Restauração do Pavilhão Mourisco

Restoring the Moorish Pavilion

Sônia Aparecida Nogueira

IMAGENS

Restauração do Pavilhão Mourisco

Restoring the Moorish Pavilion

Sônia Aparecida Nogueira

Arquiteta da Casa de Oswaldo Cruz

Os trabalhos de restauração do Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos, tombado em 1981 pela então Secretaria de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (hoje Instituto do Patrimônio Histórico), tiveram início em 1987.

O Pavilhão Mourisco, construído entre 1905 e 1910 por Oswaldo Cruz e projetado pelo engenheiro português Luiz de Morais Junior é considerado o edifício mais significativo desse complexo arquitetônico. Trata-se do único exemplar de arquitetura eclética de inspiração neomourisca no Rio de Janeiro, onde características de simplicidade e assepsia dos interiores (onde funcionavam os laboratórios de pesquisa) contrapõem-se à monumentalidade e à exacerbação ornamental externas.

Ao reconhecimento dessa edificação como um bem cultural a ser tombado seguiu-se a constatação de seu avançado estado de degradação, daí a necessidade de uma intervenção de restauração. A primeira etapa propriamente dita dos trabalhos de recuperação de um patrimônio histórico refere-se ao levantamento gráfico, onde se vai confrontar o que permaneceu de desenhos originais com levantamentos in loco e reconstituir a situação atual.

Os primeiros esboços para a concepção desse prédio datam de 1903, feitos pelo próprio Oswaldo Cruz. Somente em 1908, com as fundações já assentadas, é que o projeto definitivo foi concluído. Hoje, porém, tem-se conhecimento de muito poucos desenhos originais preservados, e por isso a reconstituição gráfica da situação atual — de que apresentamos a seguir alguns exemplos — vem demandando grande volume de pesquisa.

É a partir desse registro, assim, que estão sendo elaborados os estudos que norteiam o desenvolvimento do projeto de restauração, bem como da metodologia adotada nas obras de restauração, já em curso.

Nas próximas páginas, alguns exemplos destes registros, nos elaborados desenhos dos arquitetos Renato da Gama e Márcia Lopes Moraes, do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Jul 2006
  • Data do Fascículo
    Jun 1995
Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz Av. Brasil, 4365 - Prédio do Relógio, 21040-900 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel./Fax: (55 21) 3865-2208/2195/2196 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: hscience@coc.fiocruz.br