• Editor´s note Carta do Editor

    Benchimol, Jaime L.
  • The cerebralization of fatigue: an analysis of the cerebral hypothesis in the case of chronic fatigue syndrome Análise

    Ortega, Francisco; Zorzanelli, Rafaela

    Abstract in Portuguese:

    Analisam-se algumas condições que permitiram ao cérebro estabelecer-se como hipótese etiológica, no caso da síndrome da fadiga crônica (SFC), junto com outras hipóteses relacionadas a causas orgânicas, como os vírus e a imunidade. Aborda-se, a partir do uso de neuroimageamento para pesquisa e fins diagnósticos, o processo de cerebralização da identidade, segundo o qual o cérebro se constitui como lugar preferencial para a busca de causa das doenças - incluída a SFC - no contexto de uma cultura somática, acirrada no final do século XX.

    Abstract in English:

    The article analyzes a number of conditions that allowed the brain to become established as an etiological hypothesis in the case of chronic fatigue syndrome (CFS), together with other hypotheses related to organic causes, such as viruses and immunity. It also addresses the process of cerebralization of personhood, which grew out of the use of neuroimaging for research and diagnostic purposes and according to which the brain constitutes the prime place for looking for the cause of the diseases - including CFS - within the context of a somatic culture, intensified at the end of the twentieth century.
  • The Paduan School of Medicine: medicine and philosophy in the modern era Análise

    Rebollo, Regina Andrés

    Abstract in Portuguese:

    Trata-se de contribuição parcial ao entendimento da história da recepção e transmissão dos textos clássicos hipocráticos e galênicos na Itália do período moderno. Observando-se rotuli e puncti da Escola Médica da Universidade de Pádua, que registram as disciplinas e os conteúdos ministrados no período compreendido entre 1500 e 1600, pode-se conhecer o currículo oficial dessa famosa escola. A consulta a tais documentos mostra o compromisso da formação médica oficial com a tradição, em especial com Hipócrates, Galeno, Avicena e Aristóteles.

    Abstract in English:

    This is a partial contribution to an understanding of the history of the reception and transmission of classical Hippocratic and Galenic texts in Italy's modern period. By examining rotuli and puncti of the School of Medicine of Padua University, which record the subjects and content taught in the period between 1500 and 1600, one can study the official curriculum of this famous school. Perusal of these documents shows the commitment of official medical training to tradition, especially with respect to Hippocrates, Galen, Avicenna and Aristotle
  • Health and dietetics in medieval preventive medicine: the health regimen of Peter of Spain (thirteenth century) Análise

    Santos, Dulce O. Amarante dos; Fagundes, Maria Daílza da Conceição

    Abstract in Portuguese:

    Analisa o Livro sobre a conservação da saúde, obra médica preventiva, composta no século XIII pelo físico/médico português Pedro Hispano (?1210-1277), que nos permite observar as concepções de saúde e higiene e compreender o papel social dos físicos universitários na medicina preventiva medieval. A obra mostra sempre a noção de equilíbrio na saúde corporal entre os elementos internos, as coisas naturais (compleição, por exemplo), e os externos, as coisas não naturais (ar, sono, exercício, alimentos, banhos, paixões da alma).

    Abstract in English:

    This text is an analysis of a preventive medical work, Liber de conservanda sanitate, composed in the thirteenth century by the Portuguese physician and doctor, Peter of Spain (?1210-1277). His work enables us to look at the conceptions of health and hygiene and understand the social role of university physicians in medieval preventive medicine. The work constantly displays the notion of the balance in corporal health between internal elements, or natural things (complexion, for example), and external ones, or non-natural things (air, sleep, exercise, food, baths, passions of the soul).
  • O fim da comida: suplementação alimentar e alimentação entre frequentadores assíduos de academias de musculação e fitness do Rio de Janeiro Análise

    Sabino, César; Luz, Madel T.; Carvalho, Maria Cláudia

    Abstract in Portuguese:

    Aborda a singularidade alimentar de um grupo de frequentadores assíduos de academias e fitness da cidade do Rio de Janeiro. Destaca a relação do alimento com a manutenção da forma física e com a sociabilidade prevalecente. Em 12 academias das Zonas Norte e Sul da cidade fizeram-se observações etnográficas - diretas e participantes - e entrevistas abertas, durante três anos. Alimentar-se, para o grupo, significa articular um sistema de saberes ligados à ciência da nutrição visando administrar a forma física e o desempenho atlético. O alimento torna-se, assim, poderoso artifício químico para o aprimoramento estético do corpo.

