Acessibilidade / Reportar erro

A história das ciências e das técnicas a partir de sua geografia: encontros, desencontros e deslocamentos de saberes

The history of science and techniques based on geography: encounters, missed connections, and movements of knowledge

LIRA, Larissa Alves de; SOUSA, Manoel Fernandes de. NETO; DUARTE, Rildo Borges. Geografia das ciências, dos saberes e da história da geografia. São Paulo: Alameda, 2020. 378.

Geografia das ciências, dos saberes e da história da geografia aborda a história das ciências e das técnicas a partir de vários temas ligados à geografia. Isso porque é a coleção de diversos artigos escritos por diferentes pesquisadores (salvo um historiador, todos geógrafos) a partir de suas pesquisas atuais. Esse livro pode ser interpretado como um convite e uma provocação aos historiadores das ciências e das técnicas, especialmente os que se dedicam à pesquisa sobre história da geografia.

Quando se fala em uma geografia do Brasil, por exemplo, costuma-se visar a uma ciência geográfica própria aos geógrafos brasileiros ou realizada a respeito do território brasileiro, ou, também, originada pela atividade desses geógrafos nacionais ou nesse contexto territorial. Assim, o livro de Lira, Sousa Neto e Duarte (2020)LIRA, Larissa Alves de; SOUSA NETO, Manoel Fernandes de; DUARTE, Rildo Borges (org.). Geografia das ciências, dos saberes e da história da geografia . São Paulo: Alameda, 2020. nos convida a interpretar as implicações dessa identificação coletiva com um dado espaço geográfico e nos provoca a considerar o fazer científico nessa condição espacial.

Ao tirarmos a ciência geográfica brasileira de um aparente isolamento, conectando-a com o processo de construção de uma ciência-mundo, podemos afirmar que existe, pelo contrário, uma geografia no Brasil, e não do Brasil. Nesse caso, a provocação que esse livro apresenta visa ao exame daquilo que o espaço geográfico brasileiro faz com essa ciência que aqui desembarca, também convidando à elaboração sobre os aspectos geográficos particulares que dão uma certa brasilidade a essa ciência.

Trabalhando com encontros, desencontros e deslocamentos, essa coletânea de artigos leva a sério as caracterizações geográficas feitas ao longo da história das ciências e das técnicas sobre suas obras, seus autores, seus estilos e suas tradições. Dado que o livro é composto por 13 artigos, com temáticas diversas, não caberia aqui apresentar todas as especificidades das discussões que ele reúne, cabendo somente uma exposição das suas linhas gerais.

O prefácio, escrito pelos organizadores, contextualiza o conteúdo do livro em um colóquio de cientistas realizado em 2017 na Universidade de São Paulo, cujo tema dá título agora a essa publicação. Geografia das ciências, dos saberes e da história da geografia se descreve, nesse momento, como o encontro entre uma história das ciências e das técnicas, que sofreu uma implicação espacial ( spatial turn ), e uma história da geografia que está em diálogo com a geografia histórica. As localizações e situações geográficas que descrevem a história das ciências e das técnicas são implicadas pelos avanços de uma história da geografia que se reconhece condicionada historicamente por uma geografia histórica.

Segundo o prefácio, os textos são categorizados em cinco eixos gerais: a situação geográfica da história e epistemologia da geografia; a configuração geográfico-histórica da história da geografia; formação territorial e ideologias geográficas; a geografia física na história da geografia; novas fontes para a história da geografia. Por outro lado, os 12 artigos que compõem o livro podem também ser classificados nos seguintes temas: a transformação da ciência geográfica brasileira a partir das suas condições geopolíticas; o papel das viagens na transformação da ciência e das técnicas; a implicação das condições geográficas na historiografia e na cartografia; o desenvolvimento geográfico do capitalismo na construção da ciência moderna; teoria e método para uma geografia da história das ciências e das técnicas; fontes para uma discussão geográfica dessa história.

Esse livro estabelece uma posição importante para a geografia. Primeiro, ele coloca o espaço geográfico no centro da discussão sobre a história das ciências e das técnicas. Isso possibilita posicionar a geografia brasileira, em particular, como determinante forte para essa história em uma perspectiva de ciência-mundo. Em segundo lugar, considera a ciência geográfica o centro de gravidade dessa mesma história, podendo ela dar razão às diferentes particularidades históricas.

Um terceiro ponto se desdobra dos anteriores: a ciência geográfica é diversa também por lidar com e se transformar a partir das diferentes experiências históricas articulares a cada espaço geográfico. Isso coloca uma dificuldade para a constituição de uma única ciência geográfica, ao mesmo tempo que torna necessária uma diversidade de ciências geográficas. Porém, observar essa história múltipla das ciências e das técnicas, enquanto condicionada pela geografia, é também atentar para o fato de que há um processo que coloca todas elas no mesmo bojo, sob um mesmo rótulo de ciência e dentro de um mesmo mundo, ainda que isso ressalte mais as diferenças e contradições, como o livro procura abordar, do que force uma identidade entre elas.

Essa coletânea pode ser muito útil no currículo brasileiro das disciplinas universitárias de história das ciências e das técnicas e história do pensamento geográfico. Ela trata de temas muito diversos (desde a trajetória individual de um geógrafo, passando pela cartografia brasileira, chegando a discutir a teoria darwinista), que por vezes encontram um diálogo distante entre si. E como a questão central do livro não é posta explicitamente (salvo algumas situações), há uma mediação importante a ser feita para que a temática geográfica seja acessada. Para isso, alguns textos iniciais que tematizam essa questão central a respeito da condição geográfica dos saberes e da própria história podem ser empregados para dialogar com esse tema explícito da obra. Isso lhe permite ser aproveitada nas disciplinas apontadas acima, lidando com essa necessidade de mediação.

REFERÊNCIAS

  • LIRA, Larissa Alves de; SOUSA NETO, Manoel Fernandes de; DUARTE, Rildo Borges (org.). Geografia das ciências, dos saberes e da história da geografia . São Paulo: Alameda, 2020.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Set 2021
  • Data do Fascículo
    Jul-Sep 2021
Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz Av. Brasil, 4365, 21040-900 , Tel: +55 (21) 3865-2208/2195/2196 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: hscience@fiocruz.br