbolization, sociability, communication, cognition and consciousness taking as central the problem of "chimpanzee cultures", as many primatologists have affirming to exist in last decade. The strategy consists in to establish a constant dialogue between the production of knowledge about the chimpanzee behavior, since 1960, and the parameters and questions that sociocultural anthropology emphasizes in its reflection about humans, theirs cultures, theirs societies, through the debate between local and universal, culture and nature. The theoretical and methodological parameters utilized coming from the Anthropology of Science, Ideas and Knowledge, as is named the anthropological area that think about aspects of production of knowledge, inside and outside the discipline.
  • Ce que soulève la jupe

    Nowinski, Elodie
  • Diarios de la India: experiencia de campo con una hechicera Brasileña Resenhas

    Bem, Daniel Francisco de
  • O show do eu: a intimidade como espetáculo Resenhas

    Silva, Wilton C. L.
  • La violence dans l'imaginaire latino-américain: avec la collaboration de Anne-Élizabeth Cote Resenhas

    Mélo, José Luiz Bica de
  • Carnaval em múltiplos planos Resenhas

    Baptista, Selma
  • Diálogos criativos Resenhas

    Costa, Fernanda Pozza da; Floriano, Juliana
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGS UFRGS - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43321, sala 205-B, 91509-900 - Porto Alegre - RS - Brasil, Telefone (51) 3308-7165, Fax: +55 51 3308-6638 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: horizontes@ufrgs.br