    Abstract in English:

    The article addresses the particular diet of a group of avid members of workout and fitness centers in Rio de Janeiro. It shows how diet is related to keeping in shape and to the prevailing type of sociability. Using direct and participatory ethnographic observation and open interviews, research was conducted at 12 fitness clubs on the North and South sides of Rio for three years. For the group under study, eating is about relying on a system of knowledge related to the science of nutrition for the benefit of managing one's physical shape and athletic performance. This movement produces the notion of food as a powerful chemical artifice that enhances the aesthetics of the body.
  • Avaliação da aprendizagem sobre saúde, em visita ao Museu da Vida Análise

    Rocha, Vânia; Lemos, Evelyse dos Santos; Schall, Virginia

    Abstract in Portuguese:

    Os museus oferecem atividades lúdicas e interativas, criando condições para a aprendizagem; compreendê-los nesse contexto, entretanto, é tarefa desafiadora. Qual a sua influência no processo da aprendizagem? Este artigo é fruto de pesquisa sobre as possíveis contribuições da visita a um museu de ciências, na formação de concepções sobre saúde de jovens visitantes. Apresenta resultados concernentes ao contexto do museu como ambiente favorável à aprendizagem e à captação de significados dos conteúdos explorados nas atividades realizadas. Explorar temas como a história da saúde, a relação entre saúde e ambiente, ciência como produção humana e o papel do cientista na sociedade também foi importante para a aprendizagem dos jovens.

    Abstract in English:

    Museums offer visitors both play and interactive activities that allow for learning. Yet it is challenging to understand learning in this context. How does it actually influence the learning process? This article stems from research on how a visit to a science museum may contribute to shaping the health concepts held by young people. The results identify the context of the museum as an environment favorable to meaningful learning and how meanings are grasped from the content explored during activities. Another important aspect of learning for these young people was the exploration of topics like the history of health, the relation between health and environment, science as a human product, and the role of the scientist within society.
  • Mulheres e trajetórias na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp: vozes singulares e imagens coletivas Análise

    Montagner, Maria Inez; Montagner, Miguel Ângelo

    Abstract in Portuguese:

    Apresenta resgate histórico e social da trajetória das professoras da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e suas escolhas pessoais e profissionais, articuladas às suas estratégias sociais. Abordam-se o papel e a posição dessas mulheres no campo acadêmico, como se conformaram seus habiti e como eles se relacionaram com a questão de gênero. A metodologia, qualitativa, baseia-se nos estudos de gênero e da sociologia da ciência e da saúde, com o uso de entrevistas focadas de Merton e da análise de conteúdo de Bardin. As professoras apontaram as representações sociais sobre família, casamento e filhos, a divisão social do tempo do trabalho e a estrutura patriarcal da ciência como elementos de gênero que influenciaram suas trajetórias.

