Acessibilidade / Reportar erro

Ciência, caridade e redes de sociabilidade: o Hospício de Pedro II em outras perspectivas* * Este artigo é uma compilação das principais análises apresentadas na dissertação de mestrado O Hospício de Pedro II e seus internos no ocaso do Império: desvendando novos significados (Ribeiro, 2012), defendida no Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

Science, charity, and social networks: Hospício de Pedro II from different perspectives

Resumo

Este artigo é parte do esforço de compilação das análises elaboradas em dissertação de mestrado, defendida em 2012. Apresentamos novas perspectivas sobre o Hospício de Pedro II entre 1883 e 1889, a partir de pesquisa empreendida com as fichas de entrada e os anexos de pacientes internados na instituição, fundada em 1852, no Rio de Janeiro. Buscamos destacar a participação de atores diversos e as imbricações de diferentes interesses e demandas em relação ao hospício. Assim, além do olhar médico-científico, apontamos a importância de ampliar o debate sobre a instituição, considerando sua importância, tanto pelo viés caritativo quanto pelo papel central nas relações políticas e sociais do Império.

Hospício de Pedro II; Santa Casa da Misericórdia; caridade; história da psiquiatria; redes clientelares

Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz Av. Brasil, 4365, 21040-900 , Tel: +55 (21) 3865-2208/2195/2196 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: hscience@fiocruz.br