RESUMO
Este trabalho analisa o uso de jornais como fonte para o estudo da história dos uniformes escolares do Liceu Maranhense (1894-1898), com ênfase na análise das representações. O objetivo é compreender em que medida esses discursos posicionam a imprensa como fonte privilegiada para investigar a cultura material escolar. Para isso, foram investigados os jornais Pacotilha e Diário do Maranhão, cuja interpretação das notícias fundamenta-se nos pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural. Foram consultados materiais disponíveis na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional e obras de autores como Chartier (1991), Barros (2019), Pesavento (2012), Castellanos e Carvalho (2024), Autor 2 (2012a; 2012b), Castro (2013), Julia (2001), Ribeiro e Silva (2012) e Dussel (2016). Os resultados apontam a relevância dos periódicos na desconstrução de objetos historicamente naturalizados no contexto da cultura material escolar, expondo de forma mais detalhada momentos singulares de transformação de decisões relacionadas à idealização e apropriação do vestuário.
Palavras-chave:
imprensa maranhense; Liceu Maranhense; uniforme escolar