Open-access Centenário da associação brasileira de educação (abe): legado, capilaridade e possibilidades de pesquisa a partir da cultura material escolar

Centenário de la asociación (abe): legado, capilaridade y posibilidades de investigación a partir de la cultura material escolar

Centenary of the brazilian association of education (abe): legacy, capillarity, and research possibilities from school material culture

Centenaire de l’association bresilienne d’education (abe): heritage, capillarite et possibilites de recherche a partir de la culture materielle scolaire

Resumo

Este artigo examina aspectos da trajetória da Associação Brasileira de Educação (ABE), do ponto de vista do seu legado e capilaridade, papel central na consolidação do campo pedagógico e da educação escolar do Brasil. A perspectiva é percorrer novas possibilidades de pesquisa sobre a ABE na abordagem da transnacionalidade e da cultura material escolar. A questão que baliza os caminhos da análise é o lugar que a Associação Brasileira de Educação ocupou na promoção dos debates educacionais e, principalmente, na promoção das exposições e, quais redes de diálogo ela cria ou se vincula para fortalecer-se a si e ao debate pedagógico. A documentação é composta por ofícios, cartas, atas, relatórios, impressos da ABE e fotografias. No âmbito teórico são mobilizados autores do campo da historiografia educacional, da cultura material e da história cultural. A capilaridade da ABE se observa pela rede de contato estabelecida com livreiros, comerciantes, editoras, fornecedores de materiais didáticos e associações internacionais de educação, que permite desvelar práticas culturais e pedagógicas.

Palavras-chave:
ABE; exposições pedagógicas; congressos educacionais; cultura material escolar

location_on
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com
rss_feed Stay informed of issues for this journal through your RSS reader
Report error