Acessibilidade / Reportar erro
História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Volume: 6, Número: 1, Publicado: 1999
  • Lo público y lo privado en tiempos de peste

    Caponi, Sandra

    Resumo em Português:

    Usando como instrumento de análise as oposições público-privado, íntimo-social estudadas por Hannah Arendt, propomos analisar até que ponto elas podem contribuir para problematizar uma situação concreta e limite: a situação de emergência criada nesse momento preciso em que um surto epidemiológico atinge uma cidade e muda inteiramente a vida de seus indivíduos. Acreditamos que uma observação detida daquilo que os homens individuais e concretos, imaginados ou reais, sentem e pensam em tempos de epidemia pode resultar em um auxílio eficaz e pouco explorado para o estudo das mesmas. Escolhemos A peste, de Albert Camus, para tentar analisar, a partir desses fatos ocorridos na cidade de Oran, como os sujeitos atingidos pela epidemia pensam sua existência pública ou privada, seus vínculos íntimos e sociais em tempos de peste.

    Resumo em Inglês:

    The paper explores how Hannah Arendt’s oppositions ‘public-private’ and ‘intimate-social’ can be used as an analytical tool to better understand a very concrete, extreme situation: the state of emergency triggered when an epidemiological outbreak hits a city, totally altering its inhabitants’ lives. Studied observation of what specific individuals (be they imagined or real) feel and think during times of epidemic is an underutilized tool that may prove helpful in studying epidemics themselves. Focusing on Camus’ The pest and events in the city of Oran, the article looks at how victims of the plague felt about their public or private lives and their intimate and social ties.
  • Vacina antivariólica: seu primeiro século no Brasil (da vacina jenneriana à animal) Análise

    Fernandes, Tania

    Resumo em Português:

    Neste artigo abordamos aspectos da institucionalização da vacina antivariólica no Brasil, em cerca de um século. Apresentamos descobertas e discussões ocorridas em outros países, mostrando seus reflexos em nosso país desde a introdução da vacina humanizada até a chegada da vacina animal e a criação do Instituto Vacínico Municipal, por iniciativa particular do dr. Pedro Affonso Franco, o barão de Pedro Affonso. A introdução da vacina animal significou um avanço no controle da doença e impulsionou as discussões que redundaram no alinhamento de grupos médicos e políticos em torno de Oswaldo Cruz ou do barão de Pedro Affonso. Com a incorporação do Instituto Vacínico aos laboratórios de Manguinhos, terminou a polêmica que agitou os meios acadêmicos e políticos.

    Resumo em Inglês:

    Covering a period of roughly hundred years, the article looks at some of the more meaningful events during the period in which the small pox vaccine was institutionalized in Brazil. Discoveries and discussions then taking place in other countries are also examined, particularly as they influenced Brazil. The process is followed from introduction of the human vaccine to the arrival of the animal vaccine and creation of the Municipal Vaccine Institute - a private initiative by physician Pedro Affonso Franco, also known as the barão de Pedro Affonso. Adoption of the animal vaccine not only represented progress in controlling the disease but also spurred discussions that saw medical and political groups in Brazil taking sides with either Oswaldo Cruz or the barão de Pedro Affonso. The debate continued within the academic and political arenas until the Vaccine Institute was made part of the Manguinhos laboratories.
  • A cidade e a morte: a febre amarela e seu impacto sobre os costumes fúnebres no Rio de Janeiro (1849-50) Análise

    Rodrigues, Cláudia

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é analisar o impacto da epidemia de febre amarela ocorrida no verão de 1849-50, na cidade do Rio de Janeiro, sobre os costumes fúnebres. Procura-se estudar em que sentido o alto índice de mortalidade, causado pelo surto, tornou-se o elemento catalisador de transformações nas atitudes da população em relação à morte e aos mortos. A hipótese central é a de que a epidemia teria representado o argumento final de que os médicos precisavam para convencer o governo imperial e a população da necessidade da implementação de seu projeto medicalizador da morte, cujo objetivo era normatizar os costumes fúnebres.

