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O tempo, a idade e a permanência na escola: um estudo a partir dos livros de matrícula (Rio Grande do Sul, 1895-1919)1 1 Este trabalho vincula-se ao projeto interinstitucionalRepetência e evasão na escola brasileira (1890-1930), financiado pelo CNPq.

The time, age and permanence in school: a study based on the books of registration (Rio Grande do Sul, 1895-1919)

El tiempo, la edad y la permanencia en la escuela: un estudio de los libros de inscripción (Rio Grande do Sul, 1895-1919)

Le temps, l'age et le temps passé à l'école: une etude à partir des registres d'inscription (Rio Grande do Sul, 1895-1919)

O presente artigo analisa um conjunto de livros de matrícula, produzidos no Rio Grande do Sul, entre os anos de 1895 e 1919, buscando compreender, pelos dados de preenchimento e pelas categorias adotadas para a identificação dos inscritos, a trajetória escolar dos alunos, as idades de ingresso e frequência e o tempo de permanência na escola. Pretendeu-se articular as disposições dos decretos relativos à instrução pública com os registros na documentação estudada. Intencionou-se, também, em alguma medida, colaborar na reflexão sobre as potencialidades e os limites da escrituração escolar como fontes que podem contribuir para a compreensão de aspectos da prática escolar e a experiência dos alunos no período indicado.

escrituração escolar; livros de matrícula; idade escolar


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