Acessibilidade / Reportar erro

Remodelar a capital carioca e sua gente: educação e prevenção nos anos 1920

Remodelar la capital carioca y su gente: educación y prevención en la década de 1920

Remodeling the city of rio de janeiro and its people: education and prevention 1920s

Remodeler la capitale carioca et leur population: l'éducation et prévention dans les années 1920

Resumos

A cidade do Rio de Janeiro, na década 1920, foi marcada pela implementação de certas ações de governo que almejaram empreender um entrelaçamento das dimensões preventivas, educacionais e correcionais com as iniciativas de reforma urbana. O artigo, incidindo o foco sobre a legislação educacional, regulamentação da assistência social, relatórios de chefes de polícia, ofícios remetidos pela Diretoria Geral de Instrução, periódicos e registros fotográficos, problematiza algumas das justificativas acionadas no período que sublinhavam as potenciais contribuições que a reconfiguração dos comportamentos, hábitos e condutas da população prestaria para a tentativa de disciplinamento e harmonização do traçado arquitetônico e seus usos sociais.

história da educação; escolarização primária; culturas escolares e urbanas; reforma da infância; polícia de costumes


La ciudad de Río de Janeiro en la década de 1920 estuvo marcada por la ejecución de ciertas acciones de gobierno destinadas a realizar una combinación entre las dimensiones preventivas, educativas y correccionales y las medidas de reforma urbana. El artículo, centrando las atenciones en la legislación educativa, en la regulación de la asistencia social, en los informes de los jefes de policía, en las cartas enviadas por la Diretoria Geral de Instrução, revistas y fotografías, problematiza algunas de las justificaciones construidas en la época que destacaban la contribución que la reconfiguración de los comportamientos, hábitos y costumbres de la población proporcionaría para el esfuerzo de disciplinar y armonizar el diseño arquitectónico de la ciudad y sus usos sociales.

historia de la educación; escolarización de la educación primaria; culturas escolares y urbanas; reforma de la infancia; policía de costumbres


The city of Rio de Janeiro was characterized, during the 1920s, by the implementation of some government actions that attempted to undertake an interlacing of the preventive, educational and correctional dimensions with the actions of urban improvement. The article, based on analysis of educational legislation, regulation of social assistance, reports of police chiefs, requests sent by the Diretoria Geral de Instrução, periodicals and photos, discusses some of the justifications that were firmed during the period that aimed to emphasize the potentials contributions that the disciplining of the behavior of the population would contribute for the organization and harmonization of the architectural structure and its social uses.

history of education; primary schooling; school cultures and urban cultures; reform of childhood; morality police


Dans les années 1920, la ville de Rio de Janeiro, a été marquée par la mise en œuvre de certaines actions du gouvernement que voulait entreprendre un entrelacement des dimensions préventives, éducatives et correctives avec les initiatives de réforme urbaine. L'article, en mettant l'accent sur législation éducationale, la réglementation de l'assistance sociale, rapports des chefs de police, documents de la Direction Générale de L'instruction, périodiques et documents photographiques, problématise certaines justifications déclenchées dans la période que souligne les contributions potentielles que la reconfiguration des comportements, habitudes et le conduites de la population était de tenter la discipline et l'harmonisation de traçage architecturale et de ses usages sociaux.

histoire de l'éducation; enseignement primaire; école et cultures urbaines; réforme de l'enfance; police des coutumes