    Resumo em Inglês:

    During the summer of 1849-50, a yellow fever epidemic hit the city of Rio de Janeiro. In analyzing the epidemic’s impact on local funeral customs, the article asks to what extent the subsequent high mortality rate was a catalyst that changed people’s attitudes towards death and the deceased. The central hypothesis is that the epidemic was the final argument physicians needed to convince the imperial government and the population to implement these doctors’ project, one which would ‘medicalize’ death and standardize funeral customs.
  • De la antigüedad del hombre en el Plata a la distribución de las antigüedades en el mapa: los criterios de organización de las colecciones antropológicas del Museo de La Plata entre 1897 y 1930

    Podgorny, Irina

    Resumo em Espanhol:

    En este trabajo se analizan los criterios de organización de las colecciones antropológicas del Museo de La Plata vigentes entre 1897 y 1930. Bajo el nombre de ‘antropológicas’ se incluyen las colecciones correspondientes a las exhibiciones de las salas de antropología, etnografía y arqueología. Aunque el criterio que finalmente imperó fue el ordenamiento por regiones geográficas, según el sistema de Enrique Delachaux, se discutirán además las otras posibilidades de ordenamiento (etnológico, lingüístico y cronológico) que aunque conocidas por las autoridades y científicos del Museo de La Plata fueron descartadas.

    Resumo em Inglês:

    The article analyzes the criteria for arranging and classifying anthropological collections (that is, anthropology, ethnography, and archeology exhibit rooms) adopted at the Museo de La Plata during 1897-1930. The criterion ultimately selected was arrangement by geographical regions, using a system devised by Enrique Delachaux. The article examines other rules of classification as well, familiar to the museum’s curators and scientists but rejected by them: ethnological, linguistic, and chronological criteria.
  • Razão, pluralismo e argumentação: a contribuição de Chaim Perelman Análise

    Lemgruber, Márcio Silveira

    Resumo em Português:

    O artigo aborda a revalorização da busca de adesão por meio da retórica propiciada, em meados de nosso século, pela obra de Chaim Perelman. Este autor critica o expansionismo indevido de um tipo de razão - dedutiva, demonstrativa - que acabou por se impor como modelo de verdade para todos os campos do conhecimento. Traçam-se paralelos entre a teoria da argumentação e temas da filosofia e da história da ciência, sobretudo a noção de razão que vem balizando as considerações sobre o conhecimento científico nos últimos séculos. Perelman classifica como monismo metodológico a escolha de um tipo de razão como necessária, e mostra que condiciona uma visão de mundo, trazendo, inclusive, conseqüências políticas já que legitima uma forma de exercício autoritário do poder.

    Resumo em Inglês:

    Starting in the mid-twentieth century, the works of Chaim Perelman played an important role in renewed esteem for the use of rhetoric in wining adherents. Perelman’s criticisms focused on what he considered the undue expansionism of one type of reason - that is, deductive, demonstrative - which eventually prevailed as the model of truth for all fields of knowledge. Parallels are drawn between argumentation theory and themes within philosophy and the history of science, most particularly the notion of reason that has underlain thoughts on scientific knowledge in recent centuries. According to Perelman, electing one type of reason to be necessary constitutes methodological monism. He demonstrates how this approach molds a particular world view and, since it legitimizes an authoritarian form of power, it also has political consequences.
  • Ensino superior e organização da pesquisa: a economia da reforma do ensino no Brasil Análise

    Jorge, Marcelino José

    Resumo em Português:

    O autor examina duas correntes de opinião sobre a reforma do ensino superior no Brasil. Uma defende o aumento dos gastos com o ensino fundamental, mesmo que em detrimento do ensino superior. Outra recomenda a expansão deste no país, mas sustenta que a reforma deve assegurar oportunidade de acesso a todos, além de reduzir as exigências para a criação de novos cursos e de promover a pesquisa, integrada ou não à atividade de ensino. O autor argumenta que a dissolução do vínculo entre pesquisa e ensino irá resultar em perdas, que devem ser deduzidas dos ganhos com eqüidade e desregulamentação. Conclui, então, que a reforma deve aperfeiçoar as interações entre as comunidades de pesquisa científica e tecnológica, sem colocar em risco a integridade de cada uma, já que ambas satisfazem bem, ainda que com objetivos distintos, o propósito de ampliar o estoque de conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    The article analyzes two streams of thought within the current debate on higher-education reform in Brazil. There are those who advocate increased spending on elementary education, even if at the cost of higher education. Others recommend expanding higher education but contend that the reform must assure all citizens equal access to this education; requirements for creating new courses must be loosened; and research should be fostered, whether or not integrated with teaching activities. The article argues that breaking the bond between scientific research and higher education will prompt losses which must be deducted from any gains in equity and deregulation. In order to be efficient, the reform must enhance interactions between the scientific and technological research communities, without jeopardizing the integrity of either, since both quite satisfactorily expand our store of knowledge even though they have their own unique goals.
  • Trabalho e higiene mental: processo de produção discursiva do campo no Brasil Análise