    Abstract in English:

    This article presents a historical and social rediscovery of the trajectories of women professors at Unicamp's Faculty of Medical Sciences and of their personal and professional choices, in conjunction with their social strategies. It explores their roles and positions in the academic world, how they shaped their habitus, and how the latter related to the gender issue. The theoretical reference for the qualitative methodology employed was taken from studies of gender and of the sociology of science and health, including Merton's focused interviews and Bardin's content analysis. The women identified social representations of family, marriage, and children, the social division of work time, and the patriarchal structure of science as gender elements that influenced their careers.
  • Physical anthropology and the description of the 'savage' in the Brazilian Anthropological Exhibition of 1882 Analysis

    Sánchez Arteaga, Juanma; Niño El-Hani, Charbel

    Abstract in Portuguese:

    Analisa tentativas de popularizar o conhecimento científico em antropologia por meio da exibição de nativos nos Estados Unidos e no Brasil, no século XX e no começo do XX. Focaliza a Primeira Exposição Antropológica Brasileira (Rio de Janeiro, 1882), em que foi apresentado um grupo de Botocudos, de modo relacionável à reificação do mito do selvagem, importante componente da cultura europeia e mais especificamente da construção do conhecimento antropológico no Oitocentos. As conclusões concernem à popularização da ciência e, por extensão, à educação em ciência, em especial quanto aos valores ideológicos subjacentes ao conhecimento científico.

    Abstract in English:

    This paper discusses attempts to popularize scientific knowledge about anthropology through exhibitions of natives in the United States and Brazil from the nineteenth century to the beginnings of the twentieth century. In the First Brazilian Anthropological Exposition (Rio de Janeiro, 1882), a group of Botocudos was characterized in a manner that can be related to the reification of the myth of the savage, an important part of the European culture that played a significant role in the construction of anthropological knowledge in the nineteenth century. From the analyses of such exhibitions, we derive implications for science popularization and education, concerning the ideological undertones of scientific knowledge.
  • Narrativas e imagens dos viajantes alemães no Brasil do século XIX: a construção do imaginário sobre os povos indígenas, a história e a nação Análise

    Sallas, Ana Luisa Fayet

    Abstract in Portuguese:

    Analisa relatos e produção iconográfica dos viajantes Wied-Neuwied (1815-1817), Karl Friedich von Martius (1817-1820) e Johann Moritz Rugendas (1822-1825) com base na construção do imaginário sobre os povos indígenas, a história e a nação. Procura demonstrar as relações entre as ideias/imagens que eles produziram e o debate sobre a natureza do Novo Mundo. Aborda sobretudo a visão de seus empreendimentos como o processo de construção de uma história do Brasil e de sua população, revelando os sentidos e possibilidades existentes para o processo civilizador em curso e o papel que eles desempenharam nesse contexto.

    Abstract in English:

    This analysis of the accounts and iconographic production of German travelers Wied-Neuwied (1815-1817), Karl Friedich von Martius (1817-1820), and Johann Moritz Rugendas (1822-1825) explores the construction of an imagination about indigenous peoples, history, and nation. It shows the relationship between the ideas and images produced by these voyagers and the debate on nature in the New World. Most importantly, it examines their endeavors as a process of constructing a history of Brazil and its people, uncovering the meanings and possibilities relevant to the civilizing process underway and their role in this context.
  • A ciência na primeira página: análise das capas de três jornais brasileiros Dossiê Ciência e Mídia

    Medeiros, Flavia Natércia da Silva; Ramalho, Marina; Massarani, Luisa

    Abstract in Portuguese:

    Diversos estudos se dedicaram a compreender como temas relacionados a ciência e tecnologia (C&T) são cobertos pela mídia, mas poucos analisaram a presença desses temas na primeira página dos jornais. Neste estudo, fizemos uma análise de conteúdo das chamadas de capa relativas a temas de C&T veiculadas em 2006, em um jornal de elite nacional (Folha de S.Paulo) e dois jornais regionais (Jornal do Commercio, de Pernambuco, e Zero Hora, do Rio Grande do Sul). Observamos que os três jornais, embora com intensidade diferente, deram espaço a C&T na capa. Folha de S.Paulo levou o tema às capas com maior frequência, ao passo que Zero Hora foi o jornal que lhe deu mais destaque na capa.

