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Renovação dos programas de ensino de aritmética da escola primária em São Paulo e no Paraná, nos anos de 1930: um estudo histórico comparativo

Renewal of teaching programs of arithmetic elementary school in São Paulo and Paraná, in the year of 1930: comparative historical study

Renouvellement des programmes de l'enseignement en arithmétique de l'école primaire en São Paulo et Paraná dans les années 1930: une étude historique comparative

Renovación de los programas de enseñanza de aritimética de la escuela primaria en São Paulo y Paraná, en los años de 1930: un estudio histórico comparativo

Com o objetivo de compreender idéias da Escola Nova nos discursos oficiais do Estado de São Paulo e Paraná, o estudo compara dois programas de Aritmética da escola primária, prescritos respectivamente em 1932 e 1934. O programa do Paraná guarda semelhança ao de São Paulo que, em 1934, adotara uma forma reduzida do programa de 1925. As análises mostram similaridades dos programas quanto a não incorporação do ensino globalizado. O diferencial no programa do Paraná são as recorrentes recomendações ao ensino intuitivo, prático e o uso das Cartas de Parker para a organização da tabuada. O horário anexo ao programa há espaço diário reservado para o cálculo oral, um indicativo da permanência da tradicional prática de memorização da tabuada.

ensino primário; aritmética; programas de ensino; escola nova


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