Open-access História da Informática educativa: pensamento pedagógico na Rede Municipal de Caxias do Sul (1992-2012)

Historia de la informática educativa: pensamiento pedagógico en la red municipal de Caxias Do Sul (1992-2012)

History of educational computing: pedagogical thought in the municipal network of Caxias Do Sul (1992-2012)

Histoire de l'informatique educative: pensee pedagogique dans le reseau municipal de Caxias do Sul (1992-2012)

Resumo

Este estudo examina o processo de construção do pensamento pedagógico em informática educativa na rede municipal de Caxias do Sul-RS entre 1992 e 2012, destacando as mudanças nas práticas e concepções pedagógicas nas escolas. Utilizando metodologias de pesquisa documental, história oral e análise de conteúdo, este artigo tem como objetivo apresentar algumas possibilidades metodológicas à luz da história digital. Além disso, oferece, de forma didática, procedimentos para a pesquisa em História utilizando bases de dados, mineração de dados e nuvens de palavras. Como resultados, revela-se uma relação pedagógica complexa, embasada em correntes construtivistas, com expoentes como Jean Piaget, Seymour Papert e Paulo Freire. Essas abordagens teóricas foram fundamentais para a implementação e desenvolvimento de práticas educativas inovadoras, promovidas por uma rede de educadores engajados na informática educativa. Os resultados mostram como esse pensamento pedagógico influenciou significativamente a educação na cidade, marcando um período de transformações no ensino e na aprendizagem.

Palavras-chave:
Informática Educativa; Pensamento Pedagógico; História Digital

location_on
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro