Resumo
Este artigo examina aspectos da trajetória da Associação Brasileira de Educação (ABE), do ponto de vista do seu legado e capilaridade, papel central na consolidação do campo pedagógico e da educação escolar do Brasil. A perspectiva é percorrer novas possibilidades de pesquisa sobre a ABE na abordagem da transnacionalidade e da cultura material escolar. A questão que baliza os caminhos da análise é o lugar que a Associação Brasileira de Educação ocupou na promoção dos debates educacionais e, principalmente, na promoção das exposições e, quais redes de diálogo ela cria ou se vincula para fortalecer-se a si e ao debate pedagógico. A documentação é composta por ofícios, cartas, atas, relatórios, impressos da ABE e fotografias. No âmbito teórico são mobilizados autores do campo da historiografia educacional, da cultura material e da história cultural. A capilaridade da ABE se observa pela rede de contato estabelecida com livreiros, comerciantes, editoras, fornecedores de materiais didáticos e associações internacionais de educação, que permite desvelar práticas culturais e pedagógicas.
Palavras-chave:
ABE; exposições pedagógicas; congressos educacionais; cultura material escolar
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Fonte: Associação Brasileira de Educação.
Fonte: Companhia Melhoramentos de São Paulo (C13-E249).
Fonte: Companhia Melhoramentos de São Paulo (C13-E249)
Fonte: Revista Vida Doméstica, ano 1933\Edição 00179. Biblioteca Nacional Digital
Fonte: Anais do VIII Congresso Brasileiro de Educação de Goiânia, junho de 1942, p. 57.