Open-access Entre a imprensa e o uniforme: o uso dos jornais e as representações da cultura material escolar no período republicano (1894-1898)

ENTRE LA PRENSA Y EL UNIFORME: EL USO DE LOS PERIÓDICOS Y LAS REPRESENTACIONES DE LA CULTURA MATERIAL ESCOLAR EN EL PERÍODO REPUBLICANO (1894-1898)

BETWEEN THE PRESS AND THE UNIFORM: THE USE OF NEWSPAPERS AND REPRESENTATIONS OF SCHOOL MATERIAL CULTURE IN THE REPUBLICAN PERIOD (1894-1898)

ENTRE LA PRESSE ET L'UNIFORME: L'UTILISATION DES JOURNAUX ET LES REPRÉSENTATIONS DE LA CULTURE SCOLAIRE À L'ÉPOQUE RÉPUBLICAINE (1894-1898)

RESUMO

Este trabalho analisa o uso de jornais como fonte para o estudo da história dos uniformes escolares do Liceu Maranhense (1894-1898), com ênfase na análise das representações. O objetivo é compreender em que medida esses discursos posicionam a imprensa como fonte privilegiada para investigar a cultura material escolar. Para isso, foram investigados os jornais Pacotilha e Diário do Maranhão, cuja interpretação das notícias fundamenta-se nos pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural. Foram consultados materiais disponíveis na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional e obras de autores como Chartier (1991), Barros (2019), Pesavento (2012), Castellanos e Carvalho (2024), Autor 2 (2012a; 2012b), Castro (2013), Julia (2001), Ribeiro e Silva (2012) e Dussel (2016). Os resultados apontam a relevância dos periódicos na desconstrução de objetos historicamente naturalizados no contexto da cultura material escolar, expondo de forma mais detalhada momentos singulares de transformação de decisões relacionadas à idealização e apropriação do vestuário.

Palavras-chave:
imprensa maranhense; Liceu Maranhense; uniforme escolar

location_on
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro