Abstract in Portuguese:
A obra do médico e naturalista Emílio Joaquim da Silva Maia (1808-59) é compreendida como um projeto científico de descoberta do Brasil e de seus habitantes. Seu nacionalismo e sua abordagem romântica da natureza são as bases sobre as quais ele constrói suas teorias científicas, em particular seus estudos sobre a geografia zoológica. Silva Maia faz com que o problema da especificidade biológica das diferentes regiões do mundo seja subordinado aos debates da época sobre a construção do Brasil como nação independente. As escolhas e interpretações que efetua com relação à história natural européia vão no sentido de buscar compreender a natureza brasileira como uma realização particular do cosmos, de acordo com as abordagens de Alexander von Humboldt.Abstract in English:
The works of physician and naturalist Emílio Joaquim da Silva Maia (1808-59) can be viewed as a scientific project that discovers Brazil and its inhabitants. Maia’s nationalism and his romantic view of nature formed the underpinnings of his scientific theories, especially his studies on zoological geography. He subordinated the issue of the biological specificity of different regions of the world to his era’s debates on the construction of Brazil as an independent nation. In his interpretations of European natural history, Maia endeavored to understand Brazilian nature as a specific achievement of the Cosmos, in keeping with Alexander von Humboldt’s approach.Abstract in Portuguese:
A evolução da saúde pública mexicana foi gradual. Nos séculos XIX e XX desenvolveu-se paralelamente às mudanças políticas e sociais do país. Na primeira metade do século XIX o cuidado com os doentes dependia parcialmente da caridade religiosa. Depois, instituiu-se a beneficiência pública, consolidada pelo presidente Benito Juárez (1856), forma de atendimento continuada por Porfirio Díaz (1880-1910). A partir da Revolução (1910-1917) surgiu o princípio de assistência pública como obrigação do Estado para com a sociedade. Atualmente, a assistência à saúde, e a seguridade social conjugam-se em um conceito de medicina institucional que compreende a investigação, o ensino e os serviços prestados à sociedade. Este trabalho é uma análise do desenvolvimento da saúde pública mexicana nos dois últimos séculos. Faz referência às doenças e seu controle, ao aparecimento das instituições e à evolução do conceito de saúde pública na história mexicana.Abstract in English:
During the nineteenth and twentieth centuries, its growth accompanied the country’s political and social changes. In the early half of the nineteenth century, care for the sick depended in part on religious charity. So-called public beneficial care was later introduced and consolidated under president Benito Juárez (1856) and then continued under Porfirio Díaz (1880-1910). The Mexican Revolution (1910-1917) brought the notion that public-health assistance is the State’s social responsibility. Health care and social security are now both part of so-called "institutional medicine," which also encompasses research and teaching on public health. This analysis of public-health care in Mexico examines the question of diseases and their control, the emergence of institutions, and the development of the concept of public health.Abstract in Portuguese:
São abordados no artigo aspectos conceituais subjacentes à construção da "nova saúde pública" e da epidemiologia, especialmente em sua vertente molecular e em relação à idéia de risco genético, diante das questões colocadas por novas tecnologias, globalização, proliferação de estratégias comunicacionais, diluição de matrizes de identidade. São considerados problemas ligados à criação de novos campos interdisciplinares, tais como os da epidemiologia e da genética moleculares. É feita uma análise das repercussões na comunicação social de conteúdos genéticos, especialmente os relativos a testagens preditivas e à clonagem de mamíferos.Abstract in English:
The article examines conceptual topics underlying construction of the "new public health" and epidemiology, particularly its molecular branch and the idea of genetic risk, in the face of issues raised by new technologies, globalization, today’s vast increase in communication strategies, and the weakening of identity links. Problems related to the creation of new interdisciplinary fields are also considered, such as epidemiology and molecular genetics. The repercussions of the social communication of genetic contents (especially predictive genetic testing and the cloning of mammals) are also analyzed.Abstract in Portuguese:
No final da década de 1960 e na década seguinte, o olhar que abordava as deficientes condições sociais, que eram e continuam sendo as verdadeiras causas a dificultarem o desenvolvimento humano, nos alertava a prestarmos atenção no crescimento com eqüidade. Se desenvolvimento humano é aumento continuado das opções oferecidas às pessoas, que lugar ocupa este enunciado no discurso do senhor que é o das ciências sociais e o da política, sendo o seu principal produto hoje maior pobreza, superpopulação e menores opções para as pessoas? O que fazer para reverter tal quadro e conseguir que o povo tenha acesso a uma vida longa e sadia, a educação e a recursos necessários para que disponha de mais opções de vida do que de morte? Qual o lugar que ocupam ou deveriam ocupar as ciências sociais para nos aproximarmos de um discurso ético sobre a saúde? Quais objetos teremos de retomar para não continuarmos a validar as desigualdades sociais injustas do discurso do poder e do discurso do senhor?Abstract in English:
