Open-access APRENDIZADOS AGRÍCOLAS: A GÊNESE DO ENSINO PROFISSIONAL AGRÍCOLA FEDERAL

APRENDIZADOS AGRÍCOLAS: LA GÉNESIS DE LA EDUCACIÓN PROFESIONAL AGRÍCOLA FEDERAL

APRENDIZADOS AGRÍCOLAS: THE GENESIS OF FEDERAL AGRICULTURAL PROFESSIONAL EDUCATION

APRENDIZADOS AGRÍCOLAS: LA GÉNÈSE DE LA FORMATION PROFESSIONNELLE AGRICOLE FÉDÉRALE

Resumo

A partir da promulgação do Decreto nº 8.319 de 1910, o Governo Federal começou a organizar o ensino profissional agrícola federal. Uma das instituições que deu forma a política educacional destinada a preparação de mão de obra para atender as demandas do meio rural foram os Aprendizados Agrícolas. Este artigo, de natureza qualitativa e de cunho documental e bibliográfico, buscou a partir de relatórios ministeriais, relatórios dos diretores das instituições educacionais, leis e decretos, apresentar um debate sobre a localização destes estabelecimentos, o perfil econômico da localidade onde se encontravam e quais suas atividades educativas e produtivas. Neste percurso, também expõe as críticas desferidas ao modelo e os motivos de sua secundarização, haja vista a grande oscilação e decréscimo no número de estabelecimentos entre os anos 1910 e 1934. A partir das análises realizadas foi possível perceber que todas as discussões, somadas aos acontecimentos que sucederam a revolução de 1930, abriram espaço para uma reformulação do ensino agrícola e, consequentemente, dos Aprendizados Agrícolas.

Palavras-chave:
Aprendizados Agrícolas; ensino profissional agrícola; instituições educacionais

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