Accessibility / Report Error

Uma particularidade italiana? Psicanálise, modernização e sociologia do consumo na Itália dos anos 1960

Resumo

Durante os anos 1960, a psicanálise experimentou uma expansão notável na Itália. Um dos cenários da crescente difusão de teorias psicanalíticas foi o mundo de marketing e sociologia do consumo. Com base no caso do sociólogo Francesco Alberoni, podemos examinar o impacto das teorias de Melanie Klein para entender o comportamento dos consumidores. Da mesma forma, o “caso Alberoni” serve para observar as preocupações e incertezas sobre a modernização social na Itália e também para perguntar sobre as especificidades da crescente importância da psicanálise na Itália na década de 1960.

Palavras-chave:
história da psicanálise; Francesco Alberoni (1929-); história do consumo; consumo e sociedade

Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz Av. Brasil, 4365, 21040-900 , Tel: +55 (21) 3865-2208/2195/2196 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: hscience@fiocruz.br