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SOB O GOVERNO DE HIGIA: OS SABERES MÉDICO-PEDAGÓGICOS E A CONSTRUÇÃO DE UM CORPO HÍGIDO NA PARAÍBA (1930-1940) 1 1 Este texto resulta da pesquisa de doutoramento intitulada “Physicamente vigorosos: medicalização escolar e modelação de corpos na Paraíba (1912-1942)”, defendida no ano de 2015 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

EL GOBIERNO DE HIGIA: LOS SABERES MÉDICO-PEDAGÓGICOS Y LA CONSTRUCCIÓN DE UN CUERPO HÍGIDO EN LA PARAÍBA (1930-1940)

UNDER THE GOVERNMENT OF HIGIA: THE MEDICAL-PEDAGOGICAL KNOWLEDGE AND THE CONSTRUCTION OF A HYGIENE BODY IN PARAÍBA (1930-1940)

SOUS LE GOUVERNEMENT DE HIGIA: LA CONNAISSANCE MEDICO-PEDAGOGIQUE ET LA CONSTRUCTION D'UN CORPS D'HYGIENE A PARAÍBA (1930-1940)

RESUMO

Esse artigo tem por objetivo analisar como os manuais pedagógicos, colocados em circulação pelo Estado da Paraíba para os professores, trataram de orientar as diretrizes para as disciplinas de Educação Física e Higiene, nas décadas de 1930 e 1940. Metodologicamente, a análise dos discursos impressos nesses periódicos - Revista do Ensino, Boletins da Educação -, e, no livro didático - A fada Higia -, possibilitaram entender o modelo de corpo que o discursos médico-pedagógico quis formar nos anos da Era Vargas. Trata-se de um discursos eugênico, que visou criar cidadãos fortes, saudáveis e obedientes ao Estado. Os conceitos de norma e disciplina são discutidos a partir da perspectiva foucaultiana. Conclui-se que a legislação educacional incumbiam aos docentes essa tarefa.

Palavras-chave:
corpo; higiene; educação física

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