Acessibilidade / Reportar erro

A REFORMA DE CÓRDOBA, MOVIMENTOS ESTUDANTIS E SEUS IMPACTOS PARA O ENSINO SUPERIOR NA AMÉRICA LATINA* * Artigo vinculado ao projeto de pesquisa intitulado “A efemeridade docente no século XXI”, do Centro Universitário Senac - Santo Amaro.

LA REFORMA DE CORDOBA, MOVIMIENTOS ESTUDIANTILES Y SUS IMPACTOS PARA EDUCACIÓN SUPERIOR EN AMÉRICA LATINA

THE CORDOBA REFORM, STUDENT MOVEMENTS AND THEIR IMPACTS ON HIGHER EDUCATION IN LATIN AMERICA

LA RÉFORME DE CORDOBA, MOUVEMENTS ÉTUDIANTS ET SES IMPACTS POUR L'ENSEIGNEMENT SUPÉRIEUR EN AMÉRIQUE LATINE

Resumo

O presente estudo visa problematizar o levante da Reforma Universitária de Córdoba, na Argentina, em 1918, e seus consequentes impactos para as Universidades da América Latina ao longo do século XX. Para isso, o artigo analisa o manifesto proclamado pelos estudantes e, acima de tudo, pensa os efeitos da insurreição estudantil para a formulação das estruturas universitárias na região. Por último, a pesquisa demonstra como a Reforma de Córdoba foi determinante para o continente, mesmo possuindo efeitos tardios perante o debate do ensino superior brasileiro.

Palavras-chave:
Reforma de Córdoba; universidades na América Latina; reforma universitária

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com