Acessibilidade / Reportar erro

A MATEMÁTICA NA AULA, UM ESTUDO HISTÓRICO ICONOGRÁFICO1 13 Este texto é suportado por fundos portugueses da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Projeto UID/CED/02861/2016.

Resumo

Estudar historicamente representações de aulas centradas na matemática revela metodologias de ensino subjacentes, teorias de aprendizado e inovações tecnológicas. Este estudo iconográfico baseia-se em imagens de livros didáticos, revistas ou coleções de colecionadores desde os tempos medievais até meados do século XX. Utilizando um paradigma interpretativo, envolvendo pesquisa histórica e documental, buscamos as perspectivas de ensino e aprendizagem de matemática subjacentes a esses dados.

Palavras-chave:
aula de matemática; iconografia; cultura da aula; história da educação matemática

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com