    Abstract in English:

    Many studies have tried to understand how the media covers topics related to science and technology (S&T) but few have examined the presence of these topics on the front pages of newspapers. This study analyzes the content of front-page leads about S&T in 2006, focusing on one elite national paper (Folha de S.Paulo) and two regional papers (Jornal do Commercio, from Pernambuco, and Zero Hora, from Rio Grande do Sul). It was noted that all three papers devoted front-page space to S&T, although to differing degrees. Folha de S.Paulo featured the topic more often, while Zero Hora highlighted it the most on its front pages.
  • Enquadramentos de transgênicos nos jornais paulistas: informação como potencial subsídio à participação política Dossiê Ciência e Mídia

    Rothberg, Danilo; Berbel, Danilo Brancalhão

    Abstract in Portuguese:

    Em 2007, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária promoveu uma consulta pública on line para receber contribuições à Proposta de Regulamento Técnico de avaliação de segurança de alimentos transgênicos. Este artigo descreve o contexto e os resultados da pesquisa que identificou os principais enquadramentos e agendas construídos pelos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo sobre assuntos ligados ao objeto dessa consulta, a fim de avaliar a pluralidade de informações oferecidas como potencial subsídio à participação política. A cobertura jornalística enfocada se apresentou, em geral, fragmentada; 70% das matérias ofereceram visões incompletas sobre o contexto da consulta.

    Abstract in English:

    In 2007, Brazil's National Health Surveillance Agency (Anvisa) conducted an online public consultation to obtain input on its Proposed Technical Regulations for assessing the safety of transgenic food products. The article describes the context and results of a research study that identified the main ways in which the newspapers Folha de S.Paulo and O Estado de S.Paulo framed and addressed topics related to the subject matter of this consultation. Our goal was to evaluate the gamut of information available that could contribute to this form of political participation. The journalistic coverage in question was generally fragmented; 70% of articles offered incomplete views on the topics in question.
  • A incrível história da fraude dos embriões clonados e o que ela nos diz sobre ciência, tecnologia e mídia Dossiê Ciência e Mídia

    Souza, Iara Maria de Almeida; Caitité, Amanda Muniz Logeto

    Abstract in Portuguese:

    Analisa, a partir de notícias em jornais brasileiros, o caso da fraude científica dos embriões clonados, cometida pelo cientista sul-coreano Hwang. A exposição da ciência pela mídia costuma destacar aspectos intelectuais, descobertas e promessas de aplicação. Nesse caso a ciência é mostrada em seu avesso, e desvela-se a trama de fios que ligam elementos de naturezas diferentes: governo coreano, pesquisadores, instrumentos, fundos para pesquisa, óvulos e fungos, revistas científicas, entre outros. Tais vínculos, que constituem a ciência na prática, só ganham visibilidade na mídia devido às tensões entre esses diferentes elementos e aos aspectos ilícitos presentes nesse caso em particular.

    Abstract in English:

    Based on news reports from Brazilian papers, the article examines the case of scientific fraud involving cloned embryos, committed by South Korean scientist Hwang. The media generally focus on the intellectual process of science, its discoveries, and the new possibilities it promises. In this case, however, science is shown the other way around, revealing a web that interweaves elements of a radically disparate nature, like the Korean government, researchers, tools, research funds, human eggs and funguses, scientific journals, among others. These ties are what make up science in practice, yet they only become visible in the media when there is tension between them and, in this case, when something illicit happens.
  • The career of Henrique da Rocha Lima and German-Brazilian relations (1901-1956) Nota de Pesquisa

    Silva, André Felipe Cândido da

    Abstract in Portuguese:

    A trajetória de Henrique da Rocha Lima vincula-se estreitamente às relações científicas e culturais entre Brasil e Alemanha. Seus trabalhos científicos foram produzidos em instituições de pesquisa biomédica dos dois países, mas foi na Alemanha que ele conquistou projeção internacional, graças a suas pesquisas nos campos da microbiologia, patologia e medicina tropical. Lastreado pelo prestígio e boa inserção nas comunidades científicas brasileira e alemã, contribuiu para o estreitamento do intercâmbio intelectual entre os dois países, mobilizando diversos personagens e instituições como pontos de apoio. Apresentam-se percalços e desafios impostos pelo estudo desse personagem complexo, cuja trajetória lança luz, a um só tempo, sobre os meandros das relações científicas internacionais e sobre processos sócio-históricos marcantes na institucionalização das ciências no Brasil.

