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A MODERNIDADE PEDAGÓGICA NAS REPÚBLICAS DO RIO DA PRATA: O OLHAR DO VIAJANTE NESTOR DOS SANTOS LIMA (1923)

MODERNIDAD PEDAGÓGICA EN LA REPÚBLICA DEL RÍO DE LA PLATA: LA VISTA DEL VIAJERO NESTOR DOS SANTOS LIMA (1923)

PEDAGOGICAL MODERNITY IN THE REPUBLIC OF RIO DA PRATA: THE VIEW OF THE TRAVELER NESTOR DOS SANTOS LIMA (1923)

LA MODERNITÉ PÉDAGOGIQUE EN RÉPUBLIQUE DU RIO DA PRATA: LA VUE DU VOYAGEUR NESTOR DOS SANTOS LIMA (1923)

Resumo

O nosso estudo se dedica à análise das representações de Nestor dos Santos Lima sobre a organização escolar nas Repúblicas do Rio da Prata a partir de sua viagem pedagógica, realizada no ano de 1923, às cidades de Buenos Aires e Montevidéu. O intelectual norte-rio-grandense Nestor dos Santos Lima se destacou no cenário estadual e nacional pela sua atuação enquanto educador, advogado e historiador, e pela sua participação nas diferentes e mais relevantes instituições educacionais e culturais do Estado durante a primeira metade do século XX. Nosso referencial teórico é composto pelas contribuições de Roger Chartier, Michel de Certeau e Jean François Sirinelli. O corpus documental para a pesquisa se constitui, principalmente, pelo relatório da viagem produzido pelo intelectual. A partir do olhar do viajante, foi possível identificar os principais elementos que caracterizavam a organização do ensino, sobretudo primário e normal, nas cidades visitadas.

Palavras-chave:
história da educação; modernidade pedagógica; viagens pedagógicas; Nestor Lima

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