Open-access A RACIALIZAÇÃO DA CRIMINOLOGIA E DA EDUCAÇÃO NO TRATO DA INFÂNCIA BRASILEIRA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA HISTÓRIA DECOLONIAL

LA RACIALIZACIÓN DE LA CRIMINOLOGÍA Y LA EDUCACIÓN EN EL TRATAMIENTO DE LA INFANCIA BRASILEÑA APORTES A UNA HISTORIA DESCOLONIAL

THE RACIALIZATION OF CRIMINOLOGY AND EDUCATION IN THE TREATMENT OF BRAZILIAN CHILDHOOD: CONTRIBUTIONS TO A DECOLONIAL HISTORY

LA RACIALISATION DE LA CRIMINOLOGIE ET L'ÉDUCATION DANS LE TRAITEMENT DE L'ENFANCE BRÉSILIENNE : CONTRIBUTIONS À UNE HISTOIRE DÉCOLONIALE

Resumo

O artigo discute a criminalização de crianças e adolescentes pretos em legislações e obras de criminologistas, produzidas em fins do século XIX e início do XX, e nas proposições pedagógicas de regeneração pelo trabalho. Nesse recorte temporal, são analisados o Código Penal de 1890 e o Código de Menores de 1927. Toma-se como hipótese a estreita relação entre a racialização criminal e a divisão racial da educação, com a oferta de escolarização diferenciada em instituições disciplinares, onde o trabalho obrigatório apresentava-se como pedagogia regeneradora. Selecionou-se como fontes documentais: legislações, imprensa e obras de época, tendo como referenciais teóricos os autores Norbert Elias e Anibal Quijano. Pretende-se problematizar as possibilidades de uma história decolonial da educação da infância que dê visibilidade à tradição longeva da criminalização da infância preta, e da divisão racial da educação pela oferta desigual de escolarização.

Palavras-chave:
Raça; Criança; Marginalização

location_on
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro