Acessibilidade / Reportar erro

PESQUISAS SOBRE A EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS E DAS SENSIBILIDADES NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ALGUMAS INDICAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS

INVESTIGACIÓN SOBRE LA EDUCACIÓN DE LOS SENTIDOS Y DE LA SENSIBILIDAD EN LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN: ALGUNAS INDICACIONES TEÓRICAS Y METODOLÓGICAS

RESEARCH ON SENSE AND SENSIBILITIES EDUCATION IN HISTORY OF EDUCATION: SOME THEORETICAL METHODOLOGICAL INDICATIONS

RECHERCHE SUR L'ÉDUCATION AU SENS ET À LA SENSIBILITÉ DANS L'HISTOIRE DE L'ÉDUCATION: QUELQUES INDICATIONS THÉORIQUES ET MÉTHODOLOGIQUES

Resumo

O trabalho foca em alguns pressupostos teórico-metodológicos para pensar as pesquisas sobre a história da educação dos sentidos e das sensibilidades. Mobiliza autores que refletem sobre a experiência e a materialidade da vida, sugerindo que os corpos ocupam um entre-lugar nas relações entre natureza e cultura. Defende que que a sua educação é sempre dialógica, contrapondo-se ao hipersubjetivismo contemporâneo. Finaliza oferecendo exemplos de trabalhos neste âmbito de estudos.

Palavras-chave:
história social da educação; história da educação dos sentidos e das sensibilidades; historiografia

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com