    Abstract in English:

    The career of Henrique da Rocha Lima is closely linked to cultural and scientific relations between Brazil and Germany. He pursued his scientific work at biomedical research institutions in both countries, but it was in Germany that he attained international standing, thanks to his research in the fields of microbiology, pathology and tropical medicine. His prestige and active participation in both Brazil's and Germany's scientific communities meant he was able to further academic interchange between both nations, mobilizing many people and institutions to contribute to this process. I present the obstacles and challenges faced in studying this complex character, whose career sheds light on the machinations of international scientific relations and some socio-historical processes that marked the institutionalization of science in Brazil.
  • Ciências sociais e educação sanitária: a perspectiva da Seção de Pesquisa Social do Serviço Especial de Saúde Pública na década de 1950 Fontes

    Lima, Nísia Trindade; Maio, Marcos Chor

    Abstract in Portuguese:

    Transcreve e comenta três artigos publicados no Boletim do Serviço Especial de Saúde Pública, no início da década de 1950, pelo sociólogo José Arthur Rios. Os textos em pauta trazem importantes referências para a compreensão de um período no qual projetos de mudança cultural orientaram programas de saúde e, em particular, ações de educação sanitária. Na apresentação, procurou-se contextualizar as atividades realizadas pelo Serviço Especial de Saúde Pública, agência criada em 1942, como resultado de acordo de cooperação entre o governo brasileiro e o norte-americano. Destacam-se ainda aspectos da trajetória de José Arthur Rios e de suas influências intelectuais, propondo-se uma discussão sobre o papel do cientista social em áreas não acadêmicas e na formação de agências e políticas públicas no Brasil.

    Abstract in English:

    The article transcribes and comments on three papers published by sociologist José Arthur Rios in the Boletim do Serviço Especial de Saúde Pública in the early 1950s. These texts stand as valuable references in understanding a period in which projects for cultural change guided health programs and especially health education initiatives. The article begins by portraying the backdrop against which the Special Public Health Service conducted its activities following its 1942 creation as the result of a cooperation agreement between the Brazilian and U.S. governments. Aspects of José Arthur Rios' professional trajectory and intellectual influences are also examined, and the role of the social scientist in non-academic areas and in the shaping of public agencies and policies in Brazil is discussed.
  • Educação física, ciência e saúde: notas sobre o acervo do Centro de Memória do Esporte (UFRGS) Fontes

    Goellner, Silvana Vilodre

    Abstract in Portuguese:

    Apresenta breve inventário do acervo do Centro de Memória do Esporte e de suas principais coleções. Destaca sua relevância para as pesquisas sobre a historiografia das práticas corporais e esportivas e sua aproximação com a saúde, a educação e o lazer. Situa a estruturação da educação física brasileira no início do século XX e a importância que o conhecimento científico teve nesse período, sobretudo pela articulação desse campo de conhecimento com a eugenia e o higienismo. Nessa relação, as atividades físicas foram identificadas como integrantes de um projeto nacional cujos desdobramentos se fizeram sentir em diferentes níveis de atuação, fazendo ver que a educação física somente se faria consistente se ancorada no saber científico, prevalentemente biomédico.

    Abstract in English:

    The article offers a brief inventory of the holdings of the Center for Sports Memory and its main collections. It underscores their relevance to research on the historiography of body and sporting practices and their relation to health, education, and leisure. The structuring of physical education in Brazil dates to the early twentieth century, a time when scientific knowledge was important, especially in terms of the ties between this field and eugenics and hygienism. Physical activities were identified as part of a national project that could be felt at various levels and that made it evident that physical education would only display consistency if anchored in scientific knowledge, primarily biomedical.
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