    Carvalho, Alexandre Magno Teixeira de

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa a produção discursiva da psiquiatria higienista brasileira — cujo objeto são as relações entre psiquismo e trabalho humano —, nas décadas de 1920 e 1930. Denominamos de trabalho e higiene mental (THM) o campo (Bourdieu, 1989) de saber e de práticas resultante da interseção desses dois registros. Com base na associação de elementos da "arqueologia do saber" e da "genealogia do poder", de Foucault, e usando os Archivos Brasileiros de Hygiene Mental (ABHM), analisamos os discursos referentes às relações entre trabalho e higiene mental produzidos pela Liga Brasileira de Hygiene Mental (LBHM), buscando apontar suas condições histórico-políticas, seus referentes conceituais básicos — incluindo-se aí as dimensões do objeto, do enunciado e da teorização — e seus objetivos quanto à formação e organização da força de trabalho industrial.

    Resumo em Inglês:

    This investigation of discourse production in Brazil’s field of hygienic psychiatry between the years of 1925 and 1934 explores the relations between psychism and human labor, endeavoring to more precisely define the field’s boundaries. We have chosen to designate the knowledge and practices which result from the intersection of these two areas as Labor and mental hygiene. My analytical procedure associated elements of Foucault’s "archeology of knowledge" and "genealogy of power" (Foucault, 1995; 1990; 1987), while the Brazilian Mental Hygiene Archives served as the research source. The latter documents subsidized analysis of the Brazilian Mental Hygiene League’s discourses on relations between labor and mental hygiene. Each one of the texts was analyzed with regard to the dimensions of object, concept, enunciation and theory. The study also explores how the authors and agents of this discourse viewed the social reproduction of the industrial labor force and the status quo.
  • O riso em tempos trágicos nas charges sobre a ‘epidemia de Caruaru’ Imagens

    Melo Filho, Djalma A.; Holmes, Christianne E. M.; Antunes, Maria Bernadete C.; Ferreira, Luiz Oscar C.; Bezerra, Geane
  • As ciências no paço de d. João... Fontes

    Oliveira, José Carlos de
  • O Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (Provoc) como estratégia educacional relevante Nota De Pesquisa

    Amâncio, Ana Maria; Queiroz, Ana Paula R. de; Amâncio Filho, Antenor

    Resumo em Português:

    A velocidade e a variedade dos avanços científicos e tecnológicos têm causado significativas alterações nos processos de produção de bens e serviços e nas relações sociais. Uma das preocupações que emergem desse contexto refere-se à necessidade de iniciar, o mais precocemente possível, a formação de profissionais para área da ciência e tecnologia, em especial nos países ‘periféricos’, que têm urgência de ampliar quantitativa e qualitativamente o universo de seus pesquisadores, para que possam competir no mercado mundial. Este artigo aborda uma experiência de iniciação científica direcionada para alunos de segundo grau, respaldando-se em resultados de estudo realizado com alunos egressos do Programa de Vocação Científica (Provoc), proposta de educação para a ciência em desenvolvimento na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desde 1986. Contextualizando e problematizando a questão frente à realidade brasileira da ciência e da tecnologia, o artigo recomenda fortalecer e ampliar o Provoc para outras áreas de conhecimento, em razão da excelência dos resultados que vem obtendo na identificação e incentivo de jovens talentos para a área biomédica.

    Resumo em Inglês:

    The velocity and variety of scientific and technological advances have brought substantial change to the processes of goods production and of social relations. A concern that inevitably arises within this context is the urgent need to train professionals to work in fields related to science and technology, especially in countries on the so-called periphery, where the quantitative and qualitative growth of the universe of researchers is fundamental to competing on the world market. Since 1986, the Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) has been introducing students to the study of biomedical science through its Scientific Vocation Program (Provoc). The article examines this experience based on the results of a study conducted among high-school student participants in Provoc. Placing the issue within the context of Brazilian reality, the article concludes by recommending that Provoc be intensified and expanded to include other areas of knowledge, in view of the program’s excellent results in identifying and encouraging students with talents in the biomedical area.
  • Rumo aos Quinhentos anos Livros & Redes

    Freitas, Marcos Vinicius de
  • Construindo a saúde pública e o Estado nacional na era do saneamento Livros & Redes

    Campos, André
  • Da empiria à ironia Livros & Redes

    Lovisolo, Hugo
  • Em busca do sentido nacional do folclore Livros & Redes

    Villas Bôas, Glaucia
  • Documento sem título Teses

  • Cartas Cartas

Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz Av. Brasil, 4365, 21040-900 , Tel: +55 (21) 3865-2208/2195/2196 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: hscience@fiocruz.br