Since the late 1960s and early 1970s, concern over inadequate social conditions - which is what has truly hampered human development - has been focused on growth together with equity. If human development is a process which should steadily broaden human options, what place does this concept play in the discourse of the social sciences and politics as ‘master’ - whose major product today is greater poverty, overpopulation, and less options for people? How can this situation be reverted, so that people can enjoy a long, healthy life, receive an education, and have access to the resources that are needed if their life chances are to be greater than their death chances? What role does or should the social sciences play in devising an ethical discourse on health care? To what objectives will we need to return, if we are to refrain from using scientific knowledge to validate the unjust social inequalities espoused in the discourses of power and of the master?Abstract in Portuguese:
Esta análise sobre os terapeutas populares baseia-se na documentação da Fisicatura-mor (1808-28). A partir, principalmente, de processos sobre oficializações de atividades médicas, abre-se acesso a categorias como sangradores e curandeiros, cujas atividades seriam cada vez mais perseguidas ao longo do século XIX. Na hierarquia das práticas de cura seguidas pela instituição, as exercidas por tais terapeutas eram menos valorizadas e, através da análise quantitativa dos dados, mostrou-se possível identificá-las com posições sociais desfavorecidas. Foram igualmente analisadas informações sobre o seu trabalho e sua aceitação fornecidas por alguns terapeutas populares e por sua clientela.Abstract in English:
Based on documentation from the institution known as the Fisicatura-mor (1808-28), and mainly on proceedings involving its official ‘accreditation’ of medical activities, this analysis of popular therapists opens access to categories like bleeders and healers, who were persecuted for their activities down through the nineteenth century. The curing practices employed by these bleeders and curandeiros ranked low on the hierarchy of procedures acceptable by the Fisicatura-mor. Quantitative data analysis demonstrates a link between these practices and disadvantaged social positions. Also analyzed was information that popular therapists and their clientele provided on these practices and on how they are accepted.Abstract in Portuguese:
O objetivo deste artigo é abordar o contexto político-científico que levou o Brasil à condição de paradigma da Unesco em matéria racial. Parto da hipótese de que logo após o Holocausto a imagem positiva das relações raciais no Brasil adquiriu maior visibilidade transformando-se numa espécie de anti-Alemanha nazista. Nesta ocasião, ocorreram esforços não antecipados no sentido de uma associação entre a busca de inteligibilidade do fenômeno totalitário alemão, a crítica radical do estatuto científico do conceito de raça, a explicitação de demandas sócio-econômicas de países subdesenvolvidos e a escolha do Brasil como laboratório sócio-antropológico. Esta conjunção de propósitos só se viabilizou a partir de uma conexão político-acadêmica transnacional de caráter universalista.Abstract in English:
This article has the objective of approaching the political and scientific context that led Brazil to the position of Unesco paradigm for racial matters. I set out from the hypothesis that soon after the holocaust, the positive image of race relations in Brazil was in greater evidence, becoming a sort of anti-Nazi Germany. At this time, a number of unforeseen efforts took place in the sense of striving for an association between the search for understanding the German totalitarian phenomenon, the radical critique of the scientific standing of the concept of race, the evidencing of socio-economic demands of underdeveloped countries, and the choice of Brazil as a socio-anthropological laboratory. This combination of aims only became viable from the onset of a transnational political-academic alliance universalistic in nature.Abstract in Portuguese:
Este trabalho foi motivado pela necessidade de se definir parâmetros de apresentação e tratamento da informação científica em materiais de ensino. Através de consultas a bibliotecas e a especialistas em ciências da saúde e artes gráficas e visuais, fez-se uma pesquisa que resultou na descrição comparativa entre as primeiras manifestações da ilustração científica na anatomia e a trajetória da representação visual do conhecimento sobre a célula. O estudo traz ainda exemplos significativos de ilustrações utilizadas como elementos de análise.Abstract in English:
Parameters must be defined for presenting and handling scientific information presented in the form of teaching materials. Through library research and consultations with specialists in the health sciences and in graphic arts and design, this study undertook a comparative description of the first examples of scientific illustrations of anatomy and the evolution of visual representations of knowledge on the cell. The study includes significant examples of illustrations which served as elements of analysis.