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Modos de subjetivação na condição de aprendiz: embates atuais

Forms of subjectivation among learners: current conflicts

Este artigo analisa processos de produção de subjetividade desenvolvidos em ações educativas dirigidas a jovens moradores de zonas periféricas da cidade do Rio de Janeiro. Tem como campo de inspiração os trabalhos desenvolvidos por uma importante organização não-governamental, numa experiência profissionalizante voltada para a formação artístico-cultural que conjuga elementos de música, teatro e circo. Busca-se aqui compreender, a partir da articulação dos elementos saúde, trabalho e arte, os diferentes sentidos expressos na condição de aprendiz, tomando por empréstimo a acepção grega de "um aprendiz experimentador de si". Essa acepção lança o jovem para além das significações dominantes, que toma o aprendizado como um leque de possibilidades a serem continuamente inventadas. Nesse percurso, dá-se visibilidade a uma experiência que enfrenta e cria alternativas aos embates vividos por uma juventude periférica frente aos modos de vida vigentes, que tendem a formatar sobremaneira o corpo e a condição de aprendiz. Esses embates e formatações, em nosso estudo, materializam pólos não excludentes da arte: como produto para o mercado e como processo de transformação de modos de vida.

subjetividade; juventude; ações educativas; trabalho; saúde


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