  • AGACHE, Alfred Hubert Donat. Cidade do Rio de Janeiro, extensão, remodelação, embellezamento Organização projetada pela administração Antônio Prado Júnior. Sob a direção geral de Alfred Agache. Trad. Francesa de Souza. Paris: Foyer Brésilien, 1930.
  • AZEVEDO, Fernando de. Novos caminhos e novos fins: a nova política de educação no Brasil. São Paulo: Melhoramentos, 1958.
  • ALVIM, Alfredo Cesario. A educação nacional: aspectos femininos (conferência da série promovida pelo Curso Jacobina, realizada no Salão do Jornal do Commercio, em 16-9-1920). A Escola Primária, ano 4, n. 7-10, ago./nov. 1920.
  • AZURÉM, Júlio de. Tópicos da cidade. Jornal do Brasil RJ, 7 jan. 1927.
  • DEODATO DE MORAES. Rumo Novo. A Educação RJ, ano IV, n. 5- 6, vol. 10, maio/jun. 1925.
  • CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Molde nacional e fôrma cívica: história, moral e trabalho no projeto da Associação Brasileira de Educação (1924-1931). Bragança Paulista: Edusf; São Paulo: Fapesp, 1998.
  • CAULFIELD, Sueann. Em defesa da honra: moralidade, modernidade e nação no Rio de Janeiro (1918-1940). São Paulo: Unicamp, 2000.
  • FONSECA, Letícia Pedruce. A construção visual do Jornal do Brasil na primeira metade do século 20. Rio de Janeiro: PUCRio, 2008. 214f. Dissertação (Mestrado em Artes e Design). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • FONSECA, Marcos Luiz Bretas da. Ordem na cidade: o exercício cotidiano da autoridade policial no Rio de Janeiro, 1907-1930. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
  • FUTATA, Marli Delmônico de Araújo. Imprensa e educação: Pierre Plancher e a ação político-educativa do Jornal do Commercio no final do Primeiro Reinado (1827-1832). Maringá: UEM, 2008. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Maringá.
  • HERSCHMANN, Micael Maiolino; PEREIRA, Carlos Alberto Messeder (orgs.). A invenção do Brasil moderno: medicina, educação e engenharia nos anos 20-30. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
  • KESSEL, Carlos. A vitrine e o espelho: o Rio de Janeiro de Carlos Sampaio. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade/Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural/Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, 2001.
  • MENEZES, Lená Medeiros de. Os indesejáveis: desclassificados da modernidade - protesto, crime e expulsão na Capital Federal (1890-1930). Rio de Janeiro: Uerj, 1996.
  • MORAES, José Geraldo Vinci de. Cidade e cultura urbana na Primeira República. São Paulo: Atual, 1994.
  • NUNES, Clarice. A escola reinventa a Cidade. In: HERSCHMANN, Micael Maiolino; PEREIRA, Carlos Alberto Messeder (orgs.). A invenção do Brasil moderno: medicina, educação e engenharia nos anos 20-30. Rio de Janeiro: Rocco, 1994, p. 180-201.
  • OLIVEIRA, Carmen Lucia Montechi Valladares de. Os primeiros tempos da psicanálise no Brasil e as teses pansexualistas na educação. Ágora v. 5, n. 1, jan./jun. 2002, p. 133-154.
  • PAULILO, André Luís. Reforma educacional e sistema público de ensino no Distrito Federal na década de 1920: tensões, cesuras e conflitos em torno da educação popular. São Paulo: USP, 2001. 235f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
  • RAGO, Margareth. Do cabaré ao lar: a utopia da cidade disciplinar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
  • REIS, José de Oliveira. O Rio de Janeiro e os seus prefeitos: evolução urbanística. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Planejamento, 1977.
  • RIZZINI, Irene; RIZZINI, Irma. A institucionalização de crianças no Brasil: percurso histórico e desafios do presente. Rio de Janeiro: PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2004.
  • ROCHA, Oswaldo Porto. A era das demolições: cidade do Rio de Janeiro, 1870-1920. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura/Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, 1986.
  • SEVCENKO, Nicolau. A revolta da vacina: mentes insanas em corpos rebeldes. São Paulo: Brasiliense, 1984.
  • SILVA, Maria de Lourdes da. Drogas - da medicina à repressão policial: a cidade do Rio de Janeiro entre 1921 e 1945. Rio de Janeiro: Uerj, 2009. 296f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • SOOMA SILVA, José Cláudio. Teatros da modernidade: representações de cidade e escola primária no Rio de Janeiro e em Buenos Aires nos anos 1920. Rio de Janeiro: Uerj, 2009. 308f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: Unesp, 1998.
  • STUCKENBRUCK, Denise Cabral. O Rio de Janeiro em questão: o plano Agache e o ideário reformista dos anos 20. Rio de Janeiro: Observatório de Políticas Urbanas/Ippur/Fase, 1996.
  • Süssekind, Flora. As revistas de ano e a invenção do Rio de Janeiro Rio de Janeiro: Nova Fronteira/Fundação Casa de Rui Barbosa, 1986.
  • VEIGA, Cynthia Greive. Educação estética para o povo. In: LOPES, Eliana Marta Teixeita; FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de educação no Brasil Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 399-422.
  • A capital e os ladrões. Jornal do Brasil, RJ, 14 maio 1927.
  • Programas para o Ensino Primário Carioca. In: Boletim da Prefeitura do Districto Federal (RJ) - publicado pela Secretaria do Gabinete do Prefeito. Rio de Janeiro: Officinas Graphicas do Jornal do Brasil; jan./dez. 1926.
  • Écos e Novidades. A Noite, ano 12, n. 3.864. RJ, 5 set. 1922.
  • Fomentando o progresso architectonico da cidade. A Noite, ano 12, n. 3.862, Edição Extraordinária. RJ, 4 set. 1922.
  • O Rio, jardim da infância delinqüente! Centenas de meninos entregues à mendicidade e ao crime. Gazeta de Notícias, RJ, 12 jul. 1920.
  • O Tráfego. Revista da Semana RJ, n. 22, 21 maio 1927.
  • PADILHA, Celina. História e Geografia = História 2º ano; 1ª parte [Recomendação] Palestra com os alunos acerca do nosso sistema atual de alimentação, vestuário, habitação, transporte, em comparação com o antigo. In: A Escola Primária. RJ, ano 10; n. 1, mar. 1926, p. 18-19.
  • [s. autor]. [s. título]. Jornal do Commercio RJ, 17 set. 1921.
  • [s. autor]. [s. título]. Gazeta de Notícias RJ, 1 jan. 1927.
  • [s. autor]. [s. título]. Revista da Semana, RJ, 18 fev. 1928.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Maio 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    10 Mar 2012
  • Aceito
    01 Jun 2012
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com