Accessibility / Report Error

Redes reúnem e divulgam informações específicas

LIVROS, ARTIGOS & REDES

Redes reúnem e divulgam informações específicas

Ruth B. Martins

Entre os grupos que congregam profissionais de uma determinada área, com o objetivo de sistematizar e divulgar informações do interesse geral, surgiram nos últimos anos três novas redes, reunindo estudiosos da história das ciências e tecnologia, história da medicina, da saúde e das ciências biomédicas, história da biologia e da história natural.

A Science & Empire Network foi inaugurada em 1990 por pesquisadores da Nistads, em Nova Delhi, e da Rehseis, em Paris, que trabalham com aspectos históricos e contemporâneos da ciência, tecnologia, colonização, desenvolvimento e imperialismo. A reunião e o confronto de trabalhos empreendidos em diversos países, e a realização de estudos comparativos, a fim de obter um panorama sobre assuntos analisados, são metas prioritárias desta rede.

Os interessados podem solicitar a newsletter publicada duas vezes por ano (abril e outubro), divulgando informações dispostas nos seguintes itens: instituições (financiamentos e bolsas para projetos e pesquisas); livros, artigos e periódicos; eventos. Há grande interesse dos editores por voluntários que se disponham a escrever regularmente para a newsletter. Os endereços para contato são os seguintes:

Nistads (CSIR)

Deepak Kumar

Hillside road, New Delhi 110 012 India

tel.: 91 11 5726406

fax: 91 11 5754640

e-mail: nistads@sirnetd.ernet.in

Rehseis (CNRS)

Patrick Petitjean

27 rue Damesme

75013 Paris — France

tel.: 33 1 45 81 14 85

fax: 33 1 45 80 78 47

e-mail: ppjean@paris7.juussieu.fr

O Sigerist Circle é um grupo constituído de historiadores da medicina e outros profissionais voltados para o estudo da história da medicina, da saúde, das ciências biomédica, e da assistência médica, com destaque para temas relacionados com classes sociais, raça e gênero, utilizando, prioritariamente, metodologias e análises marxistas, socialistas e feministas no desenvolvimento dos trabalhos.

Suas atividades principais são um encontro anual (paralelo ao da American Associations for the History of Medicine), a publicação de uma newsletter duas vezes por ano e de uma bibliografia cumulativa a cada cinco exemplares, além da organização de encontros e o estímulo a publicações e participação em eventos políticos. A taxa anual para sócios é de US$ 15.00 (US$ 5.00 para estudantes).

Cópias da bibliografia cumulativa estão disponíveis no programa WordPerfect versão 4.1, e para obtê-la basta enviar um disquete e dinheiro para despesas postais. Outra possibilidade é adquirir uma cópia eletronicamente, escrevendo para o responsável pela compilação no seguinte e-mail:

Ed Morman

Institute of the History of Medicine

The Johns Hopkins University

1900 East Monument Street

Baltimore, Mariland 21205

tel: 410-955-3159

fax: 410-550-6819

e-mail: em@library.welch.jhu.edu

A Red de Historia de la Biología e Historia Natural foi criada por historiadores de diversos países em agosto de 1993, em Zaragoza, Espanha, durante o Congresso Internacional de Historia de la Ciencia, promovido pela Sociedade Latinoamericana de Historia de las Ciencias y la Tecnología (SLHCT).

Seus objetivos são promover pesquisas envolvendo profissionais de diversos países, estabelecer convênios científicos, reuniões e simpósios especializados, publicar resultados de pesquisas conjuntas e relacionar-se com outras redes, comissões ou grupos com interesses semelhantes de outras regiões, contando com o patrocínio da SLHCT.

A veiculação de notícias entre os membros da Red é feita pelo Boletín de la Red de Historia de Ia Biología e Historia Natural, que apresenta breves relatos sobre congressos e anuncia eventos de interesse da área, além de divulgar uma lista de livros e periódicos.

O coordenador da Red é:

Miguel Angel Puig-Samper

Departamento de Historia de la Ciencia

Centro de Estudios Históricos de CSIC

C/. Duque de Medinaceli, 6

28014 Madrid — España

tel.: (91) 585 4825

fax: 585 4878

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Jul 2006
  • Data do Fascículo
    Jun 1995
Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz Av. Brasil, 4365, 21040-900 , Tel: +55 (21) 3865-2208/2195/2196 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: hscience@fiocruz.br