Resumo
Este estudo examina o processo de construção do pensamento pedagógico em informática educativa na rede municipal de Caxias do Sul-RS entre 1992 e 2012, destacando as mudanças nas práticas e concepções pedagógicas nas escolas. Utilizando metodologias de pesquisa documental, história oral e análise de conteúdo, este artigo tem como objetivo apresentar algumas possibilidades metodológicas à luz da história digital. Além disso, oferece, de forma didática, procedimentos para a pesquisa em História utilizando bases de dados, mineração de dados e nuvens de palavras. Como resultados, revela-se uma relação pedagógica complexa, embasada em correntes construtivistas, com expoentes como Jean Piaget, Seymour Papert e Paulo Freire. Essas abordagens teóricas foram fundamentais para a implementação e desenvolvimento de práticas educativas inovadoras, promovidas por uma rede de educadores engajados na informática educativa. Os resultados mostram como esse pensamento pedagógico influenciou significativamente a educação na cidade, marcando um período de transformações no ensino e na aprendizagem.
Palavras-chave:
Informática Educativa; Pensamento Pedagógico; História Digital
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Fonte: (
Fonte: (
Fonte: (
Fonte: (PASQUAL JÚNIOR, 2023, p. 73)
Fonte: (